Paula Magalhães | Redação CORREIO

Não basta pular as sete ondinhas ou mesmo comer lentilhas à meia- noite. Baiano legítimo não se contenta apenas com os rituais da virada, mas precisa ir além, para ter a real convicção que o Ano-novo será regido por muita sorte e bons fluidos.


Em dezembro, triplica a procura por folhas poderosas nas feiras
(Foto: Antonio Saturnino)

Prova disso é que, desde o início do mês, triplicou a procura por folhas poderosas nas principais feiras da cidade. A grande oferta atende aos mais variados desejos e, pela nomenclatura dos produtos, já se tem uma idéia da serventia de cada um.

Abre caminho, vence tudo, vence batalha, folhas contra o mau-olhado, para atrair amor, dinheiro, tirar olho grande, entre outras, já foram testadas e aprovadas pelos baianos, que não perdem tempo buscando garantir energia positiva para 2009.

'Aqui tem de tudo o que o cliente procura. Tem chama dinheiro, pega homem, pega mulher', lista o vendedor Salvador Menezes, do Palácio de Oxóssi, na Feira de São Joaquim, dando conta da diversidade existente. Quem ainda não resolveu por quais vibrações optar, tem a possibilidade de aproveitar um único banho para atingir diversas áreas, uma vez que ele pode ser feito com combinações que variam entre três, cinco ou sete tipos de folhas.

O corriqueiro na hora da compra é a clientela aparecer com receitas prontas para o banho. Porém, quem não tem acesso às fórmulas mágicas pode tranqüilamente adquiri- las no próprio local. 'O cliente diz para o que ele quer com o banho e a gente indica. Digo para que serve a folha e como deve ser usada', conta o vendedor do boxe Rainha do Mar, Rivaldo Lima, que já adotou o título de 'farmacêutico do candomblé'.

Do poder das folhas ninguém duvida, mas entre os vendedores existe um consenso: 'só funciona para quem tem fé', explica Lima, afirmando que o maço custa R$0,70, sendo suficiente para um banho. Há também regras básicas que devem ser respeitadas e cumpridas na hora de se preparar para a mística tarefa.

É proibido no dia da ação ter relações sexuais, ingerir bebida alcoólica e se enxugar após o ritual. O curioso é que a procura no mercado não se limita ao povo de candomblé. Segundo os vendedores, há adeptos das mais variadas religiões, inclusive evangélicos. 'Eles usam as folhas em alguns cultos', relata Lima, que está há nove anos no ramo.

Ainda nas redondezas, em outro boxe, o Pai Daniel de Ogum, do Terreiro Ilê Ayê Obalokum, de Itapuã, confirma a força do banho.' Funciona sim, todos são eficazes para abrir caminho e purificar', recomenda. Acertar na medida depende da necessidade de cada pessoa. 'Se o corpo estiver carregado, tem que usar sete folhas, caso contrário, três resolvem', ensina, determinando três dias de resguardo.

Se o objetivo é poupar trabalho, pois muita gente não tem tempo de levar as folhas ao fogo para o banho, há a opção de comprar as garrafadas prontas, que custam, em média R$1,30 e têm bastante saída neste período do ano. Bastou começar o mês, para intensificar a procura pelas mercadorias. Entretanto, a expectativa é que ocorra uma demanda ainda maior esta semana, afinal, faltam apenas três dias para acabar o ano.

Receitas de banhos de Ano-novo

Prosperidade e abundância
Dica de banho para aqueles que desejam crescimento financeiro, rumo na carreira e fluidos positivos. Coloque dois litros de água para ferver com uma noz-moscada quebrada, 30 gramas de canela em pau, 30 gramas de cravo e 30 gramas de manjericão seco. Deixe no fogo por uma hora, acrescentando água se necessário. Quando o processo tiver acabado, pode ainda pingar cinco gotinhas de óleos essenciais de alecrim, tangerina e coriandro. Após o banho, use uma peça de roupa da cor laranja, que simboliza prosperidade.

Amor
Quem busca uma nova paixão ou deseja manter a atual pode recorrer à seguinte fórmula: ferver dois litros de água, adicionando 30 gramas de rosas vermelhas e 30 gramas de jasmim. Podem ser colocadas também cinco gotinhas de óleo de gerânio e uma gota de corante vermelho. Não esqueça de colocar uma peça de roupa vermelha, no fim do ritual.

Paz
Para aqueles que querem traçar objetivos concretos para o novo ano, a receita é a seguinte: ferver dois litros de água, colocar 30 gramas de camomila, cinco gotas de óleo de lavanda, palma rosa e pau rosa. Cubra a panela por dez minutos e banhe-se. A cor indicada é a azul.

Limpeza de espírito
Ponha fim no mau-olhado e na inveja para começar o ano com o espírito descarregado. Durante o banho, peça perdão e use os seguintes ingredientes: ferva dois litros de água com 30 gramas de sálvia officinalis. Acrescente duas colheres de sal grosso e cinco gotas de óleo de alecrim, além de tomilho, cravo, pimenta negra e louro. A cor referente a esse banho é mangenta. Se não tiver peça na cor, use um fio de linha da tonalidade no umbigo.

Rituais de reveillon que trazem sorte

Lentilha
Para chamar dinheiro para o próximo ano, o ingrediente recomendado é a lentilha. Vale preparar uma sopa ou comer uma colher da semente à meia-noite.

Peixes e porcos
Aves, que ciscam para trás fazem analogia a regresso. Por isso, devem ser trocadas por peixes, que simbolizam fecundidade, e pelos porcos, que fuçam para a frente e inspiram progresso e prosperidade.

Uvas
As uvas verdes também devem ser ingeridas na hora da virada para proteção contra o mau-olhado.

Maçã
Monte três sacos contendo uma maçã e uma nota de dinheiro. Antes da virada, coloque-os próximo a uma vela acessa. No outro dia, coma uma das maçãs e guarde o dinheiro. Dê de presente os outros dois sacos a uma criança e a uma pessoa que esteja passando por necessidades.

Champanhe
Deve-se estourar a garrafa de champanhe à meia-noite e beber à vontade. Se descobrir o destino da rolha é sinal de dinheiro. Mas se ela se perder, o jeito é dar três pulinhos com uma taça cheia na mão, mas sem derramar uma gota!

Branco
Vestir uma peça de roupa nova é um hábito que promete trazer sorte e alegria. O branco é indiscutivelmente a cor divina, da paz.

Ondas
Pular as sete ondinhas, fazendo pedido a cada salto. Todos os desejos serão realizados no novo ano.

Rainha do mar
Jogar flores brancas, perfumes e colares ao mar para Iemanjá.

Sal grosso
Banho de sal grosso é um ritual que garante proteção do corpo contra o mal.

Fogos
Além da água, os fogos de artifício são outro elemento importante no Reveillon, já que o barulho espanta os maus espíritos.

Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: