Clodoaldo diz que nem Deus conseguiria vencer - Foto: Divulgação

RIO - O nadador Clodoaldo Silva desabafou em seu site oficial pela mudança de categoria na véspera do início das Paraolimpíadas. Eleito o melhor atleta paraolímpico do mundo, o brasileiro disse que, nas atuais condições, nem Deus conseguiria vencer.

Nesta terça, terceiro dia de competições, Clodoaldo competiu os 200m livre e fez um tempo de 2m50s89, bem próximo da sua melhor marca na categoria S4, que foi registrada o ano passado nos Jogos Parapan-americanos, quando cravou 2m50s30.

- Tecnicamente sou igual ou até melhor do que os atletas da classe S5, por causa das horas de dedicação ao treino, por ser profissional. Só que é impossível eu competir com deficiências menores que a minha. Assim, nem Deus consegue - desabafou.

" É impossível eu competir com deficiências menores que a minha. Assim, nem Deus consegue "

Desde o primeiro dia de competição em Pequim o atleta vem passando por dificuldades. Nos 100m livre sofreu uma contratura muscular no meio da classificatória, mas conquistou um bom tempo. Na final, Clodoaldo não conseguiu sair do bloco e escolheu dar a largada de dentro da piscina, terminando a prova na sexta colocação. Nos 50m costas, o nadador fez o melhor tempo de sua vida com 48s16, mas que, na S5, não significou muita coisa.

- Percebo que na minha atual categoria, o que predomina são os amputados, eles podem nem ter um braço ou uma perna, em compensação não têm atrito, possuem uma boa ondulação, saída e viradas olímpicas e o cansaço chega bem depois pra eles. Enquanto eu tenho pernas e pés grandes que não uso e servem como âncora, que travam o meu movimento. Eu tenho que fazer o triplo de força para poder chegar ao final e me canso mais do que os outros, por ter mais atrito - explicou o atleta.

Ainda na noite desta terça, Clodoaldo nada a classificatória dos 50m borboleta, prova em que seu melhor tempo é 42s18. Uma diferença de mais de seis segundos do primeiro no ranking da classe S5, que tem o tempo de 36s29. A prova que o atleta poderá ter alguma chance de melhor rendimento será nos 50m livre, pois ele não precisa fazer a virada. Atualmente a sua melhor marca é 34s69 contra as três marcas dos três primeiros colocados no ranking da S5, que são: 33s22, 33s50 34s24.

- Venho evoluindo a cada campeonato, como é uma evolução técnica e não da minha deficiência (o meu caso é estável) vou melhorar em algumas provas alguns décimos e, em outras, dois ou três segundos, em um ciclo paraolímpico, no caso, quatro anos. Isso acontece com qualquer nadador de ponta. Então é humanamente impossível eu ou qualquer outra pessoa, considerada ser humano, melhorar 18 segundos numa prova como a dos 200m livre, já que o recorde mundial é de 2m32s32 e meu melhor tempo, antigo recorde mundial na S4 é 2m50s30 - disse o nadador.

As esperanças ficam para a prova dos dois revezamentos, as quais fizeram o atleta competir em Pequim para que ajudasse a equipe brasileira. No início, Clodoaldo declarou que em forma de protesto não nadaria as provas individuais, somente os 50m costas, prova em que tem seu pior tempo, para garantir sua participação nos revezamentos. No entanto, o congresso técnico determinou que se ele não nadasse todas as provas que foi inscrito na classe S4 na nova categoria, que ele não poderia nadar os revezamentos.

Fonte: Globo Online

Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: