julho 2008
25_de_julho_aline_barros.jpgConfirmado! A cantora gospel, Aline Barros, considerada um dos maiores nomes desse gênero musical no momento, deverá levar um grande público ao Patos Tênis Clube na noite do próximo dia nove de agosto.

Aline Barros estava sendo esperada para o evento “Jesus é Bom Demais”, realizado no mês passado (junho), mas por motivos particulares cancelou o show.

A notícia da presença da cantora em Patos deixou os evangélicos sertanejos contentes, pois a mesma (Aline), conseguiu um grande número de admiradores na nossa região.

Um dos pontos, onde os interessados podem adquirir o individual antecipado para assistir o show da cantora é a HiperfarmaBomsucesso, localizada na Rua Bussuet Wanderley, em frente a Delegacia Civil, Centro de Patos.

Na HiperfarmaBomsucesso, além do individual de Aline Barros, os clientes ainda encontram todo atenção e simpatia do proprietário Júnior e de seus funcionários.

Fonte: Teixeira FM

no image

Um exame de DNA esclareceu que a parte de um corpo encontrado no último dia 3 em Maricá (RJ) é do padre Adelir de Carli, desaparecido há dois meses após tentar voar de Paranaguá (PR) a Ponta Grossa alçado por mil balões de festa.

O IML (Instituto Médico Legal) de Macaé, também no Rio, realizou a análise e encaminhou para a Polícia Civil.

No dia 3 deste mês a metade de um corpo (do quadril para baixo) foi localizada a 100 km da costa. O corpo estava com uma calça com um tecido azulado e com vestígio de um material brilhante --que poderia ser alumínio, como usava o padre.

Carli tinha como objetivo bater o recorde de balonismo caseiro. Pretendia ficar 20 horas no ar. O padre insistiu em voar, mesmo com o tempo ruim no dia da decolagem, em 20 de abril. Os ventos e o mau tempo acabaram desviando Carli à costa catarinense. O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas a Carli em 11 de maio.

Despojos

A notícia do encontro do corpo e da possibilidade dele pertencer ao padre abalou religiosos de Paranaguá e de bombeiros de Penha, em Santa Catarina.

Ernesto Lauro Klein, que participava das obras realizadas por de Carli na Pastoral do Caminhoneiro, em Paranaguá, informou na época que os religiosos estão abalados.


Fonte: Folha Online
no image

INDONÉSIA - O Instituto Teólogico Cristão "Arastamr", localizado em Jacarta, capital da Indonésia, foi alvo de violentos confrontos realizados na semana passada entre cristãos e muçulmanos. As instalações foram danificadas e as autoridades ameaçam fechá-lo.

O instituto, que pertencente a protestantes, foi fundado em 1987 pelo pastor Mathew Mangentang e possui 29 sedes espalhadas por toda a Indonésia. Há uma polêmica quanto à existência ou não de uma licença de funcionamento para operar que está sendo investigada pela polícia.

Apenas em Jacarta o instituto abriga milhares de estudantes, sendo que 265 deles ficaram gravemente feridos nos confrontos dos últimos dias, após serem atingidos por coquetéis molotov.

Por causa dos conflitos, cerca de 1500 alunos estão agora hospedados no quartel da polícia e na sede de um partido político de inspiração cristã. A situação ainda é muito crítica e não está descartada a possibilidade de ocorrerem outros episódios de violências.

Boato

As tensões entre cristãos e muçulmanos aumentaram no último dia 26, depois do boato de que um estudante do instituto teria roubado uma bicicleta de um muçulmano que vive num bairro adjacente ao instituto. Tal acusação foi desmentida por Senny Manafe, diretor da instituição.

Suspeita-se de que o presidente do Fórum dos Irmãos Muçulmanos do povoado de Pulo Kampung, Risman Hadi, seja a pessoa que estaria fomentando ainda mais as violências e acusações contra o Instituto Teológico. Ele se opôs no passado à fundação e às atividades realizadas pela instituição.

Pedidos de Oração:

- Ore pela situação em Jacarta. Peça pela paz entre cristãos e muçulmanos.

- Ore pela plena recuperação dos feridos e para que eles perdoem os seus agressores.

- Ore para que todas as tentativas de fechar o instituto sejam frustradas.


Fonte: Portas Abertas

Marcos Pereira da Silva, da Assembléia de Deus, foi ao presídio Muniz Sodré gravar um programa de televisão.

Depois de quatro anos proibido de entrar em presídios no Rio por suspeita de ligação com o Comando Vermelho, facção criminosa que domina importantes favelas na cidade, o pastor Marcos Pereira da Silva, da igreja evangélica Assembléia de Deus dos Últimos Dias, entrou nesta terça-feira, 29, no Presídio Muniz Sodré, no Complexo de Bangu (zona oeste). Ele foi gravar uma participação no programa Conexões Urbanas, da ONG Afro Reggae, que estréia em outubro no Multishow. Diante de cerca de mil presos, o pastor pregou a Bíblia, gritou dezenas de vezes "Levanta a mão e dá glória a Deus", fez "descarregos" e converteu detentos ali mesmo, diante da câmera de TV.

O pastor, que ganhou fama por ajudar a tirar homens do tráfico e a salvar pessoas prestes a serem executadas ou punidas por traficantes, saiu do presídio exausto e emocionado. "Não entendi por que me proibiram de entrar nas prisões. Durante dez anos percorri as carceragens e ajudei a acabar com várias rebeliões. Só fiz o bem", disse depois de três horas de pregação, ao lado de Márcio da Silva Rosa, subsecretário de Tratamento Penitenciário.

Um dos momentos mais inusitados da celebração foi quando o pastor desceu do palco e começou a caminhar entre os presos. À medida que ele colocava a mão na cabeça dos detentos gritando para que o demônio saísse daquele corpo, os homens caíam como pedras de dominó. Alguns choravam. A catarse coletiva, sob o sol nada ameno do inverno carioca, deixou o subsecretário feliz.

"Eventos como esse garantem mais um mês de tranqüilidade no presídio", avaliou. Dos 1.320 presos, apenas cerca de 300 não estavam na quadra diante do palco para ouvir o pastor. Apesar de não ter ali nenhum ex-chefe de tráfico, só são levados para o Muniz Sodré os presos que declaram pertencer ao Comando Vermelho.

José Júnior, coordenador do AfroReggae, Ong criada na favela de Vigário Geral há 15 anos, negociou a entrada do pastor no Complexo de Bangu com o governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) e o vice-governador Luiz Fernando Pezão. A autorização chegou pelas mãos do secretário de Administração Penitenciaria, Cesar Rubem Monteiro de Carvalho.

"Apesar de o pastor viver um processo contínuo de investigação, ninguém nunca provou nada contra ele", defendeu Júnior.

Os presos pareciam encantados. Jonatan Belino, da favela do Jacarezinho, condenado a dez anos por assalto a mão armada, defendia o pastor. "A maioria aqui assiste de manhã na TV ao programa do pastor todo dia. A fé que ele passa ajuda a gente a agüentar isso aqui", disse, de Bíblia na mão. De fato, a maioria sabia cantar todas as músicas apresentadas pelos cantores de gospel que faziam parte da comitiva evangélica.

O subsecretário Silva Rosa garantiu que representantes de outras religiões também serão bem-vindos aos presídios cariocas. O pastor Marcos já se adiantou e marcou visitas nas outras unidades do complexo, inclusive Bangu 8, onde está preso o ex-banqueiro Salvatore Cacciola. "Não faço distinção nem de facção criminosa nem de diploma. Analfabeto ou doutor para mim é a mesma coisa. Quero dar a purificação e mudar a pessoa, tirar do crime", garantiu. Cacciola que se prepare.

Fonte: Estadão

Na última quinta-feira, dia 24, a cantora Fernanda Brum participou da gravação de dois programas Rit Acústico, da Rit TV.

No primeiro programa, Fernanda gravou um especial de seu novo CD pela MK Music, Cura-me. A adoradora cantou “Cura-me”, “Coração que Sangra”, “Aborto Não”, entre outras. Fernanda também falou sobre o seu novo trabalho fonográfico, que tem o intuito de ser “um bálsamo para os corações que precisam ir para pregar o Evangelho, mas precisam ser curados primeiro”.


A cantora se apresentando


No segundo programa, Fernanda compartilhou o mini palco com o pastor Davi Silva, do ministério Casa de Davi. Fernanda cantou músicas que têm marcado o seu ministério, como “Apenas Um Toque”, “Eu Vou”, “Espírito Santo” e “Jesus, Meu Primeiro Amor”, esta última com a participação especial da cantora Ariane. O pastor Davi, além de contar o seu testemunho de cura de um distúrbio genético conhecido como Síndrome de Down, também cantou algumas canções de seu CD e contou com a participação especial de Fernanda na canção “Nome Sobre Todo Nome”. Durante as gravações o público foi levado a adorar a Deus e a entender a grandiosidade Dele. Em breve, você confere esses dois programas na RIT TV.

Fonte: RIT TV

"Protestantes da Irlanda do Norte que se dizem anti-gays são hipócritas". Com esta frase, o ativista inglês Peter Tatchell, da organização birtânica OutRage!, abordou o tema da bissexualidade do Rei William of Orange, ícone do Protestantismo irlandês.


Para os irlandeses, entretanto, as declarações de Tatchell configuram uma grande insulta aos Protestantes, que têm na figura de William of Orange o salvador do Protestantismo no país.

Apesar da falta de consenso dos historiadores quanto à sexualidade de William of Orange, Tatchell define como hipócritas os políticos homofóbicos irlandeses, que destilam sua homofobia enquanto seu herói tinha amantes do sexo masculino.(Foto - William of Orange, ícone do Protestantismo irlandês)

Segundo um porta-voz do Partido de União Democrática da Irlanda, as declarações de Tatchell são apenas procativas.

Fonte: Adiberj/Mixbrasil

no image
CHINA - O comitê administrativo de reeducação pelo trabalho de Shandong, na cidade de Jining, divulgou no último dia 4 de julho uma decisão por escrito na qual condena Zhang Zhongxin a dois anos de prisão para reeducação. De acordo com a Associação de Ajuda à China (CAA, siga em inglês), Zhang já começou a cumprir a pena e só deve ser libertado no dia 5 de junho de 2010.

A CAA também informa que é possível a revisão da decisão do comitê dentro de 60 dias. O pastor Zhang solicitou ajuda legal e está esperando para contratar os advogados de defesa. A esposa dele, Wang Gui-Yun, coordenará a contratação do advogado de defesa legal para o marido.

No mesmo dia em que foi preso, ele entrou com um pedido de apelação da sentença. No próximo dia 14 de agosto ele terá uma audiência no Centro de Detenção de Jiaxiang para julgar o apelo.

"As autoridades o acusaram de participar de atividades que fazem parte da "extensão da Igreja", como a "escola dominical", cursos de treinamento, reuniões de oração, pregação do evangelho no noroeste do país, no Tibete e em outros lugares para missionários, propagando sermões."

As autoridades também dizem: "Desde 2005, ele estabeleceu o grupo "Missões Arco-íris em Jining e o treinamento bíblico "Timóteo’", treinando os ministros e apresentando certificados de graduação."

Segundo a CAA, os funcionários que tomaram a decisão estarão presentes na audiência de apelação. São eles: Kong Liang, da Agência de Segurança Pública de Jining; Li Zhijian, diretor oficial de região. Por isso pedimos que todos os irmãos orem pelo pastor Zhang.

Fonte: Portas Abertas
no image

EUA - A suposta postura liberal da Igreja Unitária Universal do Vale do Tennessee pode ter sido o motivo que levou Jim D. Adkisson, 58 anos, a atirar neste final de semana contra os fiéis, segundo a Polícia.

O chefe da Polícia de Knoxville, Sterling Owen, informou nesta segunda em coletiva de imprensa que as primeiras provas indicam que Adkisson, acusado de atirar e matar duas pessoas e ferir outras sete, cometeu o atentado devido à postura socioliberal da congregação religiosa.

Segundo Owen, a Polícia encontrou uma carta de quatro folhas no carro de Adkisson, na qual o criminoso relatava sua frustração por estar desempregado e seu "ódio pelo movimento liberal" da igreja.

Adkisson foi acusado de assassinato em primeiro grau e está detido sob fiança de US$ 1 milhão.

Por se tratar de um crime motivado pelo ódio contra um grupo em particular, agentes do FBI (polícia federal americana) participam da investigação.

Segundo Owen, o detido teria agido sozinho e não pertence a nenhum grupo organizado, mas destacou que a investigação continua aberta.

Adkisson entrou ontem na Igreja Unitária Universal do Vale do Tennessee e começou a atirar no momento em que um grupo de crianças e adolescentes fazia a apresentação do musical "Annie, Jr." para cerca de 200 fiéis congregados.

Nenhum jovem ficou ferido, mas sete adultos ficaram feridos e dois morreram.

Greg McKendry, 60 anos, morreu ao entrar na frente de Adkisson para tentar impedir que o agressor continuasse a atirar contra a congregação.

A segunda vítima fatal foi Linda Kraeger, 61 anos, que morreu horas depois no Centro Médico da Universidade do Tennessee.

Cinco pessoas ainda estão internadas em estado grave em um hospital de Knoxville, e outros dois feridos já receberam alta.

Fonte: Terra

no image
A OMEB recebeu reclamações dos seus associados, mais uma vez, sobre as dificuldades enfrentadas por pastores evangélicos de entrar nos hospitais públicos de Patos e cumprir seus deveres vocacionais e profissionais garantidos pela Constituição do País.
Enquanto padres e freiras entram e saem à vontade os pastores enfrentam freqüentemente todo tipo de obstáculo das autoridades responsáveis por estes manicômios. A OMEB decidiu buscar ajuda de instituições evangélicas nacionais sobre este assunto e posteriormente abordar o problema novamente com os diretores das instituições para mais uma vez tentar eliminar preconceitos contra os homens de Deus, pastores, e seus fiéis.
no image

RIO DE JANEIRO - O padre Ademar Pimenta foi acusado de tentar agredir o travesti Fabiano Fontes Figueira, conhecido como Mayara, 29 anos, durante a missa do último domingo na Igreja Matriz de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Figueira teria se irritado com um sermão feito pelo religioso, no qual ele falou contra os gays. Ele então subiu ao altar, quando supostamente foi atacado pelo padre, que teria tentado enforcá-lo e chutá-lo.

Fabiano Figueira registrou queixa na 72ª Delegacia de Polícia (Mutuá) e já fez exame de corpo de delito. A Arquidiocese informou estar apurando o caso, mas garantiu já ter depoimentos de fiéis a favor do pároco.

Fonte:Terra

no image

WASHINGTON — Um homem armado com um fuzil deixou neste domingo um morto e vários feridos, entre eles cinco em estado grave, ao atirar a esmo numa igreja de Knoxville, no Tennessee (sul dos EUA), informaram os canais de televisão locais.

Segundo a WBIR TV, um homem de longos cabelos loiros que parecia ter cerca a de 40 anos abriu fogo em plena missa contra fiéis da igreja Tennessee Valley Unitarian Universalist.

Um grupo de crianças estava cantando para os fíeis quando o homem atirou, mas nenhum deles ficou ferido.

Segundo a WBIR TV, dois membros da igreja dominaram o atirador e o seguraram até a chegada da polícia.

De acordo com outro canal local, o WVLT TV, o homem atirou 13 vezes antes de ser dominado. O tiroteio teria começado às 10H15 locais (11H15 de Brasília).

O atirador não seria membro da igreja, e ainda não se sabe o que motivou sua ação.

Fonte: AFP

no image

EUA - O ataque de um homem armado contra freqüentadores de uma igreja da localidade de Knoxville, no estado americano do Tennessee, deixou uma pessoa morta e pelo menos seis feridos neste domingo. Todos foram hospitalizados.

Segundo a rede de TV CNN, o homem invadiu a igreja efetuando disparos contra fiéis, que assistiam a uma apresentação musical de crianças durante celebração da Igreja Unitária Universalista.

Após o susto inicial, os freqüentadores conseguiram dominar o suspeito e entregá-lo à polícia.

Fonte:Zero Hora

no image

MATO GROSSO - Um homem reincidente, que já ficou cinco anos preso na PHAC (Penitenciária de Segurança Máxima Harry Amorin Costa) por furto, foi detido na manhã deste sábado acusado pelo mesmo crime.

Segundo a Polícia Civil, Eder Jesus Chaves, de 25 anos, residente na Rua Projetada A, no Conjunto Estrela Hory, foi flagrado com vários objetos furtados da Igreja Metodista Renovada, localizada na Avenida Weimar Torres, no Jardim Coimasa.

Ele recebeu voz de prisão do Coronel Erudilho Nabuco, que já comandou o 3º Batalhão da Polícia Militar em Dourados e hoje está na reserva, aposentado.

Com Eder, a PM apreendeu vários materiais de construção, bomba d´água, cinco torneiras, alicate, seis miolos de fechaduras, disjuntor, um espelho e outros. Ele foi para a delegacia e autuado em flagrante acusado de furto.


Fonte:Dourados Agora

no image

Casal tinha dado de presente ao filho domínio de Internet que pertence aos herdeiros de Narnia.

Um casal escocês que comprou um domínio na Internet como presente para o filho perdeu o direito à utilização num processo movido pelo espólio do escritor C.S.Lewis, autor de "As Crônicas de Nárnia".

Richard e Gillian Saville-Smith pagaram 70 libras (cerca de 219 reais) pelo domínio www.narnia.mobi em setembro de 2006 para que seu filho usasse como endereço de e-mail. A compra foi contestada pelo espólio do escritor junto à World Intellectual Property Organisation.

Em sua defesa, o casal alegou ter feito a compra após o prazo de três meses dado às empresas para que expressassem seu interesse nos domínios .mobi em 2006. Além do domínio de Nárnia para seu filho, que é fã dos livros, o casal comprou vários nomes, incluindo The Queen.mobi e USPresident.mobi apenas para "se divertir".

Richard Saville-Smith também declarou jamais ter usado o domínio para obter lucro, mas a decisão favoreceu os responsáveis pelo espólio do autor, que detém os direitos de utilização dos nomes criados por Lewis.


Fonte: Omelete
no image

PEQUIM - A Vila Olímpica, que será inaugurada no próximo domingo, contará com cinco áreas para as religiões com maior número de praticantes no mundo: cristianismo, budismo, islamismo, judaísmo e hinduismo, informou nesta sexta-feira a porta-voz da residência oficial dos atletas em Pequim, Deng Yaping.

Cada área será dedicada à celebração de rituais das religiões, ainda que o setor destinado ao hinduísmo, batizado de "Sala Tranquila", poderá também ser usado por outras religiões minoritárias. Na Vila, haverá textos sagrados, de Bíblias a livros do Corão. Mesmo assim, as igrejas da região vão celebrar missas em inglês, francês, alemão, espanhol e latim, com a participação de padres estrangeiros.

Os organizadores dos Jogos também pensaram na alimentação dos atletas, que vão ter à disposição comida oriental e ocidental, 24 horas por dia, preparada por 2.400 cozinheiros.

Fonte:Globo Online

O recém-contratado trio de black music “Pérolas”, formado pelas paulistanas Simone Brown, Lenny Scott e Isabella Rocha, acaba de lançar o álbum “Este é o Momento”, primeiro trabalho pela gravadora Line Records.


Ex-integrante do grupo Raiz Coral, Simone já participou de gravações e shows ao vivo fazendo backing vocal para trabalhos de Soraya Moraes, Netinho de Paula, Jamily, Toque no Altar, Trazendo a Arca, entre outros. Na televisão, fez vocal no programa do Raul Gil, na Rede Record, e integrou a banda do Domingo Legal.

A paulistana Lenny Scott também fez parte do grupo Raiz Coral. Em 2003, foi uma das finalistas do programa de calouros do Raul Gil e, em 2005, retornou à Rede Record, gravando dez programas. Como backing vocal, Lenny participou de trabalhos de Netinho de Paula, Jeito Moleque, Aline Barros, Robson Nascimento, Priscila Angel, Toque no Altar, Moisés, entre outros.

Cantora desde os dez anos de idade, Isabella Rocha iniciou a carreira musical como integrante dos grupos Raiz Coral e Coral Excelso. Desde então recebeu convites para outros trabalhos como solista e backing vocal ao lado de Priscila Angel, Robson Nascimento, Marquinhos Gomes, Aline Barros, Kirk Franklin e Rap Sensation.

Ao integrarem o casting da Line Records, as paulistanas de belas vozes acreditam que estão tendo a oportunidade de retribuir o dom confiado por Deus.

“Como o nome do CD já diz, “Este é o Momento” de semearmos e retribuirmos ao mundo o dom que nos foi confiado por Deus. Temos a expectativa de que o nosso álbum alcance o coração de todos os ouvintes e que seja para a honra e glória do nosso Senhor Jesus Cristo”, contam.

O primeiro trabalho pela gravadora está sendo produzido por Silverinha, que também presenteia as “Pérolas” com lindas composições, como “Não Me Canso”, que fala sobre a importância de acreditar no poder que há no nome de Jesus, e a romântica “Nada Vai Nos Separar”. Outro destaque é a música “Promessa”, de autoria de Simone Brown, que leva os ouvintes a reconhecerem a necessidade de perseverar em busca das promessas de Deus.

Dentre as doze faixas que integram o álbum, “Onde Quer Que Você Vá” é outra forte concorrente a se tornar hit nas rádios de todo o país. A canção retrata a fidelidade e misericórdia de Deus quando diz “Se passares pelo vale da sombra da morte, não temerás pois Ele está contigo onde quer que você vá”.


Fonte: O Verbo
no image

AUSTRÁLIA - Uma igreja na Nova Zelândia criou uma maneira eficaz de atrair mais fiéis: oferecer aos novos adeptos um cupom para abastecer gratuitamente com gasolina, sabendo que os neozelandeses, como muitas populações ao redor do mundo atualmente, estão "rezando" para que o preço do petróleo diminua.

A Destiny Church em Nelson, na ilha do sul, oferece um cupom de 50 dólares neozelandeses que é sorteado entre as pessoas que comparecem pela primeira vez às funções religiosas.

O concurso existe a seis semanas, com ótimos resultados, segundo o pastor Martin Daly. "A igreja sempre forneceu combustível para a alma, e agora fornece para os automóveis dos fiéis", disse. "Entre as pessoas que receberam o cupom estão uma mãe solteira, um trabalhador imigrante de Vanuatu [país da Melanésia] e um homem que saiu há pouco tempo da prisão."

Fonte: ANSA

no image
CHINA - Um líder de uma igreja doméstica não-registrada na China foi retirado à força de sua casa, juntamente com sua esposa. De acordo com a Associação de Ajuda à China (CAA, sigla em inglês), o casal tem sido perseguido pelas autoridades chinesas desde o dia 6 de julho. A única explicação dada pelas autoridades a respeito do tratamento dado é a de que “ao se encontrar com americanos, o pastor destruiu a harmonia dos Jogos Olímpicos de Pequim”.

Conforme informou a CAA no dia 18 de julho, Bike Zhang, presidente da Federação de Igrejas Domésticas, e sua esposa, Xie Fenglan, foram forçados, pelos oficiais da Agência de Segurança Pública, a deixarem sua casa no distrito de Chaoyang, em Pequim. Ao descobrir que o casal havia encontrado abrigo na casa de um amigo, as autoridades os forçaram a deixar o lugar.

O dono de um hotel em outro distrito no qual o casal conseguiu se abrigar foi forçado a despejar o pastor e a esposa no dia 14 de julho. Os sficiais da Agência de Segurança da cidade ameaçaram prender o dono do hotel caso ele não despejasse o casal.

Desalojamento forçado

O pastor Zhang e sua esposa foram parados por policiais quando tentavam ir para outra cidade procurar um lugar para ficar. A CAA informou que eles foram levados para interrogatório no MInistério do Governo da cidade.

O casal foi interrogado durante toda noite pelos policiais, sem comer, beber ou descansar. Às 6:00 horas, Xie Fenglan teve um colapso, porém só foi levada ao hospital depois das 11:00 da manhã.

Após ela se restabelecer o suficiente para poder viajar, o casal foi liberado e seguiu para um hotel, onde novamente foram intimados e forçados a deixar a cidade.

O pastor Zhang conseguiu alojar-se num hotel após levar sua esposa até a casa da irmã, em outra província, depois que a polícia impediu várias tentativas do casal na busca de um abrigo.

No dia 16 de julho, enquanto saiu para comprar remédios para sua esposa, Zhang foi seguido por policiais e Xia foi forçada a deixar a casa de sua irmã.

Vivendo nas ruas

A última notícia recebida sobre o paradeiro do casal foi a de que Zhang e sua esposa estavam vivendo nas ruas, impossibilitados de encontrar abrigo. Quando perguntaram por que o casal estava sendo tratado dessa maneira, a CAA obteve como resposta que “Bike Zhang se encontrou com americanos e destruiu a harmonia dos Jogos Olímpicos de Pequim”.

“O tratamento rude dado a um líder tão respeitado e amado da igreja doméstica da China, é chocante e também uma clara violação dos direitos humanos básicos e dos domínios da lei”, disse o presidente da CAA, Bob Fu, em uma declaração.

“O governo chinês não tem mostrado remorso ou discrição ao transgredir as Nações Unidas e os tratados internacionais que garantem aos cidadãos liberdades humanas básicas, assim como abrigo e proteção”, disse ele.

“As ações contra o pastor Bike Zhang e sua esposa são injustas e ilegais”, continua a declaração. “Esse tipo de comportamento... é reflexo de uma ditadura sem nenhuma consideração ao bem-estar dos cidadãos e não de um líder mundial merecedor da honra ser o país sede dos Jogos Olímpicos”.

O caso Shi Weihan

Shi Weihan, outro chinês protestante, foi mantido sob custódia pela Agência Municipal de Segurança Pública de Pequim. A alegação é a de que ele é um “perigoso elemento religioso”. Shi Weihan é casado e tem duas filhas pequenas, sendo uma delas cidadã americana.

Ele, um editor cristão, foi preso pela primeira vez em novembro de 2007 por “prática de negócios ilegais”, mas foi libertado em janeiro de 2008 depois de as autoridades determinarem que não havia provas suficientes para sustentar a acusação.

No dia 19 de março, ele foi preso novamente, dessa vez por supostamente ter imprimido Bíblias e literatura cristã não autorizada.

“Apesar de ter prendido o Sr. Shi por um tempo maior do que o legalmente permitido, não ter apresentado acusações formais ou uma declaração judicial, a Agência de Segurança Pública ainda se recusa a autorizar a visita da família ou de advogados”, disse o porta-voz da CAA.

“Exigindo uma investigação avançada naquilo que eles chamam de “caso complexo”, o governo obteve sucesso em aprisionar o dono de uma livraria cristã, registrada legalmente, em uma localização não divulgada, e sem dar qualquer garantia de que ele está recebendo seu remédio de diabetes.”

A CAA “encoraja a comunidade internacional e todos aqueles que estejam preocupados a divulgar sua objeção a esses atos ao governo chinês”, disse Bob Fu.

Fonte: Portas Abertas
no image

A onda de violência nas escolas quenianas não tem trégua: além das escolas públicas, também diversos institutos particulares estão em revolta, dentre eles também as escolas católicas. A polícia afirmou ter detido cerca de 70 estudantes.

Em todo o Quênia, são mais de 300 as escolas secundárias que participam da revolta. Em diversos casos, estudantes saquearam e queimaram as estruturas escolares e também o dormitório do seminário menor "Regina dos Apóstolos" da arquidiocese de Nairóbi. O arcebispo de Nairóbi, Cardeal John Njue, deu uma coletiva de imprensa anteontem para explicar a posição da Igreja diante da situação.

Em mensagem assinada pelo presidente da Comissão para a Educação da Conferência Episcopal do Quênia, dom Maurice Anthony Crowley, os bispos exprimem sua "grande preocupação pela onda de violência e de desordens nas escolas secundárias", que, segundo eles, se tornou um problema nacional.

"A amplitude das violências e da destruição de bens é um sinal evidente da degradação social dos valores e do senso de responsabilidade", afirmam. Para os bispos, existem diversas causas que estão provocando a fúria dos estudantes. Dentre elas, o trauma vivido no país durante os recentes confrontos étnicos e a falta de responsabilidade política, pois os estudantes "estão imitando aquilo que os adultos fizeram em janeiro e fevereiro deste ano, durante os confrontos pós-eleitorais".


Fonte: ALC
Ainda entre as causas, os prelados apontam a ausência de um espírito de tolerância e de perdão; a falta de um guia e de controle dos pais; o descontentamento dos jovens por não sentirem-se parte da sociedade; a falta de tempo e de lugares de socialização; a rigidez do sistema escolar, orientado apenas para o êxito nas provas; o medo em relação ao futuro e ao desemprego; e a proliferação das drogas.

Na mensagem, são fornecidas algumas indicações para sair desta situação, lembrando antes de tudo a responsabilidade de cada um, dos pais, dos professores, dos estudantes, dos políticos e dos meios de comunicação.

Os bispos pedem um ano de suspensão para os estudantes responsáveis pelas violências; que os celulares sejam banidos das escolas, medida que já foi adotada pelo governo; além de convidarem os meios de comunicação a não enfatizar as notícias sobre os confrontos, para não alimentar processos de imitação. Sobre as vozes a favor da reintrodução de punições físicas, os bispos se declaram contrários a esta solução.

Fonte: Adiberj

‘Tenda do Encontro’ na Celebração Nacional da ACEV

Que Celebração maravilhosa: a tão esperada Celebração Nacional da ACEV 70 anos neste sábado passado (19/7) foi simplesmente fantástica. Este é o veredicto de todos que estavam no evento no Fórum de Patos que ficou super lotado com no mínimo 700 pessoas presentes. O mais importante foi que realizamos um culto em ação de graças com verdadeiro louvor, uma apresentação histórica com data-show e uma mensagem Bíblica séria, profunda e desafiante. Louvado seja Deus!

Igrejas da ACEV se fazem presentes com força na Celebração: com quase todos os líderes presentes e muitos ônibus de irmãos de toda a Paraíba e de Pernambuco também. Foi uma noite de confraternização e união que foi simplesmente bela.

Representantes do Governo e outras instituições evangélicas: abrilhantaram a Celebração ainda mais. O Prefeito de Patos, Nabor Wanderley, e a sua esposa, Milena, estavam presentes, e o Governador do Estado da Paraíba enviou seu representante, Madiel Conserva. Pr. Salvador e a sua esposa, Vera, representaram a Igreja Presbiteriana do Brasil, enquanto Pr. Pedro e Pra. Sueli representaram a Juvep e Pr. Cesário Jr. e a sua esposa, Jacileide, representaram a MEP. Infelizmente não há espaço para relatar aqui todos os amigos que prestigiaram o evento, mas somos muito agradecidos a todos pela presença e participação. Só lamentamos que um problema de saúde impossibilitou a presença de um dos fundadores da ACEV Patos, Pr. Cesário de Paula Conserva. As nossas orações estão com o irmão.

Pr. Fernando Bochio (Igreja Batista Metropolitana – São Paulo)

louvando a Deus antes de pregar na Celebração. As suas mensagens

foram impactantes e ungidas por Deus.

Pr. John e Miss. Betinha homenageados na Celebração: e foi uma surpresa total para eles. Depois da pregação do Pr. Fernando Bochio de repente um vídeo com depoimentos de diversas pessoas da ACEV e da sociedade foi apresentado e ambos receberam flores e cartões parabenizando o ministério e empenho do Presidente da ACEV e a sua esposa. Foi um toque emocionante no final de uma celebração espetacular.

Momento de homenagem ao casal presidente da ACEV na Celebração

Tearfund (Reino Unido) envia mensagem à ACEV para a Celebração dos 70 anos: Mensagem do Representante Nacional da Tearfund para o Brasil, João Martinez da Cruz: ‘Queridos irmãos, irmãs e amigos da ACEV. Juntamos-nos a vocês na celebração dessa data tão especial em que a ACEV comemora 70 anos de existência. Apesar da distância que nos separa, somos unidos pelos laços de parceria, pela missão de socorrer as pessoas pobres e necessitadas, pelo desejo de ver as nossas igrejas ainda mais envolvidas em questões de pobreza e justiça e pela fé em Jesus Cristo, Senhor das nossas vidas. Pessoalmente, eu gostaria de agradecer pelas muitas oportunidades que tenho tido de aprender e compartilhar com a ACEV durante todos esses anos. O compromisso, testemunho e determinação de vocês servem como exemplo para muitas outras igrejas e organizações. Sinto muito por não estar aí pessoalmente nessa data. Espero que este seja um tempo muito especial e alegre para todos. Um abraço - João Martinez da Cruz Representante Nacional para o Brasil da Tearfund”.

Missão EAB (Inglaterra) mandou mensagem à Celebração da ACEV: Mensagem da representante da Missão EAB – Inglaterra: Caro Pr. John - Eu sei que estou a milhares de quilômetros de distância, mas meus pensamentos e orações estarão com você e Betinha e todas as igrejas da ACEV neste final de semana tão especial dos 70 anos! Eu queria estar aí com vocês para participar nesta celebração tão importante. Que marco histórico é este para ACEV! Oro a Deus que o ministério de vocês possa continuar por muitos anos pela graça de Deus. Pois ainda há muita gente que precisa entender a importância de Cristo e precisa da ajuda de Cristo através da ação social da ACEV. - Que Deus abençoe toda ACEV. - Missionária Marian Rashleigh - Coordenadora do Setor de Captação de Recursos - Missão EAB – Inglaterra”.

Missão JUVEP (João Pessoa) mandou mensagem para a Celebração: “A Missão Juvep vem por deste, parabenizar a ACEV pelos seus 70 anos de abençoado ministério. Somos testemunhas do modo piedoso, justo e irrepreensível com que os amados têm exercido o seu ministério, promovendo o Reino de Deus entre os homens e edificando a Igreja quanto a sua missão na terra, principalmente na região nordestina. Hoje celebramos seu êxito com alegria, dizendo: ‘Obrigado, Senhor’! - Seus conservos - Todos que fazem parte da Missão Juvep”.

A diretoria da ACEV presente na Celebração 70 anos

Publicações da Celebração da ACEV 70 anos: no final do evento todos os presentes receberam um livreto – “ACEV 70 anos: um breve histórico” escrito pelo Pr. John Medcraft. As 16 páginas contêm um resumo das lutas e bênçãos destas 7 décadas da ACEV, com 28 fotos. Qualquer pessoa desejando receber uma cópia deste livreto histórico e/ou a apresentação em PowerPoint dos 70 anos da ACEV deve nos enviar seu endereço, favor, com seu pedido.

Fotos da Celebração: foram tiradas 225 fotos pelo fotógrafo Alarcon Messias Leitão que estarão no site da ACEV ainda nesta semana. www.acaoevangelica.com.br

no image

O candidato à prefeitura do Rio de Janeiro pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), Marcelo Crivella, fez elogios à Igreja Universal. Segundo o senador, sem ela "a violência no Rio alcançaria níveis da Idade Média".

Porém, Crivella lamentou o fato de ser tachado como "ex-bispo". "Ninguém diz 'o ex-guerrilheiro Gabeira', ou 'o ex-bacharel Eduardo Paes', mas eu sou sempre o 'ex-bispo'", criticou.

Na zona sul da capital carioca, o candidato detém 29% de rejeição nas pesquisas. "Nasci em Botafogo, me criei na Gávea, fui surfista no Leblon, morei na Urca. É minha história. Aquele pessoal da zona sul precisa conhecer melhor o Crivella", disse.

Durante campanha eleitoral nesta terça-feira, 22de junho, Crivella prometeu investimentos em transporte e lazer, além de pedir aos eleitores uma "comunhão acima das preferências religiosas ou sexuais".

Fonte: O Dia Online

no image

SÃO PAULO - A Marcha para Jesus, caminhada de oração feita pela comunidade evangélica de Bauru por ocasião do aniversário de 112 anos da cidade, neste ano vai pedir paz no trânsito, além de bênção para os bauruenses e que eles tenham discernimento para escolher o melhor dos candidatos para futuro prefeito.

A expectativa é reunir entre quatro e cinco mil pessoas na carreata, que será no próximo dia 2 e sairá da Praça Rui Barbosa em direção ao Parque Vitória Régia.

O pastor Édson Valentin, presidente do Conselho dos Pastores Evangélicos de Bauru, explica que, como o foco do evento deste ano é o trânsito, será organizado um bloco de motociclistas que farão o percursso entre as pessoas a pé. “Vamos orar pelo trânsito de Bauru, pela paz no trânsito. Temos tido muitas mortes, principalmente de motociclistas, que são os que mais abusam no trânsito. E vamos aproveitar a Marcha para Jesus para pedir mais consciência por parte dos motoristas”, ressaltou.

A Marcha para Jesus é organizada pelo Conselho dos Pastores de Bauru, mas é aberta à participação de toda a comunidade, independentemente de religião. Realizado já há varios anos, o evento, além de pedir bênção para Bauru e seus moradores, sempre aborda temas de relevância para a cidade. “Todos os dias presenciamos motoristas avançando sinal vermelho, invadindo a preferencial e abusando da velocidade”, ressalta o pastor.

Como este ano haverá eleição para prefeito e vereadores, o Conselho de Pastores aproveitará a Marcha para Jesus para distribuir 5 mil folhetos com dicas para escolher os melhores candidatos. “Vamos dar dicas para os fiéis observarem o que cada candidato fez pela cidade enquanto cidadão. Isso demonstra o interesse dele para a cidade. E também vamos alertar os fiéis para os políticos aventureiros e oportunidades, que aparecem nas igrejas para pedir voto e nunca mais voltam”, enumera.

A Marcha para Jesus será no dia 2, portanto no dia seguinte ao aniversário de Bauru, um sábado. A concentração para a caminhada será às 9h na Praça Rui Barbosa, onde pastores reunidos vão orar pela cidade. Em seguida, os presentes sairão em caminhada, com o acompanhamento de dois carros de som, até o Parque Vitória Régia. No local, haverá apresentação de grupos gospel de várias igrejas de Bauru e uma encenação com tema bíblico. À noite, será realizado um culto pelo aniversário de Bauru na Igreja Plenitude da Paz, localizada no início da rua Araújo Leite.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru

O provável candidato republicano à Casa Branca John McCain enfrenta o desafio de conquistar os votos mais conservadores do partido que, segundo pesquisa Zogby, vão em parte para o candidato libertário à disputa, Bob Barr.

O democrata Barack Obama mantém a liderança desde o início da conquista da nomeação, mas com margens menores, 44% contra 38% das intenções de voto para McCain, 6% para Barr, um ex-republicano, e apenas 2% para o candidato independente Ralph Nader.

"Bob Barr pode realmente prejudicar as chances de John McCain. McCain não pode arcar com o número de conservadores que preferiram Barr", disse John Zogby, diretor do instituto.

O candidato libertário, um partido pequeno que costuma obter menos de 5% dos votos nacionais, recebe o apoio de 7% dos eleitores que se identificam como conservadores ou muito conservadores. Entre os que se identificam como libertários, ele conquista 43% e 11% dos independentes - um grupo crucial nas eleições destes ano.(Foto - Ex-republicano Bob Barr é o candidato do Partido Libertário à Presidência dos EUA)

Embora conquiste a maioria dos votos conservadores, 74%, os votos "perdidos" para Barr simbolizam uma das maiores preocupações da campanha de McCain. Visto como liberal por sua postura em assuntos como células-tronco e imigração, o senador por Arizona enfrenta grandes dificuldades em conseguir o apoio dos colegas da ala mais conservadora - a mesma que apoiou o atual presidente George w. Bush em massa.

Esta ala do Partido Republicano está se preparando para disputar com os McCain para impedir que suas idéias mais liberais sejam incluídas na declaração de princípios republicana.

Embora McCain não tenha assinalado se planeja efetivamente mudar a plataforma republicana, muitos conservadores dizem temer as revisões da declaração que podem surgir no texto atual, que reflete as políticas e os princípios do atual presidente.

Mesmo diante da disputa interna, McCain conquista 75% do voto republicano.


Democrata Barack Obama continua na liderança da disputa presidencial com seis pontos a mais que o republicano John McCai


Já Obama tem um apoio ainda maior dentro do próprio partido, 83% dos democratas disseram votar no senador por Illinois. Entre os independentes, sua margem nas intenções de voto também é maior, 39% contra 31% de McCain.

"Mesmo que haja muita conversa sobre a recente ênfase de Obama nas posições centristas, ele consegue escapar com isso nestes dias de cão da campanha", disse Zogby, sobre o verão norte-americano quando os eleitores entram de férias e diminui a atenção na disputa presidencial.

"McCain terá que se mover ao centro porque agora Obama está ganhando entre os independentes. Mas tem um outro ponto para McCain: Bob Barr tem uma parte dos votos conservadores e está prejudicando-o em vários Estados", avalia zogby.

Votos eleitorais

Na disputa pelos votos eleitorais em 4 de novembro, o instituto também coloca Obama a frente, com 273 contra 160 de McCain e outros 105 indecisos. Como são necessários 270 votos eleitorais para ganhar as eleições dos EUA, este cenário aponta Obama como vencedor por uma pequena margem, mas mostra também que há muito em jogo nestes quatro meses finais de campanha presidencial.

Segundo a sondagem, nem Obama nem McCain conquistam a maioria absoluta de visão favorável entre os eleitores. O senador democrata é visto de maneira positiva por 49,7% dos entrevistados, enquanto o veterano McCain tem uma porcentagem de aprovação pouco menor, 43,2%.

"Obama está no banco do motorista agora, especialmente onde realmente conta - nos votos eleitorais", diz Zogby.

A pesquisa online consultou 46.274 eleitores, entre os dias 11 e 30 de junho e tem margem de erro de 0,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Folha Online
no image
O site de relacionamentos Orkut ganhou recentemente uma versão direcionada especialmente para o público cristão. Denominado Orkut God, o endereço eletrônico criado pelo grupo mantenedor do Portal Deus Eterno é o responsável pela novidade, que somente na primeira semana no ar contou com cerca de 500 pessoas cadastradas.


De acordo com os responsáveis pelo desenvolvimento do site, o Orkut God é o resultado de uma fusão com o Rede Brothers, endereço eletrônico criado por membros da Assembléia de Deus que já existia há algum tempo, com a proposta de englobar membros de todas as religiões cristãs, assim como acontece com o Portal Deus Eterno.

O Orkut God se torna, assim, um braço do portal, que já conta com uma diversidade de recursos que vão desde sala de bate-papo, rádio on line até galerias de fotos e notícias. O novo site de relacionamento tem algumas diferenças em relação ao Orkut tradicional, sendo a principal delas o controle do conteúdo.

Colaboradores contam que todas as informações que circulam no Orkut God constam em um banco de dados fiscalizado pelos mantenedores do site. Imagens pornográficas e mensagens com palavrões, por exemplo, são eliminadas e os usuários que desobedecerem as regras são automaticamente excluídos.

Não é preciso ser convidado para criar um perfil no Orkut God, basta acessar o site www.or-kutgod.com.br e se cadastrar. Além dos recursos do Orkut tradicional, como lista de amigos, galeria de fotos, mural de recados e comunidades, há ainda espaço para testemunhos e links diretos para ferramentas do Portal Deus Eterno, tais como a rádio on line.

O Orkut foi iniciado como um projeto pessoal de Orkut Büyükkökten, desenvolvedor natural da Turquia trabalhando para o Google. À época, o conceito de redes sociais estava apenas engatinhando e não existiam servicos robustos disponíveis para atender uma eventual demanda.

A idéia deu certo e outros sites ou seguiram os caminhos do Orkut ou estavam sendo desenvolvidos em paralelo com os mesmos conceitos. Hoje o mercado já está praticamente saturado de sites para redes sociais e existe até uma busca de novas alternativas (leia-se “oportunidades para ganhar dinheiro”). Mesmo assim o Orkut é, de longe, o mais popular no Brasil.

Por que o Orkut deu tão certo no Brasil? Por que ele praticamente afundou em todos os outros países do mundo mas sobreviveu e continua crescendo no Brasil?

A resposta pode estar na combinacão de aspectos culturais brasileiros com os recursos específicos que o Orkut possui. Duas funcionalidades bem distintas do Orkut em relacão aos demais sites assemelhados são o Scrapbook e o medidor de confianca/legal/sexy. Por outro lado, muito critica-se o Orkut por não oferecer um servico de blog para os seus usuaríos assim como a grande maioria dos outros sites o fazem.

Embora essas sejam caracterísiticas técnicas bem precisas, é interessante perceber como elas se encaixam nas nossas características culturais brasileiras.

Através do Scrapbook, por exemplo, é possível deixar e receber mensagens para e dos seus amigos e elas ficam totalmente públicas para que qualquer pessoa possa ler. Este conceito nunca seria atrativo numa cultura reservada e privada. Na nossa cultura entretanto, é totalmente normal que todos falem alto, para todo mundo ouvir e que bisbilhotem a vida um dos outros para fins, no mínimo, “esportivos”. Fato é que os scraps públicos acabam se encaixando perfeitamente nos desejos e anseios do brasileiro: bisbilhotar e ser bisbilhotado. Afinal, adoramos uma fofoquinha sempre atualizada.

Os medidores de confianca e sexy-appeal dos usuários é, juntamente com o contador de quantidade de amigos e com o número de fãs, uma marca de popularidade. Ser popular na nossa cultura é muito importante. Ter pessoas que te admirem e que achem você um galã de cinema altamente confiável também é fundamental. E mais: quanto mais gatinha e mais amigos/fãs você tiver, melhor. É um prazer para muitos usuários erguer perfis lotados para que todos vejam. Algo como um troféu da popularidade absoluta: “eu alcancei 1000 amigos e LOTEI meu Orkut”. Afinal, adoramos chamar de amigo qualquer pessoa que conhecemos casualmente.

Outros fenômenos também são muito interessantes. Não ser fã de alguém que te considera como ídolo é um absurdo crime social. É praticamente inaceitável na nossa cultura não ser retribuído em algo tão importante como “ser fã” de alguém. Muito menos ouse visitar a página de alguém deixando o monitoramento de acessos liberado (para que a pessoa saiba que você a visitou) sem deixar um scrap sequer. Para muitos na nossa cultura, isso é um crime punível com a perda da amizade (entenda-se eliminacão do Orkut). Afinal, temos a cultura do “se eu te ajudo, você me ajuda”.

O recurso do álbum de fotos é também de assustar. Pela limitacão do Orkut é preciso, em apenas 12 poses, representar quem você é graficamente. Minha vó que ficava mostrando slides e mais slides de algum passado remoto para os netos discordaria enormemente: é um trabalho impossível para pessoas normais. Mas os orkuteiros brasileiros conseguem. Com maestria diga-se de passagem. Acabam tendo pouco que mostrar também. Poses sensuais são as preferidas, seguidas por fotos de baladas ou da última viagem para algum lugar bonito. Na nossa cultura somos superficiais - gostamos mais da casca do que da gema. Beleza e festas impessoais são fundamentais: sinais de uma supercialidade promissora. Afinal, adoramos assistir novela porque elas são bem simplezinhas - ou superficiais.

Já a ausência de um sistema de blog no Orkut também é curiosa. Nós brasileiros escrevemos e lemos pouco. Quando o fazemos ou entendemos pouco do que lemos ou simplesmente escrevemos mal e errado. Um sistema de blog requer que pessoas escrevam, leiam e se entendam. Diferente do scrap (onde a entrada vem até você) no blog é preciso correr atrás da entrada (você, como proprietário do blog, precisa realizar qualquer entrada de informacões). Afinal, não gostamos de aprender muito - cansa.

Ajuntando essas cinco características culturais brasileiras fazemos do Orkut o sucesso local que ele é. Temos um espaco para fofocarmos, classificarmos todos de amigos, estimularmos favores vazios, sermos superciais e mantermos nosso status quo. Ferramenta cultural fantástica - nem o Sr. Büyükkökten sonhava em alcancar isso!

acesse agora mesmo e faça parte www.redebrothers.com

Fonte: Adiberj
no image

MINAS GERAIS - A Justiça eleitoral de Belo Horizonte (MG) multou o candidato a vereador no município Jair Do Gregório (PDT), que se intitula "O caipira de Cristo", pela distribuição de um livreto a membros da Igreja Assembléia de Deus, desde fevereiro de 2008.

A denúncia foi feita de forma anônima ao serviço on-line do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas Gerais. O então pré-candidato é acusado de propaganda eleitoral extemporânea por distribuir livretos com fotos ao lado de personalidades e biografia denominada "perfil político" antes do prazo permitido pela legislação, dia 6 de julho.

Após analisar o material intitulado "De escravo a filho de rei", o juiz Octavio Augusto De Nigris Boccalini aplicou multa de R$ 21.282, da qual cabe recurso. Segundo ele, "mera vista d'olhos no livreto mostra a biografia do candidato acrescida de fotografias suas ladeadas de membros da igreja, da família e de pessoas públicas de relevo (atriz, cantores populares, político); ao fim da edição, nota-se, em destaque, um perfil político e logo adiante, outro tanto de apelo visual em prol de sua própria pessoa".

"O livreto, ao tempo em que proclama a vida religiosa do representado (candidato) como um testemunho de vida, ao defender a igualdade social em nosso país -uma vida mais justa para todos os brasileiros- narra a trajetória de um menino pobre, cantor sertanejo, empresário, crente em Jesus, e enfatiza com veemência seu nome e cognome: Jair Di Gregório- O caipira de Cristo, tendente à influência, ainda que subliminar, no subconsciente das pessoas em geral, e dos eleitores, em especial", disse o juiz.

Fonte: UOL

no image

Marcado para o dia 14 de agosto, o júri popular de Oscar Gonçalves do Rosário, único acusado pela morte de Gabrielli Cristina Eichholz, de um ano e seis meses, está sendo tratado como o julgamento do ano em Joinville. O crime, ocorrido no dia 3 de março do ano passado teve grande repercussão nacional.

Gabrielli foi encontrada desacordada no tanque batismal da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Bairro Jardim Iririú, e morreu logo depois de ser socorrida.

Oscar foi preso nove dias depois, na casa da família, em Canoinhas. No processo, ele é acusado de violentar e matar a menina.

* A tragédia provocou comoção por dois motivos: primeiro pela morte trágica da menina. Depois, pela dúvida se ela realmente foi assassinada ou se foi acidente.

Para o Ministério Público, não há dúvidas: a menina foi violentada e assassinada.

A defesa alega que foi acidente. Por causa da polêmica e curiosidade, a Justiça decidiu limitar o número de pessoas na sala do júri, além de tomar outras providências. Serão 230 vagas: 20 delas para universitários, outras 20 para familiares da vítima e do réu, além de autoridades. A entrada da imprensa também será limitada.

A sessão está prevista para começar às 9h. Operadores do direito avaliam que o júri poderá durar até 30 horas. Isso porque serão ouvidas quatro testemunhas de acusação e cinco de defesa.

A pena prevista para o crime de atentado violento ao pudor é de seis anos. Como a vítima tem menos de 14 anos, aumenta em três anos. O homicídio prevê 12 anos e aumenta em um terço por ser criança.

Detalhes do caso

A menina Gabrielli Cristina Eichholz, de 1 ano e 7 meses, morreu horas depois de ser encontrada agonizando dentro da pia batismal de um templo da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Joinville, Santa Catarina, durante um culto de sábado. Ela foi levada para o hospital regional, onde morreu. O laudo do Instituto Médico Legal constatou estrangulamento, um corte na cabeça e violência sexual.

* O enterro, no Cemitério São Sebastião, foi acompanhado com tristeza e revolta por parentes e vizinhos. Gabrielli foi levada ao templo às 9h de sábado pela prima da mãe, que mora com a família da menina perto da Igreja Adventista. Enquanto os adultos acompanhavam o culto, a menina teria ficado aos cuidados de uma recreadora, com outras crianças, numa sala nos fundos do templo.

* De acordo com Andréa Pereira, mãe de Gabrielli, a prima disse que de dez em dez minutos ia até a sala para ver se a menina estava bem. No final do culto, a prima e o namorado foram buscar a menina e a recreadora disse que o pai tinha acabado de levá-la. Um dos pastores comunicou o desaparecimento e, minutos depois, ela foi encontrada dentro da pia batismal, uma espécie de tanque usado para o batismo dos membros da igreja.

Fonte: O Barriga Verde

no image

O ex-cantor do grupo Polegar Rafael Ilha, que atualmente é dono de uma clínica de reabilitação para usuários de drogas, foi solto na sexta-feira, às 18h30. A informação foi divulgada hoje pela Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo. Ele e dois funcionários da clínica foram presos no dia 1º de julho e autuados por tentativa de seqüestro e formação de quadrilha. O ex-Polegar estava preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

Segundo a polícia, Rafael tentou levar uma paciente à força para a clínica. Ele afirmou, em depoimento, que fez a abordagem à moça atendendo a um pedido do ex-marido da paciente, que havia solicitado a internação dela para um tratamento de desintoxicação. Conforme o registro policial, a mulher foi abordada e obrigada a entrar em um veículo por Rafael e dois funcionários da clínica.

O ex-Polegar ainda responderá por usurpação de função pública, por ter se passado por policial ao fazer a abordagem à vítima. Ele estaria com uma camiseta com o símbolo do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc).

Do Portal Terra
no image
Bispos anglicanos de todo o mundo acompanharam neste domingo, na Catedral de Canterbury (Inglaterra), a cerimônia religiosa que abriu a Conferência Episcopal de Lambeth, que deverá ser marcada pela polêmica sobre a ordenação de religiosos homossexuais.

O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, decidiu não convidar para o encontro, que acontece a cada dez anos, o primeiro bispo anglicano abertamente homossexual, Gene Robinson, cuja ordenação nos Estados Unidos em 2003 causou graves divisões na Igreja Anglicana.

Williams agiu assim para preservar a unidade de sua Igreja, que também está se dividindo entre os que são a favor e contra a ordenação de mulheres, autorizada, após um longo debate, no Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra, realizado no último dia 7.

Mesmo com sua participação vetada na conferência de Lambeth, Robinson viajou até Kent para, segundo ele, fazer ouvir sua voz, o que pode ofuscar as deliberações do encontro religioso.

A decisão de Williams de impedir a participação do bispo gay também não conseguiu evitar o boicote de até 25% dos bispos convidados - integrantes do setor tradicionalista -, contrários à presença dos bispos americanos responsáveis pela ordenação de Robinson.

Entre os bispos que boicotaram a conferência estão líderes anglicanos de Nigéria, Ruanda, Uganda e Austrália, assim como os de alguns países latino-americanos.

A cerimônia religiosa de duas horas de duração e celebrada por Williams, que abriu oficialmente a importante reunião episcopal anglicana, começou com uma procissão dos 650 bispos presentes, que demoraram quase meia hora para entrarem no templo.

No sermão, o reverendo Duleep de Chikera, bispo de Colombo, fez referência às dificuldades que a Igreja da Inglaterra atravessa.

"Somos uma comunidade ferida, alguns de nós não estão aqui e isso é uma indicação de que tudo não está bem. Certamente, a crise é complexa, não é uma crise que possa ser resolvida em um instante", disse.

"O caminho a seguir é longo e árduo, um caminho que comprovará nossa oração, nossa fé e nossa confiança entre nós e, certamente, em Deus", disse.

O bispo acrescentou que deve haver igualdade "para todos", sem levar em conta "a cor, o gênero e a orientação sexual".

Amanhã, serão celebrados os principais atos da conferência, após três dias de oração e reflexão dirigidos pelo primaz anglicano.

Durante as duas semanas da reunião, os participantes discutirão assuntos como a missão da igreja, a evangelização, a sexualidade humana, a justiça social, o meio ambiente e a violência contra as mulheres.

Os bispos interromperão suas deliberações na próxima quinta-feira, quando vão se unir a líderes de outras confissões em uma passeata pelo centro de Londres para destacar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio relacionados à pobreza.

A conferência, na qual não haverá votação nem resoluções, será assistida por 75 representantes de outras igrejas e comunidades cristãs.

Fonte: Adiberj
no image

RIO DE JANEIRO - Para tentar ajudar a catapultar sua candidata para o segundo turno, o prefeito Cesar Maia (DEM) escolheu o ataque. No sábado, discursando num evento de campanha de Solange Amaral (DEM) pouco antes da divulgação da pesquisa, ele chamou Marcelo Crivella (PRB) de "demagogo pseudo-evangélico" e referiu-se à Igreja Universal como "clube caça-níqueis".

Maia ainda cutucou a campanha de Paes, seu desafeto, ao dizer que a eleição do governador Sérgio Cabral (PMDB)passou pela cumplicidade do tráfico de drogas e das milícias.

"O que fiz foi mostrar os pecados de cada um. Sublinhar o populismo de Crivella é importante para que ele não dê uma de bom pastor, quando o que faz é a básica clientela", justificou ontem o prefeito.

Maia diz ainda que não vai aceitar que os adversários de Solange se comportem como "franco-atiradores, como se não tivessem nada com os problemas da cidade".

A postura defensiva do prefeito tem relação com outro aspecto da pesquisa do Ibope: a avaliação do prefeito só é boa e ótima para 23% dos cariocas. Por isso, embora não renegue a presença de Maia na campanha, Solange tem se esforçado para se mostrar mais independente do que em 2002, quando concorreu ao governo estadual reproduzindo até o gestual do prefeito. No início da campanha definiu-se como uma candidata "pós-Cesar Maia".

Para o cientista político Ricardo Ismael, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), a multiplicação de candidaturas no Rio este ano é conseqüência do enfraquecimento do prefeito e cria um cenário imprevisível. Sem poder concorrer, Maia chega desgastado ao fim de 16 anos de hegemonia e, pela primeira vez desde 1992, não terá papel decisivo num pleito municipal.

"Acredito que Maia será um ator mais importante no segundo turno. No entanto, ele sabe criar polêmicas para provocar candidatos", ressalta Ismael. Para o pesquisador, apenas Crivella está confortável para disputar o segundo turno, mas alerta que nem isso está garantido. "A princípio, eu não descartaria a vitória de nenhum dos candidatos nesse quadro."

Fonte: Estadão

no image

O provável candidato republicano à Casa Branca, John McCain, conquistou o apoio de um renomado líder da direita religiosa republicana --um grupo cruciais para as eleições, mas que relutava em apoiar suas políticas vistas como liberais.

James Dobson, um dos líderes desta ala conservadora do Partido Republicano, voltou atrás em seu criticismo a McCain e anunciará, como aponta reportagem do "The New York Times", seu apoio ao senador por Arizona.

"Eu nunca pensei que me ouviria dizendo isso. Enquanto eu não estou endossando McCain, há chance de que eu possa apoiá-lo", dirá Dobson, em uma entrevista de rádio que será divulgada nesta segunda-feira.

"Barack Obama contradiz e ameaça tudo no que eu acredito quanto à instituição da família e o que é melhor para a nação. Suas posições radicais sobre visa, casamento e segurança nacional me forçam a reavaliar a candidatura de nossa única outra escolha, John McCain", diz ainda Dobson, que não pode mais apoiar os favoritos da direita religiosa Mike Huckabee e Fred Thompson.

Embora seja um apoio ainda relutante, o endosso de Dobson indica à campanha republicana que, muito provavelmente, eles terão o apoio da ala conservadora cristã --que muitos analistas apontavam como base eleitoral do libertário Bob Barr.

Dobson, líder do Foco na Família e apresentador de rádio, já havia declarado que nem ao menos consideraria votar em McCain por sua postura "liberal" sobre o aborto, células-tronco e a "ameaça muçulmana".

A direita religiosa representa uma base influente e um fundamental grupo de doação de verbas para os republicanos. Os evangélicos --que representam cerca de um em cada quatro americanos adultos-- foram um grupo crucial nas duas candidaturas do presidente George W. Bush.

Apoio

Uma pesquisa divulgada em junho pelo instituto Pew Research mostra que os evangélicos dos Estados Unidos continuam sendo mais republicanos que democratas, mas há sinais de enfraquecimento do apoio do grupo ao partido.

A pesquisa do Pew, "Cenário Religioso dos Estados Unidos", mostra que 50% dos evangélicos são republicanos ou simpatizantes do partido, enquanto 34% optam pelo partido Democrata.

A pesquisa ouviu 35 mil adultos em 2007 e por isso não representa a situação atual dos evangélicos, mas confirma a tendência de menor adesão do grupo, antecipada por outros estudos. Outra pesquisa Pew de 2007 apontou que 57% dos evangélicos brancos eram republicanos ou simpatizantes do partido, contra apenas 32% democratas ou simpatizantes.

Em 2004, 62% dos evangélicos brancos disseram ser republicanos ou simpatizantes do partido, e quase 80% dos que foram às urnas votaram pela reeleição de Bush.

Os novos dados reforçam a percepção de que a disputa pelo voto desses eleitores será dura nas eleições de novembro. Nenhum dos candidatos tem forte apelo entre os evangélicos.

Chapa

Uma saída apontada pelo próprio grupo é a escolha de um republicano da ala conservadora para dividir a chapa com McCain.

Lori Viars, que dirige o comitê de ação política Family First, confirmou seu desejo de ver um "conservador consistente" na chapa com McCain.

Ela disse que está "esperando" para ver quem McCain escolherá antes de decidir se ela será voluntária em sua campanha, assim como fez em 2004, por Bush.

Para Burress, será necessário mais do que reuniões com os grupos conservadores para que McCain ganhe o apoio da ala. "Nós dissemos a ele que se ele não sair e dividir suas visões pró-família nestes assuntos, então ele pode dar adeus a Ohio. Nós não podemos entregar a mensagem para ele", diz, exigindo que McCain mostre ao público seu lado conservador.

Fonte: Folha Online

no image
BAHIA - A dor e a revolta ainda dominam as palavras da dona de casa Evani dos Santos, 46 anos, mãe do estudante Givaldo Santos Souza, 15, uma das vítimas fuziladas no ataque do Bairro da Paz, ocorrido na noite do sábado.

“Meu filho saiu de casa para comprar um pastel e pouco depois foi morto com vários tiros. Que crueldade fizeram com ele, meu Deus!”, desabafou, em prantos. Revoltada, ela protesta: “Quero Justiça! Meu filho era um menino. Uma pessoa de bem”.

Freqüentador de uma igreja evangélica, Givaldo saiu de casa para comprar pastéis para ele e a mãe, por volta das 19h, quando foi surpreendido pelos bandidos, que o balearam diversas vezes. “Soube que meu menino tinha parado para conversar com dois amigos. Aí, eles chegaram atirando. Os três correram, mas os bandidos atiraram. Meu filho foi baleado nas pernas e depois em várias partes do corpo”, contou Evani.

Para ela, a morte brutal do filho será sempre uma incógnita. “Por que meus Deus? Meu menino nunca fez mal a ninguém. Pelo contrário, o sonho dele era ser pastor. Passa mais tempo na igreja do que na própria casa. Se eu pudesse voltar atrás, teria impedido que ele saísse de casa”, emocionou-se. Givaldo cursava a 5ª série da Escola Municipal Newton Sucupira, no bairro de Mussurunga. Além de estudar, ele tinha um programa numa rádio comunitária cristã no bairro.

Um dos parentes de Henrique, outro dos rapazes mortos na fuzilaria, concordou em falar sobre o episódio, mas pediu para que seu nome fosse preservado. Segundo ele, Henrique, garçom desempregado, faria um biscate como guardador de veículos, numa festa realizada anteontem à noite, no Wet’n Wild, localizado na Avenida Paralela. “Ele estava contente porque ia ganhar uns ‘trocados’, mas foi morto junto com o menino (Givaldo)”, lamentou.

Palco de chacinas

Esta foi a segunda chacina no Bairro da Paz em menos de um ano. Numa matança com características de crime de extermínio, cinco homens foram encontrados mortos na região, no dia 18 de setembro. Os corpos apresentavam lesões de projéteis de pistola calibre .40 (arma de uso exclusivo da polícia); quatro deles estavam amarrados com cordas pelo pescoço. Duas das vítimas foram identificadas pelos documentos que portavam: como Tiago da Silva Oliveira, 20 anos, e Fábio Valverde Ferreira, 25, ambos com antecedentes criminais, enquanto os outros três permaneciam com a identidade ignorada até ontem à noite.

Os cinco corpos foram encontrados por populares ao amanhecer, jogados numa ribanceira à margem de um charco do Bairro da Paz, na fronteira com a invasão da Baixa do Tubo, no Alto do Coqueirinho. No local, peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) encontraram quatro cápsulas de pistola calibre .40, além de três diferentes projéteis, que foram encaminhados para exame de balística.

Os legistas encontraram ainda três pedras de crack escondidas na meia de um deles, além de cerca R$60 na carteira de Fábio, onde também estavam seus documentos pessoais. A carteira de identidade de Tiago foi achada caída ao chão. Sem documentos que possibilitassem sua identificação, os outros três homens também não foram reconhecidos como moradores da localidade.

À época, testemunhas contaram que ouviram muitos tiros pouco antes da 0h de 18 de setembro e viram um carro deixando o local, mas não puderam identificar o veículo, alegando falta de iluminação pública. A polícia acredita que as vítimas não sejam residentes no bairro e tenham sido levadas até lá pelos assassinos. Tiago e Fábio são moradores de Camaçari.

Fonte: Aqui Salvador
Foi um grande momento de Louvor e Adoração ao nosso Deus.
O Fórum Miguel Sátiro estava completamente lotado e tivemos a participação do grupo de louvor Tenda do Encontro da Ação Evangélica de Campina Grande que nos levou a momentos de adoração a Deus, o Pr. John Medcraft (Presidente Nacional da Ação Evangélica) dirigiu as comemorações e contou-nos um resume histórico de nossa denominação com a apresentação de slides com fotos das pessoas que construiram a nossa história. Em seguida a mensagem do Pr. Fernando Bochio ao qual tocou em cada coração dos acevianos presentes e por final uma merecida homenagem ao nosso Pastor Presidente John Medcraft e sua esposa e companheira Betinha com depoimentos de pessoas da família e de pessoas que marcaram suas vidas e logo em seguida eles receberam flores como um gesto de carrinho e admiração de todos. Ao final fechamos um com louvor marcante de Tenda do Encontro.
Logo abaixo, fotos do meu pequeno acenal.


Acev de Patos


Grupo de Louvor


Frank e Ivy


Louvor em ação


2° culto no caruá


10 anos de louvorsão


10 anos de louvorsão


Início dos Trabalhos
no image
De acordo com a Igreja Assembléia de Deus do Bom Retiro o pastor passa bem
O pastor Jabes de Alencar, Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Bom Retiro, em São Paulo, sofreu um infarto nesta segunda-feira, dia 14 de julho.


Segundo informações passadas pela Igreja Assembléia de Deus do Bom Retiro, o pastor Jabes. colocou um cateter devido a um infarto; passa bem no momento e está em fase de recuperação no hospital Albert Einstein em São Paulo.

Fonte: Jornal A Hora

no image

Um fato inusitado chamou a atenção dos militares do Copom, na manhã de hoje. Segundo o Capitão Souza Júnior, diretores da Escola Pastor José Tavares de Souza, no Benedito Bentes I, acionaram a Polícia para conter uma aluna que estava promovendo um "quebra-quebra" no local.

Militares do 5º Batalhão, comandados pelo capitão Viana, chegaram ao local para tentar conter a adolescente de 16 anos. De acordo com o o Capitão Souza Júnior, os policiais perceberam que não se tratava de um caso de Polícia e decidiram "apelar" para a religião.

"Foi chamado um pastor da Igreja Universal e ele exorciou o espírito. Pode parecer mentira para quem não acredita, mas foi o que realmente aconteceu. A menina estava subindo pelas paredes", afirmou Souza Júnior.


Fonte: Alagoas em Tempo

no image
SÃO PAULO - Dois cultos ecumênicos lembram hoje o acidente com o vôo 3054 da TAM, que deixou 199 mortos em 17 de julho de 2007, na maior tragédia aérea brasileira. Organizada pela Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo da TAM JJ3054, uma das cerimônias religiosas será às 18h30 no local do acidente, em frente ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde ficava o prédio da TAM Express.

Quase no mesmo horário, às 18h45, está marcado outro culto, organizado pela empresa, no hangar número sete da TAM, no Aeroporto de Congonhas. Participam da cerimônia religiosa programada por familiares das vítimas um padre da Igreja Católica, pastores das Igrejas Luterana e Presbiteriana, além de representantes de outras religiões. No Rio Grande do Sul, pelo menos 9 missas serão celebradas em homenagem às vítimas.

Na sexta-feira, 18, os familiares das vítimas se reúnem com autoridades para discutir o andamento do inquérito policial do acidente e as investigações do Ministério Público Federal (MPF). À tarde deve acontecer uma reunião com o arquiteto Ruy Ohtake sobre um projeto de memorial em homenagem às vítimas.

Às 18h51 de 17 de julho de 2007, o vôo 3054 da TAM, proveniente de Porto Alegre (RS), teve problemas no pouso e atravessou a pista principal do Aeroporto de Congonhas. O avião bateu de frente em um prédio da companhia, do outro lado da Avenida Washington Luís. Houve incêndio e 199 pessoas morreram.

AGENDA

Nesta quinta-feira

18h30 - Ato religioso no local do acidente, com a participação do pastor e do capelão da Aeronáutica, representantes das igrejas Católica, Luterana e Presbiteriana, além de integrantes de outras religiões. O evento será acompanhado pelas vozes do tenor brasileiro Rinaldo Viana, da soprano Giovanna Maira e do padre Juarez.

Na sexta-feira

9 horas - Encontro dos familiares, sobre andamento do inquérito policial em São Paulo, como o diretor da polícia na Capital, Aldo Galiano

11h30 - Reunião sobre o andamento das investigações realizadas pelo Ministério Público Federal, com o Procurador Geral de Justiça, Rodrigo de Grandis

15 horas - Reunião dos familiares com o Procurador do Ministério Público Federal Alexandre Gavronski, para tratar sobre a correção dos valores do seguro

16 horas - Reunião dos parentes com o arquiteto Ruy Ohtake sobre o projeto do Memorial em homenagem às vítimas

18 horas - Reunião com o advogado criminalista Eduardo César Leite, representante jurídico das famílias para o inquérito criminal que investiga o acidente

Sábado

11 horas - Ato cívico na Praça da Sé

12 horas - Celebração eucarística na Catedral da Sé

16 horas - Reunião com o coronel Fernando Camargo, responsável pelas investigações do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa)

Domingo

11 horas - Concerto Sinfônico na Sala São Paulo, “Momento Cultural pela Valorização da Vida”, com o Allegro Coral e Orquestra, regido pelo maestro Renato Misiuk.

Fonte: O Estadão
no image

As mulheres têm sido, historicamente, discriminadas em nome da religião, e as grandes confissões do mundo precisam promover uma maior igualdade de gênero, defenderam vários teólogos, em uma conferência inter-religiosa em Madri, nesta quinta-feira.

"As mulheres têm sido as grandes esquecidas e marginalizadas das religiões", afirmou o diretor da cátedra de Teologia e Ciência das Religiões da Universidade Juan Carlos III de Madri, Juan José Tamayo, em uma mesa redonda no segundo dia da Conferência Internacional para o Diálogo, na capital espanhola.

As religiões "estão organizadas de maneira hierárquica e patriarcal, com exclusões das mulheres em todos os campos do saber e dos quefazeres religiosos", acrescentou Tamayo, nessa conferência que tem como objetivo aproximar as três grandes religiões monoteístas.

Agora, no início do século XXI, todos os homens, mas especialmente os religiosos, "devem devolver a dignidade à mulher", frisou, acrescentando que os textos sagrados das grandes religiões foram "deformados pelos homens".

"Temos de voltar atrás em nossos respectivos livros sagrados para restaurar a idéia de igualdade e não discriminação".

O professor saudita de Teologia Ahmad Ibn Saifuddin concordou em que o papel da mulher foi mal-entendido e que os líderes religiosos devem reler seus livros sagrados para esclarecer a posição da mulher.

"Eva nasceu de Adão, de modo que mulher e homem são iguais", comentou, explicando que, simultaneamente, o Islã põe a mulher "em um alto nível" porque é mãe.

A teóloga e pastora protestante Esther Ruiz destacou que fazer a vontade de Deus se confunde com fazer a vontade do homem.

Na religião cristã, "a existência de repressão e discriminação" se plasma "na falta de possibilidades para que as mulheres desenvolvam, com plenitude, os dons que Deus lhes concedeu para realizar seu projeto do Reino dos Céus", acrescentou Esther.

"Em muitas ocasiões, utilizou-se a religião e a cultura para justificar esse atentado contra a vontade criadora de Deus de uma humanidade livre e se impôs uma visão parcial, masculina e patriarcal do que Deus queria", lembrou.

Na mesa redonda, Amparo Ruiz, advogada diretora do Centro Budista, disse que essa religião "não faz diferenças entre os homens e as mulheres".

A Conferência Internacional para o Diálogo foi organizada pela Liga Islâmica Mundial por iniciativa do rei Abdullah, da Arábia Saudita, em cujo país estão as duas mais sagradas mesquitas do Islã, em Meca e Medina.

Pelo menos 200 pessoas, entre elas representantes das três grandes religiões monoteístas, mas também do budismo, participam do evento. A lista de personalidades inclui o secretário-geral do Congresso Judeu Mundial, Michael Schneider, e o cardeal Jean-Louis Tauran, responsável pelo diálogo entre Islã e Vaticano.

A conferência foi inaugurada na quarta-feira pelo rei Abdullah, que pediu um "diálogo construtivo" das grandes religiões do mundo.

Fonte: Último Segundo

no image
A Ação Evangélica (ACEV) foi fundada em 1938 pelo Pr. Eduardo Mundy e a sua esposa Dora que vieram da Inglaterra ao Brasil naquele ano.

O Pr. Eduardo nasceu no dia 19 de Julho de 1904 em Tytherly, no sul da Inglaterra. A sua família era grande, humilde e de classe operária. Quando Eduardo chegou à idade de trabalhar, ele começou trabalhando nas fazendas da região. Ele converteu-se ao evangelho de Jesus Cristo no dia 27 de Fevereiro de 1923, numa Igreja Metodista, quando uma pregadora chamada Greta estava visitando aquela zona rural. Ele ouviu a mensagem pela janela da Igreja e sentiu que a pregadora falava só para ele.

Em 1931, o irmão Eduardo sentiu o chamado de Deus para servir ao Senhor no Brasil, mas a sua esposa Dora não aceitava a idéia e esta disputa continuou entre os dois durante alguns anos. Entretanto, no inicio de 1938, Eduardo foi acidentado duas vezes num período de cinco semanas. Primeiro, foi com uma serra elétrica que cortou severamente os músculos de um braço, e depois ele quase morreu de uma queda de cavalo. Ele permaneceu inconsciente durante vários dias, e dentro desse período a sua esposa disse a Deus que se Ele restaurasse o seu esposo então ela aceitaria ser missionária ao lado dele no Brasil.

Assim foi que no dia 20 de Agosto de 1938, o casal Mundy partiu do porto de Southampton na Inglaterra (o mesmo porto de onde partiu o Titanic) no navio Almanzora às 11.00 horas da manhã. Chegando ao Brasil, eles permaneceram em Recife por um ano e três meses aprendendo a língua portuguesa e evangelizando na região. Depois disso, passaram um ano em Garanhuns. Durante este período, a Segunda Guerra Mundial começou. Isso complicou bastante a vida dos missionários por causa das dificuldades que surgiram em relação ao envio de sustento para eles da sua terra natal.
No inicio de 1941, os Mundys mudaram para Princesa Isabel para estabelecer a primeira sede da ACEV porque estes pioneiros tinham a visão de evangelizar os lugares mais difíceis do interior. O padre local anunciou que confiava na Virgem Santa que o evangelho nunca entraria em Princesa Isabel – mas entrou! O padre amaldiçoou o Pastor Eduardo e incentivou o povo a acabar com ele. Entretanto, um delegado crente que havia sido enviado à Princesa Isabel um mês antes, sob a providência divina, deu proteção policial aos missionários. Aos poucos houve algumas decisões mas a perseguição continuou muito forte.

No dia 2 de Janeiro de 1943 nasceu o primeiro filho dos Mundys, Geraldo, depois de 17 anos de casados. Entretanto, a felicidade durou pouco porque o menino morreu com disenteria aos 6 meses de idade. Em 17 de Agosto de 1944, o seu segundo filho, Graham, nasceu. Quando ele também adoeceu os seus pais o levaram para a Inglaterra. Chegaram lá em Janeiro de 1945 num período de intenso frio e guerra. Lá nasceu a primeira filha, Ruth. Pastor Eduardo, esposa e dois filhos voltaram ao Brasil por avião no dia 20 de Setembro de 1946. Um mês depois a sua filha morreu.

No ano seguinte, Pastor Eduardo Mundy começou a expandir o trabalho da ACEV para outras cidades, apesar da perseguição. Trabalhos foram iniciados em Patos, Teixeira, Serra Grande e Misericórdia (hoje Itaporanga) e em Junho de 1948 o Pastor Eduardo mudou a sede da Missão para Patos que tinha na época uma população de 12.176 habitantes.
1949 foi um ano que viu a chegada de reforços da Inglaterra para ajudar a Missão no Brasil. Em 27 de Janeiro, chegou o irmão Bernard Snelgrove e em abril chegaram os recém casados Frank e Ivy Dyer. Em julho de 1950 chegaram mais dois casais: Albert e Mary Peasley ; e Gordon e Jaqueline Emmens. Os Peasleys foram trabalhar em Conceição e os Emmens no Ceará. Os Dyers viram a sua primeira filha, Elizabeth, nascer em Patos, antes de partir para morar em Princesa Isabel onde seu filho Samuel nasceu. Todos os missionários viajaram muito em cima de caminhões, animais e bicicletas. Numa carta de 1951, o Pastor Frank relata uma viagem evangelística de Princesa Isabel à Carnaúba de bicicleta que levou 5 horas e meia. Nem todos os reforços missionários ficaram muito tempo no Brasil. Até 1956, Bernard Snelgrove e os Emmens já tinham ido embora. Mas os outros permaneceram, apesar de muita oposição e ameaças, e o evangelho ia sendo espalhado para a glória de Deus.

À medida que o Evangelho ia sendo divulgado nos sertões nordestinos, pessoas iam se convertendo, embora que naquela época o avanço da igreja evangélica era muito difícil e lento. Entretanto, aos poucos, lideranças brasileiras iam surgindo para fortalecer o trabalho, que já tomava forma brasileira em toda a área de atuação da ACEV na Paraíba, Pernambuco e no Ceará. Destacavam-se os trabalhos de Evangelistas como Zacarias Salvador Pereira, José Paulino, Manoel Roberto das Chagas, José Pereira, Manoel Soares, José Soares, Manuel Lourenço, e Antônio Ferreira (Pirambeba), além do Diácono Vicente de Paula Conserva, Diácono Manoel Clementino, Presbítero Cesário de Paula Conserva e a Missionária Alexandrina Soares.

Se aproximando aos 20 anos de idade, a ACEV já contava com trabalhos em 3 estados nordestinos. Em Pernambuco, havia igrejas e congregações em Serra Talhada, Flores, São José do Egito, Tabira, e Jasmim. No Ceará, havia trabalhos na região de Juazeiro do Norte e na Paraíba em Princesa Isabel, Patos, Serra Grande, Tavares, Boqueirão dos Cochos, São José das Caianas, Manga dos Bois, Itaporanga e Conceição.

Em 1958, começou um terrível e intenso período de perseguição em Patos. Padre Dutra e Frei Damião eram figuras chaves na incitação à violência contra os evangélicos. Eram dias que exigiam muita coragem para ser crente, mas pela graça de Deus, o trabalho continuou firme. Todos os jornais, relatando os acontecimentos desta época de perseguição intensa, estão guardados nos arquivos da ACEV. A violência só diminuiu quando as autoridades britânicas tomaram conhecimento da violência através de um missionário canadense, Dionísio Pape, que passou por Patos. As autoridades Britânicas comunicaram-se com a Policia Federal Brasileira e tudo mudou. Assim o trabalho pôde voltar a crescer. Cartas de 1959 falam dos pastores Eduardo e Frank pregando em lugares como Tavares, Água Branca, Santa Terezinha, Imaculada e Juru. Em 1960, eles foram à Brasília, que estava em construção, para examinar a possibilidade de iniciar uma Igreja lá também.

Em 1961, os Missionários Peasley saíram da ACEV e a irmã Dora voltou à Inglaterra devido a sua má saúde. Em 1963, o Pastor Eduardo fez um resumo do trabalho da Ação Evangélica assim:

4 Templos;
7 outros trabalhos firmes;
2 escolas (uma em Patos e a outra em Serra Grande);
Distribuição de comida fornecida pelas Nações Unidas.
Ou seja, foram 25 anos de perseguição e trabalho árduo, plantando a semente da Palavra e do amor de Deus, para chegar a este ponto no ministério da ACEV. É importante entender que o crescimento da ACEV, como todo trabalho no sertão nordestino, não seguia uma linha reta de progresso constante. Havia várias situações em que igrejas foram estabelecidas, mas veio a seca e todos os membros foram embora, e a igreja ficou dizimada. Mas a ACEV persistia, numa época quando poucos se importavam com os sertões do nordeste, e hoje, apesar de ainda faltar muito trabalho e evangelização, o trabalho está dando fruto e crescendo de uma forma muito mais rápida.

Após a morte do Pastor Eduardo, num acidente de trânsito em Recife, no dia 3 de Março de 1971, o Pastor Frank Dyer assumiu a presidência da ACEV. Era um homem corajoso, com medalhas por bravura da 2ª guerra mundial, mas que trabalhava para o Senhor com calma e humildade e muita mansidão. Pastor Frank foi um homem exemplar de fé e fidelidade Cristã. Em 1972, veio o Pastor John Medcraft, a sua esposa Elizabeth, e filha Deborah ao Brasil, para reforçar a liderança da ACEV, e cooperar com o seu desenvolvimento. Quando o Pastor Frank faleceu no dia 8 de Novembro de 1987, o Pastor John assumiu a presidência da ACEV. No ano seguinte, o Pastor John propôs à Convenção Nacional da ACEV um novo estatuto, mais participativo e democrático, com a diretoria sendo eleito de 4 em 4 anos, a assim a ACEV passou a crescer muito mais. Pois, em 1973 a ACEV havia sido formalmente registrada como entidade brasileira independente, mas o estatuto deixou muito a desejar. Hoje a ACEV continua sob a presidência do Pastor John Medcraft (agora naturalizado brasileiro), eleito nas Convenções da Missão, e um crescente número de pastores e missionárias (57 em 2006) trabalha de mãos dadas para a glória de Deus. A diretoria atual tem como vice-presidente o Pastor Wostenes Luiz Lúcio dos Santos (Campina Grande), o 1° secretário é Pastor Luiz Alberto Schoeps (Patos), o 2° Secretário é o Pastor Umbirajara Ozório da Silva (João Pessoa), e os outros membros são as Missionárias Elizabeth Louisa Medcraft (Patos) e Gleydice Belchior Bernardes dos Santos (Campina Grande), além do Pastor Manoel Jorge de Oliveira (Princesa Isabel). A tesoureira, que não faz parte da diretoria, é a contadora Genilva Rocha Gusmão (Campina Grande).

A ACEV hoje tem igrejas animadas e avivadas que são anti-legalistas, enfatizam a importância da exposição Bíblica, o louvor a Deus é atualizado e sem medo de ser brasileiro, e a ACEV pratica a implementação do Evangelho integral com um grande número de projetos de ação social. Em 1994, a ACEV foi reconhecida como utilidade pública municipal na sua cidade sede em Patos, e como utilidade pública estadual da Paraíba em 2004. A ACEV também faz parte das seguintes redes evangélicas nacionais: RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social), Mãos Dadas (trabalhando com crianças carentes e em situações de risco), e FALE (uma rede evangélica de defesa de direitos). A ACEV trabalha também em parceria com a EAB (a missão que fundou a ACEV), Tear Fund (Reino Unido), e Geneva Global (EUA).

Hoje a ACEV se aproxima ao seu 70° aniversário, que será comemorado em 2008, com muita gratidão a Deus por tudo que Ele tem feito por nós. A ACEV hoje está dividida em 10 regiões administrativas, focalizadas nas seguintes igrejas que são igrejas sedes regionais:

· João Pessoa (Pr. Umbirajara Ozório da Silva)
· Campina Grande (Pr. Wostenes Luiz Lúcio dos Santos).
· Soledade (Pr. Ângelo André Couto de Oliveira)
· Patos (sede nacional – Pastor John Philip Medcraft)
· Princesa Isabel (Pastor Manoel Jorge de Oliveira)
· Ibiara (Pastor Ben Price)
· Imaculada (Pastor Lindon Carlos Vieira dos Santos)
· Maturéia (Pr. Renilson de Fontes Mota).
· Itaporanga (Pr. Maésio Farias de Moura).
· Manaira (Pr. Valdemy Vieira de Andrade)


Cada uma destas regiões tem seu pastor regional (em parênteses acima), que juntos formam o Conselho de Pastores Regionais, e distribuídos nas regiões há hoje 65 igrejas e congregações. Também distribuídos nestas regiões está um grande número de projetos comunitários como: perfuração de poços, 4 pernas, criação de renda, escolas de apoio e primárias, apoio aos especiais, playground, árvores Moringa Oleifera e Neem, esquadrão da vida, clínica médica, odontológica e de psicologia, aconselhamento pastoral, avanços missionários, seminários teológicos, programas de rádio, campanhas de defesa de direitos, fazenda Verdes Pastos etc. É o que a ACEV sempre chama de Missão Integral, com tudo isso centralizado na igreja local para a glória de Deus e para abençoar muitas comunidades carentes do nordeste. Esta é a história geral e resumida da Ação Evangélica.