Nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, Pedro Bial promove um debate sobre o tema Estado laico no Na Moral. Para a discussão, o apresentador promove um encontro inusitado entre representantes de diferentes posturas religiosas: o líder evangélico Silas Malafaia; o padre Jorjão; o presidente da maior associação de ateus do Brasil, Daniel Sotto-Mayor; e o babalorixá Ivanir dos Santos.
Empolgado, Bial comenta o tema e convida: "Um debate tão direto botando lado a lado ateu, candomblecista, pastor evangélico e padre. Não me lembro de ter visto algo tão transparente assim, nada semelhante a isso. Você não vai perder né?".
Na pauta, Pedro Bial levanta casos do dia a dia que misturam julgamento de moral religiosa com posicionamentos institucionais, como a presença de símbolos religiosos em órgãos públicos e o artigo da constituição que institui o ensino religioso em escolas públicas.
A discriminação sofrida por representantes de determinadas religiões também é abordada na discussão entre os convidados. Arlindo Cruz participa do debate com seus comentários e músicas que dialogam com o tema, como "O Bem" e "Meu Lugar" .
E mais: O ministro Ayres Britto, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, contribui com seus comentários do ponto de vista jurídico, em entrevista gravada para o programa.
Fonte: Globo
Post A Comment: