Em janeiro a Presidenta Dilma Roussef sancionou na Lei Rouanet que música gospel é manifestação cultural,
digna de todo incentivo destinado a cultura.
Por isso, estou propondo no FMIC, Fundo Municipal de Incentivo a Cultura, um projeto que terá uma grande projeção, pois contará com grandes músicos do cenário musical gospel como Johnny Essi, tecladista que acompanha o Fernandinho, fez participação no DVD do Thalles e no CD da Heloísa Rosa, Orlando Bonzi como produtor, reconhecido mundialmente como instumentista de jazz, o quarteto de cordas da Filarmônica de Hong Kong, e músicos renomado de Campo Grande, como Guto Costa, Alex Mesquita, e eu, Marciel Costa, interpretando minhas canções de adoração ao Senhor.

Dia 14/04 às 12h foi ao ar na TV Campo Grande no SBT MS 1° Edição uma matéria em que sou entrevistado à respeito do meu projeto e sobre as modificações da Lei Rouanet. A entrevista estará disponível no youtube à partir de segunda-feira no canal da TV Campo Grande.

Na mesma entrevista, Maria de Fátima Alves Ribeiro, Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Cultura, FUNDAC, não se coloca a favor da lei Rouanet, pois ela acredita
que pelo falo da Música Gospel já ter conquistado seu espaço, os novos adoradores não precisam de incentivo destinado a cultura.




Segue Abaixo o resumo da idealização do meu projeto, minha opinião sobre a Lei Rouanet e o porque estou ingressando com meu projeto, deixando claro que sou um compositor e músico independente de gravadora.

A música faz parte da minha essência, desde cedo comecei a tocar e a compor canções, em especial, o gospel, que para mim, é uma forma de expressar a minha gratidão a Deus, bem como, de poder declarar o Amor Infinito de Cristo pela humanidade.
A música gospel é pura arte no sentido que interfere diretamente com a alma e o espírito da pessoa que a ouve, sendo uma forma de sintonia com Deus e, que, consequentemente, nos liga com o mais profundo do nosso ser e nos revela o bem.
Além disso, a música gospel é extremamente construtiva, diminui os riscos de violência, os níveis de ansiedade, de depressão e solidão, gerando a transformação genuína de vidas, através das mudanças de hábitos, posturas e ideologias.
Outrossim, o gospel não apenas tem uma excelente qualidade técnica, vocal e interpretativa, como é o segundo estilo musical mais vendido do Brasil, ficando atrás somente do sertanejo, o que mostra que  conquistou um espaço sólido além de um público fiel.
Não se pode deixar de registrar que, grandes e renomados artistas, ícones da música em todo o mundo, foram igualmente influenciados pelo Gospel, com o qual se iniciaram na música, em participações em igrejas, como por exemplo, Ray Charles, Elvis Presley e Whitney Houstoun.
A música gospel exerce mesmo uma tremenda influência entre os produtores musicais e os artistas. E, é justamente, por acreditar no poder do Gospel, que antes de tudo, revela o Deus Verdadeiro e Poderoso a quem se adora, é que há anos venho idealizando a realização de projetos fonográficos, voltados para a criação e a divulgação da música gospel.
Muitas pessoas do ramo gospel em nossa cidade já puderam conhecer o meu trabalho, e me apoiaram positivamente nessa minha caminhada, podendo aqui citar Misael Ferro (Studio Pantanal), e, em especial, os componentes do Ministério Atitude, grupo musical pertencente à 1ª Igreja Batista de Campo Grande, além da Marta Cel e Lucas Fornazare, com quem já me comprometi para compor e ceder algumas de minhas músicas que serão lançadas em seus álbuns.
De fato, são mesmo muitos e muito especiais os parceiros que fiz ao longo dessa estrada, os quais estão assim como eu, verdadeiramente comprometidos com o mesmo propósito de difundir a música Gospel, e levar a palavra de Deus a uma multidão de pessoas. E, já neste ano de 2012, pude, gratamente, reunir um grupo fiel de músicos-adoradores, que se dispuseram a unir forças a fim de juntos, concretizarmos esse sonho.
Certamente, as nossas orações embalam e fortalecem os nossos sonhos, mas sei bem que é preciso ir muito além desse excelente networking que conquistei. Necessário se faz conseguir o incentivo financeiro suficiente para poder formalizar o projeto fonográfico e assim tornar o sonho real.
Felizmente, o reconhecimento da música gospel, assim como o seu incentivo já tem alcançado a esfera nacional, tanto que a nossa Presidenta da República, Dilma Roussef, sancionou no início desse ano, a Lei nº 12.590, de 9 de janeiro de 2012, alterando a Lei n° 8.313, de 23 de dezembro de 1991, chamada  Lei Rouanet, e, passou assim, a se reconhecer a música gospel como manifestação cultural, a saber:
“Art. 31-A. Para os efeitos desta Lei, ficam reconhecidos como manifestação cultural a música gospel e os eventos a ela relacionados, exceto aqueles promovidos por igrejas.”
No âmbito estadual, temos também a favor da música gospel, o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Campo Grande, instituído por meio da Lei n. 4.444, de 14 de fevereiro de 2007, regulamentada pelo Decreto n. 9.878, de 9 de março de 2007, que, a despeito de não relacionar a música gospel como manifestação cultural, tal como expressamente o fez a Lei Rounet, revela como inquestionável a alta qualidade da música gospel e o seu desempenho cultural no meio artístico.
Diante de tudo isso, é que, como músico e compositor gospel, independente de gravadora, estou trabalhando arduamente em prol da realização do meu projeto fonográfico, razão pela qual irei me inscrever para o Projeto Cultural a fim de obter os benefícios destinados pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura para o custeio da produção musical do meu primeiro álbum, e dessa forma, realizar o meu sonho de poder difundir a mensagem da palavra de Deus por todos os confins da Terra. A música não tem fronteiras, ela é universal.

Marciel Costa
Músico e compositor gospel
Dados Pessoais:
Marciel Costa da Silva, 28 anos, casado com Natascha J. Sakamoto Costa, pai de Thalles S. Sakamoto Costa, campo grandense e cristão.
Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: