SANTIAGO DO CHILE, 9 OUT (ANSA) - O Senado chileno aprovou por unanimidade nessa quarta-feira um projeto de lei que estabelece o dia 31 de outubro como feriado nacional, intitulado Dia das Igrejas Evangélicas e Protestantes.

A sessão plenária culminou com cânticos religiosos e acordes de guitarra das dezenas de membros de tais religiões que foram ao Senado para acompanhar o debate e a votação.
O projeto será agora votado em seu terceiro tramite na Câmara dos Deputados, após ter sido objeto de uma indicação substitutiva no Senado, que incorporou os protestantes ao feriado, enquanto a moção original estabelecia apenas o dia da igreja evangélica.
O ministro Secretário-Geral da Presidência, José Antonio Viera Gallo, destacou que "aqui há um caminho de pluralismo religioso cultural e de concepção de laicidade do Estado que é muito importante, pois estabelece um status público do religioso".
A aprovação ocorreu em tempo recorde, para que o feriado possa ser comemorado ainda este ano.
A escolha do dia 31 de outubro se deve ao fato de que nesta data, em 1517, Martinho Lutero fixou suas 95 teses nas portas de uma catedral alemã, o que é considerado o marco inicial do movimento da reforma protestante.

Fonte: ANSA
Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: