Umuarama - "Através do mundo digital deve ficar patente que a amorosa atenção de Deus em Cristo por nós não é algo do passado, nem uma teoria erudita, mas uma realidade absolutamente concreta e atual". A frase, enviada pelo papa Bento XVI para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, foi discutida ontem em Umuarama juntamente com uma carta de oito páginas a cerca do cristianismo na era digital e como os novos meios de comunicação podem intervir em camadas ainda intocadas pela palavra divina da Igreja Católica. Papa ainda afirma que a internet é um meio de estímulo para o confronto e o diálogo.
Para monsenhor José Dantas, administrador apostólico da diocese de Umuarama - uma vez que a mesma está sem bispo - a catequese e outros serviços da igreja podem e devem se digitalizar. Segundo ele, além da internet ajudar na catequização ela pode facilitar a formação dos fiéis leigos. Isso através de notícias da igreja, mas principalmente da disseminação da literatura católica, tão abundante e desconhecida pelos adeptos. "Os veículos de comunicação podem chegar aonde a Igreja Católica ainda não conseguiu", explica Dantas.
Mas para isso se faz necessária uma atualização por parte, sobretudo dos párocos que, segundo ele, precisam aprender a manusear essas novas ferramentas para atingir os que estão próximos e os que estão além das paredes do templo.
Na carta do papa datada de 16 de maio, ele afirma que este âmbito vasto e delicado do mundo virtual coloca o sacerdote no limiar de uma nova história, porque quanto mais intensa forem as relações criadas pelas modernas tecnologias e mais ampliadas forem as fronteiras pelo mundo digital, tanto mais será chamado o sacerdote a ocupar-se disso pastoralmente, multiplicando o seu empenho em colocar as mídias (fotografia, vídeo, animações, blogues, páginas na internet) a serviço da Palavra. "No impacto com o mundo digital, mais do que a mão do operador de mídias, o presbítero deve fazer transparecer o seu coração de consagrado, para dar uma alma não só ao seu serviço pastoral, mas também ao fluxo comunicativo ininterrupto da rede", diz o papa.
Ainda na carta ele afirma que "a Palavra poderá fazer-se ao largo no meio das numerosas encruzilhadas criadas pelo denso emaranhado das autoestradas que sulcam o ciberespaço e afirmar o direito de cidadania de Deus em todas as épocas, a fim de que, através das novas formas de comunicação, ele possa passar pelas ruas das cidades e deter-se no limiar das casas e dos corações, fazendo ouvir de novo a sua voz", diz.
Na mensagem do ano passado, o papa encorajou os responsáveis pelos processos de comunicação a promoverem uma cultura que respeite a dignidade e o valor da pessoa humana. "Esse é um dos caminhos onde a Igreja é chamada a exercer uma diaconia da cultura no atual continente digital", afirma. Ou seja, a ideia é que a pastoral nesse novo continente, servirá para reacender o interesse em Deus nos que não acreditam, caíram no desânimo e cultivam no coração desejos de absoluto e de verdades não caducas, dado que, segundo o papa, os novos meios permitem entrar em contato com crentes de todas as religiões, com não crentes e pessoas de todas as culturas.
O papa Bento chega a comparar a internet com uma casa de oração para todos os povos idealizada pelo profeta Isaías. "Não se poderá porventura prever que a internet possa dar espaço - como o pátio dos gentios do Templo de Jerusalém - também àqueles para quem Deus é ainda um desconhecido?", questiona o líder.

Novo bispo pode ser anunciado até o Natal
Em entrevista ao Ilustrado, monsenhor José Dantas revelou que até o final deste ano a Diocese de Umuarama pode ter um novo bispo. O cargo que está vago desde março, quando dom Vicente Costa foi transferido para a diocese de Jundiaí/SP, é temporariamente ocupado por Dantas como administrador diocesano. O monsenhor fica à frente dos trabalhos até que um novo nome seja anunciado pelo papa Bento 16.
Conforme Dantas, a possibilidade foi levantada na 48ª Assembleia Geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu entre os dias quatro e 13 de maio, em Brasília/DF. Durante o evento, o monsenhor se reuniu com o Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, que é o embaixador do Estado do Vaticano no país. "Eu perguntei a ele se era possível que o núncio enviasse como presente de natal para a Diocese de Umuarama, a escolha do nosso novo bispo".
O embaixador, que é responsável por colher nomes de possíveis candidatos ao cargo para indicar ao papa informou ao monsenhor que possivelmente a escolha pode estar mais perto do que se imagina. "Esse tipo de escolha é delicada e demora geralmente entre nove meses e um ano. Porém, dom Lorenzo me disse que o processo já está em andamento e provavelmente até o natal já conheceremos nosso novo bispo", informou.

Fonte: Umuarama Ilustrado

Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: