março 2014
A comunidade evangélica de Três Lagoas e todos aqueles que gostam de música gospel terão a oportunidade de louvar a Deus, neste final de semana, durante o IV Congresso de Aniversário da Igreja Pentecostal Jesus o Caminho da Salvação, com apresentação e ministração das cantoras Damares, Rose Nascimento e Fabiana, todas muito conhecidas no setor.

O congresso começa sexta-feira (28) com a presença de Damares, artista gospel que mais vendeu discos no ano passado, ocupando a oitava posição na lista da ABPD - associação que reúne as principais gravadoras do mercado nacional em todos os segmentos musicais - e única artista do gênero a figurar no Top 10 das gravadoras. O CD intitulado “O Maior Troféu” vendeu mais que 250 mil cópias em 2013.

Já no sábado (29), sobe ao palco da igreja a cantora Fabiana e, encerrando as festividades, no domingo (30), a apresentação será da cantora Rose Nascimento, ambas também de destaque na cena gospel nacional, fazendo um grande trabalho de evangelização.

Segundo a pastora presidente da igreja, Regina Soares, a entrada será gratuita. Haverá praça de alimentação e estacionamento pago para quem quiser que o carro seja guardado. No ano passado, Damares participou da festa e, segundo dados da Polícia, cerca de cinco mil pessoas prestigiaram a noite.

“Nosso projeto é ousado, neste ano, mas Deus colocou em nosso coração trazer estas artistas para louvar e adorar, para presentear Três Lagoas com muitas bênçãos, seja por meio da música ou pela palavra que será pregada nas três noites”, afirmou a pastora.

A igreja Pentecostal Jesus o Caminho da Salvação está localizada na rua Urias Ribeiro (antiga Boiadeira), n º 820, no bairro Ipacaraí, e as apresentações terão início às 19h30.

Fonte: Jornal Dia a Dia
A quase um quilômetro do tiroteio na Vila Vintém, em Ribeiro de Andrade, Zona Oeste do Rio, na tarde desta quarta-feira (26), Maria da Conceição lia a Bíblia ao lado do filho na varanda de casa quando foi atingida por uma bala perdida na coxa. Ela foi uma das cinco pessoas feridas por tiros durante troca de tiros na região, e uma dos três inocentes hospitalizados. Um suspeito morreu e outro foi hospitalizado.

O caso foi narrado pelo marido Norberto Nunes na porta do Albert Schweitzer. "Quando meu filho foi para dentro de casa ouviu o grito dela. A bala ficou alojada no osso e por pouco não atingiu a veia femural. Ela lia a Bíblia quando foi atingida. Meu filho falou que foi o livramento", disse o pai da família evangélica. Maria nasceu e foi crianda na região, há 53 anos.

A troca de tiros entre criminosos e a PM interrompeu a circulação de trens por medida de segurança, entre 13h10 e 13h44. O policiamento foi reforçado na região e helicópteros sobrevoaram o local.

Maria da Conceição deu entrada no Hospital Albert Schweitzer às 13h40. Sergio Luiz Rodrigues Guimarães, de 50 anos, baleado na canela, estava no quintal de casa, na Rua Ceres, próximo ao centro de Bangu, e deu entrada no hospital às 13h45. Francisco das Chagas Silva, de 59 anos, foi baleado no pé quando se aproximava da estação de trem de Padre Miguel. As informações são da sala de polícia do hospital. Até as 17h, não havia informações sobre o estado de saúde deles.

Quatro detidos
Na ação da polícia, um suspeito de envolvimento com tráfico de drogas morreu e outro ficou ferido. Outros dois homens foram presos e dois menores foram apreendidos com drogas e rádios transmissores.

De acordo com a SuperVia, concessionária que administra a rede ferroviária no Rio, os trens que estavam nas imediações da estação aguardaram ordem de circulação para seguir viagem. Os passageiros foram informados sobre a situação por meio do sistema de áudio dos trens e das estações.

Fonte: CBN
O casamento de Preta Gil com Rodrigo Godoy será em maio e não mais em junho, informou o jornal Extra. A cantora está ajustando as datas com as que estão disponíveis na Igreja da Penha, no Rio. Preta, que se diz evangélica, terá que fazer curso para se casar.

A cantora já afirmou que o romance aconteceu "rápido", mas que estava apaixonada. Ela contou que estava se "forçando a ter relações menos sérias, mas não deu certo". Sobre Rodrigo, disse que o noivo é "intenso" e não tem vergonha do que sente.

Fonte: Terra
No sábado (15) o cantor Marcus Menna, vocalista da banda LS Jack, se batizou na igreja Soul Church, liderada pelo pastor Kleber Lucas e sua esposa, Danielle Favatto.

A cerimônia de batismo reuniu outros novos convertidos da denominação e através do Instagram o pastor comentou o testemunho do músico que ficou em coma por dois meses em 2004 depois de passar por uma lipoaspiração.

“Em 1 de julho de 2004, Marcus Menna, vocalista da banda LS Jack, foi internado, teve uma parada cardiorrespiratória e passou pouco mais de 20 minutos com pouca oxigenação no cérebro. Passou dois meses em coma. Os médicos consideravam praticamente impossível seu retorno, visto que ele tinha grandes chances de não ouvir, não falar e nem mesmo caminhar”, relatou Kleber Lucas.

“Mas Deus é o médico dos médicos!! O milagre aconteceu e o Marcus voltou a viver!! hoje ele faz reeducação física, com um educador físico e quiropata, aulas de canto com uma professora que é fono e também estuda piano e inglês. O Marcus foi dispensado de fisioterapia, fonoaudiologia e psicólogo”, continuou o pastor.

Kleber Lucas escreveu na legenda das fotos que ouviu uma conversa entre Marcus e seu amigo Sérgio Knust que disse ao cantor as seguintes palavras:”Deus te trouxe de volta exatamente para esse momento”.

Marcus Menna e sua banda fizeram sucesso no final dos anos 1990 colocando várias músicas no topo das mais tocadas. Entre elas “Carla”, “Talvez” e “Uma Carta”.

Fonte: Gospel Prime
Símbolo recente da cultura pop, Stefhany andava sumida. Depois do hit instantâneo "Eu Sou Stefhany (Cross Fox)" uma versão forró do sucesso pop "A Thousand Miles", de Vanessa Carlton --, a piauiense resolveu voltar repaginada. Desfez a dupla que manteve por um ano com a irmã Ari Loba e, sozinha, prepara um EP de canções gospel infantil, que será lançado em abril.

"Precisava ficar quietinha e refletir. Foi uma época de mudanças. Hoje estou mais madura e feliz com o rumo que as coisas estão tomando. Sou 'absoluta' e sempre serei", diz ela, referindo-se ao refrão da antiga música, em que diz: "Eu sou linda / Absoluta / Eu sou Stefhany". Depois de sentar no sofá de Hebe Camargo, ela tem um novo desejo. "Meu sonho é tocar no Faustão".


Em 2009, aos 16 anos, Stefhany começou a se destacar na internet com um vídeo produzido pela mãe em que ela aparece cantando e dirigindo um Cross Fox preto (antes mesmo de tirar habilitação), e dançando feito Beyoncé de "Single Ladies". Foi um fenômeno nas redes sociais. A música faz parte do disco "Madrugada", que ela lançou naquele mesmo ano.

Com um estilo que mistura brega, baladinhas românticas, figurinos e coreografias provocantes (que até hoje são escolhidas pela mãe), Stefhany ficou conhecida como a 'Rebecca Black brasileira'. Para quem não se lembra, a jovem norte-americana ganhou audiência com "Friday", considerado o pior videoclipe do mundo.

Dando de ombros aos comentários, a jovem --que em seu material de divulgação se autointitula 'rainha da internet'--, ela arrebatou multidões em shows pelo Brasil, circulou por programas de TV, cantou com Preta Gil e fez uma participação na novela "Cheias de Charme" (2012), da TV Globo.

Com a irmã, ela gravou o CD "Somos Absolutas" no final de 2011. "Fizemos um contrato de um ano. Agora cada uma vai seguir carreira solo. Consegui ensinar quase tudo de música e televisão, acho que agora ela está mais preparada", disse ela.

Gospel
De família evangélica, Absoluta diz que cresceu escutando música gospel. Por isso resolveu investir no estilo, mas garante que a mudança de rumo não é definitiva. "Não deixei de cantar forró. Vou continuar causando na balada, adoro ser absoluta. Tenho muitos fãs gays que adoram meu trabalho".

O figurino é que deve mudar. "Não posso ficar tão sensual". Stefhany disse que pretende resgatar o público infantil. "Grande parte dos meus fãs são crianças. Quando comecei eu também era muito nova, e depois de um tempo quis mostrar meu lado mulher, poderosa e sexy". Por respeito aos menores que curtem sua música, ela disse que já negou até convite para pousar nua. E mantém a recusa. "Não pousaria".

A jovem piauiense, que já gravou mais de 60 clipes, pretende lançar uma nova produção com tema gospel intitulada "Stefhany Absoluta Filha do Rei". Mas o último clipe, publicado em outubro do ano passado, nem chegou a ser divulgado para a imprensa. "Nessa época aconteceram tantas coisas na minha vida pessoal que nem consegui divulgar", desconversa.
Sem apresentações agendadas na TV, Stefhany segue como jurada fixa do quadro "Fenômenos do You Tube" no programa da Eliana, no SBT. Mas afirma que a agenda de shows esteve lotada no Carnaval do Nordeste. "Sempre tenho público por lá, nunca estou parada".

Fonte: Cidade Verde
A Faculdade Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), em Cuiabá, foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e está apta a oferecer cursos como as demais instituições de ensino superior. O reconhecimento foi feito na semana passada a partir de análise de membros da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) que deram nota 4 à instituição, sendo que a nota máxima é 5.

De acordo com o deputado federal suplente professor Victório Galli (PSC-MT), a faculdade agora está no nível das demais.

“Agora o que muda é o reconhecimento do MEC, da população, das pessoas que acreditaram no projeto. É muito importante para nós que somos da instituição, somos professores e diretores. Para Mato Grosso é mais uma vitória”, declarou em entrevista ao Olhar Direto.

Segundo ele, em 2010 o MEC havia autorizado o funcionamento de três cursos (Administração de Empresas, Pedagogia e Teologia). Desta vez, explica, foi feita a segunda fase de reconhecimento ao curso de Teologia.

“Primeiro o MEC, in loco, faz a vistoria na instituição, na mantenedora, na sala de aula e no corpo docente e vê se a instituição tem estrutura para funcionar. Agora foram analisadas as estruturas, biblioteca, professores, quantos mestres, especialistas. A Feics era autorizada. Agora está no mesmo patamar das outras faculdades”, ressaltou.

Atualmente com 500 alunos, a instituição começou inicialmente com os cursos de Teologia e Pedagogia no segundo semestre letivo de 2011 e a partir de 2012/01 com os cursos de Teologia, Pedagogia e Administração. Oferece ainda cursos de especialização (Lato Sensu) em Neuroeducação e Docência e Planejamento do Ensino Superior.

“Estive sempre desde o começo do projeto, em 1983. Implantamos o primeiro curso básico, depois o médio, depois o bacharelado em teologia. Em 2006 começamos no nível do cursos reconhecido pelo MEC”, comemorou ao afirmar que muitas pessoas passaram pela instituição.

A Feics fica na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 3500, Bairro Paiaguás. Dos 19 professores que formam o corpo docente do curso, 10 são especialistas, seis são mestres e três são doutores.

Fonte: Cenário MT
A liberação do aborto além das situações permitidas por lei e a descriminalização do uso de maconha são alguns temas que fazem parte dos pontos programáticos lançados nesta segunda-feira 24 pelo PV. Há quatro anos, quando o partido lançou como candidata a presidente a evangélica Marina Silva, os assuntos polêmicos não eram sequer cogitados para integrar a pauta de discussões.

"Não vamos fazer campanha olhando para 2010", defende o ex-deputado Eduardo Jorge, pré-candidato à Presidência da República nas eleições de outubro. "Questões de orientação sexual, reforma política, reforma tributária e relações com a agricultura não foram bem defendidas em 2010", acrescenta. Segundo membros do partido, os dois temas eram bandeira da legenda, mas foram "temporariamente" revistos para abrigar a candidatura de Marina.

Na última campanha presidencial, quando Marina obteve 20 milhões de votos, se colocando em terceiro lugar na disputa contra a eleita Dilma Rousseff e o tucano José Serra, o partido se colocou publicamente contrário tanto a liberação do aborto quanto à descriminalização da maconha. Segundo Eduardo Jorge, a postura afastará eleitores que se aproximaram do partido por posicionamentos pessoais da candidata, o que em sua interpretação não é um problema, mas solução.

"Ali estavam os descontentes com o PT, o PSDB, a administração Lula/Dilma, ecologistas, religiosos, evangélicos e mesmo conservadores atraídos pela candidata", disse o pré-candidato. "Não nos interessa se vamos perder ou ganhar votos ao abordar questões tão importantes. Não vamos fugir delas", acrescentou Eduardo Jorge. Com as defesas, o partido acredita ser a "novidade da eleição" em 2014.

Fonte: Brasil 247
Um comunicado da Aliança Evangélica Mundial (WEA, para o seu Inglês), o secretário-geral da organização, Geoff Tunnicliffe, se reuniu com representantes do Governo de Israel e da Palestina, para exortá-los a conceder o reconhecimento oficial a igrejas evangélicas.

Tunnicliffe, também participou na conferência "Cristo no Checkpoint", que foi organizado pela "Belém Bible College" em Belém, onde ele falou sobre a importância da construção da paz.

"Enquanto os cristãos em Israel e na Palestina são livres para adorar ainda existem alguns grandes injustiças que precisam de uma ação corretiva", disse Tunnicliffe em seu discurso. "Os cristãos evangélicos têm habitado esta terra por muitos anos e ainda as suas igrejas não têm reconhecimento oficial por parte do Estado. 'S além do tempo que este reconhecimento é concedido."

Hoje, as igrejas evangélicas não gozam de alguns direitos básicos como casamento, enterro e outros assuntos religiosos.

"Peço ao governo de Israel ea Autoridade Palestina para conceder este prêmio", disse Tunnicliffe. "Esta não é apenas uma chamada de justiça e democracia, mas também irá criar um contexto mais estável. Cristãos evangélicos nesta região dar um contributo para a construção de uma comunidade próspera e florescente. Tratá-los como cidadãos de terceira classe não poderes para atingir esse objetivo comum, ou mesmo ficar em terra. "

Após a conferência, Tunnicliffe teve reuniões muito construtivas com altos dirigentes do Ministério das Relações Exteriores israelense. Além disso, outros funcionários do governo, acadêmicos e rabinos judeus, e primeiro-ministro palestino, com quem discutiu o reconhecimento dos evangélicos na Terra Santa.

Durante sua visita, ele também se reuniu com os líderes da Aliança Evangélica de Israel e do Conselho de Igrejas Evangélicas locais na Terra Santa.

Fonte: Entre Cristianos
A cantora gospel paraibana Carol Mousinho, que estava desaparecida desde a última sexta-feira (21), se comunicou através do Facebook informando que está bem. "Obrigado pela preocupação, estou bem e breve darei notícias. Apenas organizando ideias”, diz a postagem de Carol.

De acordo com a família, ela informou que está na residência de uma amiga no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa e que precisava de um tempo para pensar na vida. Segundo a mãe, Carol poderia estar com depressão.

A última vez que Carol foi vista foi na sexta-feira, por volta das 07h30 no Bairro dos Estados, quando saiu de casa, não retornou para o almoço e faltou ao trabalho. Preocupados, familiares começaram as buscas e publicaram fotos da jovem em redes sociais. Também registraram um boletim de ocorrência na 3ª Delegacia Distrital.

O circuito de câmeras da rua também foi verificado e os parentes chegaram a procurá-la em hospitais e necrotério da cidade.

Fonte: PB Agora
A família da cantora gospel Carol Mouzinho, moradora de João Pessoa (PB), faz campanha nas redes sociais na tentativa de encontrar a jovem, desaparecida desde a manhã de sexta-feira (21).

Segundo o boletim de ocorrência registrado na capital, ela saiu de casa, no bairro dos Estados, por volta das 7h30, e não retornou mais. Imagens do circuito de segurança de uma casa da rua flagraram a cantora saindo de casa de bermuda, regata, bolsa e sandália.

Parentes relataram uma mudança brusca de comportamento da jovem nos últimos dias e temem que ela tenha se envolvido em algum relacionamento amoroso complicado.

Fonte: R7
No salão apertado de um hotel em Guarulhos (SP), o pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, discursava entre gritos de "aleluia" e "glória" vindos da plateia. O petista fez questão de ressaltar a presença do pai, que é metodista, e apresentou-se como um homem que crê em Deus, sob o olhar desconfiado de alguns evangélicos.

Quatro dias depois, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), subia ao altar da Igreja Batista do Povo, na capital paulista, durante culto em comemoração aos 100 anos do pastor Enéas Tognini. Orou, fechou os olhos, levantou as mãos, mas errou diversas vezes a letra das canções de louvor.

"Feliz a cidade, feliz o Estado, feliz a nação cujo Deus é o Senhor", decretou.

A menos de sete meses das eleições, os principais nomes que disputarão a sucessão ao governo estadual iniciaram uma romaria em busca do apoio de líderes evangélicos, que dialogam com quase um quarto dos paulistas.

Em troca, os pastores reivindicam a inclusão de cinco pontos nos programas de governo dos pré-candidatos, entre eles, o ensino religioso na grade regular de escolas públicas e a neutralidade diante de temas como a legalização do aborto e a descriminalização das drogas.

Até o momento, os pré-candidatos, que abriram espaço em suas agendas para visitas a templos e encontros com pastores, têm evitado se comprometer com os pedidos, mas fazem discursos em reverência aos evangélicos.

"Vocês sabem que o presidente Lula começou no país uma era de crescimento, de ascensão, de redução da pobreza. E todos nós sabemos o quanto tem o dedo de Deus no crescimento individual no nosso país", disse Padilha há duas semanas, durante encontro com pastores.

No evento, pediu que orassem por ele, que trouxessem propostas para a elaboração do seu programa e se mostrou favorável à oferta de apoio espiritual durante tratamento para dependentes químicos.

"Com certeza nossas reivindicações vão entrar no plano de governo. São pedidos pertinentes e ele [Padilha] me disse isso pessoalmente", afirmou Luciano Luna, coordenador do setorial de assuntos religiosos do PT.

Além de ter visitado o templo batista na semana passada, Alckmin se encontrou no início do mês com lideranças evangélicas, na sede do governo paulista. Uma agenda com pastoras também deve ser estruturada para a primeira-dama, Lu Alckmin.

"O governador já foi a todas as igrejas evangélicas que você pode imaginar. Ele vai ao interior e é convidado a participar de cultos, assim como a missas", disse o presbítero Geraldo Malta, do PSDB.

O pré-candidato do PMDB, Paulo Skaf, é outro que mantém encontros com lideranças e participa de cultos. A meta dos peemedebistas é obter o apoio de um milhão de evangélicos em São Paulo.

"Pretendemos consolidar o apoio de mil lideranças [evangélicas]. Cada uma buscará mais cem pessoas, que buscarão mais dez, o que dá um milhão de eleitores", disse o coordenador do núcleo evangélico do PMDB, pastor Renato Galdino.

Fonte: Jornal Floripa
Giselle Prattes, mãe de Nicolas, namorado de Lívian Aragão, só tinha uma preocupação durante as 24 horas que passou internada na UTI de um hospital após sofrer uma ameaça de infarto: se recuperar a tempo de cantar no culto da Soul Church. Há dois meses Giselle se encantou com a igreja evangélica do pastor Kleber Lucas, marido de Daniella Favatto, ex-mulher de Romário. Na noite deste domingo, 23, ela conseguiu se apresentar e foi ouvida por Lívian, que tem dado todo apoio à mãe de seu namorado.

A atriz falou a internação do pai, Renato Aragão. "Meu pai ta lá, né? Mas está bem", afirmou. E elogiou Giselle. "É a primeira vez que venho num culto. Eu já sabia que a minha sogra cantava muito". Lívian ficou com o namorado por meia hora e os dois foram embora assim que a mãe dele terminou de cantar.

Dani Favatto, filha de Daniella com o ex-jogador, acompanhou a mãe. Marcus Menna, ex-vocalista do grupo LS Jack, Marinara Costa e a filha Maria Clara, a diretora Marlene Mattos e os atores Carlos Machado e André Segatti estiveram no culto.

Giselle, que é cantora e já foi backing vocal de muitos artistas da MPB, foi convidada por Kleber para cantar em seus cultos, realizados em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, aos domingos. A performance da sogra de Lívian foi tão boa que ela ganhou uma música de Kleber, ganhador do Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Cristã em Lígua Portuguesa no ano passado. “Quando canto sinto a presença de Deus. Me sinto tão bem que a ida ao culto me faz falta. Quando estava na UTI, minha maior preocupação era de ficar boa logo para poder estar aqui no domingo novamente”, conta Giselle.

Além da mãe de Nicolas, também frequentam a Soul Church a modelo Marinara Costa, a diretora Marlene Mattos e o ex -vocalista do LS Jack, Marcus Menna.

Ao lado do pastor Kleber Giselle irá gravar um DVD com os louvores da Soul e um CD individual. “Quero produzir um material solo de música gospel”, adianta ela, que em outubro vai exbir seu talento musical no teatro ao lado de Renato Aragão no musical “Saltimbancos”, da dupla Charles Müller e Claudio Botelho. “Renato quer reeditar o sucesso do filme ‘Os Saltimbancos Trapalhões’ que levou para o cinema em 1981. No caso, eu viverei a gata, que na época era interpretada por Lucinha Araújo. Dedé Santanna também estará no elenco”.
Livian Aragão (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Livian e Nicolas na plateia (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Marinara Costa e a filha, Maria Clara, em culto no Rio (Foto: Instagram/ Reprodução)Marinara Costa e a filha, Maria Clara, em culto no Rio (Foto: Instagram/ Reprodução)
  •  
Danielle Favatto, ex de Romário (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Daniella Favatto, ex de Romário (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Danielle Favatto com Giselle Prattes ao fundo (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Daniella Favatto com Giselle Prattes ao fundo (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Giselle Prattes, sogra de Livian Aragão (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Giselle Prattes, sogra de Livian Aragão (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Giselle Prattes (ao centro) com Danielle e Dani Favatto (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Giselle Prattes (ao centro) com Daniella e Dani Favatto (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Danielle Favatto, ex de Romário, com a filha Dani (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Daniella Favatto, ex de Romário, com a filha Dani (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
  •  
Dani Favatto (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Dani Favatto (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Marlene Mattos também foi ao culto (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Marlene Mattos também foi ao culto (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Lívian Aragão e o namorado (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Lívian Aragão e o namorado (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Lívian Aragão e o namorado (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Lívian Aragão e o namorado (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Marcos Menna, ex-vocalista do grupo LS Jack (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Marcos Menna, ex-vocalista do grupo LS Jack (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Marcos Menna e o ator Carlos Machado (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Marcos Menna e o ator Carlos Machado (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Carlos Machado (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Carlos Machado (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
André Segatti no culto (Foto: Roberto Teixeira/EGO)André Segatti no culto (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Fonte: EGO
Durante dezenas de ano, especialmente na época da chamada Guerra Fria, missionários evangélicos foram acusados de ser “agentes da CIA” por diferentes países.

O assunto parecia esquecido até que a Coreia do Norte prendeu e depois extraditou o missionário australiano John Short, acusado de conspirar para derrubar o presidente, enquanto ainda mantém preso o missionário americano Kenneth Bae. Ambos são acusados de serem “espiões”.

Tony Campolo, um líder evangélico progressista que foi conselheiro espiritual do ex-presidente Bill Clinton, acabou aumentando a controvérsia em uma entrevista recente. “Os missionários americanos são muito próximos da CIA”, afirmou ele ao site RedLetterChristians.org. Campolo é atualmente professor de sociologia na Eastern University e presidente da Associação Evangélica para a Promoção da Educação.

“Muitas vezes, quando missionários voltam ao país depois de algum tempo fora, se estavam trabalhando em lugares como Paquistão ou Afeganistão, a CIA os chama… esses missionários vão até Washington e são interrogados: Quem são os líderes nas aldeias onde você estava trabalhando? Qual foi a atitude das pessoas nas igrejas em relação aos Estados Unidos?”

O ministério de Campolo patrocina programas de serviço cristão no Haiti, na República Dominicana, além de vários países da África. Para ele, é injustificável que as Nações Unidas ainda não tenham reconhecido as atrocidades cometidas contra cristãos na Coreia do Norte, apesar de ampla cobertura da imprensa. Para o líder evangélico, os laços com a CIA atrapalham o trabalho de missionários em muitos países.

O pastor brasileiro Fausto Vasconcelos, atual diretor de evangelismo da Aliança Batista Mundial disse em uma entrevista recente que se lembra de especulações na década de 1960 sobre se missionários batistas americanos trabalhavam para a CIA no Brasil.

Somente em 1975, o ex-presidente Gerald Ford admitiu publicamente que a CIA tinha usado missionários como agentes. Os rumores continuaram até o início da década de 1980, quando o presidente da Junta de Missões Batistas enviou uma carta aberta ao então diretor da CIA, William Casey, afirmando que as tentativas da agência de recrutar missionários como informantes podia “colocar em risco as suas vidas, bem como impedir seu trabalho em vários países.”

Com o fim da “Guerra Fria” e o colapso da antiga União Soviética, no início dos anos 1990, o assunto só voltou à tona em 2005, quando o ex-presidente, Hugo Chávez, expulsou missionários da Novas Tribos que trabalhavam na Venezuela, alegando que o grupo tinha ligações com a CIA.

As afirmações de Campolo surpreenderam a muitos líderes na área de missões, que negam qualquer envolvimento político. Jim Smith, atual coordenador de missões mundiais para a Aliança Batista Mundial afirmou que o foco do trabalho missionário tem sido se aproximar e ajudar os pobres e marginalizados e que não tem conhecimento de qualquer envolvimento com trabalho de espionagem. O governo dos EUA não se pronunciou sobre o assunto. Com informações ABP News.

Fonte: Gospel Prime
O vice-presidente nacional do PSC e pré-candidato à Presidência da República, Pastor Everaldo, recebeu nesta terça-feira (18), em Brasília, o vice-prefeito de Vilhena (RO), Jacier Dias, para reafirmar o apoio da Executiva Nacional ao lançamento de seu nome como pré-candidato ao Senado Federal pelo PSC de Rondônia. A reunião também contou com presença do líder do PSC na Câmara, André Moura (PSC-SE), e dos deputados federais Professor Sérgio de Oliveira (PSC-PR) e Antônia Lúcia (PSC-AC).

No último sábado, em encontro no Estado, o PSC-RO lançou as pré-candidaturas da vereadora de Vilhena (RO) Marta Moreira ao Governo e do vice-prefeito ao Senado. Na ocasião, o vice-presidente estadual do PSC, Lamir Fontes, comemorou a escolha dos nomes. “É a vez das mulheres, e Marta será a primeira mulher governadora, de fato, do nosso Estado”. Com relação ao vice-prefeito, ele disse ter convicção de que fará uma votação expressiva. Nas eleições de 2010, o PSC conseguiu 200 mil votos ao Senado. “Tenho plena certeza que essa votação será ampliada com Jacier Dias”, disse Fontes.

O clima de otimismo também está presente entre os integrantes da Executiva Nacional. “O PSC é o partido que mais cresce no país e, para continuarmos nessa trajetória de crescimento, daremos prioridade a candidaturas próprias. Fiquei muito feliz ao saber que nosso querido irmão Jacier e a irmã Marta serão os representantes do nosso partido nesse projeto em Rondônia. Com certeza são pessoas que se preocupam verdadeiramente com a população e vão realizar um belo trabalho no Estado”, disse Pastor Everaldo.

Jacier agradeceu a confiança da Executiva Nacional e do Diretório Estadual e disse que, a partir de agora, o trabalho será intenso. “Vamos buscar alianças e divulgar nossa pré-candidatura. É uma honra representar o PSC no meu Estado, um partido que, assim como eu, se preocupa em oferecer melhores condições de vida à população”, disse o vice-prefeito.

Definição ocorrerá em junho

O vereador Lano Matias, de Ariquenes, também foi indicado como possível pré-candidato ao Senado pelo PSC. A escolha definitiva dos nomes que irão disputar as Eleições de 2014 será feita pelo partido nas convenções de junho.

Fonte: Rondônia Ao Vivo
Depois de uma explosão na última quarta-feira (12), que destruiu uma igreja e outro prédio em Nova York (EUA), uma Bíblia de décadas foi encontrada no meio dos escombros pelos bombeiros que trabalhavam no resgate da arrebentação que resultou na morte de oito pessoas.

O livro sagrado encontrado pelos bombeiros na Igreja Cristã Espanhola possui cerca de 80 anos, e tornou-se um símbolo de esperança para os fiéis, após a confirmação de cinco membros da igreja.

A comoção pela descoberta foi tão grande que o pastor da igreja, reverendo Thomas Perez, passou por palpitações no coração e foi levado a um hospital.

Para explicar a importância do achado, Carmen Vargas-Rosa, Secretaria de Finanças da igreja, apontou que a felicidade se deu por acreditarem que nenhum objeto simbólico de papel sobreviveria à explosão, para dar continuidade ao trabalho da igreja.

"Agradeço a Deus. Foi maravilhoso. Eu realmente achei que tudo o que era papel não iria sobreviver", afirmou Vargas-Rosa à imprensa local.

Já o clero de apoio que estava na cena do acidente, como foi o caso do reverendo Rick Del Rio, do ministério Abounding Grace (Graça Abundante), que destacou a importância de preservar a Palavra. "Agradecemos a Deus por isso... O prédio veio abaixo, mas o espírito está vivo", disse ele.

Diante de dezenas de feridos e do sofrimento dos familiares que perderam seus entes queridos, a igreja trabalha no funeral e em dar suporte, até mesmo para os fiéis que moram nos arredores e perderam todos os seus bens.

Um defensor da igreja está tentando levantar cerca de US$ 2,5 milhões em uma campanha através do site Youcaring.com, para ajudar tanto a igreja quanto as vítimas da explosão. Ainda em seu início, a campanha arrecadou cerca de US$ 8 mil até agora.

Fonte: Christian Post
O deputado federal Arolde de Oliveira (PSOL-RJ) fará parte da comissão especial destinada a analisar o Projeto de Lei 4211/2012, de autoria do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), que regulamenta a prostituição no país.

Wyllys é um dos principais opositores das bancadas religiosas na Câmara dos Deputados e famoso por suas declarações polêmicas. Ativista gay declarado, Wyllys era um dos principais defensores do PL 122/2006, que criminalizava a opinião contra a prática homossexual, sepultado ano passado pelas bancadas religiosas.

Para o deputado do PSD o projeto de Wyllys trata-se de um apelo sexual desproporcional ao desejo da sociedade brasileira. Arolde acredita que questões sexuais são de fórum intimo e não deve haver intervenção do Estado.

“Profissão decorre de uma atividade que agrega valor à sociedade e da qual a sociedade necessita. Prostituição agrega valor à sociedade?”, questionou Arolde. “O motor da prostituição é o apelo sexual. No reino vegetal não existe tal apelo. No reino animal a motivação é cíclica. Entre os seres humanos o apelo sexual é voluntário e contínuo. Porém, a satisfação desse apelo não pode se fazer através do comércio legalizado”, defendeu.

Em seu oitavo mandato consecutivo, Arolde de Oliveira, que vem distribuindo há algum tempo um material de conscientização chamado “Reforma do Código Penal, Perigo Mascarado” é um dos principais nomes da Bancada Evangélica na Câmara dos Deputados.

Não é a primeira vez que uma iniciativa como a de Wyllys é levada a cabo no Brasil. O ex-deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) já havia protocolado um projeto semelhante durante seu mandato (1995-2011), mas o texto foi arquivado após ele deixar a Câmara.

Entre os pontos polêmicos do projeto, apelidado de Lei Gabriela Leite, propõe a transformação das prostitutas em profissionais liberais, ou em cooperativas, com acesso à aposentadoria e a programas do Governo.

“Um atividade profissional demanda treinamento em escolas profissionalizantes, em universidades, em cursos de pós-graduação. Como vamos estabelecer as regras de treinamento de prostitutos e prostitutas no país?”, questionou Arolde.

A comissão deve começar a discutir o projeto na próxima semana.

Fonte: Gospel Prime
No último sábado (15), milhares de pessoas se reuniram no Renascer Hall, em São Paulo, para o renomado Simpósio de Louvor, desenvolvido pelo Renascer Praise. O ministério, que acaba de lançar seu 18º projeto – o CD Canto de Sião – em parceria com a UM Entretenimento e a Universal Music Christian Group, proporcionou aos presentes um verdadeiro encontro de adoradores.

Bispa Sonia Hernandes, líder do grupo, iniciou o Simpósio explicando a importância de ter uma vida de oração e comunhão com Deus. “O nosso louvor tem que ser algo verdadeiro. Este simpósio só existe porque o Senhor existe”, declarou a ministra que, junto com o Renascer, cantou louvores como Eu vou viver milagres, Dom da Fé,Canto de Sião entre outras.

O evento tem o intuito instruir levitas, ministros de louvor, instrumentistas e pessoas que estão interessadas no ministério e começou por volta das dez da manhã e se estendeu até o anoitecer. Os participantes ouviram sobre dança e comunicação não verbal. Também puderam conhecer mais sobre voz com a fonoaudióloga Blacy Gulfier.

Esse é o segundo Simpósio de Louvor da série de encontros que o Renascer Praise pretende realizar este ano. O primeiro aconteceu na Igreja Renascer em Cristo em Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro, em fevereiro. Na ocasião, a igreja ficou cheia de músicos e cantores de todas as partes do estado.

Fonte: Um Entretedimento
Depois de ter interpretado Jesus na minissérie a Bíblia e no filme O Filho de Deus, Diogo Morgado vai continuar a sua aventura na televisão americana, desta vez no papel do Diabo em The Messengers.

Quem o diz é o site TMZ, que assim acrescenta informação à que tinha sido adiantada na semana passada: Morgado será uma figura intitulada The Man (O Homem) que acorda nú e queimado no deserto e que parte numa missão em busca de respostas sobre estes estranhos eventos.

De acordo ainda com o TMZ, a CW tem mantido algum secretismo em torno deste papel de forma a não ofender os grupos religiosos e por isso a personagem do ator tem sido referida como uma "espécie de Diabo" e não Satanás em si.

Vale a pena lembrar que The Messengers centra-se num objeto estranho que cai na Terra e que leva à morte de uma série de pessoas que não se conhecem. Porém, estes «falecidos» ressurgem e ficam a saber que foram os responsáveis de impedir o apocalipse.

Fonte: C7nema
Os jovens acusados de sequestrar e matar o pastor da Igreja Batista Salamina, Edmilson Conceição dos Anjos, 60 anos, também utilizaram o cartão de crédito da vítima para fazer compras. De acordo com a Polícia Civil, Joabe de Aliberto Santos, 19 anos, e Elimar Santos Veloso, 23, gastaram mais que R$ 1 mil reais antes de assassinarem o pastor, em 16 de dezembro de 2013.

Os autores do crime foram presos neste sábado (15) em suas próprias casas, no Loteamento Fonte das Águas, em Arembepe, na cidade de Camaçari. Joabe e Elimar estavam de posse de37 pedras de crack, munição para pistola 9 mm e objetos variados que foram comprados com o cartão de crédito da vítima. 

O pastor coordenava um centro comunitário em Simões Filho, onde desenvolvia trabalhos voltados a crianças e adolescentes. Ele foi abordado por Joabe, Elimar e um adolescente de 17 anos enquanto estava na passarela de Arembepe, na rodovia BA-099, dentro de um Corsa Classic prata. Ameaçado pelo trio sob a mira de um revólver calibre 32, Edmilson dirigiu até Portão, onde os assaltantes tentaram tirar dinheiro em um caixa eletrônico de um supermercado.

Como não havia dinheiro no terminal de autoatendimento, eles obrigaram o pastor a levados até um shopping center na região do Aeroporto de Salvador, onde compraram roupas e calçados com o cartão de crédito da vítima. Imagens do circuito interno de segurança mostram Joabe e Elimar andando pelos corredores do shopping e entrando em um estabelecimento comercial. 



Assassinos de pastor foram presos com pertences comprados com dinheiro da vítima

Enquanto a dupla fazia compras, o pastor Edimilson permaneceu no veículo sendo vigiado pelo adolescente, que estava com a arma. Depois de comprarem o que desejavam, o trio obrigou a vítima a levá-los até um local deserto no Loteamento Jardim das Mangabeiras.

Lá, o pastor foi baleado um vez por cada criminoso. Ele também foi atingido por diversos golpes de faca. Quando o pastor não voltou para casa, a família ficou preocupada e começou a fazer uma campanha nas rede sociais para tentar localizá-lo, pedindo ajuda às pessoas. Um dia depois, o Corsa do pastor foi localizado em Arembepe, sem sinais de arrombamento, mas com o rádio roubado. A partir daí, as buscas se intensificaram. O corpo dele só foi encontrado pela polícia três dias depois, no dia 19 de dezembro. Edmilson tinha dois filhos, já adultos, e era casado.

Indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e latrocínio, a dupla e encontra-se custodiada na carceragem da unidade policial..

Além de Joabe e Elimar, o adolescente envolvido no crime também apreendido na sexta-feira (14), em uma casa usada como ponto de venda de drogas na localidade da Fonte da Caixa, em Vila de Abrantes. Com o rapaz estava uma espingarda de calibre 12, uma pistola 9mm, 40 trouxas de cocaína, 42 cápsulas de cocaína e um colete balístico. O imóvel pertence a um traficante identificado como Queixo, que está sendo procurado pela polícia.

O adolescente foi encaminhado ao Ministério Público, enquanto Joabe e Elimar foram apresentados pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (18), na sede da instituição, situada na Praça da Piedade. A dupla também foi indiciada por tráfico de drogas, associação para o tráfico e latrocínio - roubo seguido de morte.

Fonte: Correio 24 Horas
A revista americana Sports Illustrated (SI) foi criticada por pastora em função de sua edição especial SI Swimsuit Issue, conhecida por chamar a atenção dos leitores com fotos provocantes de modelos personalidades famosas como Elle Macpherson, Heidi Klum e Beyoncé Knowles.

Para a pastora Laurie Haller, ministra na Igreja Metodista Unida de Birmingham, estado do Michigan (EUA), a revista reforça a distorção de valores onde mulheres são vistas como objetos e vendem expectativas irrealistas de beleza.

Assinante da SI há mais de 30 anos, Haller consta que a editora da revista dá a opção de recusá-la. No entanto, ela questiona a falta de responsabilidade da editora, pelo alto grau de penetração que a publicação possui no mercado editorial norte-americano, incluindo crianças como leitoras.

Outro fator negativo que a pastora aponta é presença em massa das modelos da edição Swinsuit em redes sociais, que para ela alastra a ideia de que "beleza física é a única ferramenta para o empoderamento", desqualificando os valores e os ideais de uma mulher.

Mãe de duas meninas, Haller também critica a iniciativa da Mattel, fabricante de brinquedos responsável pela Barbie, em produzir uma edição especial Barbie Swimsuit, com a boneca mais famosa do mundo vestida com trajes de banho semelhantes aos da revista.

Para a pastora, a série especial de bonecas incentivará as crianças a ter uma imagem ilusória de como uma mulher deve se portar, com corpos "irrealistas e photoshopados".

Ela acrescenta que a revista deveria investir mais em pessoas comuns fazendo a diferença, como idosos em atividade ou deficientes superando barreiras através dos esportes. No entanto, a questão financeira deve pesar contra a sugestão da pastora Haller, já que a edição Swinsuit da SI é a segunda revista mais vendida nos EUA em um mês.

Fonte: Christian Post
A Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta segunda-feira, 17, projeto de lei de autoria do vereador Abel Lemes que declara de utilidade pública a Associação de Pastores Evangélicos de Chapadão do Sul – APECSUL. O plenário do Legislativo Municipal recebeu um bom público, a maioria formada por pastores que prestigiaram a sessão para acompanhar a votação do projeto.

De acordo com o vereador Abel, a APECSUL é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial, promocional, sem cunho político partidário, com a finalidade de atender todos os que nela associam ou não, sem distinção raça, sexo, nacionalidade e classe social, localizada na Avenida rio Grande do Sul, 150, Flamboyant, no Município de Chapadão do Sul.

“A Associação tem como finalidade representar a Comunidade Evangélica de Chapadão do Sul, na defesa de seus interesses, junto às autoridades executivas, legislativa e judiciária; promover a assistência social através de ações de caráter filantrópico; o amparo a crianças e adolescentes pobres e em situação de risco pessoal ou social, a proteção a família, maternidade infância, adolescência e velhice; a prevenção, recuperação, tratamento e reinserção social dos dependentes químicos; pregar e promover a ética, paz, cidadania, os direitos humanos e outros valores universais e; a promoção gratuita da assistência educacional e da saúde, sempre com os princípios evangélicos de amor ao próximo, fraternidade, igualdade, direitos humanos, dignidade humana e cooperação entre todos”, afirmou o parlamentar.

Fonte: Correio News
No dia 21 de março devemos celebrar o fato de elas nos darem sombra, por elas armazenarem milhões e milhões de dióxido de carbono e impedirem que sejam liberados na atmosfera, graças a elas as chuvas se formam e fertilizam os campos. Uma vastidão de animais, das mais diversas espécies, e milhões de pessoas dependem delas para alimentarem-se e abrigarem-se.
Esta personagem tão estratégica no tabuleiro da preservação ambiental é a árvore e, devido à sua importância, a Organização das Nações Unidades criou o Dia Internacional das Florestas. A ideia é criar consciência sobre a necessidade de conservar milhões e milhões de quilômetros quadrados de florestas pelo mundo em benefício desta e das futuras gerações.
O Brasil abriga a maior floresta tropical da Terra e deve enviar o seguinte recado: é possível aumentar a produção agrícola sem avançar sobre a Amazônia. Com a proposta de lei de iniciativa popular pelo desmatamento zero se discute a correlação de força existente na sociedade que é capaz de promover a mudança da velha ordem. Usar motosserras faz parte da velha ordem, algo ultrapassado. O moderno é desenvolver uma economia sustentável que se harmonize com as matas.
Se você considera que é preciso termos uma lei que proteja esta riqueza, assine a petição pelo desmatamento zero. Até agora mais de 900 mil eleitores a assinaram na internet e pelas ruas de todo o Brasil. Baixe a formulário de coleta de assinaturas e participe. Compartilhe com seus amigos e familiares:
Vamos usar nas redes sociais a hashtag #DiadasFlorestas nesta mobilização online. Também haverá voluntários nas ruas coletando assinaturas. Esta é a melhor maneira de dizermos para o Congresso em Brasília que a floresta e seus povos precisam ser respeitados.
Fonte: Greenpeace
A ACEV de Manaíra continua firme na missão de discipular e evangelizar a comunidade quilombola de Fonseca. No dia 12 de fevereiro, pastor Francinaldo e sua equipe reuniu 16 mulheres, 14 homens e treze crianças para um estudo bíblico. Os homens de chapéu na foto são os "patriarcas" da comunidade.
Pastor Francinaldo diz que o trabalho exige muita dedicação e perseverança, que não tem como saber quantos crentes firmes realmente existem naquele lugar. "Foram dezesseis o número de convertidos em uma iniciativa evangelística na comunidade ano passado, mas apenas cinco demonstram verdadeiro interesse por Jesus", diz o pastor.

Fonte: Acev Brasil
Uma operação conjunta entre as policias Civil e Militar da Paraíba conseguiu prender um jovem de 23 e apreender um adolescente de 16 anos, na noite desta sexta-feira (14), acusados pelo assassinato da idosa Maria José da Silva, de 74 anos, no domingo (9), na cidade de Sertãozinho, no Brejo paraibano, onde eles foram presos.

Eles confessaram o crime e disseram que mataram a mulher para roubar R$ 20. A dupla morava na mesma rua da vítima, conforme informou o delegado Luciano Soares, chefe da Polícia Civil no Brejo do estado.

Segundo o tenente-coronel, Arilson Valério, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, viaturas da PM e do Grupo Tático Especial (GTE) entraram em diligências para prender os suspeitos, após levantamento feito pela Polícia Civil, durante quatro dias.

O delegado disse que os suspeitos foram presos dentro de casa e não reagiram à prisão. Eles deram detalhes de como ocorreram o assassinato e levaram os policiais ao local do crime e onde teriam jogado a bolsa de Maria José.

“Os suspeitos confessaram o crime e disse que o maior deu uma espécie de ‘gravata’ no pescoço da vítima (provocando asfixia mecânica) e o menor tomou a bolsa da mulher e ainda deu um chute no abdômen dela. Os dois levaram os policiais onde teriam jogado a bolsa dela após roubarem R$ 20. Os rapazes moravam na mesma rua da vítima”, disse Luciano Soares informando que a dupla será levada para a Central de Polícia Civil de Guarabira e será apresentada a Justiça neste sábado (14).

Na quinta-feira (13), o Instituto de Polícia Científica (IPC) de João Pessoa confirmou que a morte de Maria José foi provocada por traumatismo craniano. Os peritos encontraram hematomas no abdômen e tórax da vítima e afundamento de crânio. A mulher foi encontrada caída em uma estrada de barro no domingo (9).

A Polícia Civil confirmou que o crime trata-se de latrocínio, que é roubo seguido de morte. “Com a queda, ela deve ter batido a cabeça em alguma pedra e ter provocado o traumatismo", revela o delegado.

De acordo com informações da família, a mulher saiu de casa com destino a uma igreja evangélica e no caminho teria sido atacada por bandidos, que a espancaram e roubaram a bolsa dela.

Fonte: Folha do Sertão
Depois de declarar-se evangélica e apontar a Bíblia como seu manual prático de vida, a atriz Bruna Marquezine estaria frequentando um grupo de jovens chamado Soul da Esperança.

O ministério, ligado a uma igreja Batista segundo informações da revista Veja, seria o contato da atriz com o ambiente evangélico atualmente, já que o namoro entre ela e Neymar, jogador do Barcelona e membro de uma igreja Batista em Santos, acabou.

Quando estavam juntos, o atacante teria levado Bruna a alguns cultos, de acordo com informações do site MSN.

Bruna está no ar como Luiza na novela global Em Família, e o autor Manoel Carlos vem escrevendo cenas que abusam da sensualidade para a personagem. Numa entrevista recente, o autor elogiou o desempenho da atriz: “Bruna tem um despudor para representar só visto nas grandes atrizes. Além de uma beleza e um frescor incontestáveis”.

Fonte: Gospel+
O polêmico deputado Marco Feliciano afirmou ter cumprido uma missão na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados; "Em números, consegui superar meus antecessores em audiências públicas e diligências – inclusive nos Estados Unidos, onde intercedemos com sucesso em defesa de brasileiros presos e perseguidos", disse ele; "Se não fiz mais, foi por absoluta força maior. Dei tudo de mim, trabalhei diuturnamente em prol do bom andamento dos trabalhos da comissão"

247 - O polêmico deputado Marco Feliciano traçou um balanço positivo de sua passagem à frente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Leia abaixo:

Dever cumprido na CDHM - MARCO FELICIANO
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias foi criada em 1995 com a finalidade precípua de proteger os direitos de minorias que porventura poderiam ter seus interesses contrariados por pessoas ou grupos de pessoas que impõem pontos de vista conflitantes com o que o mundo ocidental adotou como proteção a grupos ou etnias minoritárias na composição social, mas não menos importantes. Durante esses quase 20 anos, o que se observou foi a alternância, no comando dessa tão importante comissão, entre membros de um mesmo partido dito como progressista, e que deram muita ênfase ao tema GLBTT em detrimento de outras minorias tão importantes quanto essa.

Talvez devido ao pouco conhecimento do povo em relação à comissão, pareceu a esse partido que ela não teria a mesma importância que outras com mais retorno político. Por isso a desprezaram, e em 2013 a CDHM veio a cair nas mãos de um pequeno partido, o PSC, ao qual sou filiado. Pelo fato de o PSC ser de bandeira de família cristã e estar bastante alinhado com os costumes enraizados em nossa sociedade de valorização da família tradicional composta de pai, mãe e filhos (tendo inclusive como lema “A família em primeiro lugar”), os movimentos que dizem defender grupos GLBTT e que, aparentemente, auferiram ganhos com o domínio de aliados dirigindo a CDHM foram ferrenhamente contra a minha escolha para presidi-la. Ao exigirem que meu partido escolhesse outro parlamentar para presidir a comissão, demonstraram desrespeito à democracia e à alternância de comando em órgãos que fazem parte da Câmara dos Deputados.

Aceitei o desafio, e assim começou minha luta a que todo o Brasil assistiu. No princípio, confesso, pensei em desistir, tendo certeza que me faltariam forças, mas contei com incondicional apoio da minha família, do meu partido e de toda liderança evangélica importante. Isso me fortaleceu e me deu energia nos momentos tensos e resignação nos momentos de ataques, num equilíbrio que só pode ter vindo dos céus.

Para mostrar aos críticos que estavam enganados em me atacar sem antes dar a mim e aos demais componentes da administração da CDHM a chance de mostrar nosso trabalho, procurei fazer a melhor gestão da história da comissão – não por competição, mas por necessidade. Escolhi assuntos antes relegados ao segundo plano, como a proteção aos movimentos indígenas e aos quilombolas, o assédio moral no trabalho, o trabalho em condição análoga à escravidão e muitos outros temas que se encontravam engavetados.

Em números, consegui superar meus antecessores em audiências públicas e diligências – inclusive nos Estados Unidos, onde intercedemos com sucesso em defesa de brasileiros presos e perseguidos. Em Santo Amaro da Purificação (BA), várias famílias estavam sofrendo com uma demanda contra uma antiga indústria que manufaturava chumbo e que contaminou todo o solo da região fazendo centenas de vítimas, como crianças nascidas com deformação genética e adultos com graves sequelas. Após a audiência pública patrocinada pela CDHM e determinada por nós, o Ministério Público agiu, determinando providências aos responsáveis pelo passivo da empresa no sentido de acelerar a indenização às vítimas.

Quando o projeto de lei que prevê cotas para negros na administração pública chegou à CDHM, além de apoiá-lo, apresentei emenda mais abrangente para que essas cotas também se aplicassem aos cargos de confiança. Assisti com alegria a antigos desafetos gratuitos pedirem a palavra e elogiarem meu trabalho como presidente da CDHM, no que foi, acredito, o fechamento com chave de ouro de minha gestão.

Se não fiz mais, foi por absoluta força maior. Dei tudo de mim, trabalhei diuturnamente em prol do bom andamento dos trabalhos da comissão. Com a certeza do dever cumprido, obrigado.

Fonte: Brasil 247