LIMA - Arqueólogos acharam um templo de blocos de argila, com pinturas murais, com cerca de 4.000 anos, no norte do Peru. O templo pode ser um dos mais antigos da América, segundo o responsável pelos estudos.
Situado no meio de uma ruína de cerca de 50 metros quadrados, o templo tem uma escada central e um salão onde há um altar de culto ao fogo, afirmou à Reuters o arqueólogo Walter Alva, por telefone.
O lugar onde os arqueólogos trabalham, localizado em Lambayeque, no norte do Peru, a 760 km de Lima, é chamado de Ventarrón. Segundo Alva, o complexo foi construído 2.000 anos antes de Cristo.
- Trata-se de um templo de cerca de 4.000 anos. O que nos surpreende são os métodos de construção, o design arquitetônico e, acima de tudo, os murais, que podem ser os mais antigos do continente - afirmou Alva, diretor do Museu Tumbas Reales de Sipán.
Descobertas em Sipán, um centro administrativo e religioso da cultura mochica, incluem uma tumba de ouro, construída há 1.700 anos para um rei pré-inca.
- A descoberta desse templo revela evidências que sugerem que na região de Lambayeque havia um intercâmbio cultural entre a costa do Pacífico e o restante do Peru - declarou Alva.http://jbonline.terra.com.br
Post A Comment: