2008

Crédito:Divulgação

É impressionante como a gente ainda se surpreende com algumas coisas nessa vida. Ou vocês acreditam que a dona Regina de Oliveira Soares, A.K.A Regininha Poltergeist, virou crente?

Dona de um vasto currículo na indústria pornográfica, a Louraça Belzebu, 38 anos, foi um ícone sexual (lado B, é verdade) da década de 90.

Pois de acordo com o Ancelmo Góis, colunista do jornal O Globo, há alguns dias a moça tia participou de um batismo coletivo da igreja evangélica Bola de Neve Church.

Pra quem não lembra, essa é aquela igreja modernosa que atrai surfistas, pitboys e afins. Já havíamos comentado aqui que até o Alexandre Fruta Frota anda freqüentando os cultos.

Quem tá faltando agora?

Gretchen? Leila Lopes? Rita Cadillac?

Eu não duvido de mais naaada!

Aleluia, irmãos!

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/

A Record quer uma fatia do ibope do "Big Brother Brasil", recorde de audiência da Globo.

Segundo a coluna "Retratos da Vida", do jornal Extra, a emissora evangélica estreia, no dia 13 de janeiro, um reality show nos moldes de " Casa dos Artistas", exibido no SBT.

Produzido em Portugal, o "Quinta das Celebridades" reúne famosos locais confinados em um casarão. Tarefas rurais fazem parte do dia-a-dia, já que a casa está em uma espécie de fazenda.

Alexandre Frota será o diretor assistente do programa. Ainda de acordo com a coluna, ele também pode virar apresentador da atração.

Fonte: Titinet
no image
Depois do bombardeio israelense à Faixa de Gaza, que matou centenas de pessoas e deixou 300 feridas na manhã de ontem (27), o governo brasileiro divulgou nota, por meio do Ministério das Relações Exteriores, se solidarizando com os parentes das vítimas, pedindo às partes que terminem os atos violentos e considerando "desproporcional" a reação israelense.

O bombardeio foi uma resposta aos ataques de militantes do grupo palestino Hamas, que vinham lançando foguetes contra o sul de Israel. Segundo a nota, o governo brasileiro "acompanhou com apreensão" a intensificação desses ataques, mas "a escalada de violência na região" após o fim do cessar-fogo prejudica os esforços para uma solução pacífica do conflito entre Israel e Palestina.

O governo pede, na nota, que as partes se abstenham de novos atos de violência e reitera o entendimento brasileiro de que "apenas a moderação e o diálogo construtivo poderão conferir ao processo de paz o impulso necessário para que avanços efetivos sejam alcançados, nos moldes do pactuado na Conferência de Annapolis". Na conferência, que ocorreu em novembro de 2007, iniciou-se nova fase no processo de paz entre Israel e Palestina.

Fonte: Agência Brasil
Paula Magalhães | Redação CORREIO

Não basta pular as sete ondinhas ou mesmo comer lentilhas à meia- noite. Baiano legítimo não se contenta apenas com os rituais da virada, mas precisa ir além, para ter a real convicção que o Ano-novo será regido por muita sorte e bons fluidos.


Em dezembro, triplica a procura por folhas poderosas nas feiras
(Foto: Antonio Saturnino)

Prova disso é que, desde o início do mês, triplicou a procura por folhas poderosas nas principais feiras da cidade. A grande oferta atende aos mais variados desejos e, pela nomenclatura dos produtos, já se tem uma idéia da serventia de cada um.

Abre caminho, vence tudo, vence batalha, folhas contra o mau-olhado, para atrair amor, dinheiro, tirar olho grande, entre outras, já foram testadas e aprovadas pelos baianos, que não perdem tempo buscando garantir energia positiva para 2009.

'Aqui tem de tudo o que o cliente procura. Tem chama dinheiro, pega homem, pega mulher', lista o vendedor Salvador Menezes, do Palácio de Oxóssi, na Feira de São Joaquim, dando conta da diversidade existente. Quem ainda não resolveu por quais vibrações optar, tem a possibilidade de aproveitar um único banho para atingir diversas áreas, uma vez que ele pode ser feito com combinações que variam entre três, cinco ou sete tipos de folhas.

O corriqueiro na hora da compra é a clientela aparecer com receitas prontas para o banho. Porém, quem não tem acesso às fórmulas mágicas pode tranqüilamente adquiri- las no próprio local. 'O cliente diz para o que ele quer com o banho e a gente indica. Digo para que serve a folha e como deve ser usada', conta o vendedor do boxe Rainha do Mar, Rivaldo Lima, que já adotou o título de 'farmacêutico do candomblé'.

Do poder das folhas ninguém duvida, mas entre os vendedores existe um consenso: 'só funciona para quem tem fé', explica Lima, afirmando que o maço custa R$0,70, sendo suficiente para um banho. Há também regras básicas que devem ser respeitadas e cumpridas na hora de se preparar para a mística tarefa.

É proibido no dia da ação ter relações sexuais, ingerir bebida alcoólica e se enxugar após o ritual. O curioso é que a procura no mercado não se limita ao povo de candomblé. Segundo os vendedores, há adeptos das mais variadas religiões, inclusive evangélicos. 'Eles usam as folhas em alguns cultos', relata Lima, que está há nove anos no ramo.

Ainda nas redondezas, em outro boxe, o Pai Daniel de Ogum, do Terreiro Ilê Ayê Obalokum, de Itapuã, confirma a força do banho.' Funciona sim, todos são eficazes para abrir caminho e purificar', recomenda. Acertar na medida depende da necessidade de cada pessoa. 'Se o corpo estiver carregado, tem que usar sete folhas, caso contrário, três resolvem', ensina, determinando três dias de resguardo.

Se o objetivo é poupar trabalho, pois muita gente não tem tempo de levar as folhas ao fogo para o banho, há a opção de comprar as garrafadas prontas, que custam, em média R$1,30 e têm bastante saída neste período do ano. Bastou começar o mês, para intensificar a procura pelas mercadorias. Entretanto, a expectativa é que ocorra uma demanda ainda maior esta semana, afinal, faltam apenas três dias para acabar o ano.

Receitas de banhos de Ano-novo

Prosperidade e abundância
Dica de banho para aqueles que desejam crescimento financeiro, rumo na carreira e fluidos positivos. Coloque dois litros de água para ferver com uma noz-moscada quebrada, 30 gramas de canela em pau, 30 gramas de cravo e 30 gramas de manjericão seco. Deixe no fogo por uma hora, acrescentando água se necessário. Quando o processo tiver acabado, pode ainda pingar cinco gotinhas de óleos essenciais de alecrim, tangerina e coriandro. Após o banho, use uma peça de roupa da cor laranja, que simboliza prosperidade.

Amor
Quem busca uma nova paixão ou deseja manter a atual pode recorrer à seguinte fórmula: ferver dois litros de água, adicionando 30 gramas de rosas vermelhas e 30 gramas de jasmim. Podem ser colocadas também cinco gotinhas de óleo de gerânio e uma gota de corante vermelho. Não esqueça de colocar uma peça de roupa vermelha, no fim do ritual.

Paz
Para aqueles que querem traçar objetivos concretos para o novo ano, a receita é a seguinte: ferver dois litros de água, colocar 30 gramas de camomila, cinco gotas de óleo de lavanda, palma rosa e pau rosa. Cubra a panela por dez minutos e banhe-se. A cor indicada é a azul.

Limpeza de espírito
Ponha fim no mau-olhado e na inveja para começar o ano com o espírito descarregado. Durante o banho, peça perdão e use os seguintes ingredientes: ferva dois litros de água com 30 gramas de sálvia officinalis. Acrescente duas colheres de sal grosso e cinco gotas de óleo de alecrim, além de tomilho, cravo, pimenta negra e louro. A cor referente a esse banho é mangenta. Se não tiver peça na cor, use um fio de linha da tonalidade no umbigo.

Rituais de reveillon que trazem sorte

Lentilha
Para chamar dinheiro para o próximo ano, o ingrediente recomendado é a lentilha. Vale preparar uma sopa ou comer uma colher da semente à meia-noite.

Peixes e porcos
Aves, que ciscam para trás fazem analogia a regresso. Por isso, devem ser trocadas por peixes, que simbolizam fecundidade, e pelos porcos, que fuçam para a frente e inspiram progresso e prosperidade.

Uvas
As uvas verdes também devem ser ingeridas na hora da virada para proteção contra o mau-olhado.

Maçã
Monte três sacos contendo uma maçã e uma nota de dinheiro. Antes da virada, coloque-os próximo a uma vela acessa. No outro dia, coma uma das maçãs e guarde o dinheiro. Dê de presente os outros dois sacos a uma criança e a uma pessoa que esteja passando por necessidades.

Champanhe
Deve-se estourar a garrafa de champanhe à meia-noite e beber à vontade. Se descobrir o destino da rolha é sinal de dinheiro. Mas se ela se perder, o jeito é dar três pulinhos com uma taça cheia na mão, mas sem derramar uma gota!

Branco
Vestir uma peça de roupa nova é um hábito que promete trazer sorte e alegria. O branco é indiscutivelmente a cor divina, da paz.

Ondas
Pular as sete ondinhas, fazendo pedido a cada salto. Todos os desejos serão realizados no novo ano.

Rainha do mar
Jogar flores brancas, perfumes e colares ao mar para Iemanjá.

Sal grosso
Banho de sal grosso é um ritual que garante proteção do corpo contra o mal.

Fogos
Além da água, os fogos de artifício são outro elemento importante no Reveillon, já que o barulho espanta os maus espíritos.

Um símbolo sexual da década de 90 e atual atriz pornô acaba de se tornar evangélica.

Trata-se de Regininha Poltergeist que, sob o comando de Fausto Fawcett, incendiou o imaginário masculino encarnando a “Lourança Belzebu”.

Pois bem, segundo o colunista Ancelmo Gois, do Jornal O Globo, ela participou de um batismo coletivo há alguns dias na igreja evangélica Bola de Neve, aquela moderninha que atrai surfistas e sarados.

Fonte: G1

no image

O dia do nascimento do menino Jesus foi lembrado por cerca de três mil evangélicos, que se reuniram em frente ao Quartel do Derby, na noite desta quinta-feira (25), para o Culto de Natal. As mensagens de fé foram transmitidas pela música de corais e da banda da Polícia Militar.

O culto reuniu pastores e fiéis de sete igrejas. Todos os lugares foram ocupados, por evangélicos de todos os cantos da cidade e do interior de Pernambuco, com o objetivo de celebrar o Natal e reforçar o sentimento cristão.

“Quando a gente está distante de Deus, sente um vazio grande no coração. O que me trouxe aqui hoje foi esse vazio e uma vontade enorme de estar aqui louvando”, disse a técnica de enfermagem Margarida Bartolina da Silva. A desempregada Raimunda de Lima também foi ao culto pedir bênçãos para o próximo ano. “Eu canto, oro, confio em Deus, acredito nele”.

Uma forma de demonstrar solidariedade foi trazer doações para a árvore de natal da Rede Globo Nordeste. Um gesto simples que pode valer muito para quem está precisando de brinquedos roupas e alimentos. “Se todo mundo der um pouquinho já é grande coisa”, lembra a dona-de-casa Cristina Wanderlei.

Nesse culto de Natal que já é feito há 14 anos, a banda da Polícia Militar, artistas e corais se revezaram para trazer mensagens de fé e de paz, como fez o coral evangélico que veio de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife.

O culto foi celebrado pelo pastor Roberto José dos Santos, presidente da Convenção Estadual de Ministros da Assembléia de Deus, que fala sobre a importância de celebrar o Natal. “Hoje é uma data muito importante para estarmos juntos aqui, pregando a palavra de Deus e mostrando ao mundo que Jesus é a esperança para a humanidade”.

Fonte:360 graus

no image

O papa Bento 16 disse que salvar a humanidade do comportamento homossexual ou transexual é tão importante quanto salvar as florestas da destruição.

“As florestas tropicais merecem a nossa proteção. Mas o homem, como criatura, não merece nada menos [do que isso]“, disse Bento 16 em seu discurso de final do ano para os seus assessores mais próximos e outros funcionários do Vaticano.

Segundo ele, a igreja “deveria proteger o homem da autodestruição”. “É necessário um tipo de ecologia do homem”, acrescentou.

O papa criticou a teoria de gênero, que diz que as diferenças biológicas desempenham um papel relativamente pequeno nas diferenças reais entre homens e mulheres. Essa teoria, rejeitada pelo Vaticano, diz que a maioria das diferenças são questões não de sexo mas de gênero, e são formadas e cultivadas socialmente.

Esta teoria é defendida por grupos gays e transexuais como chave para a tolerância, de acordo com o correspondente da BBC em Roma, David Willey.

O papa afirmou que tornar menos clara a distinção entre masculino e feminino pode levar à “destruição da raça humana”.

A igreja católica considera pecado o ato homossexual, mas não o homossexualismo.

Fonte: G1

no image

Um caso começa a intrigar a comunidade católica de Teresina em pleno Natal. Desde a semana passada, imagens sacras foram destruídas em pelo menos três igrejas da capital piauiense.

O principal suspeito é um homem alto, magro e moreno, visto nos três locais. Imagens de santas tradicionais e até obras do artesanato piauiense assinadas por Mestre Dezinho foram vitimadas pela ação do vândalo, ainda desconhecido.

O primeiro caso foi registrado na semana passada, na igreja da Vila Operária, zona norte. A foto de Nossa Senhora do Perpértuo Socorro foi rasgada depois do vândalo quebrar o vidro que a protegia. O prejuízo não foi maior porque a paróquia colocou uma cópia no local, já que a original teve de ser levada para a Itália.

Ontem, após a Missa de Natal, por volta de 9h, o vândalo voltou a atacar no bairro Vermelha, zona sul. Na igreja de Nossa Senhora de Lourdes, ele arrancou dois anjos esculpidos por Mestre Dezinho do chão e quebrou suas asas, que foram levadas para restauração. As esculturas ficam no altar da igreja.

Horas depois, na igreja do bairro São Pedro, um vândalo quebrou a proteção de vidro do pequeno santuário montado para Nossa Senhora da Conceição. Depois, ele arrancou a cabeça a imagem de aproximadamente 1,70m e quebrou todo o restante do corpo. A santa, que ficou na paróquia durante cerca de 30 anos, ficou em pedaços, sem condições para reconstrução. A cabeça foi achada no meio da avenida.

Policiais do 3º Distrito Policial foram ao bairro São Pedro na tarde desta sexta-feira (26). Todas as paróquias registraram ocorrência nas delegacias de suas áreas, sempre com depoimentos de um suspeito com as mesmas características.

Fonte: Cidade Verde


A nossa parceira, ACEV Social, realizou no dia 23/12 uma linda distribuição de 175 cestas natalinas, de 17 quilos cada, num total de três toneladas de alimentos incluindo doces, bolo de Natal e dois litros de refrigerante! Os participantes do Projeto Alimentação, para pessoas de baixa renda, ficaram encantados com o que receberam e a imprensa deu ampla cobertura. Houve cobertura pelas três principais rádios da cidade e até pela Rádio ‘PB Sat’ que divulgou o projeto, via satélite, para o estado da Paraíba toda através de 20 emissoras de rádio. O Jornal da Paraíba divulgou o evento com uma nota e uma reportagem com foto, os sites www.garimpandopalavras.blogspot.com e www.patosonline.com também, além da TV Paraíba http://jpb2.paraiba.tv.br/.

A ACEV Social é uma ONG cristã (organização não governamental) que atua no Desenvolvimento Humano e Sócio-Ambiental da região Nordeste do Brasil através de projetos e diversas ações que contribuem para o cumprimento dos 8 Objetivos para o Milênio propostos pela ONU.

O escritor norte-americano James Frey, anunciou à imprensa na última semana que está terminando de escrever um livro baseado nas experiências pelas quais Jesus Cristo passaria caso vivesse nos dias de hoje.

Com o título provisório "The Final Testament of the Holy Bible" (algo como "O Último Testamento da Bíblia Sagrada"), Frey promete polemizar principalmente entre cristãos conservadores contrários à união entre pessoas do mesmo sexo.

De fato, o conteúdo do futuro livro tem tudo para ser visto como explosivo por alguns. Na obra de Frey, Jesus moraria em Nova York, ganharia a vida celebrando casamentos gays e dividiria um apartamento no Brooklyn com uma amiga prostituta.

De antemão explicando a polêmica sobre o casamento gay, James Frey afirmou: " Amor é amor.

Não importa como ou quem você ama. Eu não creio que o Messias condenaria os gays". Segundo o autor, outro ponto importante do livro será mostrar como a humanidade muitas vezes chama para si responsabilidades e papéis considerados divinos. Ele cita a bomba atômica, clonagem e inteligência artificial como exemplos. Não será a primeira vez que o escritor dá o que falar. Ainda pouco conhecido pelos brasileiros, em 2005 o Frey lançou o livro "Um milhão de pedacinhos", autobiografia que narra com detalhes o envolvimento de autor com o mundo das drogas.

Fonte: Mix Brasil

Um pai-de-santo afirmou que pode ter sido o autor da morte do pastor Francisco de Paula Cunha de Miranda, mas disse que não lembra de nada porque estava incorporado durante o período em que houve o crime.

O ex-mecânico Júlio César Bonato, 40 anos, que há dez anos dirige um centro de umbanda e quimbanda no Bairro Aviação[bb], foi ouvido ontem na delegacia. Frenqüentadores do terreiro confirmam que Bonato seguiu em direção a Miranda, durante um ritual.

Fundador da Igreja Ministério de Fogo[bb] para as Nações, o pastor de 44 anos foi encontrado morto a facadas na Rua Conde D’Eu. Segundo o delegado Luciano Menezes, testemunhas disseram que durante a sessão de umbanda Miranda postou-se ao lado do terreiro e passou a gritar palavras contra os freqüentadores, tais como “fora satanás”. Bonato, que dentro do rito estaria incorporando um exu – entidade espiritual da religião afro –, ordenou que todos o esperassem e saiu na direção do pastor.

As testemunhas afirmam que ele voltou em seguida, mas garantem não ter visto o que aconteceu. Bonato, por sua vez, alega não lembrar de nada, pois teria incorporado o exu João Caveira. A polícia apreendeu três facas ensangüentadas, utilizadas no sacrifício de animais durante o ritual, e vai encaminhá-las a perícia para checar se alguma foi empregada contra o pastor. De acordo com o delegado, se for comprovada a autoria do pai-de-santo, ele responderá por homicídio mesmo atribuindo o fato ao exu.

Fonte: Gazeta do Sul

no image

O pastor evangélico André Vânio Pereira do Nascimento, 26, foi preso na noite de ontem, acusado de atentado violento ao pudor.

Ele foi denunciado por testemunhas, que viram o momento em que ele prendeu o menor de doze anos, P.M.T.A, dentro do banheiro de um supermercado em Jatiúca.

Segundo o depoimento do menor na Delegacia de Plantão III, em Jaraguá, ele estava no supermercado, quando o pastor ofereceu dinheiro em troca que ele fizesse sexo oral. Como o garoto negou, o pastor então o trancou dentro do banheiro.

Um grupo de pessoas que passava pelo local viram o momento em que ele trancou o menino, e acionaram os seguranças do supermercado. O pastor acabou preso e encaminhado para a delegacia.
Em seu relato, o pastor negou ter oferecido dinheiro ao adolescente em troca de sexo oral. Ainda de acordo com sua versão, o menino teria pedido papel higiênico e por isso, estava trancado no banheiro.

André Vânio foi autuado em flagrante e deverá ser encaminhado para a Delegacia de Crimes Contra a Criança e o Adolescente, no Jacintinho

Fonte: Alagoas Agora

no image
O papa Bento 16 disse na segunda-feira que “salvar” a humanidade do comportamento homossexual ou transexual é tão importante quanto salvar as florestas do desmatamento.

“(A Igreja) também deve proteger o homem da destruição de si mesmo. Um tipo de ecologia humana é necessária”, disse o pontífice em seu discurso na Cúria, a administração central do Vaticano.

“As florestas tropicais merecem nossa proteção. E os homens, como criaturas, não merecem nada menos do que isto”.

A Igreja Católica prega que, embora a homossexualidade não seja um pecado, os atos sexuais são. Ela se opõe ao casamento gay e, em outubro, uma importante autoridade do Vaticano chamou a homossexualidade de “desvio, irregularidade, ferida”.

O papa disse que a humanidade precisa “ouvir a linguagem da criação” para entender os papéis de homens e mulheres. Ele afirmou que os comportamentos que vão além das relações heterossexuais são “a destruição do trabalho de Deus”.

Ele também defendeu o direito da Igreja de “falar sobre a natureza humana como homem e mulher, e pedir que esta ordem da criação seja respeitada”.

Fonte: Terra
no image

O cenário de uma das parábolas mais conhecidas de Jesus Cristo, a do Bom Samaritano, foi reabilitado e será inaugurado em 2009 pelo Ministério do Turismo de Israel.

O local bíblico fica entre Jerusalém e Belém, numa das sinuosas colinas cercam o caminho até o Mar Morto, no deserto de Judá, e é venerado desde a antiguidade, conforme indicam os restos escavados de uma basílica bizantina que data do século VI e construções de períodos posteriores.

Acredita-se que estas edificações foram erguidas sobre o que seria uma pousada que teria dado refúgio ao homem que, segundo a narrativa evangélica, havia sido roubado e destituído de tudo o que tinha, e posteriormente, ajudado pelo bom samaritano.

Relatada apenas no livro de Lucas (10, 25-37), a parábola é narrada por Jesus, com o intuito de mostrar que a piedade é um sentimento muito importante; de fato, a figura do 'bom samaritano' passou a identificar na cultura ocidental uma pessoa generosa e disposta a ajudar os que necessitam.

"Sabemos que este é o local onde se passou a Parábola do Bom Samaritano porque se encontra entre Jerusalém e Jericó - tal como narra o Nova Testamento - e temos encontrado aqui vestígios da época do Segundo Templo (de Jerusalém), provavelmente do tempo de Jesus", disse o arqueólogo Yuval Peleg.

No local foram descobertos utensílios de barro, vasilhas de pedra e vidro e moedas de época, além de imponentes mosaicos que pavimentam o solo da antiga basílica e que foram recentemente restaurados.

Também será aberto um museu em uma pequena igreja reabilitada, onde os peregrinos poderão contemplar sala com utensílios litúrgicos cristãos, mosaicos originais e réplicas dos encontrados em sinagogas samaritanas ou lugares cristãos das bíblicas Samaria, Judéia (Cisjordânia) e Gaza.

Entre eles, destacam-se uma inscrição talhada em pedra que contém os Dez Mandamentos em escritura samaritana, encontrada no Monte Gerizim, próximo à cidade de Naplusa, na Cisjordânia, habitada atualmente por uma pequena comunidade de samaritanos. Estes crêem ser ali a elevação por onde passou Abraão com seu filho Isaac para sacrificá-lo e oferecê-lo a Deus, no lugar do Monte Moriá de Jerusalém, venerado por judeus e cristãos.

Estas pessoas residem em território palestino, junto a outro reduto na cidade israelense de Jolón, são os únicos remanescentes de uma comunidade que hoje em dia é formada por aproximadamente 700 integrantes, que se consideram parte do povo hebreu.

Acredita-se que sejam descendentes das dez tribos do antigo reino de Israel e se regem exclusivamente pelo Pentateuco, ou a Tora, ou lei de Moisés, diferentes do judaísmo, que segue o Talmud e outros livros em conformidade com o Antigo Testamento.

A origem da comunidade samaritana remonta à morte do rei Salomão, em 977 antes de Cristo e que desencadeou uma grande cisma no povo de Israel: tão somente as tribos de Judá e Benjamin decidem permanecer fiéis a dinastia do rei Davi, criando o chamado reino de Judá com seu centro espiritual em Jerusalém. As dez tribos restantes formariam o reino de Israel, tendo Samaria como capital.

"Um dos principias focos de tensão entre judeus e samaritanos foi a negativa a estes últimos em participar da reconstrução do Templo de Jerusalém", disse o vice-custódio dos Lugares Santos, o franciscano Artemio Vítores.

Este antagonismo já era conhecido nos tempos de Jesus Cristo, quando os samaritanos eram considerados forasteiros e heréticos, alijados da verdadeira religião hebraica, razão pela qual a famosa parábola ilustra a idéia de que "o próximo são todos os homens, incluindo o seu pior inimigo".

Fonte: Globo online

no image

Amanha (23), a Record apresenta um programa especial sobre um dos personagens mais fascinantes de todos os tempos.

Para reviver um momento histórico, os repórteres da emissora seguiram o caminho sagrado do homem que deu origem as três maiores religiões do planeta. A equipe de reportagem da emissora percorreu 2.500 quilômetros para refazer o trajetória de Abraão, o pai da fé. Foram cinco países (Egito, Turquia, Síria, Jordânia e Israel) e 16 cidades.

Os profissionais da Record vivenciaram a difícil jornada de quem atravessou o deserto sem rumo e enfrentou a morte, guiado apenas por uma promessa. Tudo em nome da fé.

O apresentador Celso Freitas conta essa saga direto de uma das réplicas mais perfeitas da Cidade Santa já criadas em todo o mundo, o Centro Cultural Jerusalém, no Rio de Janeiro.

A expedição vai ao ar às 23h.

Fonte: TV Record

no image

O senador Magno Malta (PR-ES) protestou ontem contra o que qualificou de “manobra legislativa” para a aprovação do Projeto de Lei nº 122/2006, conhecido como lei anti-homofobia.

O parlamentar disse nesta sexta-feira que, durante as votações realizadas pelo plenário do Senado na madrugada entre os dias 17 e 18 de dezembro – quando os senadores, num esforço conjunto, votaram a toque de caixa uma série de medidas polêmicas, como o acréscimo de quase 8 mil vagas nas câmaras municipais do país –, circulou um requerimento assinado pelos líderes partidários para a concessão de regime de urgência para aprovação do projeto.

De acordo com o senador, que é evangélico, o acontecido reflete o fato de o projeto não ter sido devidamente debatido pelos senadores e demonstra também que os argumentos dos que defendem sua aprovação não são suficientes para convencer a maioria dos parlamentares. Após confirmar com a Secretaria-Geral da Mesa a existência do requerimento a favor da lei anti-homofobia, ele conversou com cada um dos líderes. Eles negaram conhecer o conteúdo do projeto e acabaram por retirar suas assinaturas do requerimento. “Esse projeto não conseguiu ganhar no debate, não ganhou nas comissões, e agora querem que ele ganhe na manobra”, protesta Malta.

No entender do senador, a matéria é polêmica, “eivada de sutilezas e de inconstitucionalidades” e não pode, por isso, ser discutida pelo viés da religião. “Falar em discriminação é nefasto. É crime desrespeitar as pessoas. Não estou discutindo o homossexualismo, pois Deus deu livre arbítrio ao homem”, observa. “Mas essa discussão também não é de religião. As pessoas não têm coragem de falar, mas a verdade é que esse projeto cria uma casta especial, pois dá aos homossexuais o que não foi dado aos negros, aos idosos, aos deficientes físicos ou aos índios”, frisa o parlamentar. Entre outras medidas, o PL 122/2006 coíbe constrangimentos públicos a homossexuais. Pastores e líderes evangélicos temem que o dispositivo, genérico demais, possa ser usado para impedir pregações bíblicas e manifestações religiosas contrárias à homossexualidade.

O parlamentar assinala ainda que, entre os dispositivos do projeto, está aquele que estabelece que uma pessoa pode ir presa se recusar-se a empregar uma pessoa homossexual ou alugar um imóvel a ela. Ao discursar depois de Magno Malta, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) manifestou sua preocupação com a denúncia e disse que o projeto realmente é motivo de inquietação para alguns senadores, entre os quais ele se inclui. Para Pereira, a manobra tentando aprová-lo sem maiores discussões com a sociedade é grave. “Isso sinaliza que matérias de grande importância estão sendo aprovadas sem o devido cuidado pelo Parlamento”, alerta. “É preciso que fiquemos atentos para examinar muito bem as mudanças que nós estamos fazendo, pois hoje há uma febre de produção de lei nesta Casa”, denuncia Pereira.

Fonte: Cristianismo Hoje

no image

Ao sair para orar, no fim da noite de sábado, o pastor Francisco de Paula Cunha de Miranda, 44 anos, foi morto a duas quadras de casa, no Bairro Gressler, em Venâncio Aires.

Ele foi atingido com pelo menos uma facada no peito quando caminhava na Rua Conde D’Eu e ainda chegou a ser socorrido pela ambulância do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu ao ferimento e morreu enquanto era atendido na emergência do Hospital São Sebastião Mártir.

A Polícia Civil passou o domingo investigando o caso, mas segundo o delegado plantonista Régis Gomes dos Santos, as causas do assassinato ainda são desconhecidas. Embora aparentemente nenhum pertence da vítima tenha sido levado, a polícia não descarta a hipótese de roubo seguido de morte.

Miranda morava em Venâncio com a esposa e as três filhas há quatro anos, quando deixou Caxias do Sul para fundar na cidade a Igreja Ministério de Fogo para as Nações, de uma rede apostólica da qual fazia parte desde o começo dos anos 2000. Antes era jogador de futebol. Natural de Porto Alegre, iniciou a carreira no Aimoré, de São Leopoldo. Passou também por clubes como Glória de Vacaria, Esportivo de Bento Gonçalves, Guarani de Venâncio e Brasil de Pelotas até chegar ao Figueirense, de Santa Catarina.

Marcos Joel da Silveira, um dos discípulos mais próximos de Miranda, conta que ele virou pastor há menos de dois anos. “Ele já veio para Venâncio com essa missão. Amava a cidade e o povo daqui”, disse ele no fim da tarde de ontem, momentos antes de o caixão ser levado do tempo para o cemitério. O último culto liderado pelo pastor foi na quinta-feira. Sábado ele passou o dia em um encontro da Igreja em Porto Alegre e já estava em casa, pouco antes das 23 horas, quando saiu de casa dizendo que iria orar. “Deus disse pra ele sair e orar. E foi o que ele fez”, relembrou o discípulo.

Conforme Silveira, era comum o pastor caminhar pela cidade para fazer suas orações, meditar e conversar com a comunidade. “Não entendemos o que pode ter acontecido. O pastor era uma pessoa benquista e não tinha desavenças com ninguém”, frisou, dizendo que Miranda estava de chinelo, bermuda e camiseta quando foi morto. Mesmo ferido, ele ainda tentou caminhar até sua casa, mas caiu cerca de uma quadra antes. De acordo com o delegado, os investigadores da DP da cidade voltaram ao local e conversaram informalmente com a vizinhança, mas o crime não teve testemunhas oculares e o autor da facada não deixou pistas. “Estamos empenhados em esclarecer essa morte”, salientou o policial.

O velório ocorreu durante todo o dia dentro da igreja e, no momento da despedida, os discípulos entoaram alguns dos cânticos. Com um microfone em mãos, pastores e familiares de Miranda emocionaram as dezenas de pessoas que foram dar adeus ao pastor. “Ele não media esforços para orar e ajudar vocês. Amava a todos e gostava muito desta terra, a qual sonhava em evangelizar”, disse o pastor Adão Tadeu de Sá, de Caxias, amigo de Miranda desde os tempos do futebol. A esposa da vítima, Eliane, pediu apoio dos discípulos. “Os primeiros cultos serão os mais difíceis. Mas vamos nos reunir e levar adiante o trabalho dele”, pediu.

Fonte: Gazeta do Sul - RS

no image

A polícia prendeu na noite do sábado (20) um homem acusado de ser receptador de vários materiais que haviam sido furtados da igreja Assembléia de Deus de Ceará-Mirim.

Adriano Barbosa da Silva, de 21 anos, foi preso naquele município após os policiais encontrarem com ele dois auto-falantes, dois tweter´s, duas guitarras, um contrabaixo e um microfone.

O assalto aconteceu no fim da tarde daquele sábado quando os bandidos entraram na igreja e subtraíram os produtos citados. Após as diligências, a polícia chegou a Adriano. Ele informou que tinha comprado apenas dois auto-falantes e dois tweter´s a um homem identificado como “China”.

Questionado onde estava o material, Adriano disse que tinha deixado em um bar. A polícia foi até o local e além dos auto-falantes e dos tweter´s encontrou as duas guitarras, um contrabaixo e um microfone.

O proprietário do bar afirmou aos policiais que Adriano havia deixado o material ali e que iria buscar depois. Diante disso, o acusado recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Plantão da zona Norte. Em depoimento, Adriano disse que foi procurado pela pessoa de China e que comprou o material por R$ 50.

Fonte:Tribuna do Norte


RIO - A escolha do pastor Richard Warren para fazer uma oração na cerimônia em que Barack Obama tomará posse como presidente dos EUA provocou protestos de importantes grupos liberais e movimentos de defesa dos direitos de homossexuais.


Um dos mais influentes religiosos do país, Warren promoveu temas como a redução da pobreza no mundo, o fim dos abusos aos direitos humanos e o combate à epidemia de Aids. Mas o pastor também aderiu a posições conservadoras, entre elas a oposição ao casamento gay e ao direito ao aborto, o que o coloca em oposição a muitos no Partido Democrata de Obama.

O pastor apoiou, por exemplo, a proposta aprovada em referendo na Califórnia que proibiu o casamento entre homossexuais. Após reações de protesto, a porta-voz de Obama Linda Douglass defendeu a escolha de Warren, dizendo que "essa será a cerimônia mais inclusiva, aberta e acessível na História americana", segundo o site da rede de TV americana CNN.

"O presidente eleito certamente discorda dele em temas (sobre gays, bissexuais, transgêneros)", disse Linda. "Mas sempre foi seu objetivo encontrar um denominador comum com pessoas com as quais você pode discordar em alguns assuntos".
O pastor tradicionalmente não declara apoio a candidatos em eleições. Este ano, ele recebeu Obama e seu então adversário, John McCain, para um debate em sua igreja.

A Igreja de Warren - Saddleback de Lake Forest, na Califórnia - atrai mais de 20 mil pessoas por semana. Seu livro, "The Purpose Driven Life", já vendeu mais de 20 milhões de cópias desde que foi lançado, há cinco anos. Ele também foi eleito pela revista "Time" como um dos 25 evangélicos mais influentes em 2005.


Fonte: O Globo

Para Gil, um pastor que pede forro, tijolos, piso ou qualquer outro benefício para sua igreja em troca dos votos, não está sendo em nada diferente do resto da comunidade.Na sessão que marcou a sua despedida do Legislativo três-lagoense, o vereador Gilsemar José Ferreira, o Gil (PPS), abriu a caixa de ferramenta e não economizou críticas à comunidade evangélica, a qual pertence. Tendo recebido 459 votos nas últimas eleições, o vereador não conseguiu se reeleger e atribui parte da culpa à injustiça dos fiéis que teriam depositados seus votos não pensando na transformação do meio em que vivem, "mas em busca de prosperidade pessoal", acusou.
Para Gil, um pastor que pede forro, tijolos para o muro, piso ou qualquer outro benefício para sua igreja em troca dos votos dos fieis, não está sendo em nada diferente do resto da comunidade e não contribui para a transformação da sociedade o que, segundo ele, deve ser o principal papel da igreja. "Somos, em nossa maioria, religiosos como Nicodemos - um personagem Bíblico cuja história é narrada no capítulo 3 de João - e precisamos de um novo nascimento", lamentou.

PASTOR AVESTRUZ
Prosseguindo com seu desabafo, Gil diz que, embora existam muitas outras coisas com as quais a igreja deveria se preocupar, em Três Lagoas tudo que interessa são as necessidades individuais. "Jesus Cristo viveu uma vida de renúncia, curando e transformando as pessoas, mas este ensinamento já foi há muito esquecido", observou. A prova disto, segundo o vereador é o fato de uma cidade como Três Lagoas, com mais de 150 igrejas evangélicas, apenas três ou quatro se dedicarem a atividades filantrópicas. "Não temos noção de coletividade; trabalhamos pelo nosso próprio interesse, pessoal ou denominacional", realçou, denunciando a inoperância do Conselho de Pastores que, segundo ele, praticamente não existe. "Cada um quer ver o seu lado, puxar a brasa para a sua sardinha", prosseguiu, reclamando o fato de apenas 12 pessoas terem comparecido a solenidade em comemoração ao Dia da Bíblia e Dia do Evangélico, na última sexta-feira (12), no plenário da Câmara. “Se fosse para aparecer no jornal, apareceriam mil pessoas dizendo-se evangélicas”.
O vereador disse ter visto de tudo na Câmara durante os últimos quatro anos, "mas o que mais me chamou a atenção foi a forma como os pastores comportam-se quando se trata de demonstrar força; como avestruz, eles enfiam a cabeça no buraco e pronto: só vale se for por interesse individual; vale até assumir que fulano é membro da sua igreja, mesmo que este não tenha nem um ato sequer em favor da comunidade evangélica".
FALTA PARTICIPAÇÃO
Membro da igreja Peniel, Gil ponderou ainda que os evangélicos precisam ser mais participativos no contexto social, abrindo parêntese para a Igreja do Nazareno que no último final de semana participou de campanha de coleta para o Natal Solidário.
"Será que só a Igreja do Nazareno enxerga as dificuldades sociais da nossa comunidade?", questionou, elogiando também a iniciativa das igrejas Peniel e Ceifeiros da Última Hora, que arrecadaram donativos para as vítimas das enchentes de Santa Catarina. "Mas isso é muito pouco para uma comunidade numerosa", avaliou.
O parlamentar reclamou ainda do fato de poucos pastores terem visitado o seu gabinete nos quatro anos em que foi vereador. Para ele, os evangélicos precisam participar mais das decisões internas do município e trocar experiências com os agentes políticos. Considerando que no futuro outros evangélicos deverão ser eleitos, Gil diz que os pastores devem procurá-los, mas não em busca de doação de trigo para a festa de pastelão de suas igrejas ou ônibus para participar de congressos em outras cidades ou ainda ajudar a pagar o preletor do evento do Circulo de Oração. "Tudo isso é importante, mas existe uma cidade no entorno da igreja, ou seja, a igreja está inserida no contexto social de uma cidade e precisa participar das grandes decisões que acontecem nela".
Por fim, disse que está orando pela aprovação da PEC do Senado que ampliará o número de cadeiras na Câmara, que deverá dar dois novos vereadores à comunidade evangélica local. "Mas o nosso comportamento político precisa ser reavaliado em relação à nossa cidade", concluiu.

Fonte: Jornal Hoje MS
no image
O indivíduo cometeu e foi julgado por vários crimes sucessivos pelo que o número de anos de prisão que terá de cumprir pode ultrapassar o limite previsto no Código Penal

O pastor acusado homicídio de um alemão a viver numa quinta perto da Póvoa de Rio de Moinhos foi condenado pelo Tribunal Judicial de Castelo Branco a 23 anos de prisão mas poderá permanecer atrás das grades por muito mais tempo. E isto porque foi sucessivamente condenado em pena de prisão pela prática, na comarca de Idanha-a-Nova de um crime de ofensa à integridade física qualificada, pena esta que cumpre actualmente, depois foi condenado em pena de prisão pela prática de um crime de tentativa de violação de uma sexagenária na Póvoa de Rio de Moinhos, e agora foi novamente condenado em pena de prisão.

Este parece ser um caso invulgar no Tribunal de Castelo Branco. O indivíduo cometeu crimes sucessivos pelos quais foi sucessivamente julgado com trânsito em julgado, pelo que o número de anos de prisão que terá de cumprir poderá ser calculado não segundo a regra do cúmulo jurídico das penas, que tem como limite máximo os 25 anos de prisão, mas pelo método do cúmulo material, que não tem qualquer limite legalmente estabelecido no Código Penal actual.

Fonte: Gazeta do Interior

no image

Grupos liberais e defensores dos direitos homossexuais criticaram a escolha do pastor evangélico Rick Warren para celebrar a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama. As informações são da rede de TV americana CNN.

Warren, um dos mais influente líderes religiosos dos EUA, atua em questões como redução da pobreza mundial, direitos humanos e aids. Porém, o fundador da Igreja de Saddleback se opõe ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e ao aborto, o que o coloca em posição oposta à maioria do Partido Democrata, em especial a sua ala mais liberal.

Katryn Kolbert, presidente da organização People For the American Way, se disse "profundamente desiludida" com a escolha de Warren e afirmou que Obama deveria ter optado por alguém com "consistentes valores americanos dominantes".

Linda Douglass, porta-voz de Obama, defendeu a escolha de Warren, dizendo: "Esta será a cerimônia de posse mais abrangente, aberta e acessível da história americana".

Warren apoiou a Proposição 8, votada na Califórnia, medida que proibiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado. Sua aprovação provocou a ira de inúmeros defensores dos direitos gays.

no image
Astência religiosa. Capelanias acabam mas católicos ganham maioria num novo Conselho Consultivo
O projecto de lei de assistênci
a religiosa, que resultou, segundo foi anunciado pela própria ministra da Saúde, de "um acordo" com a Igreja Católica (já questionado pelo deputado socialista Vera Jardim), prevê - como aliás o anterior projecto, que causou, no Verão do ano passado, o protesto da hierarquia da Igreja - o fim das capelanias existentes nos hospitais. A IC perderá assim o monopólio da assistência religiosa nos hospitais, e as outras confissões legalmente reconhecidas terão acesso aos pacientes. Esse acesso deverá existir em termos de igualdade, respeitando os princípios da Lei de Liberdade Religiosa e da Constituição.

Mas o projecto acordado com a Igreja contempla também a criação de um Conselho Consultivo para a Assistência Religiosa composto por nove elementos, em que os representantes católicos estarão em maioria.

Considerada "natural" pelo padre José Nuno, que dirige a Pastoral da Saúde da Igreja Católica (IC), esta dominância católica e a própria proposta de existência do conselho é vista com estranheza pelo vice-presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, Fernando Soares Loja, que representa a Aliança Evangélica Portuguesa. "Existindo uma Comissão de Liberdade Religiosa que fez trabalho sobre esta matéria nos últimos anos e deu provas de imparcialidade, não vejo motivos para a criação de outra comissão cujos membros são nomeados em função da sua pertença religiosa. Parece-me existir uma duplicação e uma tentativa de desvalorização da Comissão da Liberdade Religiosa." A possibilidade de desvalorização da Comissão, que é presidida por Mário Soares e tem entre os seus membros representantes de várias confissões legalmente reconhecidas, para além da católica, está também implícita no pedido de esclarecimento endereçado por Vera Jardim a Ana Jorge, no qual o socialista e principal autor da lei de Liberdade Religiosa (em vigor desde 2001) questiona o facto de aquele órgão consultivo do Governo não ter sido objecto de qualquer consulta no que respeita a um projecto que é anunciado como estando "quase pronto" e como tendo "o aval da Igreja Católica". O ministro da presidência, Pedro Silva Pereira, já garantiu que a Comissão vai ser consultada - a lei a tal obriga -, mas é a ordem dos procedimentos que está em causa. "Julgo que a boa prática seria começar por pedir parecer à Comissão antes de avançar com negociações particulares mais ou menos secretas com uma confissão", conclui soares Loja. "Esse procedimento assenta em pressupostos contrários ao princípio da separação entre Estado e religião."

Fonte: DN Online
no image
Comerciante foi assassinado, após uma tentativa de assalto, quando saía de uma igreja evangélica no bairro de Areias, no Recife. O crime aconteceu na noite da última quarta-feira (17) na Comunidade Vila Cardeal e Silva.

De acordo com a polícia, Anísio Serafim dos Santos Filho, foi assassinado com três tiros. Ele saía de uma igreja evangélica em companhia da sogra e do cunhado, quando dois homens e uma mulher anunciaram o assalto.

Após reagir o comerciante teria sido baleado no peito e no rosto. A comunidade diz que os assaltos estão sendo constantes naquela região, e que carros de quem freqüentam os cultos podem estar sendo um atrativo para os assaltantes.

A vítima ainda foi socorrida para o Hospital Geral de Areias, mas não resistiu.

Da Redação do pe360graus.com
no image

Um pastor evangélico foi preso no fim da noite dessa segunda-feira suspeito de ter abusado sexualmente de uma menina de 11 anos em Ipatinga, na região do Vale do Aço de Minas Gerais.

De acordo com militares do 14º Batalhão da PM, o suspeito, de 29 anos, teria dito à vítima que ela deveria acompanha-lo para uma oração, porém ele pediu que ela tirasse a blusa e a calça para que ele a tocasse.

Populares que passavam próximo ao local do suposto abuso, um matagal, teriam visto o suspeito com as mãos nos seios da menina. Assustado ao perceber que havia sido avistado, o homem teria tentado fugir, porém foi preso em um rastreamento realizado na região.

Em depoimento prestados aos militares, o acusado nega ter cometido o crime, mas a vítima afirma que ele a molestou. O suposto pastor foi encaminhado à Delegacia de Polícia da cidade. Não ocorreu estupro, afirma a polícia.

Fonte: Portal O Tempo

no image
O mercado de música gospel vem crescendo bastante no Brasil e no mundo. A cada ano, milhares de DVDs e CDs são produzidos com boa qualidade de som e imagem.

Há três meses, foi lançada até uma rádio virtual que toca exclusivamente este tipo de música. Trata-se da Rádio Gospel Online, acessada através do site www.radiogospelonline.com.br, e que tem como um dos idealizadores Diogo Schuntzemberger, que vive em Curitiba.

“Em todo mundo, o número de pessoas evangélicas é cada vez maior. Por isso, o mercado de música gospel tem crescido consideravelmente”, diz Diogo. “Apesar disso, não são apenas os evangélicos que gostam das canções gospel. Elas costumam ser apreciadas por pessoas de diversas religiões.”

A rádio é independente, não estando ligada a nenhuma igreja. Desde que entrou no ar, já recebeu cerca de 25 mil visitantes e tem 1600 usuários cadastrados. Alcança 33 países, entre eles Japão, Polônia, Austrália, Irlanda, Itália, México, Angola, França, Argentina, entre outros. “Este mês, conseguimos entrar na Guatemala”, comemora o idealizador.

Engana-se quem pensa que as músicas gospel têm todas o mesmo estilo. Através do site, os usuários descobrem que existem canções acústicas, de adoração, coral, eletrônica, dance, forró, funk, gaúcha, hip-hop, infantil, instrumental, internacional, latinas, reggae, pop-rock, rock e sertanejo. Com isso, os trabalhos de diferentes artistas conquistam um público bastante variado, de diferentes faixas etárias.

“Acessam nosso site pessoas de todas as idades. Sabemos que existem pessoas que acessam quando chegam no trabalho e escutam as músicas durante quase todo o dia”, comenta.

“É possível escolher o estilo musical que se quer ouvir, ter acesso às letras e cifras das músicas e a notícias sobre o mundo musical gospel. Tudo de forma gratuita. Disponibilizamos tanto músicas de artistas já consagrados quanto damos espaço a novos talentos.”

O site também tem um canal de interatividade com o público, através do qual as pessoas realizam pedidos de oração. Até agora, já foram feitas cerca de trezentas solicitações.

Fonte: Paraná Online

no image
Uma carreata e uma concentração pública, no centro da cidade, ontem, pela
manhã, pontuaram o sentimento do imperatrizense em torno do julgamento do processo de cassação contra o governador Jackson Lago (PDT) e de seu vice, Luiz Carlos Porto, marcado para hoje.

Visivelmente, o povo de Imperatriz mostrou que está do lado do governador nesse episódio que movimenta o estado e toda a região tocantina. Por onde a carreata passou, das calçadas e das portas das lojas e residências, as pessoas acenavam em sinal de aprovação ao governador.

Manifestações favoráveis a Lago já foram realizadas em Estreito, Davinópolis e ontem na segunda cidade mais importante do estado.

O imperatrizense protestou contra o que a cidade chama de golpe contra a vontade do povo. Na eleição de Jackson, Imperatriz respondeu com quase 80% dos votos. Essa votação, o governador tem respondido com diversas obras, entre elas a Ponte da Amizade, orçada em mais de cem milhões de reais e que deve ser inaugurada em março.

Antes mesmo dessa movimentação em praça pública, já era visível o sentimento da
população ante a iminência do julgamento do processo de cassação movido pelo grupo Sarney contra Lago e Pastor Porto. Carros circulam com adesivos; cartazes são vistos no centro e na periferia. O assunto é tema de debate nas escolas, bares e praças. O pensamento é único: Jackson Lago é vítima de um processo meticulosamente preparado para apeá-lo do comando do estado.

"Essa manifestação revela que a nossa cidade continua apoiando o governador e que acredita que ele permanecerá governando o estado", declarou o líder garimpeiro e presidente do Diretório Municipal do PSDC, Gessé Simão, um dos participantes do movimento contra a cassação de Jakson Lago.

Participaram ainda da movimentação popular lideranças comunitárias, empresariais, estudantis e políticas.

"Quero alertar a todos os jovens que não deixaremos a família Sarney volta ao poder do Maranhão, porque somos conscientes de que o jovem e o povo do Maranhão não tinham vez; agora sabemos que com Jackson é diferente: o povo tem vez e voz\", declarou a líder estudantil Ana Kelly, ex-presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas.

Entre os líderes políticos presentes no movimento estavam o vice-governador Pastor
Porto, o deputado estadual Valdinar Barros e os prefeitos eleitos Madeira (Imperatriz), Vete Botelho (Itinga), Deoclides Macedo (Porto Franco) e Zequinha Coelho (Estreito).

O deputado Valdinar Barros (PT) acusou a família Sarney de estar por trás do processo, conspirando pela cassação de Jackson Lago. Para ele, \"esse grupo só tem causado mal ao estado".

Já o vice-governador Pastor Porto disse, diante das pessoas que se concentravam na praça, confiar no senso de justiça do TSE e que o resultado do julgamento será favorável aos anseios da população.

O prefeito eleito de Imperatriz, Madeira, destacou o sentimento que empolgou os maranhenses que ajudaram a eleger Jackson em 2006 a voltar a tomar conta do estado diante da ameaça de cassação de seu mandato. Madeira encerou dizendo esperar que os ministros do TSE não se atenham apenas ao que consta nos autos, mas que consigam captar, e também analisar, o sentimento contra a cassação do governador presente hoje no povo maranhense.

Fonte: Badauê Online

A sessão desta terça-feira na Câmara Municipal foi suspensa por volta das 12h30 diante de ânimos exaltados de evangélicos e travestis que acompanhavam discussão sobre pedido de concessão do título de Utilidade Público à ATMS (Associação das Travestis de Mato Grosso do Sul).

O “quebra-pau” começou quando o vereador Pastor Sérgio (PMDB) pediu vistas ao projeto, de autoria de Athaíde Nery (PPS), alegando que, como presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, precisaria de mais tempo para verificar quais impactos tal proposta significaria à receita do Município. Na avaliação dele, como a associação ganharia facilidades de pleitear dinheiro público, a aprovação poderia gerar custos extras.

A estratégia para evitar a votação hoje levantou os travestis que estavam no plenário e levou o autor da proposta a ocupar a tribuna. “Isso é um absurdo, não tem impacto nenhum”, contestou Athaíde.

O clima ficou ainda mais tenso quando o vereador inflamou o discurso, chamando os evangélicos de preconceituosos. Apontando o dedo para alguns representantes da Igreja Batista, sentados no plenário, Athaíde atacou. “Esse tipo de manifestação dos evangélicos não é coisa de Deus é coisa do capeta. Evangélico não pode ser sinônimo de preconceito.”

Os batistas, que até então aplaudiam a manobra para adiamento da votação, ficaram revoltados. A vereadora Thaís Helena (PT), representante católica na Câmara, recorreu então ao microfone para pedir a retirada de palavras “ofensivas” dos registros da sessão.

Os travestis também reagiram, chamando a vereadora de “homofóbica”. O presidente da Casa, Edil Albuquerque (PMDB), tentou acalmar os ânimos, pediu silêncio, mas antes mesmo do pedido de vistas ser votado, com nova gritaria no plenário, resolveu suspender a sessão, por conta do clima tenso.

A decisão provocou a "ira" dos travestis e simpatizantes da causa que levantaram o som do protesto, mas aos poucos foram esvaziando o prédio da Câmara, assim como os evangélicos.

no image

A bancada metida a santa da câmara Municipal de Campo Grande, formada pelos vereadores evangélicos e ligados a igreja católica, barraram hoje a aprovação do projeto de Lei 6353/07, de autoria do vereador Athayde Nery (PPS), que concederia o título de utilidade pública para a Associação dos Travestis de Mato Grosso do Sul. O vereador Pastor Sergio (PMDB), com o intuito único e exclusivo de postergar a votação do projeto, pediu vistas do mesmo, uma manobra claramente demagoga.

Apoiado pelos auto-proclamados representantes de Deus na Terra, assessorado até por um vereador recém eleito, pastor Lídio, que trouxe seguranças troncudos para mostrar quanto é truculento, e pela vereadora Thais Helena, que apesar de petista é homofóbica, Pastor Sérgio fez o que pode para atrapalhar a votação do projeto, e conseguiu graças a passividade da maioria dos vereadores e vereadoras presentes, que já aprovaram título de utilidade pública para todos os tipos de entidades – até para entidades de proteção aos animais – mas não foram capazes de aprovar o título para a associação dos travestis.

O mais engraçado é que tanto o Vaticano quanto o papa da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, já se manifestaram publicamente contra a homofobia. No entanto, os parlamentares crentes e cristãos preconceituosos (que graças a Deus não são a maioria) aqui de Campo Grande se acham acima do bem e do mal, acham que falam em nome de Deus. Um dia a casa cai e nas profundas esta gente vai queimar diante de tanto preconceito e ignorância.

Os homofóbicos de Campo Grande fazem o mesmo papel lamentável dos grupos ultra-conservadores, de extrema direita e fundamentalistas que se unem contra homossexuais e mulheres mundo afora. Em junho passado, por exemplo, um grupo de evangélicos tentou invadir o Congresso Nacional em protesto contra a aprovação do projeto que criminaliza a homofobia no país. Cerca de mil evangélicos fizeram uma manifestação em frente à sede do Legislativo para evitar a votação do projeto. Os manifestantes querem ter o direito de agredir homossexuais.
Estão na contramão da história já que pesquisa realizada pelo DataSenado revelou que 70% dos brasileiros concordam com a aprovação do projeto de lei (PLC 122/06). Inclusive, no que se refere à religião, a criminalização de atos de preconceito contra homossexuais é defendida por 55% dos evangélicos, enquanto 39% deles querem a rejeição do projeto de lei. Entre os entrevistados de outras religiões, o que inclui a católica, mais de 70% defendem a aprovação da proposta. Ainda de acordo com a pesquisa, 79% dos brasileiros que se declaram ateus aprovam a criminalização da homofobia.

Fonte: Última Hora News


Depois de declarar em entrevista a um programa de rádio, no dia 2 de dezembro, que estava "mudando" de opinião sobre o casamento gay, o líder conservador evangélico Richard Cizik causou um reboliço na Associação Nacional de Evangélicos (NAE), que culminou com o seu afastamento, na última quinta-feira (11/12).

"Estou mudando, tenho que admitir. Em outras palavras, eu diria que acredito em uniões civis. Eu não apoio redefinir o casamento em sua definição tradicional, não acredito", disse. De acordo com o presidente da NAE, Leith Anderson, a saída de Cizik foi necessária porque as respostas à rádio não correspondiam aos valores da associação.

Figura conhecida em Washington, Cizik teve papel primordial em questões políticas, como as duas eleições de George W. Bush. O referendo também defendia que os evangélicos deveriam se preocupar mais com o meio ambiente.
no image
Evangélicos participaram, na noite desta segunda-feira (15), de uma marcha para Jesus pelas ruas de Lorena.

A concentração foi na Praça Rosendo Pereira Leite, na Vila Celeste. Evangélicos de várias igrejas se reuniram para homenagear o Dia da Bíblia, celebrada no segundo domingo de dezembro no Brasil.

Os fiéis oraram e seguiram pelas ruas do centro. Animados, eles caminharam cerca de um quilômetro e meio até a Praça Arnolfo de Azevedo. No palco da praça, pastores e cantores evangélicos conduziram um louvor, e os fiéis acompanharam, também, esquetes teatrais e danças. A festa terminou com muita música.

Fonte: VNews
Uma grande confraternização em torno da fé mobilizou pessoas de oito municípios da região nesse fim de semana em Santa Cruz do Sul. Elas participaram do Congresso Regional da União da Mocidade da Assembléia de Deus do Campo Eclesiástico de Santa Cruz do Sul (Umadesc), que iniciou na sexta-feira e se estendeu até a tarde de ontem no Parque da Oktoberfest. Palestras e apresentações especiais fizeram parte das atividades desenvolvidas. Realizado a cada dois anos, o evento tem o objetivo de integrar a juventude da Assembléia de Deus e divulgar o Evangelho. Durante o fim de semana, segundo o pastor Neemias da Silva, as expectativas de público dos organizadores foram superadas, com lotação completa das dependências utilizadas em vários momentos. A estimativa é de que 10 mil pessoas tenham passado pelo local, 5 mil somente ontem. O pastor ressaltou que um dos pontos altos da programação ocorreu no sábado à noite. O agente de saúde, Silvio Jair Silveira, de 36 anos, veio de Sinimbu participar do encontro. Na companhia da esposa e dos dois filhos, ele revelou ser uma alegria estar no meio do povo cristão. “Juntos buscamos, adoramos e sentimos a presença de Deus.” A venâncio-airense Greice Gisch, de 23 anos, participou do congresso com o marido e outros familiares. Ela observou que um dos aspectos mais importantes do evento é a união das pessoas. “Aqui nos encontramos uns com os outros e com Deus, e procuramos ajudar a quem precisa.” Salvador Oliveira Ramos, de 67 anos, foi um dos mais entusiasmados no local. O aposentado, além de prestigiar as atividades, também ajudou, com muita alegria, no suporte ao congresso. “Estar aqui é uma felicidade. Eu era “cachaceiro” e fumante e Deus foi na minha casa me buscar e me salvar. Sou muito agradecido por isso.”

Fonte: Gazeta do Sul
no image
Um estudante de 17 anos que também estava no veículo sofreu ferimentos, mas já deixou o hospital.
O pastor evangélico Paulo Henrique Almeida Salomão, de 41 anos, morreu neste final de semana após o carro que dirigia capotar na altura do quilômetro 363 da rodovia Cândido Portinari, município de Batatais. Um estudante de 17 anos que também seguia no carro sofreu ferimentos, mas já deixou o hospital. O acidente foi registrado na tarde de sábado (13) e envolveu o Ford Ecosport dirigido pelo pastor. O trecho do capotamento é em linha reta e ainda não se sabe o que pode ter causado o desastre. O pastor residia em Franca onde atuava em uma igreja localizada no Jardim Cambuí.

Fonte: Cosmo Online
Realizado na noite de ontem Chapadão do Sul o Show Gospel com o cantor David Quinlan
O show faz parte das comemorações do final do ano em Chapadão do Sul e foi realizado numa parceria entre a prefeitura municipal e a OPEC – Ordem dos Pastores de Chapadão do Sul.
O show teve a presença de evangélicos de toda região, que demonstraram muita animação durante todo o show
David Quinlan é um conhecido cantor evangélico, líder de louvor de origem irlandesa. Sua família veio refugiada para o Brasil, pois seu pai, um grande líder do movimento católico, se converteu ao protestantismo e sofreu muita perseguição das "autoridades eclesiásticas católicas". Naturalizado brasileiro, foi o principal precursor no Brasil do movimento conhecido como Adoração, estilo musical e de vida que tem ganhado espaço entre os cristãos.

Violonista e vocalista, Quilan gravou versões traduzidas de canções do estilo adoração compostas por líderes de louvor. Quinlan, que costuma viajar por diversas cidades brasileiras a desenvolver seu ofício eclesiástico, é uma das figuras que mais repercutiu, ainda que indiretamente, no comportamento dos músicos e dos jovens evangélicos brasileiros da atualidade. David Quinlan é líder do Ministério ""Paixão, Fogo e Glória", através do qual realiza conferências de louvor e adoração em diversas cidades.

Reside em Minas Gerais, fazendo parte da IBC (Igreja Batista de Contagem) e no ano de 2007 lançou seu mais novo cd, gravado em Goiânia em novembro de 2005, denominado Apaixonado por Ti, Jesus!, e também lançou um DVD gravado ao vivo em São Paulo.

Fonte: Jornal o Correio News
no image
CHINA - Pastor Wang Weiliang e Pastor Zhu Baoguo foram soltos antes do tempo previsto por “razões médicas”.

Wang Weiliang foi liberado da prisão com mais de um ano de antecedência, no dia 25 de novembro de 2008, devido a uma “condição médica”.

está recebendo tratamento em um hospital de Hangzhou, região de Zhejiang.O pastor Wang Weiliang havia sido sentenciado a três anos de prisão em dezembro de 2006 por protestar contra a destruição das instalações da Igreja Cristã de Dangshanwan, em Xiaoshan, província de Zhejiang, que se deu em julho do mesmo ano.

Outros seis cristãos, que receberam penas mais brandas, já foram libertados.Shen Zhuke, condenado juntamente com Wang Weiliang, ainda está na prisão na zona oeste de Hangzhou, há mais de 2 anos. Ela cumpre a pena de três anos e meio. Os membros da Igreja Cristã de Dangshanwan ainda não puderam reconstruir legalmente a igreja desde sua destruição.Também o pastor Zhu Baoguo, da província de Henan, foi libertado do trabalho no campo no dia 2 de dezembro de 2008, por “razões médicas”.

O pastor Baoguo estava cumprindo a sentença de um ano de “reeducação através do trabalho” por ter atuado como um “líder religioso nocivo”.Baoguo foi inicialmente preso em 12 de outubro de 2008 juntamente com outros quarto líderes que estavam reunidos na vila de Dushu, próxima à cidade de Nanyang. Os líderes sofreram quatro dias de detenção administrativa. O pastor Zhu recebeu uma pena de 15 dias de detenção administrativa e foi sentenciado a um ano de reeducação através do trabalho.Com o relatório da ChinaAid e a pressão internacional, especialmente do Ministério de Relações Exteriores do Estados Unidos e a intervenção direta da embaixada norte-americana, bem como orações provenientes de todo o mundo, os dois pastores foram libertados antecipadamente.

Fonte: Portas Abertas
no image
RIO - A vigilância sanitária de Goiás vai pedir à Secretaria de Saúde do estado a suspensão das atividades de um hospital onde uma dona-de-casa morreu esta semana, na mesa de cirurgia, quando se preparava para uma lipoaspiração.

O médico Pastor Contreras, responsável pela cirurgia e dono do hospital, localizado no município de Palmares de Goiás, já respondia a outros três processos no Conselho Regional de Medicina. Desde outubro, segundo a vigilância sanitária, o centro cirúrgico está interditado por falta de condições sanitárias, equipamentos de emergência e anestesista. Por isso, a cirurgia de Helaine Paula de Souza, de 28 anos, não poderia ter sido realizada.

" Estou denunciando porque eu não quero que isso aconteça mais. Isso não vai trazer minha filha, mas as pessoas nunca mais vão fazer isso. Nós queremos justiça "

Contreras, que é boliviano naturalizado brasileiro, não voltou ao hospital depois da morte da paciente. De acordo com parentes de Helaine, ela teve convulsões logo depois de tomar anestesia, e morreu no local. Indignada com a atitude do médico, a família prestou queixa à polícia. Como a direção do hospital não cumpriu a ordem de interditar o centro cirúrgico, o hospital pode ser punido.

- Estou denunciando porque eu não quero que isso aconteça mais. Isso não vai trazer minha filha, mas as pessoas nunca mais vão fazer isso. Nós queremos justiça - disse Helena Luiza da Silva, mãe da paciente.
A paciente Grazieli Pereira também se diz vítima do médico. Ela ficou com cicatrizes em toda a barriga.

- Eu fico pensando que do jeito que eu estava era melhor do que estou hoje. Porque eu tenho até vergonha do jeito que está minha barriga - ela afirmou.

Fonte: O Globo
no image
Um evento de uma igreja evangélica tumultua o trânsito da região central de Curitiba na manhã de hoje (12).

Duas quadras da Avenida Sete de Setembro estão fechadas para veículos no sentido rodoferroviária, entre as ruas 24 de Maio, Alferes Poli e Westphalen.
Um palco, com equipamento de som, foi montado em frente à Igreja Universal. Agentes da Diretran bloqueiam a rua com cones e orientam o trânsito.
Comerciantes da região reclamam que o movimento está prejudicado pela dificuldade de acesso.
O trânsito na Sete de Setembro no sentido Batel e nas canaletas do ônibus expresso estão normais.

Fonte: Redação Bem Paraná
Às vésperas do Natal, época em que as famílias católicas se preparam para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, a revista Playboy do México resolveu entrar no clima natalino de uma forma polêmica.

A edição de dezembro da publicação traz na capa a modelo María Florencia Onori representando a mãe de Jesus, Virgem Maria.No ensaio, a modelo posou coberta por um manto branco com um cenário repleto de vitrais - na tentativa de reproduzir um ambiente parecido com o de uma igreja. A capa vem acompanhada do texto: "Te adoramos, María. Nesta edição, a modelo María Florencia Onori nos deixa apreciar sua beleza pungente". "És bem-aventurada, María, quando a luz chega à sua pele, e seus olhos encontram os olhos de nossos leitores", diz uma chamada interna da revista.


O conteúdo da publicação mexicana deve mexer com os ânimos de organizações religiosas do país, que tem maioria cristã. Segundo um censo realizado 2007, 89% dos mexicanos se declararam católicos - o equivalente a 97 milhões de pessoas.


Fonte: Veja
no image
A jornalista Elvira Lobato, do jornal "Folha de S.Paulo", recebeu o prêmio Esso de jornalismo, na noite desta terça-feira (09/12), pela reportagem "A Universal chega aos 30 anos com império empresarial", sobre a rede de empresas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus.

O trabalho mostrava que rádios e emissoras de televisão foram adquiridas em nome de fiéis e transferidas para o fundador da igreja, Edir Macedo.Elvira considerou o prêmio um desagravo em função dos processos judiciais movidos contra ela por fiéis da Igreja Universal, que alegaram terem se sentido ofendidos pela reportagem - a Folha responde a 105 ações ingressadas em todo o País.

Elvira recebeu um diploma e o prêmio de R$ 30 mil.A Folha também conquistou o Prêmio Esso de Criação Gráfica por "Cigarro e álcool na adolescência", publicado pelo caderno Folhateen em 3 de setembro de 2007. Os vencedores são Renata Steffen, Fernanda Giulietti, Ivan Finotti, Alexandre Jubran, Tarso Araújo e Letícia de Castro.A cerimônia no Copacabana Palace premiou jornalistas em mais 11 categorias. Na de reportagem, Lobato concorreu com 532 trabalhos e foi finalista ao lado de "Favela S/A", do jornal "O Globo", e "Suicídio.com", da revista "Época".Em dois meses de apuração, Elvira Lobato, na Folha desde 1984, investigou o conglomerado de empresas controladas pela Igreja Universal do Reino de Deus.

A reportagem revelou que, além de rádios e TVs, a Universal e sua cúpula mantinham dois jornais diários, uma agência de turismo, uma imobiliária e uma empresa de seguro-saúde.Após a publicação, lideranças e membros da Universal entraram com 105 ações judiciais contra a jornalista e a Empresa Folha da Manhã, que edita a Folha, pedindo reparação por danos morais. A maioria dos processos foi ajuizada em comarcas remotas de quase todos os Estados, forçando o deslocamento de advogados e jornalistas. As 58 ações julgadas até o momento tiveram sentenças favoráveis à Folha."Dedico o prêmio a todos os jornalistas. O oxigênio da profissão é a liberdade de imprensa", disse Lobato ontem.O Prêmio Esso de Jornalismo foi criado em 1955. Em 2004, a Folha e "O Estado de S. Paulo" criticaram a estrutura da premiação, afirmando que a composição do corpo de jurados não era "representativa do mercado editorial do país".

Fonte: Folha Online
no image
PERNAMBUCO - Uma mulher, identificada como Tânia, foi morta com um tiro na cabeça na madrugada desta quarta-feira (10), quando dormia dentro da 1º Igreja Batista dos Bultrins, na Rua Manoel Regueira, em Olinda, Região Metropolitana do Recife.

As primeiras informações repassadas à polícia indicam que os assassinos são dois homens, que chegaram armados com um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12. Acredita-se que o alvo dos criminosos era um adolescente de 15 anos, que supostamente praticaria delitos para sustentar o vício em crack.

O adolescente de 15 anos ficou ferido com dois tiros, mas conseguiu fugir dos assassinos. Ficou ainda ferido com um tiro de raspão na testa um homem que também estava dormindo na igreja, Arlindo Ferreira da Silva Neto.O Instituto de Criminalística (IC) fez perícia no local e o Instituto de Medicina Legal (IML) já recolheu o corpo da vítima fatal. A 1º Igreja Batista dos Bultrins não possui portas. Freqüentemente, o centro religioso é usado por moradores de rua para passarem a noite.

Fonte:JC
no image
Israel) disseram ter encontrado frascos de perfume semelhantes aos que podem ter sido usados pelas mulheres que teriam lavado os pés de Jesus.

Os ungüentos perfumados foram achados intactos, no fundo de uma piscina cheia de lama, junto com cabelos e objetos de maquiagem, segundo relato do diretor da escavação, promovida pela entidade Studium Biblicum Franciscanum, ao site Terrasanta.net.

"Se as análises químicas confirmarem, esses podem ser perfumes e cremes semelhantes àqueles que Maria Madalena, ou a pecadora citada no Evangelho, usou para untar os pés de Cristo", disse o arqueólogo-chefe, padre Stefano de Luca.Maria Madalena é descrita na Bíblia como uma discípula de Jesus, para quem sete demônios se apresentaram. Habitualmente acredita-se que seja ela a pecadora que tenha lavado os pés de Jesus."A descoberta dos ungüentos em Madala é por qualquer medida de grande importância.

Mesmo que Maria Madalena não tenha sido a mulher que lavou os pés de Cristo, temos em nossas mãos 'cosméticos' da época de Cristo", disse De Luca.Madala era o nome de uma antiga cidade perto da costa do mar da Galiléia, no atual norte de Israel. Perto dali existiu uma aldeia palestina até a guerra que criou o Estado judeu, em 1948.

Uma cidade israelense chamada Migdal hoje ocupa a região."É muito provável que a mulher que untou os pés de Cristo tenha usado estes ungüentos, ou produtos que eram muito similares em composição e qualidade", disse o padre.A Studium Biblicum Franciscanum participa ativamente da escavação de locais vinculados ao Novo Testamento e aos primórdios do Cristianismo na Idade Média.

Fonte: Reuters
no image
O adolescente Bruno Roberto da Silva, 15 anos, sobrevivente do assassinato ocorrido dentro de uma igreja evangélica passa por cirurgia no Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, no fim da manhã desta quarta-feira (10). O adolescente recebeu um tiro nas costas e, segundo a assessoria do hospital, está em estado grave.

O crime ocorreu nesta madrugada, dentro de uma igreja batista no bairro de Ouro Preto, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Além de Bruno, outras duas pessoas foram vítimas do crime: Tânia Luiza Gama da Silva, 55 anos, recebeu um tiro de espingarda calibre 12 e morreu na hora. O flanelinha Arlindo Ferreira da Silva, 22 anos, sofreu escoriações, mas já recebeu alta.
Os moradores da área evitam falar sobre o assunto, mas afirmam ter ouvido quatro disparos por volta de 1h da madrugada. De acordo com a polícia, dois homens invadiram o local e atiraram contra o grupo. A dupla já teria sido identificada pelos policiais.

Ainda segundo a polícia, as três vítimas eram moradoras de rua e dormiam na igreja no momento do assassinato. A polícia informou também que o crime pode ter sido motivado por causa de envolvimento com drogas.
O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.

da Redação do pe360graus.com
no image
Francisco Folgado, de 34 anos, foi condenado quarta-feira, dia 10 de Dezembro, a 23 anos de prisão efectiva em cúmulo jurídico, pelas acusações de homicídio qualificado, furto simples e roubo.

O indivíduo, pastor, já se encontra a cumprir uma pena de três anos e seis meses em consequência de um outro processo.

O julgamento começou dia 3 de Dezembro e os factos, recorde-se, aconteceram dia 18 de Outubro de 2006, quando o pastor entrou na casa de Hans Siefener, de nacionalidade alemã, na altura com 61 anos, situada na Quinta do Senhor da Pedra, na localidade de Póvoa de Rio de Moinhos, com o objectivo de levar alguns bens que ali encontrasse.

Quando entrou, viu o homem, que já tinha sido seu patrão, de costas, pelo que pegou numa barra de ferro que estava atrás da porta e desferiu-lhe um golpe na cabeça. Já com a vítima no chão, desferiu-lhe um segundo golpe, também na zona da cabeça, lesões que lhe provocaram a morte.
Mais informação na próxima edição do Reconquista.

Fonte: Jornal Reconquista
no image
Depois do sucesso do lançamento em São Paulo, o primeiro livro de Ricardo Gondim pela MK Editora, Sem Perder a Alma, será lançado na próxima segunda-feira, 08/12, no Rio de Janeiro.

A tarde de autógrafos acontece na Saraiva Mega Store do Ouvidor, no Centro do Rio, às 17h30.Ao ler textos do escritor, a presidente do Grupo MK de Comunicação, Yvelise de Oliveira, apaixonou-se pelas bem traçadas linhas de Gondim. Daí, surgiu admiração, amizade e o convite para que a obra fosse lançada pela MK Editora.

Sem Perder a Alma é um livro de crônicas em que o pastor da Igreja Assembléia de Deus Betesda e poeta disserta sobre inúmeros temas convidando o leitor à reflexão e levando-o pelo caminho da emoção sem apelação.

Fonte: Elnet
no image
No dia 13 e dezembro,a partir das 15:30h o programa Raul Gil trará a cantora gospel Fernanda Brum para participar do quadro "Homenagem ao Artista".Fernanda é porta-voz da Igreja Perseguida - associada ao site Missão Portas Abertas - que atende a milhares de cristãos que são perseguidos em todo mundo por sua orientação religiosa.Veja a chamada para o programa:
no image
Um ex-pastor da Igreja da Escócia foi condenado a três anos de prisão por bigamia e falsificação por um tribunal da Inglaterra.Roderick Sangster, de 58 anos, foi casado três vezes e deixou pelo menos duas das ex-mulheres endividadas.

Sangster se casou com Janet Pollard, com quem morava em Leamington Spa, na região central da Inglaterra, quando ainda era casado com Jill Sangster, em 2004. Ele estava foragido e se entregou à Justiça no início desta semana.Natural de Perth, na Escócia, Sangster trabalhou como policial antes de se qualificar como pastor da igreja.Jill Sangster, a segunda mulher com quem ele ainda é legalmente casado, foi obrigada a declarar falência depois de descobrir que seu marido acumulou dívidas de 30 mil libras (cerca de R$ 109 mil).Para a terceira mulher, Janet Pollard, o ex-pastor deixou uma dívida de 55 mil libras (cerca de R$ 201 mil).InvestigaçãoAs mulheres descobriram a existência uma da outra depois que Jill Sangster, também de Perth, procurou Janet Pollard quando investigava as dívidas do marido.Ele também foi condenado por falsificar a assinatura de Pollard para obter um empréstimo bancário no valor de 10 mil libras (cerca de R$ 33 mil)."Você deixou para sua primeira mulher dívidas que chegaram a níveis impossíveis", disse o juiz Marten Coates. "Você deixou sua segunda mulher falida e sua terceira companheira quase pobre.""Seus motivos, tenho certeza, foram desonestos desde o princípio", acrescentou. "Casos de bigamia são raros. Acredito que eles sejam raros porque o público tem maior consideração pela instituição e obrigações do casamento do que você."O ex-pastor se casou com Jill Sangster na Flórida em agosto de 1996, depois de ter se divorciado da primeira mulher, Frances Tait, de Portlether, na Escócia.Eles foram casados legalmente por 25 anos e têm quatro filhos. Em 2002, o ex-pastor se separou de sua segunda mulher e começou os procedimentos para o divórcio, que não chegou a ser concluído.Roderick Sangster, cujo último endereço conhecido era um hotel, escreveu para Jill em 2003, dizendo que ela não obteria o divórcio.Ele então conseguiu um emprego em um hotel em Evesham, também na região central da Inglaterra, e começou a se relacionar com Pollard, que se recuperava de um câncer. O ex-pastor disse que era divorciado e os dois foram morar juntos.

Fonte: BBCBrasil
no image
ÍNDIA - Ao menos cinco pessoas morreram e 80 ficaram feridas na queda do telhado de um templo de 300 anos durante um festival no norte da Índia, informou neste domingo a polícia.

O desmoronamento aconteceu neste sábado (6) à tarde, no centro religioso de Siddha Baba, durante uma sessão anual de distribuição de comida gratuita (Bhandara) a milhares de pessoas."O teto do centro não suportou e caiu, matando cinco pessoas e ferindo outras 80, das quais 12 encontram-se em estado grave", disse um oficial da polícia à agência indiana Ians.Segundo a fonte, os feridos foram levados para hospitais das localidades de Mathura e Goverdhan.

Fonte: Folha Online
no image
Mudança para atender às necessidades é uma lei básica do mercado econômico. Adaptação para suprir as alterações do meio é o cerne da teoria defendida pelo naturalista Charles Darwin.

Os dois conceitos, que a princípio ficariam restritos à economia e aos ecossistemas, podem se aplicar às religiões cristãs do século 21. Para evitar que murchem e percam fiéis, praticamente todas as crenças atuais alteraram cerimônias e pregações e as remodelaram para novas necessidades sociais.A diferença mais visível se dá nas celebrações destinadas a jovens. Hoje, cânticos cristãos, shows gospel que atraem milhares, missas “dançantes” e encontros exclusivos para a faixa etária não são raros. Na pregação, o texto bíblico estudado discorre sobre o cotidiano de adolescentes e “recém-adultos”. A temática varia com assuntos como vestibular, mercado de trabalho e relacionamentos afetivos e familiares.Em contrapartida, o próprio jovem também voltou-se às instituições cristãs. Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que mais de 90% daqueles entre 20 e 24 anos de idade têm religião. Os motivos para o número expressivo são variados: dependência química, dificuldades em vínculos sociais, doenças físicas e necessidade de aceitação. Para outros, o que determina a escolha é a busca pelo conhecimento espiritual. A influência do círculo de amizades e da família é outro fator fundamental para entender a razão de templos cheios na plena noite de sábado.AlvoPastores, párocos e oradores dizem que o público jovem é fundamental para a propagação dos ensinamentos de Cristo. Para ilustrar a tese, recorrem até aos apóstolos bíblicos que, na maioria, não ultrapassavam os 30 anos de idade. Hoje, mais de dois mil anos após a morte do Messias, os novos pregadores se desdobram para manter viva a doutrina e, conseqüentemente, a própria estrutura.Querendo atingir esta faixa etária, facilmente propícia a agitações musicais e “prazeres profanos”, buscaram assemelhar as mesmas técnicas de persuasão, mas alteraram a essência: a revestem-na com os ensinamentos da Bíblia.RockPastor da Igreja Fonte da Vida, Breno Cardoso explica que os eventos de música eletrônica ou rock gospel representam o atrativo para que o fiel tenha contato com Cristo. “Adaptamos tudo aquilo que se faz lá fora, como sair, se divertir, e retiramos as coisas ruins, como beber (bebidas alcoólicas) e usar drogas”. As letras e a temática da composição, diz ele, também se voltam a Cristo.Breno, que lidera o Ministério Atitude, ligado ao público jovem, afirma que a conversação desta faixa etária age como fator estruturante à religião. “Ele se desenvolve na igreja, traz amigos, faz a família junto a Jesus.”Desde o início das religiões neopentecostais, há pouco mais de 15 anos, todas as igrejas têm a subdivisão que atende especialmente o público entre 18 e 23 anos.90% dizem ter alguma religiãoMais de 90% dos jovens brasileiros entre 20 e 24 anos de idade declararam acreditar em alguma crença. Dados de pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) referente ao ano de 2002, feita por comparação ao Senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do mesmo ano, mostram que 9,38% se definiam como “sem religião”.Em comparação, o número é o mais alto de todas as faixas etárias pesquisadas. Dos jovens entre 20 e 24 anos, 14,16% se declararam evangélicos e 73,50% afirmaram que são católicos. Além do porcentual que disse não acreditar em nenhuma fé ou doutrina, 2,96% crêem em outras religiões.Maior número dos fiéis se mantém naqueles que já ultrapassaram os 60 anos de idade. Apenas 3,84% se definiram como “sem religião”. Nos adolescentes entre 15 e 19 anos de idade, porcentual dos que não professam nenhuma fé mantém-se em 8,86%. Na faixa que compreende representantes de 25 a 29 anos, é de 8,57 a porcentagem daqueles que não se consideram crentes em nenhuma fé.Na secular Igreja Católica, assim como na Evangélica, o fenômeno da atração de jovens é recente. Frei Venildo Trevizan, administrador da Paróquia Universitária São João Evangelista, no Setor Universitário, diz que alterações da cerimônia tradicional são atrativos para o fiel conhecer a palavra de Deus. Após este momento, defende ele, é fundamental a pregação dos ensinamentos de Cristo. “São artifícios e, por esta razão, não podem ficar só nisto. Um show atrair 3,5 mil jovens não é o nosso foco, mas que todos estes jovens conheçam os valores fundamentais da vida cristã.”Trevizan alega que o “movimento flexível” da Igreja Católica não nasceu para combater a “concorrência” com o Protestantismo. “A única razão foi aproximar à realidade do cristão. Toda competitividade não é saudável. Se, por exemplo, usa-se balinhas para atrair crianças para a igreja, tem-se que ter em mente que estas balinhas são apenas atrativos para que eles conheçam a Deus.”O diácono Júnio Cesar Roza, que atende a única paróquia universitária de Goiânia, afirma que a mudança se deu pela tentativa de aproximação da Igreja Católica com a sociedade. “A mensagem de Cristo precisa ser cultural, ser alterada com o passar do tempo, com a modificação da linguagem.” O diácono considera que a própria procura dos jovens é positiva à sociedade pós-moderna. “É preferível que eles vão a shows e cantem músicas que exaltem Jesus.”No Espiritismo, que alia conhecimento científico e religioso, o presidente do Centro Espírita Amor e Caridade, Eurípedes Ferreira Rios, afirma que a doutrina sempre se preocupou com jovens. Ele explica que, todo domingo, dezenas deles se reúnem para compreender a doutrina espírita. Seminários e reuniões também são direcionadas ao cotidiano, aliado a música e atividades lúdicas. “Sabemos que é a criança e o jovem que vão propagar a crença, eles são o futuro”, diz ele.Como o Espiritismo não tem cerimônias pré-estabelecidas e hierarquização entre os seguidores, Eurípedes diz que não há separação por faixa etária. “Como acreditamos em vidas passadas, é possível que um jovem de 15 anos seja mais desenvolvido espiritualmente que um senhor.” Na abordagem pedagógica, a complexa doutrina é transmitida de forma didática. Para isso, há recursos audiovisuais, desenhos e livros ilustrativos.Anos 1960O movimento de atração de jovens da Igreja Católica surgiu na década de 1960, quando religiões neopentecostais ganhavam espaço no cenário brasileiro. Com a ditadura militar, a partir de 1964, os movimentos se fortificaram, respalados pela causa política. A Arquidiocese de Goiânia naquela época dispunha de cinco grupos, que atendiam, respectivamente, a juventude agrária, estudantil, intermediária, operária e universitária.“Tinhamos o JAC, JEC, JIC, JOC e JUC, todos movimentos de jovens cristãos”, diz o padre Trevizan. No final dos anos de 1980, com a redemocratização, os movimentos religiosos se esvaziaram da causa política e a principal vazão dos grupos juvenis foi dada à música e aos ministérios de pregação.Dezenas de espíritas de 18 a 23 anos se reúnem aos domingos na Vila Nova para propagar a doutrinaAssim como toda crença cristã, a doutrina espírita se preocupa em servir ao próximo e praticar a caridade. Para isso, dezenas de espíritas entre 18 e 23 anos se reúnem todos os domingos, a partir das 8 horas da manhã, na Comunidade Espírita Paz de Jesus, na Vila Nova. Confraternizam-se, ouvem músicas religiosas e depois saem às ruas para propagar a doutrina e doar alimentos e brinquedos a famílias carentes.Para definir quem será atendido e qual trajeto a ser percorrido, é comum o grupo estruturar mapas e estabelecer o número de casas que serão visitadas. O estudante de Audiovisual Lucas de Pádua Mendes, 20 anos, é um dos que saem às ruas todas as manhãs de domingo para praticar o exercício da doutrina. O rapaz nasceu dentro da religião espírita e participa do movimento jovem e de uma organização não governamental (ONG) que prega a caridade. “Como não há hierarquia ou rituais no Espiritismo, todos são livres para fazer e professar do modo que se sentem melhor”, afirma.Pastor evangélico que prega aos jovens tem apenas 26 anosO Ministério Atitude, da Igreja Fonte da Vida, segue o princípio de focalizar a juventude desde a administração. O coordenador do Ministério, pastor Breno Cardoso (foto), tem apenas 26 anos. Ele explica que, além de realizar cursos teóricos sobre evangelização, se formou dentro do próprio Ministério, depois de se tornar líder de um grupo. “Além de toda a formação, é preciso ter ovelhas. Não existe pastores sem ovelhas”, afirma ele.A igreja ainda instituiu o cargo de pastor cooperador, jovem que tem a função de auxiliar o coordenador do Ministério ou um dos mais de 200 pastores do templo. Uma delas é a estudante de Direito Paula Goulart, de 20 anos. Ela conta que, por ter a mesma faixa etária da maioria dos integrantes, tem mais propriedade para tratar de assuntos semelhantes.“Falamos a mesma linguagem, encontramos as mesmas dificuldades no cotidiano.”Igreja liberou “instrumentos profanos” a partir dos anos 70Uma das mais sensíveis mudanças nos rituais da Igreja Católica se deu no início da década de 1970, quando instrumentos musicais considerados profanos, como a bateria, a guitarra e o saxofone, foram incluídos nas celebrações.Para o frei Venildo Trevizan, administrador da Paróquia Universitária São João Evangelista, a alteração mostra que a igreja permitiu alterar pressupostos para abrir espaço à juventude. “Foi uma flexibilização, uma forma da igreja dar destaque aos jovens e ao que eles simpatizam”, afirma.Mesmo assim, Trevizan acredita que a mudança não foi determinante para que a Igreja Católica mantivesse esta faixa etária dentro dos templos. “Foi apenas uma flexibilização. Mesmo que a Igreja não tivesse tomado esta atitude, o Espírito Santo encontraria outra forma de evangelizar.” O frei tem mais de 40 anos de sacerdócio.

Fonte: Diário da Manhã