Apenas uma semana depois de chocar a comunhão anglicana, com a decisão de acabar com a moratória que a impedia de ordenar bispos abertamente homossexuais, a Igreja Episcopaliana já nomeou três candidatos nessa condição.

A diocese de Los Angeles anunciou a nomeação de seis candidatos à posição de bispo auxiliar, entre os quais se incluem uma mulher de 55 anos e um homem de 42, ambos em relações homossexuais.

Dias antes a diocese do Minnesota havia proposto para o episcopado três pessoas, incluindo uma mulher lésbica de 47 anos.

As decisões apenas serão tomadas em Dezembro, mas as próprias nomeações podem ser entendidas como um marcar de posição pela Igreja Episcopaliana, ramo americano da Igreja Anglicana, face à comunhão geral.

A Comunhão Anglicana é a terceira maior do mundo cristão, com cerca de 80 milhões de membros, depois da Comunhão Ortodoxa e da Igreja Católica.

Contudo, há décadas que as divisões entre liberais e conservadores se vão acentuando. A ordenação de pessoas abertamente homossexuais é apenas o mais recente foco da discórdia, tendo começado com a ordenação de Gene Robinson como Bispo de New Hampshire em 2003.

Há cerca de três anos o Arcebispo de Cantuária, principal figura da comunhão, mas sem poder executivo fora da igreja Inglesa, convenceu os Episcopalianos a adoptar uma moratória quanto à ordenação episcopal de homossexuais.

A decisão unilateral de abandonar essa moratória realça as fracturas existentes na Comunhão Anglicana, vistas como irreparáveis por muitos dos elementos mais conservadores que pedem a expulsão inequívoca das igrejas que se afastaram dos ensinamentos cristãos tradicionais.

Fonte: Renascença
Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: