Igrejas, instituições teológicas e organismos de todo o mundo participam de processo de estudo, iniciado em 2005, sobre o compromisso missionário futuro. As conclusões serão apresentadas em Conferência agendada para 2 a 6 de junho de 2010, em Edimburgo, Escócia.

“Embora relativamente pequena em número de participantes, a Conferência de Edimburgo 2010 será a mais representativa da diversidade do cristianismo mundial”, afirmou o presidente do Conselho Geral da Igreja da Escócia, pastor Andrew Anderson.

A Conferência Missionária Mundial, reunida em Edimburgo em 1910, é considerada o marco primeiro do ecumenismo contemporâneo, evento que reuniu 1.200 representantes do movimento missionário para tratar da evangelização, cooperação e unidade. Não estiveram representadas no encontro as igrejas ortodoxas e a católica romana.

O documento de estudo, dividido em nove grupos e que terá sua culminância em Edimburgo 2010, trata do compromisso missionário com vistas ao século XXI, incluindo aspectos como os contextos inter-religiosos, pós-modernos, as inter-relações entre missão e poder, unidade e espiritualidade.

“Precisamos garantir que os resultados do estudo não fiquem limitados ao debate acadêmico, mas que sejam realmente pertinentes às sessões da Conferência” e que aterrissem nas igrejas, admitiu a coordenadora do evento auspiciado pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Dra. Kirsteen Kim.

Comunidades eclesiais das diferentes denominações vão definir como festejarão o centenário do marco ecumênico nas igrejas locais, sob o tema geral “Dar testemunho de Cristo hoje”. “Essa forma de dar destaque ao centenário reconhece a afirma a evolução da Igreja no mundo durante os últimos 100 anos”, explicou o missiólogo sul-africano, Daryl Balia.

A Faculdade de Teologia da Universidade de Edimburgo, hospedeira do evento em 2010, receberá cerca de 150 delegados de igrejas e organismos. Os organizadores do evento entendem o encontro como oportunidade de celebrarem juntos o que Deus tem feito para o crescimento da Igreja nos últimos 100 anos.

Mas também servirá para mostrar arrependimento pelos erros cometidos no trabalho missionário e de renovar o compromisso com uma nova visão compartilhada da missão de Deus no mundo com vistas ao futuro.

A culminância dos trabalhos da Conferência de 2010, que terá a participação de ortodoxos, anglicanos, luteranos, reformados, metodistas, batistas, adventistas do sétimo dia, católicos romanos, evangélicos livres, pentecostais e tradições independentes, será o encontro, no domingo, 6 de junho, na sala onde se realizou a Assembléia de 1910.

Fonte: ALC

Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: