A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda anunciou, hoje, a detenção de um proprietário agrícola da zona de Sernancelhe pela alegada prática dos crimes de escravidão e sequestro «durante vários anos».

O suspeito é acusado de «explorar» a força de trabalho de um pastor, de 58 anos, «mantendo-o permanentemente sob ameaça em condições humanamente degradantes, numa propriedade sua, sem lhe pagar qualquer salário ou recompensa», adianta o Departamento de Investigação Criminal (DIC) da Guarda em comunicado.

A vítima conseguiu fugir da quinta há cerca de dois meses e, actualmente, guardava gado numa propriedade agrícola do distrito da Guarda. No entanto, no passado fim-de-semana, o arguido descobriu o seu paradeiro e foi buscá-lo. Com a ajuda de outro indivíduo, o pastor foi «obrigado, contra a sua vontade e com recurso a violência física, a entrar para um carro e a regressar à propriedade do arguido», onde acabou por ser encontrado por inspectores da PJ.
O agricultor já foi presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial, tendo ficado obrigado a apresentações periódicas no posto da GNR da sua área de residência.
Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: