Igreja Universal completa 32 anos levando a Palavra de Deus a todo o mundo e, se identificando mais como um instituição genuinamente Cristã, vai se afastando do rótulo de "religião"
RIO DE JANEIRO [ ABN NEWS ] - O bispo Jerônimo Alves, presidente da Igreja Universal do Reino de Deus, durante evento comemorativo realizado nesta quinta-feira (9) no Rio de Janeiro, disse que o trabalho da IURD nasceu de um chamado do bispo Macedo. “A Igreja é reconhecida internacionalmente como uma instituição que ajuda o Brasil", destacando série de iniciativas nas áreas sociais, educacionais e culturais.
A fé do bispo Edir Macedo foi determinante, em 1977, para a fundação da Igreja Universal do Reino de Deus. Foi começando em um simples coreto, no Méier, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, que ele conseguiu levar para o mundo inteiro a mensagem de Nosso Senhor Jesus. Com a construção de novos templos e um número cada vez maior de membros, a IURD completa 32 anos de existência nesta quinta-feira (09).
Na época, antes mesmo da inauguração da primeira igreja, o bispo Macedo disse para Deus: “Ou é ou não é. Ou tudo ou nada.” “E o resultado foi que o Espírito de Deus honrou minha fé”, lembra o bispo Macedo.
O primeiro templo no exterior foi inaugurado em 1980, em Nova York, nos Estados Unidos. Atualmente, a IURD está em quase 200 países. Em 2007, só no Brasil, havia 4.748 templos. No exterior, apenas nos Estados Unidos, 150.
O uso de tecnologia da informação foi fundamental para o projeto de expansão mundial. Para propagar cada vez mais a Palavra de Deus, a Igreja Universal utiliza de suas mídias impressas, televisivas, radiofônicas e digitais, acentuando ainda mais as ações sociais da Igreja, especialmente na conscientização sobre a Aids.
Uma das conquistas na mídia foi o lançamento do Portal Arca Universal, em 2001, somando mensalmente milhões de ”page views” (acessos), o que o coloca como primeiro entre os portais evangélicos. Com mensagens religiosas, o portal oferece ainda reportagens sobre saúde, beleza e cultura.
“O Despertar da Fé” foi o primeiro programa da Igreja Universal, no final da década de 70, na extinta TV Tupi, canal 6, no Rio. Com a expansão na mídia, a IURD possui programações diárias em diferentes horários e emissoras de televisão, como Rede Record, Rede TV, Rede Família, Gazeta e CNT.
Entre os programas evangélicos, destacam-se: “Vencendo a Crise” (referente ao Congresso Empresarial da Reunião dos 318), “Santo Culto em Seu Lar”, “Ponto de Luz”, “Fala que Eu Te Escuto”, “Terapia do Amor”, “S.O.S. Espiritual”, “Jejum dos Impossíveis”, “Desafio da Cruz” e “Nosso Tempo”.
Mídia, o alicerce
O destaque da mídia radiofônica fica por conta da Rede Aleluia (emissoras de rádio afiliadas que transmitem a programação da IURD no Brasil e no mundo). A importância do rádio como instrumento para a evangelização levou o bispo Macedo a criar a campanha para a expansão da rede. Resultado: a Rede Aleluia hoje soma 71 emissoras afiliadas, com transmissão internacional, pela internet, via satélite. O líder de audiência é o programa “Palavra Amiga”, apresentado pelo próprio bispo, às 23h.
Mídia impressa
O jornal “Folha Universal”, fundado em 1992, tem hoje a maior tiragem do País, com mais de 2,5 milhões de exemplares, atendendo um público também secular. África do Sul, Moçambique, Argentina e Equador são alguns dos países onde a IURD também possui periódicos.
Já a revista “Plenitude” é uma publicação mensal utilizada pela IURD no Brasil e em Portugal. Com reportagens especiais, aborda fatos do cotidiano e do cenário social. A “Plenitude” brasileira foi lançada em 1979, dois anos após a fundação da Igreja. Em Portugal, o primeiro número saiu em 1994.
O público jovem e infantil conta com publicações específicas. Entre elas, “Força Jovem” (jovens e adolescentes), “Tá ligado” (pré-adolescentes), “Folhinha IURD” (Infantil) e “Revista Educador” (para os educadores que atendem a faixa etária de 4 a 10 anos).
Música e Cultura
A música é um dos caminhos para a evangelização. A Line Records está entre as gravadoras líderes da música gospel, produzindo trabalhos de vários artistas.
Turismo
O Centro Cultural Jerusalém (CCJ), mais uma conquista da IURD, foi inaugurado em maio de 2008, na Catedral Mundial da Fé, em Del Castilho, Zona Norte do Rio. A maior maquete de Jerusalém no mundo está exposta no local para visitação.
O CCJ passou a fazer parte da lista dos pontos turísticos oficiais do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Estadual n° 5.375, assinada pelo governador Sérgio Cabral no dia 1º de abril de 2009.
Fonte: ABN
Post A Comment: