Assembleia Plenária da Conferência episcopal aprova carta pastoral sobre tema

A CEP (Conferência Episcopal Portuguesa) aprovou hoje uma carta pastoral em que a missão da Escola é apresentada como uma visão da vida, um projeto educativo orientado por valores, ultrapassando a simples transmissão de conhecimentos técnicos.

Esse é o teor da carta pastoral «A Escola em Portugal – Educação integral da Pessoa Humana», fruto da 170ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, reunida em Fátima de segunda-feira a hoje.

Em comunicado final da reunião, o organismo episcopal explica que a carta destaca que sucessivas reformas educativas promovidas pelas instituições do Estado não têm valorizado a diversidade de escolas e seus contextos, além de não respeitar o princípio de subsidiariedade e a autonomia das escolas.

«É chamada a atenção para a necessária liberdade de aprender e ensinar, constitucionalmente consignada, tanto em relação às escolas estatais como às escolas privadas e cooperativas.»

«Ao Estado compete promover, regular e financiar todas as instituições escolares que se enquadram legalmente no sistema educativo», afirma a nota.

No encerramento da assembleia da CEP, o vice-presidente do organismo, Dom António Marto, destacou que a missão dos professores «é mais importante que a dos próprios políticos».

«São eles os educadores das crianças e jovens que são o futuro do próprio país», disse, segundo refere Agência Ecclesia.

Dom António Marto pediu «um diálogo sereno e civilizado para que se possam ultrapassar as dificuldades presentes».

A educação é um problema de toda a sociedade civil, «não apenas da escola em si, mas de todos os intervenientes da sociedade». «É uma causa nacional», disse.

A CEP aprovou também uma nota pastoral intitulada «Toda a prioridade às crianças». O texto acentua alguns pontos que na atualidade são mais pertinentes, como a proteção das crianças órfãs, maltratadas ou portadoras de deficiência.

Os bispos portugueses manifestaram o seu agradecimento «particularmente às instituições e pessoas que, com verdadeiro sentido de missão evangélica, são na prática a família de muitas crianças, oferecendo formação, acolhimento e carinho familiar».

«A CEP recomenda vivamente que se organize, em cada paróquia, um grupo de ação social que se interesse particularmente pelas crianças», explica o organismo.

Além do tema da educação e da infância, a assembleia da CEP tratou da celebração nacional do Ano Paulino em Fátima, no dia 25 de janeiro de 2009.

Os bispos convocam «as dioceses, paróquias, movimentos e outros grupos e comunidades cristãs dinamizem o Povo de Deus para participar nesta evocação do bimilenário do nascimento do apóstolo Paulo, a nível nacional».

Fonte: Zenit

Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: