O Pastor Leslie L. Jones e o Capelão Maxwell Martins administram o Immigration Outreach Ministries - IOM


O Pastor Leslie L. Jones e o capelão brasileiro Maxwell Martins lançam programa comunitário de orientação migratória - IOM

Visando o apoio entre as diversas vizinhanças de Newark, New Jersey, o Pastor Leslie L. Jones Jr., também sargento do Departamento de Polícia de Newark, lançou recentemente, juntamente com o capelão brasileiro Maxwell Martins, um projeto de ajuda espiritual e um programa de orientação migratória, conhecido como Immigration Outreach Ministries – IOM. Um dos principais objetivos do projeto é oferecer ajuda aos necessitados, desenvolver as comunidades, reabilitação de ex-criminosos, instruir sobre as leis migratórias e oferecer ajuda espiritual.
O Sargento Leslie frisou que um dos problemas atuais que mais afetam as comunidades é a violência doméstica. Como policial, ele já presenciou inúmeros casos de abusos nos lares e injustiças feitas contra os imigrantes, por isso, ele decidiu abrir as portas do seu Ministério às comunidades de língua portuguesa.
O domínio do idioma inglês também é um dos maiores obstáculos que inúmeros imigrantes enfrentam na rota para independência. Em virtude idso, o IOM planeja oferecer um curso intensivo de inglês com ênfase na linguagem tecnica. Ao ajudar os imigrantes a se integrarem no mercado de trabalho norte-americano, o projeto visa acelerar o processo de integração na sociedade norte-americana.
Após terminar os estudos secundários em 1966, o Sargento Leslie ingressou nas Forças Armadas Norte-Americanas por 4 anos e quando saiu pensava em ser professor de música. Filho do Pastor Leslie Jones, ele atuava na igreja do pai como ministro de jovens. Sua vida mudou quando o corretor de seguros de sua mãe o aconselhou a iniciar a carreira policial em Newark. Após ingressar na Polícia, 2 anos depois ele percebeu a necessidade da criação de um Ministério no Departamernto.
“Naquela época, não existia um programa amplo, então, meus superiores aderiram a idéia”, lembrou ele.
O sucesso foi tão grande que atualmente existem cerca de 200 capelões de todas as religiões atuando no Departamento de Polícia de Newark. Depois do falecimento de seu pai, o Sargento Leslie assumiu o comando da igreja e sua experiência como policial influenciou profundamente seu ministério. Graças à sua perseverança, os capelões são extremamente atuantes na cidade.
“Eles vão às comunidades e oferecem ajuda espiritual. Além disso, eles têm liberdade para falar sobre determinados assuntos”, disse ele.
Conforme o Sargento Leslie, ainda há muito trabalho para ser feito em nossas vizinhanças, por isso, a participação de todos na solução dos problemas sociais é fundamental.
“Outras igrejas deveriam se envolver na ajuda às comunidades, neste caso, a comunidade brasileira (…) Os missionários urbanos irão às várias comunidades, pois há muito trabalho a ser feito. O que podemos fazer? Como podemos ajudar?”, perguntou ele.
O capelão Maxwell Martins, fundador e diretor executivo do projeto IOM explicou que “inúmeras pessoas passam por situações estressantes ao longo da vida. Para os novos imigrantes, o cotidiano é composto de desafios em ajustar-se à nova cultura. Em resposta a isso, o IOM planeja criar uma variedade de serviços de saúde voltado aos imigrantes no Município de Newark e o Condado Essex”.
Os programas do IOM serão oferecidos através da Charity Baptist Church, localizada na 51-53 Jones Street, em Newark – NJ, tel.: (973) 324-5976, e estão abertos a todos os interessados. O ministério da igreja oferece: Todos os domingos, às 10 da manhã, Escola Dominical, às 11:30 da manhã, Domingo de Adoração, e todas as quintas-feiras, às 7:00 pm, Estudo Bíblico.

Fonte: Brasilian Voice

Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: