Praia - O pastor cabo-verdiano Eugénio Duarte foi eleito terça-feira em Orlando, nos Estados Unidos da América, superintendente-geral da Igreja do Nazareno, soube a PANA de fonte segura.
Trata-se do primeiro não americano a ser eleito para o mais alto cargo dos nazarenos a nível mundial em mais de 100 anos de história desta confissão religiosa cristã.
Eugénio Duarte, actual director regional da Igreja do Nazareno para África, foi eleito durante a Assembleia Geral que reuniu durante 10 dias milhares de delegados de todo o mundo em Orlando.
Na sétima volta das eleições para o mais elevado cargo da Igreja do Nazareno, Eugénio Duarte surpreendeu ao ser o mais votado, facto que foi considerado histórico pela confissão religiosa, cujo site transmitiu a votação ao vivo.
O novo líder dos nazarenos é natural da ilha Brava, considerada o berço da emigração cabo-verdiana para os Estados Unidos e que por isso foi a primeira do arquipélago a receber a chegada dos também chamados “protestantes” em 1900.
Após a sua formação teológica, com distinção, no Seminário da Igreja Nazarena na cidade do Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, Eugénio Duarte começou a trabalhar no arquipélago, tendo sido eleito, nos anos 80, superintendente de Cabo Verde.
Posteriormente, ele foi escolhido para dirigir a Igreja do Nazareno na costa ocidental africana e na Guiné Equatorial.
A 23 de Novembro de 2005, ele foi eleito director regional para África, tornando-se no primeiro africano a dirigir esta confissão a nível continental.
Actualmente, ele reside em Joanesburgo, na África do Sul, mas deve mudar-se em breve para Kansas, nos Estados Unidos, onde está a sede mundial da Igreja do Nazareno.
O Governo de Cabo Verde congratulou-se com a eleição de Eugénio Duarte para superintendente-geral da Igreja do Nazareno, um cargo equivalente ao do Papa para a Igreja Católica.
As autoridades cabo-verdianas dizem “trata-se de um feito histórico e de regozijo para a nação cabo-verdiana a eleição de Eugénio Duarte como superintendente-geral da Igreja do Nazareno".
Sublinharam que a eleição representa, para Cabo Verde, "o símbolo do reconhecimento do excelente trabalho feito (por Eugénio Duarte) e constitui um marco para a Igreja do Nazareno".
Depois dos Estados Unidos e da Índia, Cabo Verde foi o terceiro Campo Missionário a receber uma Missão da Igreja do Nazareno no início do século XX.
Fonte: Angola Press
Post A Comment: