“Eu não tinha renda própria e procurei trabalho fora por vários anos, já que não havia oportunidade aqui. Hoje, com o Projeto Sertão Sustentável não tenho necessidade de sair da Pinheira. Graças a Deus sou muito feliz aqui. O trabalho feito pela ACEV tem ajudado a nossa vida espiritual e tem trazido mais união, pois estamos sobrevivendo com o nosso trabalho. O que mais me chamou atenção no Projeto, além do apoio na estrutura para trabalharmos, é o incentivo e a preocupação para preservamos a natureza. Todas as nossas hortas são cultivadas sem nenhum produto químico. Estamos também em uma ano de uma seca horrível e graças a Deus estamos vendo essa maravilha”, testemunha Antônio Felix, agricultor da comunidade Pinheira, em Manaíra (PB).
Desde março deste ano o parceiro da Tearfund Brasil, ACEV Social, está na comunidade Pinheira, executando o Programa Sertão Sustentável, criado em 2009. Sete projetos com ações específicas, são agregados pelo Programa: Poços, Cisternas, Agroflorestal, Plantação, 4 pernas, 2 Asas e Doce Sertão. O Programa produz, de forma imediata, a preservação e acesso a água; redução do impacto das ameaças naturais; redução dos danos causados pela mudança climática; redução da vulnerabilidade das comunidades alcançadas, inclusão produtiva das famílias das comunidades e desenvolvimento sustentável da macro e microrregião.
A comunidade também recebeu palestras sobre meio ambiente, com o tema Cuidando do Meu Sertão, em que foram abordados temas como desmatamento e reflorestamento.”Toda estrutura para agricultura familiar e comércio dos produtos foi entregue à comunidade do sítio Pinheira. Na inauguração do projeto, uma programação diferenciada foi aplicada para todos os beneficiados. O tema central era: saúde do homem, da criança e da mulher (site ACEV)”.
“Não só a situação econômica, mas podemos constatar a alegria que esse povo expressa pelos projetos maravilhosos aqui desenvolvidos. A comunidade está de parabéns pela mudança, ” acentua o Presidente da Câmara de Vereadores de Manaíra, Cleide Simão.
Fonte: Boletim Tearfund Brasil / Paralelo 10
Post A Comment: