Sl 67:2  “Para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, a tua salvação entre todas as nações”.
Mt 5.16 “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”
Dt 15:7; Sl 146:7-9; Pv 19:17

INTRODUÇÃO:

  O Projeto Inicial de Deus
“No princípio criou Deus os céu e a terra”.
Deus é Deus, do céu e da terra, e na criação faz tudo apartir da terra e do céu.
Gn 2:7 O nome que Deus deu ao homem, “Adão”, vem do termo hb “Adam” que significa homem e tem a mesma raiz da palavra “Adamah”, que significa terra.
O homem recebeu de Deus a responsabilidade de cuidar da terra (Gn 2.15)
A humanidade criada foi dada a delegação de “senhorear” o universo – Gn 1:28
1.      
D   DEFINIÇÃO

·         Missão integral
Missão: (do latim missione) encargo; incumbência; compromisso; dever a cumprir.
Integral: total; inteiro; global.
Na base de uma análise etmológica das palavras,  o termo missão integral significa: Cumprir o dever de alcançar algo em sua totalidade, completamente. É a incumbência de atingir o alvo por inteiro, globalmente.
·          Responsabilidade Social: Consciência do dever de prestar serviço ao próximo.

2.      O PACTO DE LAUSSANE I
Congresso Mundial de Evangelização realizado em Lausanne, na Suíça, em 1974 foi um verdadeiro marco histórico para o movimento evangélico porque marcou a recuperação de um conceito integral  da missão cristã.
 O que ficou definido em Laussane I foi:
→ Tanto a Ação como a Evangelização são aspectos essenciais da missão da igreja;
→ Que a proclamação do evangelho é inseparável da manifestação concreta do amor de Deus;
→ Que os cristãos devem “partilhar o seu interesse pela justiça e pela reconciliação em toda a sociedade humana e pela libertação dos homens de todo tipo de opressão”;
→ Que “a evangelização e o envolvimento sociopolítico são ambos parte do nosso dever cristão”;
Que a “mensagem da salvação implica também uma mensagem de juízo sobre todas as formas de alienação de opressão e de discriminação”;
→ Que todos os participantes se comprometeram que  difundiriam em suas igrejas o tema tratado.
Palavras e Ações de Personagens Bíblicos sobre Missão Integral – Responsabilidade Social da Igreja
  Davi – 2 Sm 9.7,10    * A Sunamita – 2 Rs 4.8,10   * Zaqueu – Lc 19.8
  Os cristãos primitivos – At 2.45;At 4:32-35   * Barnabé – At 4.36,37    * Cornélio – At 10.2
  A Igreja de Antioquia – At 11.29,30            * Lídia – At 16.15      * Paulo – At 20.34
Os cristãos que se preocupam e estão praticando o Evangelho Integral entendem que o Evangelho ensinado por Cristo é o Evangelho:
  Onde se pode ouvir Seu mestre dizer:
 “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mt 5.16).
  Onde se pode ver Seu mestre agindo ao dizer aos seus discípulos e fazer o milagre da multiplicação dos pães:
“Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Este é um lugar deserto, e já está ficando tarde. Manda embora a multidão para que possam ir aos povoados comprar comida. Respondeu Jesus: “Eles não precisam ir. Dêem-lhes vocês algo para comer” (Mt 14.15-16)
  Onde se pode ouvir  Tiago, afirmar: 
  “Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras” (Tg 2.17-18).
Onde se pode ouvir o Apóstolo Paulo, imitando a Cristo dizendo: 
  “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Ef 2.10).

3.      RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IGREJA – (Extraído do PACTO DE LAUSSANE I – 1974)
Afirmamos que Deus é o Criador e o Juiz de todos os homens. Portanto, devemos partilhar o seu interesse pela justiça e pela reconciliação em toda a sociedade humana, e pela libertação dos homens de todo tipo de opressão. Porque a humanidade foi feita a imagem de Deus, toda pessoa, sem distinção de raça, religião, cor, cultura, classe social, sexo ou idade possui uma dignidade intrínseca em razão da qual deve ser respeitada e servida, e não explorada. Aqui também nos arrependemos de nossa negligência e de termos alguma vezes considerado a evangelização e atividade social mutuamente exclusivas.
            Embora a reconciliação com o homem não seja reconciliação com Deus, nem ação social evangelização, nem a libertação política salvação, afirmamos que a evangelização e o envolvimento sociopolítico são ambos parte de nosso dever cristão. Pois ambos são necessárias expressões de nossas doutrinas acerca de Deus e do homem, de nosso amor por nosso próximo e de nossa obediência a Jesus Cristo. A mensagem da salvação implica também uma mensagem de juízo sobre toda forma de alienação, de opressão e de discriminação, e não devemos ter medo de denunciar o mal e a injustiça onde quer que existam.
            Quando as pessoas recebem Cristo, nascem de novo em seu reino e devem procurar não só evidenciar, mas também divulgar a retidão do reino em meio a um mundo injusto. A salvação que alegamos possuir deve está nos transformando na totalidade de nossas responsabilidades pessoais e sociais. A fé sem as obra é morta.
CONCLUSÃO
Para discutir:
1.      O que se entende por responsabilidade social?
2.      Faça uma lista das razões pelas quais uma igreja deve ser comprometida a desenvolver sua responsabilidade social a apatir da perspectiva da missão integral. É importante ter em mente que há um custo, mas também muitos ganhos para a nossa vida.
3.      Que fatores positivos podemos destacar de uma igreja que vive Missão integral?

BIBLIOGRAFIA:
1.      PADILHA, René
O Que é Missão Integral, Ultimato 2009
2.      QUEIROZ, Carlos Pinheiro – Cristo e a Transformação Social do Brasil.
Missão Editora,  1ª edição, Belo Horizonte, 1991.
3.      STOTT, John (relator) Evangelização e Responsabilidade Social da Igreja, ABU, Editora e Visão Mundial, 2ª edição, 1985.

Pr. Lindon Carlos Vieira
Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: