Benguela – A música “Ide e Pregai”, interpretada pelo coro central da Igreja Metodista Unida, venceu sábado, no pavilhão multiusos Acácias Rubras, nesta cidade, o I Festival Gospel em alusão ao tricentésimo nonagésimo terceiro aniversário da fundação da urbe de Benguela, a assinalar-se a 17 de Maio.
A primeira edição do Festival de Música Gospel de Benguela classificou, na segunda posição, o grupo coral da Igreja Josafat, com a música “Adorai a Deus”, enquanto o Coro Voluntário da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “Tocoísta” ficou no terceiro lugar, com a canção “Unidade”.
Entretanto, aos três finalistas das seis músicas concorrentes, avaliadas por um corpo de júri formado por músicos e compositores, foram entregues pianos, num gesto da Direcção Provincial da Cultura em Benguela, de modo a incentivar os cristãos à prática da música gospel.
Falando à Angop, a directora do coro central da Igreja Metodista Unidade de Benguela, Rebeca Agostinho, revelou-se satisfeita pelo primeiro lugar, fruto do empenho dos 35 coristas envolvidos, considerando, porém, importante a realização do evento para a carreira profissional dos intérpretes.
Segundo ela, a música “Ide e Pregai” visou apelar a todos os segmentos da sociedade para contribuírem na propagação do Evangelho por toda a parte do mundo e a todos os povos.
O certame é, ainda de acordo com ela, louvável, isto porque contribui para reforçar o amor entre os cristãos, além de fomentar a troca de experiência quanto à mensagem bíblica no seio da comunidade religiosa.
A líder do grupo coral da Igreja Josafat, Preciosa Agostinho, disse que “vimos não para competir, mas para glorificar a Jesus Cristo”, daí que se sinta surpreendida com o segundo lugar arrebatado, se bem que o prémio em piano deva ajudar na formação e de novos teclistas para a promoção da música sacra.
Para ela, o festival veio reforçar a unidade entre todos os cristãos de distintas denominações religiosas em Benguela, apelando-os ao amor, à paz, e, acima de tudo, ao seu empenho para resgate dos valores morais e cívicos na sociedade.
Presente no evento, o coordenador da comissão das actividades das festividades dos 393 anos da cidade de Benguela, Alexandre Lucas Tchilumbo, observou, por sua vez, que todos os participantes são vencedores, por difundirem a música gospel que apela para as pessoas buscarem a palavra divina enquanto elemento sine qua non para uma convivência social sã e harmoniosa.
Centenas de fiéis assistiram ao espectáculo, em que estiveram igualmente o director provincial da Cultura, Mário Cristóvão Kajibanga, o presidente da Aliança Evangélica de Angola, Mário José Prata, entre outros.
Fonte: Angola Press
Post A Comment: