WASHINGTON, EUA — Milhares de americanos, com o presidente Barack Obama à frente, são esperados no domingo, em Washington, para homenagear o defensor dos direitos dos negros e Prêmio Nobel da Paz, Martin Luther King, que terá um monumento inaugurado em sua memória.
A cerimônia deveria ter ocorrido no dia 28 de agosto, no 48º aniversário de seu famoso discurso "Eu tenho um sonho", mas foi adiada devido ao furacão Irene, que atingiu a costa leste dos Estados Unidos.
Cerca de 50 mil pessoas são esperadas neste domingo, em vez das 300 mil aguardadas em agosto.
Já aberto ao público, o memorial Martin Luther King está localizado perto do National Mall, a imensa e prestigiada esplanada ao sul da Casa Branca, e vizinho aos memoriais erguidos em homenagem a Lincoln, Jefferson e Roosevelt.
Este é o primeiro monumento que honra uma pessoa negra e o único desta importância a ser dedicado a uma personalidade que não tenha sido um presidente dos Estados Unidos.
Harry Johnson, presidente da fundação que impulsionou o projeto, que teve início há 15 anos, afirmou em um comunicado que "o acontecimento será maiúsculo para aqueles que estarão presentes e para os espectadores no país e no mundo que verão este momento tão esperado na história de nossa nação".
Obama, o primeiro presidente afro-americano eleito para ocupar a Casa Branca, pronunciará um discurso aos presentes, que, além da família King, incluirá diversas personalidades da política e da cultura, como a cantora Aretha Franklin e o estilista Tommy Hilfiger. Música, leitura de poemas e discursos marcarão a homenagem.
Martin Luther King, figura emblemática da luta pelos direitos civis e contra a segregação racial nos Estados Unidos, militante pacifista, foi assassinado no dia 4 de abril de 1968 aos 39 anos.
O memorial, dedicado ao pastor e a sua mensagem de "democracia, justiça, esperança e amor", é um espaço aberto de 1,5 hectares a alguns metros do Lincoln Memorial, onde King pronunciou seu discurso mais famoso no dia 28 de agosto de 1963.
O espaço tem o formato de um arco margeando um lago, alimentado pelas águas do rio Potomac. Adornado com vários chafarizes, é dotado de um muro de 140 metros de comprimento, no qual estão gravadas 14 frases de discursos pronunciados por Martin Luther King entre 1955 e 1968.
Um portal em forma de penhasco permite ingressar no espaço arborizado, em meio ao qual se levanta a "Pedra da esperança".
Desta pedra de granito branco emerge uma estátua de 9 metros de altura que representa o pastor, com seus braços cruzados e olhando o horizonte, concebido pelo escultor chinês Lei Yixin.
A primeira apresentação do monumento suscitou algumas pequenas polêmicas sobre a escolha de um artista chinês, e não americano, e por algumas das frases escolhidas para ser inscritas no muro.
O memorial, que custou 120 milhões de dólares, ainda não foi totalmente financiado. Apenas 115 milhões foram coletados até o momento. A inauguração foi adiada em diversas ocasiões por razões econômicas ou de segurança.
O pastor de Atlanta nasceu no dia 15 de janeiro (de 1929), uma data lembrada a cada ano nos Estados Unidos desde 1986 com um feriado.
Fonte: AFP
Post A Comment: