Um grupo de dez estudantes de um seminário evangélico está desde manhã a fazer uma acção em Fátima para promover material bíblico e um site na internet com recursos de formação espiritual.

“Trata-se de uma oportunidade para eles conhecerem o que é uma dimensão da cultura católica e de abrir horizontes para outras sensibilidades cristãs”, disse ao PÚBLICO o pastor Paulo Pascoal, 40 anos, director do Seminário Teológico Baptista e responsável pela acção, que durará até ao final do dia.

“Não queremos fazer nenhum juízo, nem apologética, nem entrar em confronto com ninguém”, afirma Pascoal. Nem é para dizermos às pessoas que estão erradas”, insiste. Para os evangélicos, a devoção católica à mãe de Jesus é despropositada e sem fundamento bíblico.

O pastor baptista admite que, em alguns casos, lhes têm perguntado se também são peregrinos. “Dizemos que sim e, se tivermos ocasião, explicamos quem somos. Mas apenas como afirmação da nossa fé, centrada em Jesus Cristo, para dizer que ele é suficiente para a nossa espiritualidade.”

Até meio da tarde, já tinham sido distribuídas algumas centenas de calendários com citações bíblicas e cartões a anunciar o site www.conhecerdeus.com. Desde final de Setembro, e sem publicidade, diz, a versão portuguesa deste sítio na net já teve 7500 visitas.

O acolhimento da acção tem sido positivo, com “conversas amigáveis”. E os estudantes descobriram mesmo outro grupo de evangélicos irlandeses e brasileiros, que estão a fazer uma acção idêntica nas proximidades do santuário.

“Crenças populares”

Sobre as divergências que os evangélicos têm em relação ao que se passa em Fátima, Paulo Pascoal afirma que “há muita religião popular que não tem Jesus Cristo no centro, que é mais centrada em crenças populares, sendo afirmações de religiosidade”. Mas esse não é “um problema exclusivo do catolicismo, também no meio evangélico existe”, diz.

A experiência de Fátima começou com Daniel Resende, um missionário evangélico brasileiro que esteve em Portugal, há meia dúzia de anos. “Tornou-se uma oportunidade para os nossos estudantes de conhecerem um aspecto do catolicismo.” Desde então, o grupo tem realizado esta acção uma ou duas vezes por ano, quase sempre coincidindo com as peregrinações de Maio e Outubro.

As cerimónias de amanhã e segunda-feira, que recordam a última das aparições relatadas pelos videntes, serão presididas pelo arcebispo de Vilnius (Lituânia), cardeal Audrys Backis. Há 90 grupos inscritos, oriundos de 24 países, além das pessoas que acorrem individualmente (e que são a maioria).

De acordo com a agência Lusa, a CP informou hoje que vários comboios intercidades da linha do Norte irão efectuar, domingo e segunda-feira, paragens extraordinárias nas estações de Caxarias e Fátima/Chão de Maçãs, para permitir o acesso mais fácil dos peregrinos ao santuário. Ligações rodoviárias estão previstas a partir das duas estações.

Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt
Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: