Mesmo com a redução da quantidade de casos confirmados a cada semana, outras mortes foram comunicadas

Três novas mortes por dengue foram confirmadas em Fortaleza, conforme o boletim semanal divulgado, ontem, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Uma das mortes foi por dengue hemorrágica e, as outras duas, por complicações do tipo clássico da doença. O Estado já estava há mais de um mês sem registrar óbitos por dengue.

Os últimos dois casos tinham sido divulgados no dia 21 de agosto, quando o número de óbitos chegou a 20, sendo 14 vítimas de febre hemorrágica e seis de complicações de dengue. Destas mortes, oito delas ocorreram em Fortaleza.

Assim, as mortes anunciadas ontem contrastam com o período mais tranqüilo para a população, quando as confirmações da doença vinham caindo a cada semana. No dia 19 último, por exemplo, o Ceará tinha 41.108 casos confirmados. No boletim de ontem, o número subiu para 41.332, um total de 224 a mais, o que representa aumento de somente 0,54%.

Destes novos casos confirmados da doença, somente um foi de dengue hemorrágica. No dia 19, eram 436 pacientes, e, ontem, 437. As situações de pessoas com complicações pelo tipo clássico também não cresceram muito, saindo de 511 para 517 pessoas. Já o aumento dos óbitos, que passou de 20 para 23, representa 13,04%.

Para continuar combatendo a doença, a Prefeitura de Fortaleza prossegue realizando atividades educativas e de fiscalização em diversos bairros. Hoje, por exemplo, três Secretarias Executivas Regionais (SERs) promoverão um mutirão de controle e prevenção à dengue, com atividades das 7h30 às 12 horas.

Combate à doença

Nestas ações, os momentos educativos serão o ponto central da programação. De acordo com o Município, essa mudança de postura ocorre porque, passado o período crítico de infestação da doença, é importante manter a população esclarecida sobre os cuidados permanentes para manter o mosquito Aedes aegypti longe, fortalecendo também as ações de prevenção.

A Secretaria Executiva Regional III concentrará as ações numa exposição educativa sobre dengue com a comunidade do Parque Araxá e adjacências. O evento também será parte da programação de aniversário do bairro. As atividades estão programdas para acontecer na Praça da Escola Antônio Sales, na Avenida Jovita Feitosa.

Uma exposição sobre dengue com abordagem educativa também será o foco das atividades da Regional IV. Os servidores farão um laboratório de vivência do mosquito transmissor da doença, complementando as informações com panfletagem. A programação acontecerá na Assembléia de Deus, localizada na Rua 1º de Janeiro, nº 983, Parangaba.

Encerrando as ações do sábado, Secretaria Executiva Regional V realizará palestra educativa sobre dengue, com sessão de vídeo, para alunos e professores do Colégio Princesa Isabel (Rua Senador João Pinheiro, nº 13, bairro Granja Lisboa) e da Escola João Nunes Pinheiro (Avenida F, nº 3033, no Conjunto Ceará).

RENATA BENEVIDES
Repórter

Diário do Nordeste
Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: