Entre vendedores de todo tipo de produto, pastores evangélicos dominam a programação da televisão durante as madrugadas

Quinho

Tarde da noite, bate a insônia. O telespectador se arrasta até o sofá e tenta encontrar algum programa para se distrair enquanto não pega no sono. Se não houver algum filme de suspense antigo no Corujão, restam apenas vendedores e pastores no ar. Os insones sabem: as atrações mais longas da TV aberta são exibidas durante a madrugada.

Nessa faixa, irmãos, pastores, apóstolos e afins fazem seus sermões livres do limite que o horário diurno imporia. Além de ser mais barata, a madrugada tem a vantagem de “fisgar a atenção dos insones, que costumam ter mais problemas”, explica o diretor do estúdio de TV da Igreja Mundial, Sérgio Pontes. Liderada pelo apóstolo Valdemiro Santiago, a igreja ocupa 3h30 por dia da grade da RedeTV!. Ao todo, seus membros se gabam de ter 7 horas diárias entre emissoras pagas e abertas. “E queremos ter muito mais programas”, admite Pontes.

Mas a Mundial está longe de ser a campeã de permanência no ar. Pioneira dos programas evangélicos, a Igreja Universal do Reino de Deus ocupa 5h30 da programação da emissora do bispo Edir Macedo, a Rede Record. Tudo enquanto o sol não raia.

Do lado da produção, o programa feito para ser transmitido por 3, 4 horas seguidas exige uma preparação com reuniões e capacidade para fazer os assuntos renderem. Da parte do telespectador, haja paciência para não trocar de canal. O improviso também dá o tom dos programas litúrgicos. O mais popular dos apresentadores evangélicos, R.R. Soares, da Igreja da Graça, explica que não usa roteiro ou maquiagem, como os apresentadores convencionais. “Eu não preparo texto, falo por inspiração.”

Fonte: http://www.divirta-se2.uai.com.br
Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: