maio 2014
O Projeto Plantação 2014 do Programa Sertão Sustentável (Ação Evangélica) está se desenvolvendo em Tavares PB, na comunidade quilombola Araras. Na ultima semana cerca de 40 famílias receberam orientação, capacitação e mudas para plantar, e utilizar o nim.

O NIM é uma planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1982. Trata-se de uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos, atinge mais de 10metros de altura. Produz os seus primeiros frutos entre 2 e 5 anos depois do plantio. Nas condições do Nordeste chega a produzir frutos 2 vezes por ano. No sertão nordestino árvores de Nim proporcionam sombra acolhedora e favorecem um micro-clima agradável.

Ela se desenvolve bem em regiões semi-áridas, por ser resistentes à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. As substâncias encontradas no NIM funcionam como repelentes e, quando aplicadas diretamente no inseto podem matar ou provocar alterações genéticas. Insetos atingidos pelo NIM, ao se reproduzirem, geram insetos com o corpo defeituoso, de menor tamanho, com baixa capacidade de alimentação e de reprodução, diminuído assim a produção da praga.

Fonte: https://www.facebook.com/AcaoEvangelica


Seleção foi a primeira estrangeira a chegar ao Brasil para a Copa.
Avião desembarcou na capital do Espírito Santo pouco antes das 21h.

Naiara ArpiniDo G1ES

Religiosos de uma igreja evangélica de Vila Velha recepcionaram a delegação da Austrália, que desembarcou no aeroporto de Vitória, na noite desta quarta-feira (28). Cerca de 70 pessoas aguardavam a chegada da seleção, que foi a primeira estrangeira a chegar ao Brasil.

Com uma faixa de boas-vindas com frases escritas em quatro idiomas e fazendo muito barulho, os evangélicos contaram que o objetivo foi receber os jogadores com mensagens de amor e acolhida. "Com essa onda de protestos, quisemos fazer uma recepção diferente para eles. Viemos trazer uma mensagem de paz, de acolhimento e de amor", disse Vilma de Oliveira, uma das integrantes do grupo.

O avião fretado que trazia a delegação australiana chegou no estado poucos minutos antes das 21h. Embora recebidos com animação e acenos, os jogadores não falaram com a imprensa ou com o público, e seguiram direto para o hotel na Ilha do Boi, onde ficarão hospedados durante a estadia na capital.

Os jogadores desembarcaram da aeronave direto para o ônibus, que saiu por uma portaria lateral anexa ao aeroporto, escoltado por batedores da Polícia Federal. Por alguns minutos, o trânsito foi interrompido para a saída do veículo, que passou pela contramão antes de entrar na Avenida Fernando Ferrari e seguir para o Hotel Senac, na Ilha do Boi, onde os jogadores ficarão hospedados.

Garoto australiano
Com o álbum de figurinhas da Copa em mãos, o australiano Lukas Favalessa, de 14 anos, foi um dos que tentaram ver os jogadores de perto. "Muito bom uma seleção mundialmente conhecida vir para o estado. Vou tentar pegar autógrafo e queremos vir aqui quando Camarões chegar também", disse. No Brasil há quatro anos, ele não se arrisca em escolher o time de coração: "Vou torcer para os dois", brinca.

Pai e filho
Outro australiano que foi ao aeroporto receber a seleção foi o quiropraxista Adam Fischer. Acompanhado do filho Jordam, de quatro anos, ele contou que está no Brasil há quatro anos, mas que não tem o futebol como esporte preferido. "Gosto mesmo é de rugby", disse, com o sotaque carregado.

Austrália
A primeira atividade oficial da seleção no estado acontece na praia, nesta quinta-feira (29). Já o primeiro treino só deve se realizado na sexta-feira (30).
Chegada da seleção da Austrália no hotel, em Vitória (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Chegada da seleção da Austrália a Vitória (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Fonte: G1
O deputado Pastor Eurico (PSB-PE) tem sido criticado por conta de sua fala durante o debate da “lei da palmada” aprovada na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Durante o debate, que contava com a participação da apresentadora Xuxa Meneghel, o deputado evangélico afirmou que a maior violência contra a criança é a violência sexual e que a apresentadora realizou esse ato de violência quando contracenou cenas eróticas com um garoto de 12 anos em um filme.

A opinião do deputado do PSB lhe custou o posto na CCJ e muitas críticas na imprensa. Mas esta semana Eurico ganhou uma voz a seu favor. O senador Magno Malta (PR-ES) gravou um vídeo em defesa do deputado dizendo que ele deve continuar se posicionando e lutando por aquilo que ele acredita.

“Primeiro nós precisamos louvar a coragem dele de fazer o debate, de fazer o enfretamento. Até porque ele foi eleito deputado federal e as pessoas que votaram no Pastor Eurico votaram porque acreditam nas posições dele”.

O senador disse que ao se pronunciar no debate, o deputado não estava apenas defendendo o seu posicionamento, mas também o de seus eleitores. “E mais do que isso, ele estava defendendo a mim também, estava defendendo a família, os valores”.

Na visão de Magno Malta o problema só gerou a confusão por se tratar da Xuxa, “Se essa atitude estivesse acontecido com uma pessoa simples, com uma pessoa comum do povo, certamente estava sendo crucificado e até apedrejado na rua”, disse ele falando sobre o filme.

O senador é contra a “lei da palmada” e acredita que estão confundindo espancamento com correção e que quando chegar ao Senado o debate será outro e que ele se posicionará contra.

Fonte: Gospel Prime
Organizada no Dia 26 de Maio de 1939, e Filiada a Convenção Batista Brasileira (CBB), a Igreja Batista em Pindamonhangaba é um Trabalho Batista Pioneiro em Pindamonhangaba–SP e na Região do Vale do Paraíba, pregando a Palavra do Senhor Deus e o Evangelho de Jesus Cristo, com base na Bíblia Sagrada.

Cabe também ressaltar que a Igreja Batista em Pindamonhangaba é a Segunda Igreja Evangélica Mais Antiga do Município.

Atualmente, a Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba (PIB Pindamonhangaba), atual denominação da Igreja Batista em Pindamonhangaba, está localizada no endereço Travessa Marquês do Herval, Nº 96, Centro, Pindamonhangaba-SP, dispondo de templo novo e totalmente reformado, salas de aula, dependências e espaço amplo, sendo que, estas instalações são utilizadas para a Realização de Cultos, Reuniões e Eventos Cristãos. Atualmente, há mais de 180 Membros Registrados somente nesta Igreja Batista.

O funcionamento atual da Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba (PIB Pindamonhangaba) consiste em Cultos de Adoração ao Senhor Deus, Orações, Eventos Cristãos e Estudos Sistemáticos da Bíblia Sagrada. A Escola Bíblica Dominical (EBD) é o Ministério da Igreja Batista responsável pela Educação Cristã, com Ênfase no Ensino da Palavra de Deus, sendo realizada Assiduamente nas Manhãs de Domingo, reunindo os Irmãos da Igreja para Estudar a Bíblia Sagrada, com as diferentes faixas etárias e materiais didáticos apropriados.

No Dia 11 de Maio de 2014 (Domingo), no período da manhã, foi realizado Culto ao Senhor Deus e Escola Bíblica Dominical (EBD), com Ministração da Palavra de Deus através do Pr. Vagno Teixeira (Pastor Titular da Primeira Igreja Batista em São Sebastião-SP). No período da noite, aconteceu o Culto de Adoração e Louvor ao Senhor Deus com a Pregação do Pr. Vagno Teixeira, e cânticos entoados a Deus pelo Ministério de Louvor da 1ª Igreja Batista em Pindamonhangaba.

No Dia 18 de Maio de 2014 (Domingo), às 19h30, ocorreu o Culto de Adoração e Louvor ao Senhor Deus. O Pr. Natan Dias Santiago (Pastor Titular da Igreja Batista em Cidade Salvador, Jacareí-SP) esteve Ministrando a Palavra de Deus; e o Ministério de Louvor da 1ª Igreja Batista em Pindamonhangaba entoou vários Cânticos de Louvor ao Senhor Jesus.

No Dia 24 de Maio de 2014 (Sábado), às 19h30, foi realizado o Culto de Adoração e Louvor ao Senhor Deus em Comemoração aos 75 Anos da 1ª Igreja Batista em Pindamonhangaba. Durante o evento, o Pr. Marco Davi Ferreira de Andrade (Pastor Titular da Igreja Batista no Jardim das Indústrias – IBAJI, São José dos Campos-SP; Membro da Agência Missionária Interlink) esteve Ministrando a Palavra de Deus. O Conjunto "Santuarius", o Ministério de Louvor da 1ª Igreja Batista em Pindamonhangaba, e o Madrigal “In Cantum” entoaram Hinos e Cânticos de Louvor ao Senhor Jesus. Neste Culto, a Irª. Maria Leontina Juliano Cundari (97 Anos de Idade - Única Membro-Fundadora da Igreja que Está Viva Atualmente) foi Homenageada pelos Excelentes Trabalhos Prestados em Prol da Expansão do Reino do Senhor Deus.

No Dia 25 de Maio de 2014 (Domingo), foram realizados diversos eventos comemorativos. Durante o período da Manhã, haverá Culto ao Senhor Deus e Escola Bíblica Dominical (EBD). A partir das 19h30, ocorreu o Culto de Adoração e Louvor ao Senhor Deus em Comemoração aos 75 Anos da 1ª Igreja Batista em Pindamonhangaba. Neste evento, o Pr. Wellington da Cunha Waldhelm (Pastor Titular da Primeira Igreja Batista em Moreira César) esteve Ministrando a Palavra de Deus; e o Ministério de Louvor da 1ª Igreja Batista em Pindamonhangaba entoaram vários Cânticos de Louvor ao Senhor Jesus.

No Dia 31 de Maio de 2014 (Sábado), por volta de 19h30, haverá um Culto de Adoração e Louvor ao Senhor Deus com a Participação Especial dos Irmãos da Igreja Batista no Jardim das Indústrias – IBAJI. Na ocasião, o Pr. Samuel Supimpa (Pastor Auxiliar da Igreja Batista no Jardim das Indústrias – IBAJI, São José dos Campos-SP) estará Ministrando a Palavra de Deus; e o Ministério de Louvor da Igreja Batista no Jardim das Indústrias – IBAJI entoará Cânticos de Louvor ao Senhor Jesus.

Todos os Eventos São Abertos ao Público!

Histórico da 1ª Igreja Batista em Pindamonhangaba

Há muitos anos, a Igreja Batista em Pindamonhangaba, é um Trabalho Batista Pioneiro no Município de Pindamonhangaba–SP e na Região do Vale do Paraíba, que prega a Palavra do Senhor Deus e o Evangelho de Jesus Cristo, com base Bíblia Sagrada.

Em 1937, para o início deste Trabalho Batista, o Senhor Deus usou seu Dedicado Servo, o irmão Francisco Ferreira da Rocha (em memória), que na época, era membro da Igreja Batista da Liberdade, no Município de São Paulo–SP, Capital. Este senhor alugou uma casa aqui em Pindamonhangaba que ficava na Rua Frederico Machado, Nº 6, Centro, cuja a sala deste imóvel era cedida para o funcionamento da então Congregação Batista em Pindamonhangaba.

A Congregação Batista em Pindamonhangaba foi organizada no Dia 04 de Abril de 1937, e Administrada até o Ano de 1939 pela Igreja Batista da Liberdade (São Paulo–SP), que enviava pregadores e seu Pastor Titular Erodice Fontes de Queiroz (em memória), o qual vinha uma vez por mês a Pindamonhangaba-SP.

Em 28 de Novembro de 1937, a então Congregação Batista em Pindamonhangaba se mudou para a Propriedade Doada pelo Coronel Antonio Ernesto da Silva (em memória), situada na Travessa Marquês do Herval, Nº 96, Centro, Pindamonhangaba-SP.

No Ano de 1938, esta Congregação Batista realizou seus Primeiros Batismos por Imersão no Ribeirão Água Preta, em Pindamonhangaba–SP.

No Dia 26 de Maio de 1939, durante um Culto de Louvor e Adoração ao Senhor Deus, foi organizada a Igreja Batista em Pindamonhangaba, com Sede à Travessa Marquês do Herval, Nº 96, Centro, Pindamonhangaba-SP, tendo como seu primeiro Pastor o Coronel Antônio Ernesto Silva (em memória). Desde então, a Igreja Batista em Pindamonhangaba, Já Organizada e Filiada a Convenção Batista Brasileira (CBB), se tornou Independente da Igreja Batista da Liberdade.

São considerados Membros-Fundadores e Organizadores da Igreja Batista em Pindamonhangaba: Benedito Cuba (em memória), Geralda Cuba (em memória), Carlos Juliano (em memória), Maria José Carmela de Vitta Juliano (em memória), Waldomiro Cundari (em memória), Maria Leontina Juliano Cundari, Severino Francisco (em memória), Antônia Francisco (em memória), João Bondioli Sobrinho (em memória), Eusébia Francisco Bondioli (em memória), Carlos Prellvitz (em memória), Martha Prellvitz (em memória), Benedito Cundari (em memória), Glória Cundari (em memória), Francisca Moreira (em memória), Durvalina Homem de Mello (em memória), Violeta Homem de Mello (em memória).

No ano de 1946, a Igreja Batista em Pindamonhangaba Construiu e Inaugurou seu Primeiro Templo, o qual foi projetado conforme as linhas arquitetônicas características de uma Igreja Batista da Década de 1940. Com o Decorrer dos Anos, ocorreram ampliações no templo e no terreno desta Igreja Batista, incluindo também a compra de propriedades vizinhas. O Templo Antigo desta Igreja Batista foi Demolido na Década de 1990, Cedendo Espaço para o Novo Templo Atual, Localizado Até os Dias Atuais no Mesmo Endereço.

Vários Pastores passaram pela Igreja Batista em Pindamonhangaba, contando os Pastores Interinos, mais ou menos Quinze Pastores prestaram seu Trabalho a esta Obra de Deus.

Dentre estes Pastores, destaca-se o Pr. Silas Rivelle (em memória), que trabalhou como Pastor Titular e Presidente da Igreja Batista em Pindamonhangaba entre os Anos de 1973 a 1980, reerguendo toda a Igreja e prestando grandes ações na Obra de Deus que implicaram em um forte crescimento do trabalho Batista em Pindamonhangaba. Dentre os feitos realizados nesta época destacam-se: Fortalecimento de toda a Estrutura da Igreja Batista Local; Surgimento de Novos Trabalhos Batistas no Município (Jardim Rezende e Moreira César); Realização de diversas ações evangelísticas envolvendo os Irmãos da Igreja; Incentivos a trabalhos com adolescentes e jovens Batistas; Ações de Discipulado; Fortalecimento de Líderes; Retiros Espirituais e Acampamentos; Fortalecimento de ministérios de música cristã; etc.

De Modo Geral, a Igreja Batista Reconhece Jesus Cristo como Único e Suficiente Senhor e Salvador, tendo a Bíblia Sagrada como Única Regra de Fé e Prática na Vida Cristã, e o Batismo nas Águas por Imersão como Compromisso de Fé Cristã e Forma de Inserção de Membros na Igreja. Com base em princípios Batistas estabelecidos pela Convenção Batista Brasileira (CBB), a Igreja Batista é administrada de forma Democrática, tendo autonomia através de Estatuto Próprio, sendo que, que as ofertas e os dízimos são empregados na manutenção da Igreja, como também em Evangelismos e Missões, podendo até Cooperar com outras Igrejas Batistas do Município, da Região, do Estado, do País e/ou do Mundo.

Em Toda a Tua História, a Igreja Batista em Pindamonhangaba já organizou outras Igrejas Batistas no Município, como: Igreja Evangélica Batista Ebenézer (Jardim Rezende); Primeira Igreja Evangélica Batista em Moreira César; Igreja Evangélica Batista no Crispim; Igreja Evangélica Batista em Cidade Jardim; e na Região do Vale do Paraíba, organizou a Primeira Igreja Batista em Guaratinguetá.

Somente no Município de Pindamonhangaba–SP, existem cerca de nove Igrejas Batistas organizadas e registradas na Convenção Batista Brasileira (CBB).

Em diferentes épocas, a Igreja Batista em Pindamonhangaba sediou a Organização de 3 (Três) Associações Batistas filiadas a Convenção Batista Brasileira (CBB) no Estado de São Paulo. Dentre estas, citam-se: a Associação das Igrejas Batistas na Central do Brasil (Atual Associação das Igrejas Batistas do Extremo Leste da Capital – AIBELEC), organizada no ano de 1945; a Associação das Igrejas Batistas do Vale do Paraíba – AIBAVAP (Atual Associação das Igrejas Batistas do Cone Leste Paulista – AIBACOLESP), organizada no ano de 1969; e a Associação das Igrejas Batistas do Médio Vale do Paraíba e Vale Histórico – AIBAMEVALHIS, organizada no ano de 2009.

Atualmente, a Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba (PIB Pindamonhangaba), atual denominação da Igreja Batista em Pindamonhangaba, está localizada no endereço Travessa Marquês do Herval, Nº 96, Centro, Pindamonhangaba-SP, dispondo de templo novo e totalmente reformado, salas de aula, dependências e espaço amplo, sendo que, estas instalações são utilizadas para a Realização de Cultos, Reuniões e Eventos Cristãos. Atualmente, há mais de 180 Membros Registrados somente nesta Igreja Batista.

O funcionamento atual da Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba (PIB Pindamonhangaba) consiste em Cultos de Adoração ao Senhor Deus, Orações, Eventos Cristãos e Estudos Sistemáticos da Bíblia Sagrada. A Escola Bíblica Dominical (EBD) é o Ministério da Igreja Batista responsável pela Educação Cristã, com Ênfase no Ensino da Palavra de Deus, sendo realizada Assiduamente nas Manhãs de Domingo, reunindo os Irmãos da Igreja para Estudar a Bíblia Sagrada, com as diferentes faixas etárias e materiais didáticos apropriados.

Que a Divulgação da Palavra do Senhor Deus e do Evangelho do Senhor Jesus Cristo Aumente Cada Vez Mais Através do Compromisso dos Irmãos em Cristo e do Trabalho Batista em Pindamonhangaba–SP e Região.

Somente ao Senhor Deus Adoramos, Louvamos e Exaltamos por Seu Grande Amor para Conosco

Fonte: Vale News

Ariely Bonatti e a equipe MK Music se reuniram nesta segunda-feira (26) para a gravação do clipe 'Estou em Guerra', música de trabalho do novo CD pela gravadora, A Porta.

Foi um dia inteiro de filmagens nas Ruínas de Mangaratiba (RJ). O clima era de 'guerra' ao inimigo e contou ainda com a participação especial do grupo de coreografia, que se apresentou junto à cantora. "Foi um dia intenso, mas amei. A equipe MK Music e eu unimos ideias e sugestão para oferecer o melhor a Deus e vocês. Vai ficar lindo!", ressaltou Ariely Bonatti ao final da gravação. 

A canção "Estou em Guerra" é assinada por André Freire e George de Paula e fala da luta constante contra o mal... "Na torre de vigia não posso vacilar. Minha farda é Tua palavra que vai me camuflar. O inimigo não vai conseguir me enxergar. Meu alvo é santidade, eu vou avançar", declara Ariely em profundos versos. Acesse o nosso canal MK Music no Youtube, cadastra-se e fique por dentro de tudo sobre esta superprodução. Em breve, "Estou em Guerra" estreia e você também vai declarar a falência ao inimigo!

Fonte: MK Music /Via Impactar Gospel

Acompanhe as novidades do ministério "Ariely Bonatti" através das seguintes redes: 
O cantor PG apresentou o lyric video da música “Toda Lágrima”, que será a faixa de trabalho de seu novo álbum, “Nova Vida”.

O álbum, comemorativo aos 20 anos de carreira do cantor, deverá ser lançado em breve pela MK Music. Antes da carreira solo, PG foi vocalista das bandas Corsário e Oficina G3.

“O peso da tribulação não se compara com a glória que há de vir. E um dia, para toda a eternidade, o Senhor enxugará de nossos olhos toda lágrima”, diz trecho da letra de “Toda Lágrima”.

Confira o lyric video da nova música de trabalho de PG:
Um pastor americano afirmou que Facebook e Twitter são inimigos das religiões na internet. Henry G.Briton publicou um artigo no Huffington Post dizendo que as redes sociais podem minar as religiões ao encorajar mensagens únicas para um público variado.

“Estou ficando cada vez mais convencido de que a mídiasocial pode minar religião por mensagens de"generalistas", colocando o valor no "curtir" e"seguidores" e distraindo as pessoas de umrelacionamento com Deus e com seus vizinhos mais próximos”, diz o pastor sênior da Igreja Presbiteriana de Fairfax, Virginia.

Briton ainda lembra que alguns religiosos já utilizam as redes sociais, como o Papa Francisco (Twitter), além de congregações que mantém páginas no Facebook e LinkedIN. Para o religioso, embora seja “tentador”, as pessoas devem utilizar o tempo que usariam nas redes sociais para focar em Deus e nos próximos. “Todos nós podemos nos beneficiar ao “desplugar” do mundo online por um dia ou um temporada, e achar serenidade e crescimento espiritual em uma conexão mais forte com Deus e as pessoas perto de nós”.

Fonte: Terra
Luiza Brunet é diva, mas descobrimos que ela tem um pequeno defeitinho, a cinquentona não tem o tempo certo das coisas e resolveu fazer uma homenagem daquelas pra amiga Xuxa.
Depois de toda polêmica com o deputado pastor, que deu um chega pra lá na Rainha dos Baixinhos, Luiza não esperou a poeira baixar e já saiu compartilhando uma foto antiga da amiga coladinha no Edson Arantes do Nascimento, ou no Pelé? Porque o Edson é o Edson e o Pelé é o Pelé, entende? #piadavelha
Gente, a Xuxa deve tá dando pulos de raiva com essa última semana, hein?! A loira dava uma boiada pra não falar do passado e agora tão atirando toda a caquinha no ventilador. Tô falando, ela pode até ser Rainha, mas já perdeu a majestade.

Fonte: Tribuna Hoje
Uma mensagem de texto enviada pelo presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Roraima (Omer), apóstolo Helton Souza, ao vereador Júlio César (PMDB), autor do projeto que inclui a "Parada do Orgulho Gay e da Consciência Homossexual" no calendário oficial de Boa Vista, sugere um tom ameaçador, conforme informou a assessoria do parlamentar.

A mensagem foi entregue ao G1 após a sessão ordinária em que se discutiu a matéria, já aprovada em primeiro turno na semana passada, e que entraria em segunda votação nesta terça-feira (27). Mas não houve quórum e a polêmica se acirrou com a declaração da vereadora Mirian Reis(PHS) afirmando que o evento vai proliferar o homossexualismo e as doenças em Boa Vista.

Em um dos trechos da mensagem, o apóstolo Helton Souza 'alerta' que "o referido projeto não passe (por aprovação) e se o mesmo passar, faremos questão de divulgar nos quatro cantos deste estado, quem foi o autor, quem votou e quem aprovou o mesmo". Questionado se o 'aviso' seria uma ameaça de propagar de forma negativa a matéria e o seu autor, o apóstolo negou esse entendimento.

"A mensagem é clara. Pedimos somente a possiblidade de criação de uma Comissão Especial em que pudéssemos ser ouvidos e emitir nossa opinião. Por que com os evangélicos seria de uma forma e com o grupo LGBT de outra?", respondeu ao G1, acrescentando que as pessoas querem saber quem é o autor do projeto.

"Não iríamos deixar de dizer quem votou porque é um proposta polêmica e todos querem saber. Isso não é uma ameça. Me sinto na obrigação, de como representante de uma entidade, responder quem é o autor do projeto. Nos quatro cantos do estado, temos a nossa igreja, diretórios, convenções. E as pessoas querem saber", complementou.

De acordo com ele, há necessidade de um equilíbrio e estar preparado para fazer a leitura correta da proposta. "Acredito que ele [vereador] usou apenas a parte final da mensagem e não a inicial em que cito ser perigoso ouvir somente um lado, não chamando outras entidades para discutir o projeto", esclareceu.

O apóstolo reiterou não pretender discutir a questão religiosa. Para ele, a "Parada Gay" já existe em todas as capitais.

"Não somos contra esse movimento. O nosso discurso não é radical, mas precisamos saber se teremos a estrutura para contermos o que acontece nesse evento. Por exemplo, o aumento de promiscuidade que ocorre na praça e em outros lugares públicos, onde acontecem atos de pedofilia e o avanço deliberado das drogas. Isso é uma questão social. Não podemos ser irresponsáveis", afirmou.

Ele avaliou não poder haver comparação entre a "Parada Gay" e a "Marcha Para Jesus", que é 'cultura nacional'. " Isso representa uma entidade. O LGBT é apenas uma classe. Não se pode falar que "Parada Gay" é cultura. Nos preocupamos com o que acontece, antes e durante o evento", pontuou.

O presidente da Omer alegou também que "tem sido procurado por pastores e alguns padres, não só de Boa Vista como dos demais municípios, para protestar e mobilizar os líderes cristãos contra o absurdo do projeto municipal".

Na mensagem de texto, o apóstolo escreveu ainda que "o projeto não trará benefícios para os munícipes, a não ser para uma única classe, que já tem tido inúmeros benefícios, coisas inclusive que ninguém tem".

A assessoria do vereador Júlio César disse ao G1 que ele se pronunciaria sobre a mensagem de texto, o que não ocorreu até a publicação desta matéria.

Fonte: G1
“Igreja orando e agindo e o Brasil mudando” dizia a faixa no carro principal da 21ª Marcha para Jesus em Curitiba, realizada no sábado (17).

Organizada pelo Conselho de Ministros Evangélicos do Estado do Paraná (COMEP), o evento reuniu 120 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. A expectativa dos organizadores era atrair 300 mil. Mesmo assim, a Marcha já é considerada o maior evento público anual do Paraná.

Além da capital, foi realizada simultaneamente em 114 municípios do Estado nesta tarde. O tema escolhido para este ano era “Ame o Brasil”. Em Curitiba havia 15 caminhões de som e trios elétricos, com diferentes grupos de louvor cantando em vários estilos desde as 9 da manhã.

No final da fila havia um caminhão especialmente preparado para limpar as ruas. Os organizadores explicam que a intenção era “devolver” a cidade, tudo como estava, sem lixo ou resíduos que geralmente se acumulam em grandes concentrações de pessoas.

A multidão seguia cantando músicas gospel e parando para orar pela cidade em alguns pontos. Vários pastores fizeram uso do microfone para passar a mensagem. “Os cristãos, de um modo geral, têm uma visão de fé para o bem de toda a humanidade. Há muitas manifestações de minorias com valores diferentes. E nós, que somos maioria, queremos também reforçar nossos valores”, explica o pastor Paschoal Piragine, da Primeira Igreja Batista de Curitiba.

“O que mais gosto da Marcha é ver a união de todas as igrejas. Todos têm um amor incondicional por Deus e demonstram estar aqui pela paz”, disse Vitor Silva, de 16 anos, que participa pela quarta vez do evento. Já a depiladora Janaina Lenartowicz, que participou acompanhada de toda a família avisa: “A gente vem para adorar a Deus e porque é importante estar reunido. Quando termina uma marcha, a gente já começa a se programar para a próxima”.

O evento serviu também para recolher doações de pacotes de feijão, que serão entregues a hospitais e entidades que atuam no tratamento de pessoas viciadas em drogas. Foi divulgado ainda as atividades de evangelização que devem acontecer durante os 11 dias de Copa do Mundo em Curitiba.
Com informações de Terra e Gazeta do Povo
Desde que Naldo subiu ao palco ao lado do cantor gospel Thalles Roberto no início do ano, rumores davam conta de que o funkeiro largaria a carreia no pop para focar na música evangélica. Em entrevista ao UOL, o dono do hit “Amor de Chocolate” disse “não planejar essa mudança radical”. No entanto, ele conta que participará do DVD de Thalles no próximo dia 30 e da Marcha para Jesus 2014 em 7 de junho.

Citando o nome de Jesus a todo momento, Naldo deixa claro que separa sua vida religiosa daprofissional. Ele enfatiza ainda que a aposta atual está na divulgação do seu DVD – uma produção realizada em julho do ano passado em 3D que custou mais de R$ 4 milhões e mobilizou 600 pessoas.

“A minha carreira está estabilizada. Eu continuo fazendo shows. Esse final de semana eu estava em Fortaleza. Foi um show lindo na cidade e mais 20 mil pessoas. Os shows estão cada vez melhores. Estou mais maduro”, explicou ele, que despista qualquer crise em sua carreira – tanto financeiraquanto no seguimento musical. No entanto, Naldo chegou a cancelar shows em São Paulo e Minas Gerais nos últimos meses. De acordo com a assessoria, os espetáculos não aconteceram por motivo de readequação de agenda.

Em fevereiro, o funkeiro passou alguns dias em Passos, interior de Minas Gerais, ao lado de Thalles Roberto e recebeu uma oração especial do pastor Job Roberto da Silva.

Em vídeo publicado pelo cantor gospel, é possível ver o pastor dizendo: “Deus mudará tudo. E você vai ser um cantor de Jesus. Ele está falando a você, que ainda não tá entendendo. Meu filho, chegou a hora, volta. Eu te quero pra mim”. Nas imagens, o funkeiro se emociona e chora.

Carreira internacional

Com planos a longo prazo no mundo pop, Naldo conta que viaja sempre aos Estados Unidos e se atualiza para estar no mercado da música. “Eu vejo que as coisas comigo estão cada vez mais fortes na carreira internacional. Tenho shows marcados para fora do país até o final do ano”, disse ele, que conta que chega ao DVD de Platina vendendo mais de 58 mil cópias.

Para ele, ter um “cronograma de carreira internacional o elevou a um nível pop, sem deixar o funk de lado”. “Ter gravado com o Flo Rida foi uma grande conquista”, contou ele.

Em abril, Naldo divulgou o clipe da música “Maluquinha” com a participação do rapper Flo Rida. No vídeo, mulheres sensualizam e tomam taças de champanhe ao redor dos dois.

Como era de se esperar, o clipe conta também com “carrões”. Nada muito original. O novo trabalho de Naldo é bem parecido aos clipes de funk ostentação paulista e aos vídeos antigos dos rappers americanos.

Gravação DVD Thales Roberto

Quando: 30 de maio

Onde: Igreja Bola de Neve – São Paulo

Marcha para Jesus

Quando: 7 de junho

Onde: A Marcha Para Jesus tem início na Estação de Metrô Luz ( ponto de encontro do lado de fora da estação) e o seu término será na Praça Heróis da FEB, local onde será montado o palco para apresentação dos show.

Fonte: Boa Informação
O líder do PSC na Câmara dos Deputados, Andre Moura, protocolou Indicação ao Ministério do Esporte, sugerindo a inclusão de músicas “gospel” nos espetáculos de abertura e encerramento da Copa do Mundo FIFA 2014, a ser realizada no Brasil.

André Moura considera que o evento é uma oportunidade ímpar de expor ao mundo o que o Brasil tem de melhor além do futebol, como empreendedorismo, atrações turísticas, atividades econômicas diversificadas, além da​s​j​á conhecida​s​cordialidade da população, festas regionais, artes e tamb​ém a música

De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 86,8% da população brasileira declara-se cristã – 64,4% de católicos e 22,2% e evangélicos. Solicitei que sejam incluídas nas festas e eventos realizados pela FIFA para promover a Copa do Mundo 2014, apresentações de música “gospel”, por tratar-se de uma importante forma de manifestação cultural da população brasileira e deste segmento religioso ter crescido 22,2% do ano 2000 para 2010 e continuar crescendo, argumenta

O texto justificando a indicação relata ainda que a religiosidade cristã é um importante traço cultural da população deste país, que nasceu Ilha de Vera Cruz e tornou-se Terra de Santa Cruz antes de se chamar Brasil. Por este motivo acreditamos ser importante a inclusão​ de​músicas de temática cristã nos eventos previstos durante a realização da Copa do Mundo FIFA 2014, concluiu.

Fonte: Faxaju
Antes de estourar nas paradas de sucesso como a primeira cantora de funk melody, Perlla era cantora na igreja onde congregava. As dificuldades em exercer o ministério contribuíram para que ela se distanciasse dos caminhos do Senhor.

“Sonhava gravar um CD, mas sabia que não conseguiria dentro da igreja, porque é um mercado muito complicado, isso é um ponto negativo em nosso meio”, disse Perlla em entrevista ao site Lagoinha.com.

Hoje, de volta à Igreja e com CD gospel gravado ela consegue entender que de fato há muitas pessoas com talentos dentro das igrejas, mas falta oportunidades para que esses talentos sejam aproveitados.

“Por isso, muitos se afastam do Evangelho por não encontrarem espaço para crescerem como profissionais”, disse. Foi isso que aconteceu com ela, sendo convidada para ver um show de pagode, Perlla teve oportunidade de subir no palco e mostrar seu talento.

Desse show para o sucesso não demorou muito. Em pouco tempo a jovem cantora era uma das mais tocadas no país, fazia muitos shows e ganhou muito dinheiro. Porem tudo isso não era suficiente para preencher o vazio que ela sentia. Em meio ao auge da carreira a depressão veio e com ela o desejo de se matar.

“Tentei me jogar do apartamento que ficava 22º andar, mas algo me prendia. Percebi que faltava algo dentro de mim”, lembra.

Perlla só voltou a ter contato com a religião depois que conheceu o músico Cássio Castilhol que se tornou um grande amigo e falou de Jesus para ela. “Passei a desabafar meus problemas com o Cássio. E a todo o momento ele dizia que minha angústia era a falta de Deus, e passou a orar por mim”, conta.

A amizade se tornou namoro, noivado e casamento. Hoje o jovem casal tem duas filhas, Pérola e Pietra, e a carreira gospel foi um chamado de Deus que a fez desistir do mercado secular.

Mais uma vez a religiosidade tentou interferir no ministério da cantora. Se antes de ser famosa a oportunidade na igreja era escassa, depois de ser considerada como a musa do funk ela precisou vencer muitos preconceitos para provar que se converteu de verdade.

“As pessoas estão com excesso de religiosidade, preocupadas em como a pessoa vai se comportar, se está cumprindo tudo direitinho”, afirma Perlla. “É uma pena tanta resistência na igreja, porque o compromisso não é com rótulos, mas com aquilo que você é em Cristo”, disse.

Hoje Perlla é contratada da gravadora Central Gospel Music e tem viajado pelo Brasil mostrando o CD “A Minha Vida Mudou” lançado em 2013. Paralelamente ela tem cursado teologia, mas não pretende se tornar pastora.

“Estou fazendo seminário para conhecer mais a Palavra de Deus. Contudo, tenho convicção de que não podemos dizer ‘não’ para o que Deus deseja fazer. Por isso, se um dia Ele me direcionar a esse caminho obedecerei.”

Fonte: Gospel Prime
Milhares de fiéis das mais diversas denominações evangélicas se reuniram para louvar durante a 'Marcha para Jesus 2014', que ocorreu neste sábado (10), em Rio Branco. Os fiéis compareceram ao evento, que teve a concentração na Gameleira e percorreu a Via Chico Mendes até o estacionamento do estádio Arena da Floresta, para adorar a Deus e ouvir o show da Banda Som e Louvor.

O presidente da Associação dos Ministros Evangélicos do Acre, Jucemir Bernardino, acredita que o aumento da população evangélica no Acre e as edições da marcha fazem parte do crescimento do estado.

"Um ato profético, que tem contribuído com a mudança do nosso estado. O nosso principal propósito é pronunciar o nome de Jesus, orando pela nossa cidade, pelas nossas autoridades, ministrando a benção de Deus. Esse é o principal propósito da Marcha", disse.

A assistente jurídica Gelly Café já tinha participado da marcha, mas essa é a primeira vez que participa do evento desde que se converteu evangélica, em março deste ano. "Cada evento que eu participo na igreja eu me surpreendo, as pessoas se divertem e são animadas sem precisar de bebida. É um ambiente saudável, sem violência. Ao mesmo tempo você está louvando a Deus. A marcha é um movimento de adoração para Ele", diz.

A assistente social Luciana Souza participou pela terceira vez da Marcha Para Jesus. Ela é da Igreja Renovada, responsável pela organização do evento. Para Luciana, o evento é um momento de reflexão. "Todo ano a gente tem expectativa que seja melhor que o outro. Ter uma visão do que é a religião, do que é Cristo em nossas vidas. Todo ano a gente faz uma análise da progressão que é a vida", diz.
Marcha para Jesus, neste sábado (10), em Rio Branco (Foto: Evely Dias / Arquivo Pessoal)

Fonte: G1
Depois de ficar completamente embriagado, um pastor de 43 anos causou um grave acidente de moto na Califórnia (EUA), fazendo seu filho de apenas 8 anos voar da garupa. Ele que comanda a igreja Reality Church, na cidade de Santa Barbara, deixou todos os seus fiéis perplexos com a notícia.

O pastor Gerald Torres pilotava uma moto Yamaha na autoestrada Casitas Pass Road, por volta das 4 horas da manhã do último dia 3 de maio, quando virou para fora da estrada, bateu em uma placa de trânsito e atravessou uma cerca, de acordo com o site Noozhawk.

Com a suspeita de dirigir sob a influência de álcool, Torres foi preso pela polícia local, mas ainda assim teve que ser liberado para receber os devidos cuidados médicos, por conta de ferimentos graves na cabeça e cortes em suas extremidades. Na sequência, recebeu alta durante a última segunda (5).

Para a sorte de Torres, seu filho Judah, conseguiu passar o acidente sem graves lesões. O garoto de 8 anos sofreu apenas pequenas escoriações, e foi levado do hospital por um amigo da família, logo que recebeu alta.

Embora esteja contente pelo pastor e seu filho terem sobrevivido, a igreja recriminou o comportamento de Gerald Torres. O pastor Tijolo Merrick, que serve como ancião na igreja, afirmou em um discurso que o que ocorreu foi algo terrível e um erro pecaminoso, fora do caráter de um pastor.

"O pastor Gerald tinha bebido e seu nível de álcool no sangue estava bem acima do limite legal", confessou Merrick em depoimento dado aos fiéis de sua igreja no último domingo (4), na tentativa de esclarecer o que havia ocorrido.

Merrick ainda acrescentou que trabalharão através do poder do perdão e da restauração por meio da fé em Jesus Cristo para resgatar a vida do pastor. "Agora é a nossa oportunidade de cercá-lo como uma comunidade, estender a graça, e apontá-lo à sua família pela graça divina", resume.

Fonte: Christian post
Com a convocação dos 23 jogadores que integrarão a Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo, acabou o mistério e a expectativa. Durante meses surgiram boatos especulações e muitos nomes foram “cavados” por especialistas.

Embora a lista final não tenha apresentado grandes novidades, ficando dentro do esperado, os nomes que ficaram de fora também se tornaram assunto ao longo do dia.

Pouco tempo depois do anúncio oficial, por volta do meio-dia, a página oficial do Atletas de Cristo no Facebook comemorou: “Você orou conosco e quatro de nossos atletas foram convocados hoje para a Copa deste ano. Jefferson, Fernandinho, Hernanes e Fred”. Centenas de comentários mostravam que as pessoas ignoram o fato de o atacante Fred ser evangélico.

Uma reportagem recente do programa Globo Esporte revelou que Fred frequenta a Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul, no Rio de Janeiro. O atacante do Fluminense foi evangelizado pelo pastor Gilmar Santos, esposo da cantora Aline Barros, e chegou a frequentar a CEIZS por um tempo, parou e desde o início de 2014 voltou a ser visto no templo.

O goleiro Jefferson é bem articulado em relação a sua fé. Ano passado, o arqueiro do Botafogo envolveu-se em polêmica e quase foi penalizado por ter desenhado na cabeça um peixe, símbolo do cristianismo.

Um jogador evangélico que não foi mencionado pelos Atletas de Cristo, mas que constantemente fala sobre sua fé é o zagueiro David Luiz, do Chelsea. Ele usou as redes sociais para comentar a convocação, postando a mensagem “Viver esse momento é inexplicável! Quero agradecer a Deus, minha família e amigos! Farei de tudo para honrar meu povo!”.

Kaká, do Milan, e que comemorou o penta em 2002 mostrando uma camiseta com a frase “eu pertenço a Jesus”, não foi chamado. Ele não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Por outro lado, o meia-atacante Lucas Moura, do PSG, que também ficou de fora da lista final, surpreendeu. Ele postou apenas versículo da Bíblia no Twitter. “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 João 5:4”. O jogador teve essa sua mensagem republicada centenas de vezes e a maiorias das pessoas deu apoio, pedindo para ele “não desanimar”.

Se em 2010 a Seleção tinha na figura de Jorginho (auxiliar de Dunga) um evangélico fervoroso que reunia os jogadores evangélicos constantemente para orar, no período sob a liderança Mano Menezes os pastores perderam acesso à concentração. Felipão nunca demonstrou contrariedade e no grupo vencedor de 2002 havia vários jogadores evangélicos.

Fonte: Gospel Prime
Um museu dedicado ao navio Titanic, que naufragou em 1912, está exibindo uma Bíblia resgatada no acidente. O Livro Sagrado ficará exposto até o final deste ano no Museu do Titanic que fica em Tennessee, sudeste dos Estados Unidos.

O Museu fez uma homenagem ao cristianismo por conta do dia 1º de maio que nos Estados Unidos é comemorado o Dia Nacional da Oração. Nessa homenagem eles incluíram a Bíblia que pertenceu a um reverendo britânico que estava dentro do Titanic.

O reverendo Robert J. Bateman saiu de Southampton, Inglaterra, rumo aos Estados Unidos, mas não sobreviveu ao naufrágio. Antes de morrer, porém, ele entregou a Bíblia para sua cunhada, Ada Ball, que foi salva através de um bote salva-vidas.

Ball conseguiu sobreviver ao acidente e chegou ao seu destino onde estava Emily Bateman, esposa do reverendo. De acordo com informações do próprio museu, o livro foi entregue a um médico, o Dr. Harry Upperman, por Ada Ball que estava prestes a morrer.

A história do reverendo inglês ajuda a contar um pouco sobre a embarcação. “Aqui estamos 102 anos depois [do naufrágio] e ainda somos capazes de exibir esta Bíblia, é um privilégio para nós”, disse o dono do Museu do Titanic, John Joslyn.

Antes de morrer o reverendo Bateman fundou a igreja People’s Tabernacle Church, em Knoxville na década de 1890, e depois se mudou para a Flórida onde ficou por pouco tempo, pois ele viajou para a Inglaterra e não retornou mais. Com informações Christian Post

Fonte: Gospel Prime
(1º BPM) A Polícia Militar do 1º Batalhão, em Palmas-TO, apreendeu por volta das 23h30 de quarta-feira, dia 7, duas espingardas que estavam em uma chácara na altura do quilômetro 11, às margens da TO-020, município de Palmas-TO

Ao ser solicitada, via Siop, a equipe do Comando do Policiamento Urbano e mais uma viatura se deslocaram até a chácara, onde segundo o solicitante, houve uma briga na chácara, e que ele ouviu gritos de socorro, logo depois ouviu também disparos de arma de fogo.

Ao ser procurado, o casal de moradores da chácara autorizou a entrada dos policiais na residência, que segundo informações, pertence a um pastor, onde os moradores teriam passado o dia ingerindo bebidas alcoólicas e, após uma discussão o morador, Edivan Chaves Ribeiro ameaçou uma pessoa com uma faca e depois efetuou um disparo de arma de fogo.

Edivan afirmou que atirou em uma Cotia que havia no local e disse que na casa havia duas espingardas pertencentes ao proprietário da chácara. Além das armas, foi feita a apreensão de uma faca, e os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde foi lavrado o auto de exibição e apreensão, bem como o Encaminhamento de Pessoas.

Fonte: Surgiu
O delegado Lucimério Campos, da delegacia de Homicídios da Capital (DH), informou nessa quarta-feira (7), que concluiu o inquérito policial sobre o assassinato do evangélico Rafael Santos de Oliveira e que apontou dois irmãos como responsáveis pelo crime.

De acordo com o delegado, no dia 20 de abril deste ano, foram presos por porte ilegal de arma de fogo os irmãos Wanderson Williams Nascimento da Silva e Wemerson Nascimento da Silva e, após o fato ser noticiado pela imprensa local, denúncias chegaram a polícia que apontavam os irmãos como sendo as pessoas envolvidas em diversos homicídios, na região das Piabas, no bairro do Jacintinho.

Após serem ouvidos pelo delegado, os irmãos foram indiciados pelo crime vitimou Rafael Santos e que feriu a tiros a sua esposa, que estava grávida.

O casal foi atingido por diversos disparos de arma de fogo, após retornarem da igreja Assembleia de Deus, na porta de sua residência.

Dois dias antes, o casal recebeu a notícia de que teria o primeiro filho. Mesmo sofrendo diversos ferimentos à bala no momento do atentado, a gestante sobreviveu, mas aguarda cirurgia para retirar o projétil alojado no joelho e que tem dificultado sua locomoção. Ela reconheceu por fotografia os indiciados como autores do crime.

Segundo as investigações realizadas pela equipe de policiais civis da Área Integrada de Segurança Pública 5 (AISP5), a motivação do crime seria um desentendimento entre a vítima e os acusados, que levou os irmãos a planejar e executar o homicídio e a tentativa de assassinato. 

Concluído o inquérito, a autoridade policial representou pela prisão preventiva dos irmãos indiciados, que foi acolhida pelo o juiz John Silas, da 8ª Vara criminal. O mandado de prisão já foi cumprido pelos policiais da DH da Capital.

A mesma dupla foi ainda indiciada e presa pelo homicídio de Luiz Paulo Cândido, crime ocorrido em fevereiro de 2014, também no Jacintinho.

Há ainda contra Wanderson Williams a sua confissão de que foi ele quem atirou e matou Gustavo Henrique de Souza Waki, crime ocorrido durante o feriado da Semana Santa deste ano, em uma casa de festas na Via Expressa.

Neste caso, o delegado ainda colhe depoimentos de outras pessoas e determinou algumas diligências imprescindíveis ao fechamento do caso.

Como os irmãos foram presos em flagrante de porte ilegal de arma de fogo, sendo uma das armas apreendidas (uma pistola de calibre .40) furtada de um policial e pertencente à Secretaria de Defesa Social (SEDS), o delegado requisitou exame balístico, a fim de verificar se elas foram utilizadas nesses diversos homicídios apurados.

A Delegacia de Homicídios, que é coordenada pelo delegado Cícero Lima, aguarda o laudo do Instituto de Criminalística.

Fonte: Tribuna Hoje
Após declarar seu amor por Justin Bieber, Selena Gomez procura ajuda de um pastor evangélico para converter o cantor canadense. O pastor Judah Smithespera converter e salvar Bieber por meio das Escrituras Sagradas.

A presença do pastor Smith na vida deSelena e Bieber é conhecida publicamente, e ele teria sido inclusive a razão para os dois reatarem depois de um rompimento no último ano, conforme noticiou o site The Christian Post. No Instagram, a cantora, de 21 anos, declarou recentemente para aproximadamente 8 milhões de seguidores o quanto o pastor e sua família têm sido importante para ela, por meio da turnê de lançamento de seu livro Jesus Is (Jesus é). "Amo demais o meu pastor e sua família... Não sei o que faria sem eles", publicou Selena em seu perfil do Instagram, saudando a turnê do Jesus Is, apontado na lista de best-sellers do jornal The New York Times, de acordo com seu site oficial.

Justin Bieber tem vivido uma série de problemas com drogas e confusões, mas o pastor virou uma ponta de esperança. Smith tem investido na salvação do cantor teen. "Justin e eu compartilhamos escrituras em uma base regular e nos comunicamos... Acho que todos nós podemos encontrar bastante conforto e clareza através das escrituras", disse o pastor Smith ao canal E!.

O líder da igreja The City Church em Seattle (EUA) aponta que quer elevar Justin Bieber pois sempre acreditou que ele é um bom rapaz. "Eu faço o meu melhor para encorajá-lo, e ele é um jovem espetacular", afirmou ao canal Fox.

Fonte: Momento Verdadeiro
Em 2004 foi lançado o filme “A Paixão de Cristo”, de longe a me­lhor produção sobre Jesus Cristo no cinema. Sua fidelidade ao que dizem os quatro Evan­gelhos, a ousadia de se recriar os diálogos nas línguas que eram faladas à época e o (hiper)realismo das cenas são de um valor ímpar na história da indústria cinematográfica.

No entanto, apesar da excelente qualidade, a polêmica em torno da película foi ainda maior: de um lado, acusações de antissemitismo ao diretor e roteirista Mel Gibson; por outro, reclamações da crítica especializada afirmando que o filme era “demasiado violento”.

De fato, há bastante exposição de cenas sangrentas, mas, naquele mesmo ano, essa mesma crítica teceu todos os elogios possíveis à primeira parte da saga “Kill Bill”, de Quentin Tarantino. Fiquei bastante intrigado à época (eu cursava meu primeiro ano de jornalismo): “Como é possível elogiar ‘Kill Bill’ e pichar ‘A Paixão de Cristo’ pelo mesmo motivo?”.

Muito bem. Fui assistir “Noé” logo de sua estreia: antes mesmos de ver a repercussão do filme no Brasil (onde mais causou danos as declarações de Russell Crowe acerca dos aeroportos e do trânsito do país) e ao redor do planeta, fiquei interessado pela obra por dois motivos principais: o conteúdo nela abordado e quem a dirigia.

Darren Aronofsky é um dos maiores diretores do cinema mundial: em comum nos seus filmes, vários aspectos técnicos, mas um ponto principal: o constante questionamento dos valores e objetivos da vida.

Mesmo com temas variados, todas suas produções convergem para uma visão, digamos, apocalíptica do ser humano: apontam suas mazelas (“Ré­quiem”), sua decadência (“O Lutador”), sua busca pela perfeição (“Cisne Negro”), pela compreensão do mundo (“Pi”) e da morte (“Fonte da Vida”). Tendo em vista esse histórico, ninguém deveria se dizer surpreso ao ver o tipo de abordagem presente em “Noé”.

No roteiro, adaptado dos dez capítulos iniciais do livro de “Gênesis” (o primeiro do Velho Testamento, chamado “Tanakh” pelos judeus), há de fato algumas diferenças substanciais com os textos canônicos.

Em alguns casos, trata-se da livre interpretação daquilo que não está dito (a reunião da família em meio à arca durante a tempestade, por exemplo). Já em outros, há a chamada “licença poética”, ou uma interpretação peculiar de algo que fora descrito de outra maneira (caso dos Guardiães).

Por fim, há de fato algumas inversões temporais — coisas que teriam acontecido depois, conforme a Bíblia, no filme sucedem antes, como a embriaguez de Noé — e até mesmo mudanças pontuais em personagens (a narrativa bíblica não conta nada sobre a gravidez da esposa de Sem, nem relata que Cam e Jafé fossem tão jovens e solteiros).

Nada disso, entretanto, diminui o valor do filme. Porém, como aconteceu com a obra de Mel Gibson dez anos atrás, a mais recente produção de Darren Aronofsky também gerou dois tipos distintos de crítica e desagradou a diferentes grupos.

O primeiro grande problema também se deu com comunidades de países do Oriente Médio, estados islâmicos: no Kuwait, no Qatar, nos Emirados Árabes e no Bahrein a produção foi proibida de ser exibida antes mesmo de sua estreia. A justificativa para tal: a representação de Noé e a trama exibida são contrárias às leis islâmicas, que proíbem a retratação de profetas.

A outra polêmica, que se alinha àquela das reclamações sobre a “violência excessiva” presente na representação da Paixão de Cristo, acontece em razão de alguns momentos pontuais da trama que causam um grande impacto e suscitam questionamentos não apenas ao filme, mas à história que o inspira.

Não falo dos que buscam ridicularizar as narrativas da Criação do Homem, do Dilúvio e do (re)povoamento da Terra: isso é papo pra outra hora. Refiro-me a um dos maiores clichês de todos os tempos, que tornou a ser repetido após a exibição do filme: “Que Deus é esse que mata e manda matar?”, ouvi mais de uma vez.

Ainda que não tenha sido inspirada diretamente na Bíblia, na mais chocante sequência do filme o personagem Noé emula outra passagem vetero-testamentária: Abraão e Isaac. Trata-se da mais perfeita tradução dos conflitos inerentes à fé.

Dez anos depois, talvez eu tenha encontrado a resposta àquela pergunta que tanto me incomodou ao ler as críticas à “Paixão de Cristo”: As obras de Tarantino (ou algum desses blockbusters de ação, principalmente aqueles que combinem “bem x mal”, destruição e vingança) não causam exclamações de horror à violência por um simples motivo: mais do que serem apenas ficção, em nenhum momento se atrevem a dizer que “a culpa também é sua”.

Em tempos no qual é cada vez mais frequente ver gente sendo amarrada em postes e outros milhões aplaudindo, se nos recusamos a confiar no Jesus de Mel Gibson talvez só nos reste esperar pelo Noé de Darren Aronofsky.

Fonte: Jornal Opção
Diversas lideranças evangélicas e políticas estiveram reunidas no II Encontro de Lideranças de Mato Grosso do Sul que aconteceu nos dias 30 de abril e 1º de maio na sede da Igreja Evangélica de Campo Grande (I.E.C.G.).

O tema deste ano foi “O Grito da Igreja Por Um Novo Brasil” e os participantes assistiram palestras com temas sobre os desafios atuais do cristianismo, atuação das lideranças evangélicas na sociedade, educação, descriminalização das drogas, eleição e outros.

Um dos principais debates do evento discutiu sobre os riscos que correm a família brasileira, listando assuntos como o aborto, legalização das drogas, a legalização da prostituição e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Os materiais de divulgação do encontro, que é realizado pelo Fenasp (Fórum Evangélico Nacional Ação Social e Política), fala da importância da união das igrejas para combater “as forças do inferno” que lutam para destruir a vontade de Deus sobre os homens.

“Estamos trabalhando na construção efetiva da nossa unidade. O nosso encontro de lideranças evangélicas tem sido um marco para a consolidação desse processo”, diz o texto.

No final do programa um documento foi criada uma carta que será encaminha ao Congresso Nacional fazendo reivindicações dentro desses temas debatidos por pastores e líderes.

“Nossa expectativa é levar ao conhecimento de todas as iniciativas, tanto no Congresso Nacional, como também das políticas públicas, desencadeadas pelos Ministérios do Governo Federal, que ferem a liberdade religiosa e os valores cristãos”.

“Cremos que através de uma ação articulada e verticalizada, conseguiremos frear essas iniciativas e verticalizada, conseguiremos frear essas iniciativas e ao mesmo tempo, sermos propositivos, deixando nossa colaboração em temas como a educação, seguranças pública, social, combate a violência doméstica, entre outros”, diz o texto de divulgação.

Em entrevista ao Lado B, do jornal Campo Grande News, o presidente da Fenasp, Geder Martimiano, diz que o objetivo não é ferir o Estado laico, mas sim impedir que o grito da minoria tire os direitos já conquistados pela maioria da população brasileira.

“É muito divergente. Há muitas opiniões com relação a isso. Não queremos um estado onde todo mundo seja evangélico. Não é essa nossa ideia, mas continuar avançando pelos direitos que já foram conquistados há centenas de anos e que hoje vem sendo cerceados”, disse ele.

Além da Fenasp, o II Encontro de Lideranças Evangélicas de Mato Grosso do Sul conta também com o apoio da AEVB (Aliança Evangélica Brasileira), Apeb (Associação dos Parlamentares Evangélicos do Brasil), Concepab (Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil) e Conpsepa MS (Conselho Estadual de Pastores de Mato Grosso do Sul).

Fonte: Gospel Prime