Inauguração do poço na Comunidade Logadouro, Curral Velho (PB)
Poço de Logradouro foi inaugurado no segundo dia do ano: nesta comunidade no município de Curral Velho. Um sistema de abastecimento com 9 mil litros de água/hora, um chafariz para a comunidade pegar água e um bebedouro para os animais. Estavam presentes a Missionária Francisca (Tica de Curral Velho), Pr. Valdemy Andrade de Caroá e sua esposa Marlene, membros da ACEV Curral Velho e da Ass. De Deus - Curral Velho e moradores da comunidade para ver este verdadeiro oásis no deserto. De acordo com o depoimento dos moradores de Logradouro várias comunidades vizinhas num raio de 5 quilômetros de distância diariamente vem buscar água no Poço com jumentos, carros de boi, camionetas e a pé com lata na cabeça. O Culto foi celebrado em baixo de um “pé de Pereiro” (árvore), onde a comunidade já construiu vários batedores de roupa, para que diariamente as mulheres vêm lavar roupa. Um dos batedores (forquilhas de madeira com uma pedra em cima) foi usado como púlpito na solenidade. Após o culto a comunidade se confraternizou com um almoço e um bode foi oferecido pela própria comunidade para a festa!
Depoimento de Antônio - doador do terreno para a construção do poço: “Esse poço tem sido a principal conversa de toda a cidade de Curral Velho e do povo dos sítios vizinhos nos últimos 30 dias. Ninguém nunca viu uma coisa dessas por aqui, todos os açudes estão secos, nunca vi tanta gente aqui nesse lugar, de manhã e a tarde isso aqui parece uma cidade, aparece gente de onde menos se espera pra vir buscar água! O Prefeito já disse que vai falar com vocês da ACEV para levar água daqui pra outras comunidades através de bombeamento. Só Deus e vocês poderiam fazer uma coisa dessas, não sabemos como agradecer”.
Inauguração do Poço na Comunidade Cafundó, Diamante (PB)
“Ir ao Cafundó é uma aventura inesquecível! Ou você ama esse lugar ou nunca mais volta lá” (Pr. Lindon Carlos – Coordenador do Projeto Poços: Inauguramos o poço na Comunidade Cafundó no município de Diamante (PB) no dia 2 de janeiro também. Pr. Ben Price e uma caravana da ACEV Ibiara estiveram presentes. A Miss. Tica e o diácono Nelson, que me acompanharam no dia, não puderam chegar ao sitio, pois o nosso carro não teria condições de enfrentar a estrada. Cheguei ao Cafundó de moto-taxi onde realizamos a solenidade de entrega do poço. Sr. Neném, morador da comunidade disse para todos: “Essa água é um milagre, muito obrigado”.
Depoimento conjunto de Gersé de Oliveira e do Irmão Roberto que foram algumas vezes ao Cafundó transportando material num caminhão: “Essa comunidade foi a de mais difícil acesso que já tivemos até hoje para fazer um poço”.
Ancião passa Reveillon com o seu novo poço: às 14 horas na residência do Sr. Rossini na Comunidade Lagoa da Fazenda, Princesa Isabel, deu-se inicio a cerimônia de entrega do Poço tubular, com uma vazão pequena, abaixo de 200 litros, e a comunidade recebeu uma bomba manual. A gratidão dessa comunidade muito nos sensibilizou. Estiveram presentes o Pr. Manoel Jorge, professores da rede municipal de ensino de Princesa Isabel e de Triunfo (PE), a Presidente da Associação Comunitária, a jovem Crisângela Pereira, conhecida como “Corrinha” e vários moradores. A água é pouca para o número de habitantes, mas é a única água limpa e de qualidade que eles tem hoje. Segundo o depoimento de todos os presentes: “Essa água tem sido a nossa salvação, temos água pra beber. Se não tivéssemos essa teríamos que ir buscar em Princesa Isabel no Açude do Jatobá 7 a 8 km de distância”.
Depoimento do Sr. José Anísio Lopes da Silva (82 anos) que passou o Reveillon junto ao poço feito pela Ação Evangélica / ACEV Social. Enquanto os familiares e amigos reunidos aguardavam ansiosos que o relógio marcasse 00h00min para comemorar o ínicio de um novo ano, seu Zé Anísio pegou dois baldes e se dirigiu ao poço que fica a uns 400 metros de distância de sua residência. Todos ficaram admirados com a sua atitude, insistiram para que ele não fosse, mas ele disse: “Em toda essa idade, á água desse poço, foi o melhor presente que recebi, vou romper o ano lá”.
Depoimento de Maria Aparecida de Melo Muniz: “Todas as noites, entre dez e onze da noite venho buscar água, pois nos outros horários a fila é grande e temos que esperar que a água do poço recupere. Esse poço é uma grande benção pra minha família. Pois é dele que temos água pra beber”.
Post A Comment: