Muitos anos antes de os primeiros missionários batistas virem para Alagoas, outros grupos evangélicos chegam às terras alagoanas, embora sem conseguirem evangelizar o seu povo.

Em 1630, com a invasão holandesa, chegaram aqui missionários da Igreja Cristã Reformada. Inicialmente o trabalho daqueles obreiros ficara restrito aos invasores. A “Igreja da Conquista”, como era então chamada, se destinava a prestar assistência religiosa aos soldados e funcionários do governo holandês, bem como às suas respectivas famílias que estavam no Brasil a serviço da administração de Maurício de Nassau.

Mais tarde, em 1874, chega a Maceió o missionário americano John Rockewel Smith. Ele era pastor e membro da Igreja Presbiteriana, reconhecido como bom pregador e profundo teólogo.

Em 14 de junho daquele ano, pregou pela primeira vez na cidade de Maceió. Até onde se sabe, é a primeira pregação pública do evangelho nesta cidade. O culto foi realizado num sobrado, à Rua do Comércio nº 40, no centro, residência do Sr. Francisco de Moraes Sarmento, homem muito conhecido e conceituado. O Rev. Smith resolveu realizar naquele local uma série de conferências evangelísticas. Nas primeiras noites o sucesso foi total, com a presença de grande número de pessoas que vinham ouvir o ilustre pregador e demonstravam muito interesse, mas a partir do dia 18 começou uma perseguição cruel e desumana contra as pessoas que ouviam a pregação do missionário que culminou no apedrejamento da residência do senhor Sarmento. Foi dessa forma que a Igreja Presbiteriana iniciou seu trabalho aqui em Maceió, muito embora, só mais tarde, em 10 de abril de 1908, aquela igreja foi fundada e estabelecida até o dia de hoje. A Catedral Presbiteriana, considerada o primeiro templo edificado, está situada na Rua Dias Cabral nº 74, no centro de Maceió.

A organização da Primeira Igreja Batista em Maceió, que completa nesta segunda-feira 125 anos de existência, é um fato inusitado, porque representa não só a organização da primeira Igreja Batista, mas da primeira igreja evangélica em toda a Província de Alagoas. Por isso, ela foi organizada com o nome de Primeira Igreja Evangélica Batista de Maceió (PIB Maceió), no dia 17 de maio de 1885, sendo eleito Antônio Teixeira de Albuquerque como o seu primeiro pastor.

Compareceu àquela reunião o missionário Zacarias Taylor e o irmão Melo Lins, que vieram do Recife especialmente para a solenidade. Taylor, que apoiou Teixeira desde o início, permaneceu na igreja cerca de duas semanas, pregando quase todas as noites. Lins foi aceito como membro da igreja.

O primeiro salão de cultos da PIB Maceió foi na Rua da Lama, hoje rua Dr. Luiz Pontes de Miranda. É fato conhecido que o nome de Rua da Lama se deve, não só às condições físicas de péssima conservação daquele logradouro público, que era de muita lama mesmo, mas também, em função do baixo nível moral e espiritual dos que ali residiam. Assim sendo, a Primeira Igreja de Maceió foi organizada numa rua em que havia muitas pessoas necessitadas de Deus e de salvação, contudo não demorou muito naquele local e a Primeira Igreja foi se reunir no Beco São José nº 4, atualmente Rua Tibúrcio Valeriano, no centro da cidade. Em seguida, mudou- se para o amplo templo, localizado no Parque Rio Branco n º três. Nos dias atuais, a Primeira Igreja está situada na Rua 16 de setembro nº 225, no bairro da Levada, onde foi construído majestoso santuário.

Fonte: O Jornal Web

Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: