SÃO PAULO - O padre Júlio Lancelotti aproveitou a manifestação de apoio que recebeu nesta sexta-feira, na porta de sua casa, para fazer um desabafo público sobre o caso de extorsão do qual é vítimae sobre a acusação de corrupção de menores. Visivelmente abatido, com a barba por fazer e muito magro, Lancelotti se disse inocente e negou a suspeita de ter desviado dinheiro de instituições beneficentes das quais participa.
O padre não quis falar com a imprensa e afirmou que o desabafo era voltado para a comunidade e os amigos. Desde a revelação do caso de extorsão, publicada pelo Diário de S. Paulo, há quase um mês, ele havia falado publicamente sobre o assunto só uma vez. Veja o que disse o padre Júlio:
DENÚNCIAS
"Eu sabia que estava sendo feita a gravação, e eles (o ex-interno da Febem Anderson Batista e sua mulher, Conceição) não. Então eles podiam dizer coisas que me comprometessem e, se eu desligasse a gravação naquela hora, os peritos que analisaram a fita descobririam. Essas gravações entregues à polícia são longas e não contêm nada que me incrimine."
ORAÇÕES PELA VERDADE
"Queria pedir que rezássemos pelas pessoas que estão presas. Deus pode tocar o coração delas e fazê-las falarem a verdade. Aquelas coisas que elas dizem e estão nas manchetes não aconteceram."
DESVIO DE RECURSOS
"Posso dizer a vocês, olhando nos olhos: eu nunca tive acesso a nenhum recurso do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto. Mesmo porque sou conselheiro de entidades, e nunca tive acesso às contas da própria Casa Vida."
ANDERSON BATISTA
"Dizem que eu tinha um relacionamento com uma dessas pessoas... Se tivesse, por que eu gravaria as conversas? Ele poderia, em qualquer momento da gravação, dizer: 'Aí, e o nosso caso, você agora esqueceu?' Estou dizendo isso para vocês, que são meus irmãos, meus amigos, porque para muita gente isso pode não ter crédito nenhum. Nunca tive esse tipo de envolvimento com ele."
IGREJA
"O que eu não gostaria de prejudicar, e por quem eu daria a minha vida, é a Igreja. Não queria que ninguém desacreditasse, acreditem em Jesus. Acreditem Nele, Ele é muito maior que tudo isso. Deus é muito maior que tudo isso. Nós, os seres humanos, e os padres também, somos frágeis, sujeitos a tantas situações difíceis. Mas o que eu queria pedir a todos é que mantenham a fé. Acima de tudo, que a Igreja não seja atingida e desrespeitada."
APOIO
"Agradeço a todos, estou até constrangido em fazer vocês mudarem suas rotinas para vir aqui me prestar essa homenagem. Os rostos de vocês me lembram a minha própria história. Pessoas que são minhas amigas, que eu vi crescendo, que eu casei, que eu batizei... muito obrigado."
http://oglobo.globo.com/
Post A Comment: