O urubu Bubu virou a sensação da região sul de Sergipe e o orgulho do agricultor Josenal da Silva. O animal de estimação é criado com todas as mordomias, só come comida caseira, gosta de cerveja e de acompanhar a missa dominical.

O pequeno agricultor enche o peito ao afirmar que Bubu toma conta da casa como um verdadeiro cão de guarda. Nem todo mundo pode se aproximar do pequeno sítio onde Silva mora com a família.

"Bubu é o xodó da família. Minha filha mesmo (Bubu é fêmea). Quero ver se encontro outro para poder cruzar e ter filhotes", espera o agricultor, na ânsia de encontrar um namorado para Bubu. O urubu mora em um sítio localizado no povoado Rio Fundo, que fica 23 km da sede do município de Estância, região sul de Sergipe, onde o atípico criador mora com a família.

Para o agricultor, que vive da pecuária e agricultora de subsistência, o animal é um típico leão-de-chácara. "Ninguém pode mexer comigo ou com minha família", atesta o agricultor. Bubu não voa mais. "Ela (urubu) se envolveu em uma briga e um cachorro quebrou uma de suas asas. Mas isso não a afetou. Bubu continua nos defendendo como antes", garante.

Josenal conta que encontrou o bicho ainda pequeno, quando voltava do trabalho, há sete anos. "Ele parecia um ramalho de algodão, todo branquinho. Os pais quando me viram ficaram com medo e começaram a regurgitar, saindo de perto. Como é comum os animais abandonarem os filhotes nessa situação, achei melhor trazer ele para casa", lembra o agricultor.

"Prefiro ele a muita gente"

O engenheiro agrônomo da Emdagro, Cláudio Junior, por exemplo, escapou por pouco do "instinto" defensor de Bubu. "Não é muito normal. O pessoal cria outros bichos, mas urubu, só pela televisão. Já soube de caso de um rapaz que criava, inclusive que o bicho voava junto com ele em sua asa delta. Aqui na região, realmente é o primeiro", fala o engenheiro.

Carismático, Bubu hoje passeia tranqüilamente pela comunidade, chamando a atenção por onde passa. "Prefiro ele a muita gente aí. Pelo menos, não fala mal de ninguém e não pede dinheiro emprestado. Porque tem uns que se dizem amigos, pegam dinheiro emprestado, e não pagam. Não incomoda ninguém. Muito pelo contrário: quando chega, é para divertir", diz o agricultor Evanilson Santos, um dos fãs do bicho.

Alimentação saudável

Segundo o dono da ave, Bubu tem uma alimentação saudável, à base de comida caseira. "Todo mundo conhece Bubu. Até no domingo, onde acompanha a missa em frente à igreja. Fica parado assistindo e só sai quando acaba. Agora, o que ele gosta mesmo e de tomar uma cervejinha quando o pessoal está reunido", diz o agricultor.

Apesar de ser uma situação divertida, o veterinário Fernando de Oliveira considera a situação preocupante, já que o animal pode transmitir doenças. "Tanto ele, como as pessoas que estão convivendo com o animal, correm o sério risco de serem contaminados com zoonoses. Mesmo não comendo carniça, ele pode ser contaminado por outros urubus que estejam por perto", atesta o especialista.

Ele ressalta que a alimentação não influencia nas características fisiológicas do animal.

Fonte: Terra
Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: