setembro 2008
no image
MANAUS - O pedreiro Sinual Soares, 45, morreu com uma facada que recebeu no lado direito do peito, dentro da Igreja Universal do Reino de Deus, do bairro Coroado, zona Norte de Manaus. Além da facada, ele teve os tendões dos pés cortados para não correr.

“Quem fez isso não queria que ele fugisse e uma pessoa sozinha não conseguiria fazer. Só pode ter tido a ajuda de mais alguém”, afirmou a filha de Sanual, Andruza Soares, 19.

A suspeita é de que o crime tenha sido cometido pelo pastor Edimar Carvalho Abade e ‘mãe’ Ivete Ferreira Abade por volta das 3h do sábado, 27, segundo o registro de ocorrência da Delegacia Especializada de Homicídios e Seqüestros (DEHS).

A suspeita da polícia é de que Sanual estava tentando assaltar o templo e portava uma arma. Entretanto, Andruza afirmou que o pai freqüentava o local como visitante há alguns meses e que nunca foi acusado de roubo antes.

O mecânico Francisco Alexandre Souza da Silva, 20, que estava junto no momento da ocorrência, foi preso e está no 9º Distrito Integrado de Polícia (9º DIP), acusado de participar do assalto.

Fonte: Portal Amazonia
no image
Um donativo composto por material gastável, canadianas e camas foi entregue ontem, sábado, ao Hospital Geral de Luanda, pela Igreja Baptista.

O material entregue foi adquirido nos Estados Unidos da América (EUA) pela Organização Não Governamental americana Modec-Internacional e entregue à Igreja Baptista, segundo revelou à Angop, o pastor Ventura dos Santos.
A directora do Hospital Geral de Luanda, Mariana Junqueira, agradeceu o gesto e explicou que os bens ajudarão a resolver as dificuldades existentes na unidade sanitária, principalmente no bloco operatório.
De acordo com a responsável, o hospital está localizado numa área que recebe muitos doentes com traumas ósseos e problemas de ginecologia obstetrícia. O donativo vai facilitar muito o atendimento dos pacientes.
Mariana Junqueira reconheceu que o hospital passa neste momento por alguma dificuldade em termos de material. Por isso, o material cirúrgico doado pela ONG americana vai ajudar a suprimir tal carência.
A entrega da doação foi antecedida por momentos de oração, baseadas no livro de Salmos e de Ezequiel.
Estiveram presentes, na cerimónia de entrega, trabalhadores do hospital. Na ocasião, foi realçada a importância de a nação servir a Deus.
"Para que Angola seja um país abençoado, é necessário que a liderança tenha em conta a sabedoria de Deus", sublinhou um pastor da igreja Baptista.

Fonte: Jornal de Angola
no image

Em alguns casos, religiosos recomendaram voto no republicano McCain.
Pedir votos para candidatos no púlpito é contra lei federal.

Os pastores de 33 igrejas dos Estados Unidos pediram a seus fiéis que não votem no candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, nas próximas eleições, o que é uma violação de uma lei de 1954, informaram nesta segunda-feira (29) vários meios de comunicação.

Em alguns casos os pastores estimularam seus fiéis a votarem no candidato republicano à Presidência dos EUA, John McCain, afirma o jornal americano "The Washington Post".

Votar em Obama "demonstra uma grave esquizofrenia moral", disse em seu sermão o reverendo Ron Johnson Jr., pastor da igreja Living Stones Fellowship, em Crown Point (Indiana), segundo o "Washington Post".

Segundo este pastor, as posições de Obama sobre o aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo "contrariam diretamente a verdade de Deus, como revelam as Escrituras".

Já Luke Emrich, pastor da igreja New Life Church em West Bend (Wisconsin), disse que votará em McCain, em uma declaração de conteúdo político também proibida pela lei de isenção de impostos, informou o jornal "The Washington Times".

"Mas cabe a vocês decidir. É uma decisão de vocês. Eu não entrarei com vocês na cabine de votação", acrescentou Emrich.

A "CNN" lembrou que uma lei de 1954 proíbe que as organizações isentas do pagamento de impostos, como congregações religiosas, se envolvam em campanhas políticas e declarem apoio a um ou outro candidato.

Jody Hice, pastor da Primeira Igreja Batista em Bethlehem (Geórgia), afirmou que após uma comparação entre as propostas de Obama e McCain sobre aborto e casamento de homossexuais chegou à conclusão de que o "candidato republicano tem uma visão mais bíblica".

O rabino Jack Moline, da congregação Agudas Achim, em Alexandria (Virgínia), e presidente da Interfaith Alliance, disse ao "Washington Post" que não tem objeções a que membros do clero se envolvam em campanhas políticas fora de templos, sinagogas e mesquitas.

"Entretanto, um santuário não deveria ser lugar de agitação política a favor de um candidato. Sobre diferentes problemas, sim, mas não sobre os candidatos", declarou Moline.

O Fundo de Defesa da Aliança (ADF, em inglês) disse em seu site que coordenou a ação de dezenas de pregadores e pastores que disseram no domingo a suas congregações que os cristãos não podem votar em Obama.

Erik Stanley, assessor legal da ADF, grupo com sede no Arizona, disse ao "Washington Times" que centenas de igrejas tinham se oferecido para participar, mas apenas 33 foram escolhidas.

Fonte: G1
no image
O 'Manifesto ao Povo de Vila Velha', lançado no último sábado pelos candidatos Cláudio Vereza (PT), Dyonizio Rui Júnior (PDT), Luceni Novaes (PSOL) e Vasco Alves (PRTB), vem causando polêmica entre os evangélicos do município. A Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Vila Velha (Aplevv), que teve o nome publicado no folheto, nega envolvimento com o manifesto.

Ao todo, 25 entidades assinaram o manifesto, que acusa os candidatos Neucimar Fraga (PR) e Dr. Hércules (PMDB) de envolvimento com o crime organizado. O presidente da Aplevv em exercício, Pastor Gilmar Miguel, garante que o envolvimento político é proibido pelo estatuto da instituição.

"Houve um grande equívoco. Um grande engano. Somos uma entidade Cristã que discute questões do Reino de Deus. Não nos envolvemos com política, até porque isto é proibido pelo estatuto. Além disto, Neucimar é membro da instituição", esclarece.

O vice presidente da associação é mais radical. "Os [pastores] que se sentiram atingidos, que entrem na Justiça e processem pra que o verdadeiro culpado apareça. Ninguém tinha autorização para colocar o nome da Aplevv. Não queremos nos envolver em 'picuinhas' políticas", protesta.

Alcemir Pantaleão, candidato a vice-presidente na chapa de Vereza, não acredita que alguém tenha se utilizado de má fé. Para ele, houve um grande erro de interpretação. "Um grupo de pastores assinou o manifesto, mas eles representam a associação. Seria uma loucura falar pela instituição em um assunto que nem é discutido lá", enfatiza Pantaleão, presidente licenciado da Aplevv para as eleições.

Gilmar Miguel, atual presidente da associação, marcou uma reunião para esta terça-feira à tarde. O objetivo é explicar à diretoria que não há envolvimento da instituição com o manifesto político. Uma nota de esclarecimento também deve ser elaborada e divulgada à população.

Fonte: Gazeta Online
no image
Da Assessoria

O Comec - Conselho de Ministros Evangélicos de Cuiabá – reafirmou hoje o apoio ao candidato à reeleição Wilson Santos. Dezenas de pastores e bispos representando igrejas evangélicas de todas as regiões da cidade se reuniram numa grande corrente de oração e fé pelo melhores dias para Cuiabá. O presidente da entidade, Bispo Camilo, destacou a importância de eleger candidatos tementes a Deus e com capacidade comprovada de gestão. “A comunidade evangélica está crescendo e este trabalho precisa continuar através de políticos comprometidos efetivamente com nossa causa, que é a causa da maioria da população”, disse Camilo.

Wilson Santos agradeceu o apoio das igrejas evangélicas, que desempenham um importante papel junto às comunidades, especialmente as mais carentes. “Dificilmente um gestor público conseguiria administrar bem uma cidade do porte de Cuiabá sem o apoio das igrejas com seu trabalho de evangelização e apoio social junto aos jovens, os idosos e as famílias de um modo geral”. Wilson agradeceu o apoio que vem recebendo deste segmento desde 2004, quando a comunidade evangélica foi decisiva para a vitória.

“Desde o início da minha administração, honramos todos os compromissos com a comunidade evangélica, incluindo a indicação dos secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Estamos abrindo espaço para que participem da nossa gestão não só através dos trabalhos de cunho social, mas também da ação administrativa. E os resultados tem sido promissores, já que os princípios e valores da comunidade evangélica também se aplicam com sucesso à gestão municipal”, disse Wilson.

Fonte: O Documento
no image
A contribuição da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA) para a realização com êxito das eleições legislativas de 5 de Setembro mereceu o reconhecimento domingo, em Mbanza Congo, do governador provincial do Zaire.

Pedro Sebastião manifestou este reconhecimento durante um culto de acção de graças, celebrado no âmbito das comemorações dos 130 anos da chegada dos primeiros protestantes britânicos a Mbanza Congo, em 1878.

“A nossa presença é para agradecer e reconhecer os esforços que a Igreja Baptista desempenhou na educação cívica das populações, durante a campanha que nos conduziu às eleições legislativas de 5 de Setembro”, salientou o governador.
Para Pedro Sebastião, a contribuição das igrejas e demais forças vivas da Nação contribuiu para o retorno do país à normalidade constitucional, 16 anos depois da realização das primeiras eleições multipartidárias.

Reafirmou, por outro lado, o apoio do governo provincial às organizações filantrópicas, particularmente da Igreja Baptista, no que tange a implementação de projectos de impacto social em prol das populações.
“Temos tido uma parceria muito excelente com a igreja. Sabemos todos sobre o papel que ela representa numa sociedade ou Estado”, disse.

Fonte: Jornal de Angola

E foram muito bem recebidos pelo Representante para o Brasil – João Martinez da Cruz. Assistiram um culto muito abençoado com todos os diretores e funcionares da Tearfund com o cantor de missão integral (e ex-médico), Andy Flannagan, da Irlanda.

Foram presenteados com o novo livro do Diretor Internacional da Tearfund, Peter Grant, numa reunião com ele. O livro fala muito bem da ACEV e contém uma foto do playground da ACEV em Imaculada! Depois houve uma reunião com cerca de 20 funcionários da Tearfund com uma apresentação da ACEV seguida por perguntas. Muitos pediram cópias da apresentação em PowerPoint.

TV Sky a visitar ACEV no sertão em novembro: e o Pr. John estará acertando os detalhes na sede da Sky nesta quinta-feira.

no image
Kinshasa, 26 set (RV) - O pastor protestante Bulambo Lembelembe Josué será galardoado com um reconhecimento internacional por seu "incansável trabalho em favor da paz e da reconciliação na República Democrática do Congo".

Foi o que anunciou o Comitê organizador do prêmio 'Rafto' pelos direitos humanos, motivando a decisão por seu "compromisso e coragem demonstrados em contrastar a violência contra as mulheres como 'arma' de guerra".

Bulambo, que é vice-presidente do Conselho das Igrejas protestantes do Congo, é fundador de uma organização que se dedica à recuperação de mulheres vítimas de violências sexuais por parte de grupos armados ativos no leste do país africano. Ele pronunciou-se várias vezes contra a anistia concedida aos responsáveis pelos crimes, no âmbito dos processos de reconciliação nacional.

A sua atividade "busca trazer de volta a esperança e a dignidade a uma população vítima das piores violências dos últimos 50 anos". Entre as precedentes personalidades condecoradas com o prêmio _ instituído em 1986 e dedicado à memória do professor da Universidade norueguesa de Bergen, Thorif Rafto _ figuram a birmanesa Aung San Suu Kyi, o timorense José Ramos Horta, e a iraniana Shirin Ebadi, em seguida, vencedoras do prêmio Nobel da Paz. (RL)

Fonte: O Ecumene
no image
O 2º Seminário “Usa-me” acontece neste final de semana em Dourados, no Templo das Águias, na Avenida Hayel Bon Faker, 309 (antigo Clube dos Baileiros) com a presença do pastor Judson de Oliveira, de Belo Horizonte (MG). A entrada será gratuita.

No sábado será às 19h30 e no domingo às 8h e às 18h. O pastor Judson usa a música para pregar a palavra evangélica. Ele é um dos pastores da Igreja Batista de Contagem, juntamente com a esposa April de Oliveira e viaja pelo Brasil e pelo exterior levando a mensagem de fé.

É um dos líderes da AIR (Aliança das Igrejas para Restauração) que tem atuado em diversas igrejas do Brasil, EUA, África e Europa.

Fonte: Dourados Informa

no image

Mesmo com a redução da quantidade de casos confirmados a cada semana, outras mortes foram comunicadas

Três novas mortes por dengue foram confirmadas em Fortaleza, conforme o boletim semanal divulgado, ontem, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Uma das mortes foi por dengue hemorrágica e, as outras duas, por complicações do tipo clássico da doença. O Estado já estava há mais de um mês sem registrar óbitos por dengue.

Os últimos dois casos tinham sido divulgados no dia 21 de agosto, quando o número de óbitos chegou a 20, sendo 14 vítimas de febre hemorrágica e seis de complicações de dengue. Destas mortes, oito delas ocorreram em Fortaleza.

Assim, as mortes anunciadas ontem contrastam com o período mais tranqüilo para a população, quando as confirmações da doença vinham caindo a cada semana. No dia 19 último, por exemplo, o Ceará tinha 41.108 casos confirmados. No boletim de ontem, o número subiu para 41.332, um total de 224 a mais, o que representa aumento de somente 0,54%.

Destes novos casos confirmados da doença, somente um foi de dengue hemorrágica. No dia 19, eram 436 pacientes, e, ontem, 437. As situações de pessoas com complicações pelo tipo clássico também não cresceram muito, saindo de 511 para 517 pessoas. Já o aumento dos óbitos, que passou de 20 para 23, representa 13,04%.

Para continuar combatendo a doença, a Prefeitura de Fortaleza prossegue realizando atividades educativas e de fiscalização em diversos bairros. Hoje, por exemplo, três Secretarias Executivas Regionais (SERs) promoverão um mutirão de controle e prevenção à dengue, com atividades das 7h30 às 12 horas.

Combate à doença

Nestas ações, os momentos educativos serão o ponto central da programação. De acordo com o Município, essa mudança de postura ocorre porque, passado o período crítico de infestação da doença, é importante manter a população esclarecida sobre os cuidados permanentes para manter o mosquito Aedes aegypti longe, fortalecendo também as ações de prevenção.

A Secretaria Executiva Regional III concentrará as ações numa exposição educativa sobre dengue com a comunidade do Parque Araxá e adjacências. O evento também será parte da programação de aniversário do bairro. As atividades estão programdas para acontecer na Praça da Escola Antônio Sales, na Avenida Jovita Feitosa.

Uma exposição sobre dengue com abordagem educativa também será o foco das atividades da Regional IV. Os servidores farão um laboratório de vivência do mosquito transmissor da doença, complementando as informações com panfletagem. A programação acontecerá na Assembléia de Deus, localizada na Rua 1º de Janeiro, nº 983, Parangaba.

Encerrando as ações do sábado, Secretaria Executiva Regional V realizará palestra educativa sobre dengue, com sessão de vídeo, para alunos e professores do Colégio Princesa Isabel (Rua Senador João Pinheiro, nº 13, bairro Granja Lisboa) e da Escola João Nunes Pinheiro (Avenida F, nº 3033, no Conjunto Ceará).

RENATA BENEVIDES
Repórter

Diário do Nordeste
CLIQUE PARA AMPLIAR
LUIZ CARLOS COELHO

O candidato a vereador em São Caetano, André Garcia (PSL), 29 anos advogado e pastor evangélico da Igreja Universal do Reino de Deus, vai concorrer pela primeira vez para as eleições de 05 de outubro. Especialista em direito administrativo, ele já atuou em vários setores da administração direta da cidade de São Paulo. Entre seus projetos destaca os setores de Educação e Habitação. Além disso ele pretende ampliar a participação das igrejas em projetos sociais culturais e esportivos na cidade.

ABC REPÓRTER - Como advogado e pastor evangélico, o que o impulsionou a lançar sua candidatura?
André Garcia - O desejo de realizar um trabalho honesto, tendo como orientação a palavra de Deus, zelando pelas responsabilidades sociais em relação à população, com o compromisso do trabalho pela comunidade. Conto com o apoio das lideranças de bairro, religiosas e esportivas da cidade. Conto também com o apoio dos pastores da Igreja Universal, pastor Marcos Vinicius e Clóvis Gomes.

REPÓRTER - Quais as principais áreas de trabalho em seu projeto para um futuro mandato?
Garcia - Meus principais projetos estão concentrados na área de Educação, onde pretendo lutar pela ampliação de vagas nas escolas de período integral, distribuindo de forma igualitária a cota de bolsa de estudos nas universidades, um direito fundamental que tem de ser garantido aos estudantes do município. Na área de Habitação quero lutar por uma parceria junto ao Governo Estadual para construção de moradias populares destinadas à população de baixa renda.

REPÓRTER - O senhor tem um projeto de ampliar a participação das igrejas na comunidade? Como vai acontecer esse processo?
Garcia - O projeto pretende engajar as igrejas, incluindo a comunidade evangélica nos projetos sociais, culturais e esportivos do município. Esta é uma forma de unir as famílias e otimizar a educação religiosa na cidade.

Fonte: ABC Reporter
no image
A Marcha para Jesus acontece neste sábado, 27, com saída dos evangélicos de quatro pontos da cidade em direção à Praça do Centro Cívico, onde acontecerá o ato profético com a participação do profeta de Israel, Moshé Stein e de ministérios de louvor das igrejas locais.

Segundo o apóstolo Adriano Melo, presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Roraima (OMER), mais de 100 líderes de igrejas evangélicas no Estado vão participar juntamente com suas congregações. Este ano o tema é \"Marchando para a Conquista da Terra\" e a minustração sobre a cidade tem como foco principal a unidade do povo de Deus.

Milhares de evengélicos vão acompanhar os quatro percursos que saem às 15h, em carreata do Paraviana, em frente à Igreja Assembléia de Deus, na avenida Severino Soares de Freitas; no Caranã, campo aberto ao lado da caixa d\'água, esquina com a rua Joca Farias; no Nova Cidade, por trás da Escola Fagundes Varela, rua Belo Horizonte; e do Santa Luzia, na rua S-24, esquina com a N-11.

Após chegarem ao Centro Cívico, os participantes da Marcha vão sair a pé, passando pela Ene Garcez sentido Tribunal de Contas do Estado, Câmara Municipal. Depois a Marcha segue passando em frente ao Palácio Nove de Julho, no bairro São Francisco e retorna pela Ene Garcez voltando para o ponto inicial, onde será feito um clamor pelo Estado.

Às 18h30 será realizado culto na Praça do Centro Cívico, ministrado pelo doutor Moshé Stein, judeu que veio a Roraima para a realização do Seminário Unidade e Poder, realizado há uma semana.

Fonte: Jornal Folha de Boa Vista
no image

Todos os segmentos da sociedade devem se mobilizar para levar ao cidadão o direito de aprender. A afirmação partiu do secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, durante a assinatura do Termo de Cooperação Mútua estabelecido entre a SEED e a Comunidade Evangélica relativo ao Programa Sergipe Alfabetizado, ato que marca a adesão dos evangélicos ao projeto.

Realizada no auditório do Tribunal de Justiça na manhã desta quinta-feira, 25, a solenidade de assinatura reuniu mais de trinta representantes de igrejas evangélicas de Aracaju. O objetivo da parceria é formar mais 200 salas de aula, beneficiando cerca de 2 mil pessoas.

O Programa Sergipe Alfabetizado atua em todas as regiões de estado e dispõe hoje de 1.702 salas de aulas com 28.960 alunos cadastrados. A meta do Governo de Sergipe é alfabetizar 120 mil jovens e adultos em quatro anos, reduzindo pela metade o número de analfabetos. O diretor do Sergipe Alfabetizado, José Genivaldo Mártires, destacou a importância da ação. A adesão da comunidade evangélica será muito importante para mobilizar cada vez mais pessoas junto ao programa, pois os pastores têm muita influência onde atuam.

O secretário José Fernandes de Lima também destacou a contribuição da ação para a sociedade. O número de analfabetos em Sergipe é preocupante e só iremos minimizar essa situação com o apoio e a união de diversos setores da sociedade. Por isso o Governo do Sergipe tem se empenhado em levar ensino de qualidade a todos., afirmou.

Bons resultados

Se depender do pastor Paulo Silva Santos, da comunidade evangélica Palavra da Fé e do Instituto Jesus o Pão da Vida, o compromisso com a SEED dará bons resultados. Essa parceria do governo com os pastores foi muito sábia, pois temos condições de identificar pessoas que se enquadram no perfil do programa e encaminhá-las para as salas de aula, salientou.

Já para o pastor Carlos Geovani, da Igreja Sara Nossa Terra, essa união chegou na hora certa. Existem determinadas localidades em que, pelo índice de violência, só a igreja tem acesso. Levar educação de qualidade a essas pessoas é dar a oportunidade de tirá-las da marginalidade, afirmou o pastor.

Para Marta Nogueira Lima, pastora da Primeira Igreja Batista de Aracaju e coordenadora do Programa de Educação pré-escola (PEPE), o número de matrículas do Sergipe Alfabetizado realmente vai crescer após a parceria. Essa parceria irá beneficiar as ações do PEPE e ampliar o número de atendimentos para jovens e adultos da comunidade, esclareceu.

Presidente da União dos Ministros Evangélicos do Estado de Sergipe (Umese), o pastor Arivaldo José, por sua vez, disse que a união representa um voto de confiança do Governo de Sergipe na comunidade evangélica. Esse projeto é uma luz que se acende, uma vez que, para o mundo evangélico, saber ler é fundamental, revelou o pastor.

Fonte: Plenário



CONVITE A TODOS OS PASTORES E LÍDERES EM PORTUGAL

NO DIA 04 DE OUTUBRO (SÁBADO) AS 20:00h, NA IGREJA EVANGÉLICA CPEAD DA CHARNECA DA CAPARICA, TEREMOS UMA MINISTRAÇÃO COM O PR. JORGE LINHARES DA IGREJA BATISTA GETSÊMANI EM BELO HORIZONTE. CONVIDAMOS OS PASTORES E LÍDERES EM PORTUGAL PARA PARTICIPAREM DESTE MOMENTO ÍMPAR. FAVOR CONTACTAR-NOS PARA AGENDAR A SUA EQUIPA. COM OS NOSSOS MELHORES CUMPRIMENTOS,
PR. MARCOS (961157787) E PRA ROSE SILVA (967927092)
CPEAD DA CHARNECA DA CAPARICA.
no image

Redação Portal IMPRENSA

O jornalista e blogueiro da Malásia Raja Petra Kamarudin, do jornal online Malaysia Today, foi condenado a dois anos de prisão por escrever um artigo criticando a religião islâmica.

Segundo o site Fábrica de Conteúdos, o governo do país considerou que o texto, intitulado "Islã da mentira para muçulmanos de mentira", também incitaria uma tensão racial.

Uma lei de segurança interna da Malásia permite a detenção de um cidadão por 70 dias sem justificativa. Entretanto, o ministro do Interior Datuk Seri Syed Hamid - que teria dado a ordem de prisão - disse que não a ordenou, e negou que a jornalista Tan Hoon Cheng, do diário Sin Chew, e a deputada de oposição Teresa Kok tenham sido detidas.

Depois de Carla Perez, Daniel Diau e Mara Maravilha, mas uma celebridade se converte


Fredson Navarro, do Emsergipe.com
divulgacao


Nos últimos anos diversas celebridades deixaram a carreira de sucesso em prol de se dedicar à vida religiosa. A igreja evangélica vem ganhando cada dia mais seguidores. Quem não se lembra da rainha do bumbum, Carla Perez, que fez sucesso nos anos 90 dançando no “É o Tchan”, apresentando programas de televisão e posando para revistas masculinas? A baiana abriu mão da fama e agora, casada com o também evangélico Xande, mãe de dois filhos, Carla se dedica a projetos infantis e segue paralelamente uma carreira no meio gospel. Além da ex-dançarina, Mara Maravilha, Déborah Brasil, Gretchan e Daniel Diau também se converteram. Este último artista que é sergipano fez sucesso na banda Calcinha Preta por mais de 10 anos e agora abandonou o público forrozeiro.

Agora mais uma estrela do forró deve deixar a banda, trata-se da cantora de Aviões do Forró, Solange Almeida, conhecida por "Solanja", que se converteu no início deste mês e agora é membro da Igreja Assembléia de Deus. O site da igreja transmitiu ao vivo a aceitação da cantora a Jesus. "O senhor é poderoso, podem aplaudir, eu estou todo arrepiado", dizia o pastor ao anunciar a presença da cantora.

"Deus tem um propósito na vida de cada um de nós. Tenho uma família maravilhosa, o amor e carinho de todos. Estou me sentindo completa e mais forte porque sinto a presença de Deus na minha vida", disse a cantora em seu blog.

Nesta semana, a vocalista forrozeira estreou seu novo estilo. Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes no grande Santuário Canaã em Fortaleza-CE, e assistiram pela primeira vez a apresentação da cantora do Aviões do Forró cantando louvor. A evangélica mostrou toda segurança e tirou de letra a música.

“Foi uma emoção única na minha vida, eu nunca sentir isso que sentir hoje. Tenho certeza que este foi o primeiro de vários cultos, de vários hinos que vou louvar ao senhor", declarou emocionada a cantora.

Aviões do Forró se apresenta em Aracaju no próximo dia 11. Solange deve continuar na banda até acabar alguns contratos com shows e gravadora.

Fonte: Nesse Instante

Das agências internacionais
Em Florença (Itália)
Da Uol

O brasileiro Kaká, do Milan, e Nicola Legrottaglie, da Juventus, confirmaram presença na leitura da bíblia pelo papa Bento 16 em um canal de TV. Esta será a primeira vez da história que um pontífice realiza o ato em um programa televisivo.

Daniel Dal Zennaro/EFE
Apesar de ser evangélico, o meia Kaká não recusou o convite do papa Bento 16
Os atletas vão ajudar na leitura, que será iniciada no dia 5 de outubro e está prevista para terminar no dia 10 do mesmo mês. O primeiro capítulo a ser lido será Gênesis. Apesar de ser evangélico e, inclusive, ter doado o seu prêmio de melhor do mundo da Fifa para a sua igreja, Kaká não recusou o convite do papa.

O jogador do Milan sempre que pode afirma que a bíblia é o seu livro favorito e, em algumas ocasiões, comemora suas conquistas exibindo uma camiseta com a frase "I Belong to Jesus" ("Eu pertenço a Jesus", em inglês). Além disso, Kaká é membro da organização dos atletas de Cristo e afirma ter se casado virgem, por conta dos seus dogmas religiosos.

Entre os famosos que farão a leitura, também estará o ator italiano Roberto Benigni, que ganhou o Oscar de melhor ator como protagonista do filme A Vida é Bela, em 1999. O cantor Andrea Bocelli ofereceu os seus serviços para a "reflexão musical", que acontecerá a cada uma hora e meia, entre as leituras.

Aproximadamente 1,5 mil pessoas, de diversas classes sociais, farão parte do projeto. Participarão do evento políticos, atletas, estudantes, soldados, acadêmicos, policiais e metalúrgicos.
no image
A FAO publicou uma péssima notícia na semana passada: “Mais de 900 milhões de pessoas passam fome no mundo hoje”. É preciso fazer um esforço enorme para não ler essa notícia com a mesma indiferença que leio a seguinte: “Sotheby’s — a mais antiga casa de leilões de arte do mundo — faz mostra de arte contemporânea na Inglaterra”. Ambas não me dizem respeito.

Viv Grigg, autor de Servos entre os Pobres, quando perguntado por que escolheu morar em uma favela durante anos em Manila, foi simples: “Jesus disse ‘bem-aventurados os pobres’. Então, eu queria descobrir por que os pobres são abençoados”.
Marcos Bontempo
Fonte: Ultimato
www.silvanalves.blogspot.com
Ônibus que saiu de Guarapari caiu em ribanceira na cidade de Muriaé
Sentado próximo ao motorista na hora do acidente, o pastor da Assembléia de Deus José Pereira Matias acredita que se o ônibus da Vipsul tivesse tombado metros adiante, o número de mortos seria muito maior. A atitude do motorista, todavia, não reduziria responsabilidades. Logo após o enterro de José Carlos Antônio dos Santos, no cemitério Parque Paraíso, o religioso afirmou que além da falha mecânica, a falta de condições mínimas de segurança só aumentou a gravidade do acidente. Como os bancos não possuíam cintos de segurança, a maioria dos passageiros ficou ferida nas pernas.

"Todo mundo foi jogado para a frente. Os assentos se soltaram e prensaram o pessoal", lamentou. O corpo de José Carlos foi arremessado para fora. Sua esposa, Simone Gambini Pereira, sofreu ferimentos leves e pôde acompanhar o caixão.

Era a terceira vez que a congregação, sediada na Praia do Morro, fretava veículos da Vipsul, sediada em Rio Novo do Sul. "Foi a última", emendou o pastor, que sofreu cortes na cabeça.

De acordo com o pastor Antônio Lopes Jacobi, da mesma congregação, o segundo ônibus enviado para recolher as vítimas sem ferimentos foi recusado já que aparentava estar em condições duvidosas. Um terceiro ônibus teve que ser enviado. Daqui em diante a congregação pretende ser mais cuidadosa no aluguel de veículos.

Fonte: Gazeta Online

A programação especial tem o objetivo de receber a sociedade amapaense para louvar ao Senhor Jesus

Da Assessoria de Comunicação

A Comunidade Evangélica Reviver promove a programação do seu 11º aniversário, com a presença dos apóstolos Hugo Weiss, da Argentina, e Filomeno Romero, do Distrito Federal.

A programação acontece no período de 28/09 a 4/10, às 19h30, na sede da Comunidade Reviver.

Dias: 28/09 a 04/10
Preletores: Hugo Weiss (Argentina) - entrada franca
Ap.Filomeno Romero - DF - entrada franca

Louvor: Ministério Unção Ágape - RJ
Ministério Reviver - AP
Ministro Júlio César - CE

Dias 03 e 04/10, manhã e tarde
Seminário de Prosperidade com Ap. Filomeno Romero
Inscrições para o seminário na secretaria da igreja


História escrita por Deus

A Comunidade Evangélica Reviver surgiu do anseio acalentado em longas reuniões de oração, por um pequeno grupo de jovens de uma igreja tradicional histórica que tinha sede de Deus e queria ver seus sinais e maravilhas.

Foi em 7 de setembro de 1997, que um grupo de aproximadamente 15 pessoas reuniu-se para uma simples confraternização. O então pastor Kelson Abraão, havia chegado do Rio de Janeiro. Naquele dia o Senhor Jesus surpreendeu a todos. Enquanto oravam e adoravam, Deus os visitou com poder e de forma profética.

Onze anos depois, a igreja está em plena expansão. A obra de Deus ganhou nova dinâmica com a estratégia de crescimento chamada “Igreja em Células”. Nessa visão, a igreja se multiplica mais rapidamente porque ganha extensão nas casas de seus membros, onde passam a funcionar pequenos grupos chamados de “Células”. Cada casa exerce o trabalho de uma igreja. E nessa perspectiva, muitas vidas são alcançadas. E agora, ao completar 11 anos de existência, a Reviver contabiliza incontáveis vitórias.

Comunidade Evangélica Reviver
Informações: Apóstolo Kelson Abraão
Avenida Ernestino Borges, 1224 – Jesus de Nazaré
Contato:
(96) 3223-2771
(96) 8124-3920 (AP. Kelson Abraão)

Fonte: Correa Neto

O jovem Daniel Dias definitivamente entrou para a história do esporte brasileiro, ao conquistar nove medalhas nos jogos Paraolímpicos de Pequim, China. Entre as marcas de Daniel o recorde mundial na prova dos 100 metros livres.

Daniel já tinha sido o grande nome dos jogos parapanamericanos, realizados no Rio de Janeiro, quando bateu dois recordes mundiais e quatro paranamericanos.

Parte do êxito de sua brilhante carreira ele credita à fé em Deus. Ele é membro da Terceira Igreja Presbiteriana de Bragança Paulista, em São Paulo.

Fonte: O Pantaneiro

no image

JOSÉ EDUARDO RONDON
da Agência Folha Online

Cinco pessoas morreram e ao menos sete ficaram feridas após serem atropeladas por um ônibus em Açailândia (521 km de São Luís-MA). O motorista do veículo fugiu em seguida.

O acidente foi em frente a um templo da Assembléia de Deus, na noite de segunda-feira (22). Evangélicos que deixavam o local disseram à polícia que o veículo desceu desligado em uma área no entorno do prédio e atingiu o grupo.

"Eles estavam em um local utilizado como estacionamento de ônibus. O ônibus desceu desligado. Quem estava na frente foi sendo atingido. Ele andou uns 200 metros. Não sabemos a razão para o motorista fazer isso", disse o delegado Eduardo de Carvalho, que investiga o caso.

O motorista do ônibus, Florisvaldo Moreira, 51, permanecia foragido até a noite desta terça-feira. Só ele estava no veículo.

Entre os mortos está uma menina de cinco anos e três pessoas de uma mesma família. Todos participaram da cerimônia evangélica momentos antes do acidente.

Segundo o delegado, o veículo está regularizado e pertence a Antonio Silva, que realiza fretamentos. A polícia investiga por quem o ônibus foi fretado e se houve falha mecânica.

O diretor administrativo do Hospital Municipal de Açailândia, Marcelo Santana dos Santos, disse que uma paciente permanecia internada ontem. Ela não corria risco de morte. Outros feridos foram levados para hospitais da região.

Os corpos foram encaminhados ao IML (Instituto Médico Legal) de Imperatriz (586 km de São Luís).

Evangélicos

Há dez dias, sete pessoas morreram em um acidente com um ônibus em Ouricuri (636 km de Recife-PE), no sertão pernambucano. No veículo havia um grupo de evangélicos, com cerca de 30 pessoas.

O ônibus, da Viação Princesa do Agreste, havia saído de Recife com destino a Araripina (698 km de Recife). O veículo tinha sido fretado por representantes da 2ª Igreja Batista do Alto Santa Isabel, da capital.

no image

Polícia achou fotos de garotos e carta de vítima na casa do suspeito.
Ele está preso e será encaminhado ao presídio de Colíder.

Um pastor de 53 anos, que segundo a polícia confessou ter abusado de sete garotos, foi preso no sábado (20) em Marcelândia (MT). Segundo a polícia, as vítimas teriam entre 13 e 15 anos.

De acordo com o delegado Luiz Henrique de Oliveira, o pastor confessou os crimes durante o interrogatório. Na casa do pastor, que fundou uma igreja no município, a polícia encontrou fotografias de garotos, anotações em agendas e uma carta escrita por uma vítima.

As investigações da polícia apontam que o pastor atraia as vítimas por meio do trabalho realizado pela igreja. Ele era professor de música e mantinha uma escola de futebol para meninos.

O pastor está preso na delegacia de Marcelândia, mas deve ser encaminhado para o presídio de Colíder (MT).

Fonte: G1

no image

A cantora gospel Aline Barros faz show em Maringá em outubro; artista é um dos nomes mais conhecidos da música evangélica com milhões de discos vendidos.

Em agosto, o “Luau Gospel” levou para Maringá, André Valadão e Filhos do Homem. Dois meses depois, outro grande nome da música evangélica vai se apresentar no palco que abrigou os dois astros da música gospel.

A Arena Coberta, do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro receberá a cantora evangélica Aline Barros para um show, no dia 24 de outubro. A apresentação terá início às 21 horas. Os ingressos custam R$ 20,oo (inteira) e R$ 10,00 (meia) e estão à venda no Shopping Cidade.

Aos 31 anos, Aline é considerada um dos principais nomes da música gospel atual e já participou de programas de televisão, como Xuxa, Raul Gil, Eliana, Superpop, Hebe Camargo, Gilberto Barros e Criança Esperança (Globo), algo raro para cantores de música evangélica.

Aline começou a cantar em igrejas evangélicas aos dois anos de idade e já na infância começou a fazer as primeiras gravações em disco.

Com 14 anos, a jovem evangélica gravou a primeira canção solo, “Tua Palavra”, para um CD, produzido pelo Ministério de Louvor da Comunidade Evangélica da Vila da Penha (RJ), igreja em que o pai dela, Ronaldo Barros, é pastor.

Mesmo com toda a vocação pela música, a carreira artística não foi a primeira opção profissional de Aline. Ela se formou em Biologia Marinha, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas trocou o estudo das espécies marinhas pelas artes.

Decidida pela carreira musical, Aline foi a primeira cantora evangélica brasileira a receber um prêmio Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música Cristã pelo trabalho com “Fruto de Amor”, de 2003.

O álbum foi gravado em estúdio e lançado pela gravadora AB Records, que pertence ao pai da cantora.

Em 2005, Aline lançou o CD e o DVD “Som de Adoradores”. Apenas o CD vendeu mais de 500 mil cópias.

No mesmo ano, a cantora lançou o disco infantil “Aline Barros e Cia”, com músicas de conteúdo didático e evangélico. Com o álbum, Aline venceu o segundo Grammy Latino, também como Melhor Álbum de Música Cristã, em língua portuguesa.

No ano passado, uma das músicas de Aline Barros, “Recomeçar”, fez parte da trilha sonora da novela “Duas Caras”, da Rede Globo, como tema da igreja evangélica da Portelinha.

Aline também já gravou quatro discos em Espanhol. Um deles, “Aline”, de 2003, foi indicado ao Grammy Awards Latino na categoria melhor álbum cristão em espanhol.

Fonte: O Diário Maringá

MS - Após mais de dois anos do assassinato do pastor evangélico Éder Castro Oliveira, a polícia conseguiu chegar a um suspeito de autoria do crime, identificado como Nilton Robson Benedetti, 46.

O suspeito foi preso dia 17 deste mês na cidade de Manoel Ribas, interior do Paraná. O pastor foi encontrado carbonizado dentro de um veículo na tarde de 19 de abril de 2006, no Jardim Anache, periferia da Capital. O crime teria sido passional.

Nilton foi apresentado na manhã de hoje na Delegacia de Homicídios em Campo Grande. Em nota divulgada pela delegacia, consta que Benedetti freqüentava a igreja onde Éder atuava como pastor. Após o crime, o suspeito teria se separado de sua mulher e se mudado para o Paraná.

O corpo de Éder foi encontrado, por volta das 13h do dia 19 de abril de 2006, no porta-malas de um veículo VW/Apolo. O carro estava parado na rua Elias Catan, no Jardim Anache.

Conforme o delegado Luiz Carlos Rodrigues, titular da Homicídios, o pastor teria sido queimado vivo. De acordo com ele, as investigações apontaram que a vítima foi amarrada, presa no porta-malas e incinerada. Os exames constataram queimaduras de quarto grau.

A seqüência do crime indica a participação de, ao menos, outra pessoa, afirma Luiz Carlos. Ele argumenta que a estrutura física do suspeito não lhe daria condições para agir sozinho. Portanto, outras pessoas devem ser indiciadas no inquérito.

Quanto à motivação do crime, a polícia trabalha com a hipótese de homicídio passional. O suspeito teria ciúmes da esposa E.R.P., 50, que freqüentava intensamente a igreja do pastor Éder. O suspeito teria revelado a um amigo seu ciúme da mulher com a vítima. Em outubro de 2005, Nilton chegara a discutir com o pastor e ameaçá-lo de morte.

O suspeito nega a autoria do crime. “Eu não devo nada. Estou sendo acusado injustamente”, alegou na delegacia.

Nilton será indiciado por homicídio doloso (com intenção de matar) em inquérito instaurado pela Delegacia de Homicídios.

Fonte: Midimaxnews

no image
Nem mesmo o mau tempo e o frio intenso na noite de sábado espantaram os evangélicos de Dourados, que participaram da 16ª Marcha Profética para Jesus.

Por causa da chuva no final da tarde, o evento quase foi cancelado e começou com três horas de atraso. Com o tempo mais firme, apesar do frio intenso, os fiéis se concentraram na Praça Antonio João, de onde seguiram em caminhada pela Avenida Marcelino Pires até a rua Eriberto Celestino, de onde retornaram para a praça. A noite seguiu com culto e apresentação do ministério Filhos do Homem, de Pato Branco (PR). Segundo a organização, o evento reuniu seis mil pessoas.

A Marcha para Jesus estava prevista para começar às 17h, mas por causa da chuva que caiu durante todo o dia, começou por volta das 20h. O evento é organizado pelo Conselho de Pastores Evangélicos de Dourados.

De acordo com o presidente do Conped, pastor Geder Martimiano, a grande participação do público foi uma grande surpresa. “Ficamos muito surpresos porque, apesar do mau tempo, as pessoas foram chegando e não desanimaram de participar. Com certeza o resultado superou nossas expectativas”, diz ele. A Marcha para Jesus encerrou por volta das 23h30.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Marcha Profética para Jesus começou na quinta-feira, com participação de Nívea Soares, do Ministério Diante do Trono. Na sexta-feira, o evento continuou com participação de bandas locais. No sábado, houve carreata no centro da cidade e, à noite, o grande evento de encerramento. Toda a programação foi concentrada na praça Antonio João.

Fonte: Diário Ms


no image

O pastor evangélico Antônio Hilário Filho, 53, foi preso em Marcelândia (253 km ao médio norte de Cuiabá) por pedofilia. Ele é acusado de atentado violento ao pudor contra pelo menos três meninos menores de idade. Os crimes já confirmados aconteceram nos anos de 1995, 2004 e 2005.

Após ser preso, o acusado, que é conhecido como "Pastor Hilário", confessou os crimes e apontou novas vítimas que serão ouvidas até o final do inquérito. O delegado do município, Luiz Henrique de Oliveira, acredita que o pastor pode pegar mais de 50 anos de prisão.

O pastor fundou em Marcelândia a Igreja Evangélica Nova Jerusalém, onde mantinha uma banda de música e um time de futebol para chamar atenção das vítimas.

Os integrantes são crianças e adolescentes e a polícia acredita que a igreja foi fundada justamente com o objetivo de atrair os menores. A prisão foi realizada no sábado à tarde e a partir desta semana os integrantes da igreja vão passar a ser ouvidos.

A prisão do pastor é o quinto caso de crime sexual descoberto pelo delegado, em pouco mais de 3 meses. Ele relata que recebeu informações sobre o pastor e começou a investigá-lo. Contra o acusado já existia inclusive um inquérito policial instaurado em 2006, mas que não teve o devido andamento segundo afirma Oliveira.

Com as investigações, o delegado conseguiu encontrar três vítimas do pastor. O primeiro caso de atentado violento ao pudor aconteceu em 1995 e foi contra um menino de 13 anos. Hoje, com 26 anos, a vítima relatou ao delegado o que aconteceu. Na ocasião, o pastor chamou o menor para ir caçar e quando estavam no meio do mato usou uma arma para obrigar o menor a praticar sexo com ele.

Os outros dois casos foram em 2004 e 2205, no distrito Bom Jagar. As vítimas tinham 13 e 14 anos. Em relação ao mais novo, o delegado afirma que o crime foi continuado, ou seja, o menor foi vítima por quase um ano. Já em relação a agressão ao menor de 14 anos foi semelhante ao ocorrido em 1995.

Fonte: A Gazeta

Após comprar por cerca de R$ 7 milhões mensais as madrugadas na Band, o pastor Silas Malafaia começou a pedir ajuda financeira dos fiéis.

Em seu site, divulga uma central de telemarketing para colaborados interessados. A idéia é conseguir 100 mil novos "fiéis parceiros".

A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo colunista da Folha de S.Paulo, Daniel Castro, e diz ainda que quem liga na central toma ciência de que cada fiel contribui com R$ 30 por mês. Logo, o pastor almeja arrecadar R$ 3 milhões para pagar a Band.

Redação Adnews

no image
Um tribunal muçulmano nigeriano prendeu um Pastor de 84 anos, por estar casado com 86 mulheres.

As autoridades nigerianas acusaram Mohammed Bello de praticar um “credo religioso insultuoso”, e de ter casamentos ilegais, isto depois de o Pastor não ter cumprido o prazo inicialmente estipulado, de 7 de Setembro, para renunciar a 82 das 86 esposas que tem.

Na Nigéria, a Sharia – a lei islâmica em vigor – não permite que os homens tenham mais do que quatro mulheres.

O Pastor, que vive com as mulheres e 170 crianças na cidade de Bida, reclamou inocência perante o Tribunal Superior da Sharia, na cidade de Minna.

Já o juíz Abdul Imam, que rejeitou o pedido de fiança de Bello, ordenou que ele ficasse detido para permitir à polícia que terminasse a investigação, tendo ficado adiado o julgamento para 6 de Outubro.

Anteriormente, já Mohammed Bello instaurara uma petição contra líderes islâmicos locais, que o ameaçavam com expulsão da sua casa, se ele não se divorciasse.

Bello argumentou que as ameaças violavam a sua privacidade e liberdade, e o tribunal local deu-lhe razão, mas isso não evitou que tivesse que ir a julgamento.

O Pastor recebeu uma série de ameaças de morte desde que o caso começou a ser noticiado pelos media nigerianos, e alguns davam conta de que estaria para breve um acordo em que Bello desistiria de 82 das 86 esposas, mas o seu porta-voz nega tudo e afirma que Bello, afinal, ainda quer alargar o seu harém.

Segundo a Reuters, que contactou vários especialistas, o islamismo permite que um homem tenha até ao máximo de quatro mulheres, desde que todas sejam tratadas de igual modo.

Fonte: http://www.observatoriodoalgarve.com

no image

Por unanimidade, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta sexta-feira (19), manter a obrigação de a Igreja Universal do Reino de Deus pagar indenização aos filhos e ao marido da mãe-de-santo Gildásia dos Santos e Santos.

Uma foto da líder religiosa foi usada num contexto ofensivo no jornal Folha Universal, veículo de divulgação da igreja.

Em 1999, a Folha Universal publicou uma matéria com o título “Macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes” e utilizou uma foto da ialorixá como ilustração. Em 2000, Gildásia faleceu, mas seus herdeiros e espólio começaram uma ação de indenização por danos morais.

A 17ª Vara Cível da Estado condenou a Igreja Universal ao pagamento de R$ 1,4 milhão como indenização, com base na ofensa ao artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal (proteção à honra, vida privada e imagem). Além disso, a Folha Universal também foi condenada a publicar, em dois dos seus números, uma retratação à mãe-de-santo.

No recurso ao STJ, a Universal alegou que a decisão da Justiça baiana ofenderia os artigos 3º e 6º do Código de Processo Civil (CPC) por não haver interesse de agir dos herdeiros e que apenas a própria mãe-de-santo poderia ter movido a ação. A defesa argumentou que a “suposta” ofensa não teria efeitos neles. A Igreja Universal também não seria parte legítima, já que a Folha Universal é impressa pela Editora Gráfica Universal Ltda., que tem personalidade jurídica diferente daquela da igreja.

A Igreja Universal ainda alegou que o espólio não poderia entrar com a ação, e que já havia sido condenada a publicar duas retratações, quando a ofensa teria ocorrido apenas uma vez, violando, com isso, os artigos 128 e 460 do CPC. Por fim, afirmou ainda ser exorbitante o valor da indenização e propiciar enriquecimento sem causa. Informou que o jornal não teria fins lucrativos, tornando o valor ainda mais desproporcional.

No seu voto, o juiz convocado Carlos Fernando Mathias considerou que, mesmo que a gráfica e a Igreja Universal tenham pessoas jurídicas diferentes, elas obviamente pertencem ao mesmo grupo, como atestam os estatutos de ambas e são co-responsáveis pelo artigo, logo, a Universal poderia ser processada pela família.

Quanto à questão do espólio, o juiz Fernando Mathias admitiu que a questão não poderia ser transmitida por “herança”. O espólio, portanto, não seria legítimo para começar uma ação. Entretanto, o magistrado considerou que a ofensa à mãe-de-santo seria uma clara causa de dor e embaraço aos herdeiros e que o pedido de indenização seria um direito pessoal de cada um. Ele apontou que a jurisprudência do STJ é clara nesse sentido.

O relator considerou ainda que o valor fixado pela Justiça baiana seria alto, o equivalente a 400 salários mínimos para cada um dos herdeiros. Assim, pelas peculiaridades do caso, reduziu a indenização para um valor total de R$ 145.250,00 ficando R$ 20.750 para cada herdeiro.

Fonte: A Tarde

no image

RIO - Lançado a duas semanas das eleições, o livro "Plano de poder", do bispo Edir Macedo prega que Deus tem um plano político para os fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus e para os evangélicos que sejam seus aliados: governar o Brasil.

Fundador e chefe da Igreja Universal, Edir Macedo incita os evangélicos à mobilização partidária, seguindo o "projeto de nação" que Deus teria sonhado para os hebreus, que ele chama de cristãos. É o que mostra reportagem de Tatiana Farah, publicada na edição deste domingo do jornal O GLOBO.

"Tudo é uma questão de engajamento, consenso e mobilização dos evangélicos. Nunca, em nenhum tempo da história do evangelho no Brasil, foi tão oportuno como agora chamá-los de forma incisiva a participar da política nacional", escreve Macedo, estimando em 40 milhões a comunidade de evangélicos no país.

"A potencialidade numérica dos evangélicos como eleitores pode decidir qualquer pleito eletivo, tanto no Legislativo, quanto no Executivo, em qualquer que seja o escalão, municipal, estadual ou federal".

Sobrinho de Macedo, Marcello Crivella disputa a prefeitura do Rio pelo PRB, partido ligado à Igreja Universal.

Parlamentares evangélicos são 164, mas já não aumentam como antes

O Brasil conta atualmente com 164 parlamentares evangélicos, entre vereadores, deputados estaduais e federais e senadores, distribuídos por 18 partidos. O PRB de Crivella é o que concentra a maior bancada evangélica: dos 28 eleitos, 17 são de grupos religiosos (61% de seus parlamentares). Criado em 2005, o partido, que tem na legenda o vice-presidente José Alencar, foi o que mais cresceu no ano passado, e é um dos ancoradouros dos pastores-candidatos da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd).

Segundo levantamento do Projeto Excelências, da ONG Transparência Brasil, o segundo maior reduto de evangélicos é o PSC, que, entre seus 47 parlamentares, elegeu 17 evangélicos (36% da bancada). O PMDB é o que tem, em números absolutos, o maior número de evangélicos (25), mas, em termos proporcionais, esse grupo representa apenas 7% do total de 373 parlamentares do partido.

Fonte: O Globo

no image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem a união civil entre homossexuais e disse que é "hipocrisia" ignorar a opção sexual das pessoas.

Em entrevista exclusiva à TV Brasil, Lula disse que é favorável ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e defendeu que tenham direito à adoção e pensão previdenciária.

Ele criticou os políticos que são contra essa idéia, perguntando por que aceitam os votos dos homossexuais e o dinheiro pago por eles de Imposto de Renda. "Uma coisa que me cala profundamente é: por que os políticos que são contra [conceder direitos aos homossexuais] não recusam os votos deles?"

Lula atribuiu a não-aceitação da relação entre pessoas do mesmo sexo à hipocrisia e ao preconceito. "Temos que parar com hipocrisia. Tem homem morando com homem, mulher morando com mulher, e muitas vezes vivem bem, de forma extraordinária. Constroem uma vida juntos, trabalham juntos, e por isso eu sou favorável. Por isso, eu acho que nós temos que parar com esse preconceito."

Segundo o presidente, todo brasileiro tem o direito de viver da forma que quiser, contanto que respeite a Constituição.

Lula disse ainda ser contra o aborto. Mas afirmou que as escolas públicas deveriam orientar os adolescentes, deixando de tratar o sexo como um tabu.

"Sou contra o aborto. Minha mulher é contra o aborto, até porque eu acho que nunca mulher que faz aborto faz porque quer ou por prazer. Ela faz porque é constrangida."

Fumo

Na entrevista, o presidente voltou a falar sobre os projetos que proíbem fumar em locais fechados. Há duas semanas, em entrevista no Palácio do Planalto, ele declarou que defende "o fumo em qualquer lugar".

Ontem, porém, ele disse defender a restrição mas afirmou não concordar que onde esteja só o fumante, ele também esteja sujeito à proibição. "Se o cara estiver sozinho, quiser fumar e quiser se matar, ele pode." Questionado se já tentou parar de fumar, Lula desconversou.

Com relação à lei seca, que impõe punições mais severas a quem for flagrado dirigindo após beber, considerou "um benefício extraordinário".

"Tenho muitos amigos donos de bar que falam: "Presidente, diminuiu a minha freguesia". Então eu falei: contrata um motorista para levar o cliente em casa e dá de presente a última dose ou o último chope".


Fonte: Folha Online
no image

Uma igreja desabou em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O acidente aconteceu no final da tarde da última quinta-feira (18).

O prédio da Igreja Missionária Nova Aliança estava em reforma. No momento do acidente, três pessoas trabalhavam na obra.

Duas delas ficaram feridas: o pedreiro Valdeci José Ribeiro, 40 anos, e o ajudante Valdemir Ferreira da Silva, 34, sofreram ferimentos leves.

Os dois foram atendidos no Hospital Dom Malan e já receberam alta médica.

Fonte: pe360graus

no image

Uma das atrações musicais da Expoijuí/Fenadi 2005 se apresenta hoje à noite (14), no Anfiteatro do Parque de Exposições. O show gospel de PG e Banda tem início às 20h30 com entrada livre. Conheça, abaixo, um pouco da história deste músico e sua Banda.

BIOGRAFIA E PERFIL

Nasci na cidade de São Paulo, no dia 18 de maio de 1976, às 23h30. Aos 6 anos de idade, minha família mudou-se para Batatais, no interior de São Paulo. Foi lá que descobri duas grandes paixões da minha vida: o futebol e a música. Na música, muitos conhecem minha trajetória, mas poucos sabem que cheguei a jogar futebol defendendo o time do Batatais Futebol Clube, ainda na minha adolescência.

Assumi responsabilidades desde muito cedo, o que me obrigou a amadurecer precocemente. Com 10 anos, já trabalhava como garçom até altas horas da madrugada. Por um lado, essas responsabilidades me ajudaram a me tornar parte do que sou hoje. Mas por outro, acabei me envolvendo com muitas coisas "pesadas" sem ter estrutura. Por conviver com pessoas mais velhas, acabei me envolvendo com drogas, bebidas, mulheres e gangues. Em casa as coisas também começaram a complicar. Meu pai, até então uma pessoa muito batalhadora, tornar-se gradativamente um alcóolatra. Com isso, às vezes não voltava para a casa, começou a perder dias e até semanas de serviço. Junto com o álcool, meu pai também passou a fumar muito e isso lhe trouxe sérias complicações de saúde.

Quando eu tinha 14 anos, ele faleceu vítima de câncer. Então, minha mãe decidiu que mudaríamos para Lucélia, cidade próxima a Marília (SP), onde vivia a sua família. Nessa época, me afundei ainda mais no sexo ilícito, nas drogas e na bebida. Fugi de casa, passei dias, semanas e até mais de um mês sem dar notícias. No final de 1992, um primo que há tempos eu não via veio nos visitar. Ele me convidou para vir trabalhar na sua loja de discos, na Galeria do Rock, em São Paulo. Cheguei no dia 5 de janeiro de 1993. Retornei para a cidade onde nasci bem diferente daquela criança que fui um dia. Minha vida estava se desfazendo diante de mim e aquela seria talvez minha última chance. Lembro-me da sensação estranha que senti ao olhar para aquela cidade. Definitivamente, Deus começava a mexer em alguma coisa dentro de mim... Morei na casa de diversas pessoas da minha família.

Na época do carnaval de 1993, meu primo me convidou para assistir um show em um local que ele me disse ser bem legal. Quando cheguei por lá com meu cigarro na boca e achando que fosse "me dar bem" com alguma menininha, fui impactado por uma outra realidade. Uma galera diferente, sem vícios e com muito amor no olhar me deu boas-vindas com uma frase que não vou esquecer: "A paz do Senhor!"

Ali, começaram os questionamentos dentro de mim. Depois vieram os sons das bandas Kadoshi (ex-Actos 2), Katsbarnea e Oficina G3. Aquelas músicas mexeram comigo, mas não só pelo ritmo, mas pela mensagem contida em suas letras. Quando dei por conta percebi que Deus estava falando comigo através do pastor Estevam Hernandes. Naquele momento, entreguei minha vida ao Senhor Jesus e uma revolução começou a acontecer dentro de mim.

Comecei a fazer discipulado na Igreja Renascer em Cristo, e com 2 meses de conversão entrei na banda do meu primo, a Sanctuarim Band, tocando baixo. Um ano depois comecei a fazer diversos cursos na igreja, procurando crescer espiritualmente e desenvolver meu ministério da melhor forma possível. Em determinado ponto, meu primo resolveu se dedicar a outros projetos e resolveu "dar um tempo" na banda. Então, acabei indo para o vocal, sem deixar o baixo. E com meus amigos Daniel e Marcelo "Feijão" formamos a banda Corsário.
Foi nessa época que surgiram as músicas "Necessário" e "Autor da Vida", que gravei com o pessoal do Oficina G3.

Também tiveram outras músicas ainda inéditas que, se Deus permitir, pretendo gravá-las no futuro.Por falar em "Autor da Vida", gostaria de contar uma experiência muito marcante para mim. Deus me deu essa música numa madrugada. Minha mãe estava desenganada pelos médicos, preparando-se para uma cirurgia com pouquíssimas chances de vida, mas minha família resolveu me preservar dessa notícia.

Foi algo tremendo, pois o "Autor da Vida" trouxe vida novamente para a minha mãe, mesmo antes dela ter um encontro real com o Senhor Jesus. Deus é maravilhoso!Bom, em 1995, o Daniel saiu da banda e o Harley que tocou guitarra no Metanóia, Katsbarnea e com a Soraya Moraes entrou no lugar dele. Essa formação continuou até 1997 quando cada um de nós resolvemos seguir outro caminho. Continuei participando do grupo de louvor da Renascer Zona Leste e entrei na banda de whitemetal "No Fear". Fiquei só 3 meses na banda porque no final de 1997, o Walter (bateria) me convidou para entrar no Oficina G3. Com a banda Oficina G3 gravei 4 CDs (todos com vendagem superior a 100 mil cópias) e 2 vídeos (Acústico e O Tempo).

No dia 21 de junho de 2003, minha esposa Rosana e eu fomos ordenados pastores na Igreja Comunidade Cristã Evangélica Estrela da Manhã. Começou um tempo novo em minha vida, pois Deus me confirmou e fortaleceu não apenas no louvor e na música, como também no ministério pastoral. Permanecemos na Comunidade Cristã Evangélica Estrela da Manhã por 3 anos e meio (final de 1999 até novembro de 2003), onde fomos consagrados pastores. No mês de dezembro de 2003, nos filiamos ao ministério Missão Evangélica Shamaah, do Pr. Izaqueu Ribeiro e Pra. Sandra. Hoje, tenho a alegria de saber que Deus me confiou mais um talento e não pretendo enterrá-lo.

"...buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". Mateus 6:33

Fonte: www.pgonline.com.br


O SBT pode ser mais uma emissora a ceder espaço em sua programação para as igrejas evangélicas. Segundo Daniel Castro, colunista do jornal Folha de S.Paulo, a televisão de Silvio Santos foi procurada por R.R. Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus.

O missionário estaria em busca de um novo canal para exibir seus cultos porque o contrato firmado com a Band vence no fim do ano e a rede fechou acordo de arrendamento com Silas Malafaia, da Assembléia de Deus, nos horários da madrugada.

A grana oferecida deve ter sido boa, já que R.R. Soares paga R$ 4 milhões por mês para ter direito a uma hora no horário nobre da Band. Mas, de acordo com Daniel Castro, o negócio não deve ir para a frente, pois Silvio Santos não gosta da idéia de negociar espaço em sua emissora para evangélicos.



Fonte: Virgulando

Depois da Band e da Rede 21, agora foi a vez do SBT ser procurado por uma igreja evangélica. Depois de ter perdido o horário da madrugada da Band para seu concorrente, Silas Malafaia, o missionário R.R. Soares teria feito uma proposta para a emissora.

O SBT é o único canal que ainda não possui nenhum tipo de programação religiosa, e deve continuar sendo já que Silvio Santos tem resistido às propostas. Mesmo assim, executivos da emissora aceitaram conversar com o missionário.

Ao contrário da emissora de Silvio, a Band tem vendido parte de sua programação ao mercado da fé. No mês passado, foram vendidas 22 horas da grade da Rede 21 pelos próximos cinco anos. Além disso, Sila Malafaia pagará cerca de R$ 7 milhões por mês pelo horário das 1h30 e 7h na grade da emissora.

Agora a Band possui 40 horas e 30 minutos de programação religiosa, somente três horas semanais a menos que a Record que pertence à Igreja Universal.

As informações são do colunista da Folha de S. Paulo, Daniel Castro.

Redação Adnews

no image

Representação de petista impediu realização de enquetes em rádio.
Para pastores, decisão "fere livre manifestação de opinião e crença".

O motivo, segundo os representantes do Conselho Nacional de Pastores do Brasil (CNPB) é uma representação, com pedido de liminar, impetrada pela coligação de Marta na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo. A ação provocou a suspensão, pela Justiça, de enquetes sobre projetos de autoria de Marta, favoráveis ao aborto ou à união civil de casais homossexuais, realizadas pelo programa “Palavra de Vida”, veiculado pela rádio Musical FM.

“Vamos primeiro tentar sensibilizá-la. Estamos fazendo uma manifestação de repúdio porque estamos defendendo idéias que achamos corretas pela Bíblia. Estamos sendo injustiçados”, afirma o pastor Dilmo dos Santos, diretor da CNPP em São Paulo, que não descarta recorrer à Justiça pela volta das enquetes.

No manifesto, os pastores afirmam que a ação da candidata "fere a livre manifestação de opinião e crença daqueles que não pactuam com os mesmos pensamentos de cunho religioso”.

Em nota, a assessoria da coligação de Marta afirma que a liminar, concedida pelo juiz Marco Antonio Martin Vargas, "confirma que o conteúdo do programa 'Palavras da Vida', é calunioso".

Segundo a assessoria, o juiz impede a emissora de manter no ar a enquete "Dona Marta ou a Bíblia", por fazer críticas à postura da candidata.

"Reiteramos que a representação da coligação trata exclusivamente da prática de calúnia e difamação no programa da referida emissora. A candidata Marta Suplicy tem um histórico de apoio à liberdade religiosa e de respeito a todas as crenças", diz o texto.

Segundo o pastor, as enquetes citavam o nome de Marta por ser ela a autora de projetos de lei sobre os temas. Ele nega que o manifesto tenha cunho político.

“O manifesto é do Conselho Nacional de Pastores do Brasil, que tem alguns representantes que são políticos, mas não é partidário”, afirma. O presidente do conselho, segundo Santos, é o também pastor Manoel Ferreira, deputado federal pelo PTB.

Fonte: G1



Durante um encontro nesta semana com representantes de 540 igrejas evangélicas, a candidata petista à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, foi cobrada pelo grupo para que lutasse com eles contra o projeto de lei 122, que criminaliza a homofobia e atualmente tramita no Congresso. Mesmo encostada na parede, Marta manteve sua postura de tolerância às diferenças e disse que não poderia atender a esse pedido.

Segundo o jornal carioca O Globo, a candidata declarou que “se for pra xingar homossexual, dizer que é doente, desacatar, sou contra. Com toda a minha formação de psicanalista e na área de sexualidade, não posso ser a favor”. Marta disse ainda que não será ela quem votará o projeto, “mas a minha opinião pessoal vocês têm de ter: não sou a favor disso, gente, não sou!”.

Fonte: Mix Brasil

no image

O bispo da Igreja Universal e candidato a prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), evitou nesta quarta-feira comentar os ataques do pastor evangélico Caio Fábio. Em vídeo publicado no YouTube --e divulgado ontem pelo ex-blog do prefeito Cesar Maia--, o ex-presidente da AEVB (Associação Evangélica Brasileira) acusa a Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) de lavar dinheiro para o narcotráfico da Colômbia.

"Eu sou membro da Igreja Universal, amo e respeito a minha Igreja, mas essas coisas têm que ser respondidas por eles. Eu sou candidato a prefeito do Rio. São controvérsias antigas, brigas antigas que voltam nos momentos dos processos eleitorais. Não cabe a mim responder", disse Crivella antes de participar de evento no centro do Rio.

No vídeo, disponibilizado em fevereiro de 2008, Caio Fábio critica as "guerras santas" promovidas pela Iurd e diz que a Igreja "começou com lavagem de dinheiro do cartel da Cáli, da Colômbia".

"Pode mandar a fita para o [bispo Edir] Macedo. Eu quero ver ele me chamar para dizer que não é verdade ou me chamar para qualquer tribunal. Eu levo 10 pessoas que trabalharam junto com ele e viajavam lá para Cáli para trazer dinheiro de traficante para começar a Universal", diz Caio Fábio.

O pastor também dirige críticas a outros grupos evangélicos, como a Renascer em Cristo e a Assembléia de Deus. Caio Fábio conta que ficou isolado em 1994 quando teve um atrito com o bispo Edir Macedo e diz que os inimigos usaram um relacionamento extraconjugal dele para destruí-lo.

Caio Fábio foi acusado de intermediar durante a campanha presidencial de 1998 o chamado Dossiê Cayman. Os supostos documentos provariam que o então presidente Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Sérgio Motta e Mário Covas teriam milhões de dólares num paraíso fiscal do Caribe. As investigações concluíram que os documentos eram falsificados.

Em seu ex-blog, o prefeito Cesar Maia disse ontem que a entrevista de Caio Fábio foi gravada em Miami. Cesar, que até então vinha poupando Crivella de ataques diretos, classifica as declarações como "estarrecedoras".

Fonte: Folha Online

Mulher chora junto ao corpo de um cristão - Foto: arquivo HN

Uma fonte da Hebrom News na Índia revela que a perseguição aos cristãos (evangélicos e católicos) continua violenta. No sábado (13), em Nova Delhi, cinco bombas explodiram, deixando saldo de 22 mortos e 130 feridos.

As coisas estão piorando. No estado de Karnatata, no final de semana passado, a imprensa noticiou sete destruições de igrejas, mas fontes afirmam que esse número, na verdade, chegou a nove no mínimo. Na cidade de Mangalore, praticamente destruíram o templo evangélico da New Life Church.

A população cristã indiana fez um protesto, inicialmente pacífico, mas foram reprimidos violentamente pela polícia. Algumas pessoas acabaram revidando com pedradas ao ataque policial.

Hoje (15), em Odessa, algumas igrejas foram atacadas novamente e fala-se na população que haveria ocorrido à prisão de 15 pastores. Cristãos reconhecidos na rua estão sendo agredidos e os agressores acusam alguns de converter crianças ao cristianismo.

Não há qualquer segurança para a realização de cultos ou garantias para um cristão andar livremente nas ruas, ocasião em que podem ser agredidos de forma violenta, seqüestrados ou mesmo mortos. É importante uma manifestação pacifista do governo brasileiro em relação ao embaixador indiano para que cessem as hostilidades contra cristãos naquele país. Inclusive porque existem vários brasileiros cristãos residindo lá.

À comunidade pacífica indiana que vive no Brasil, pátria onde podemos livremente expor todos os tipos de crença: intercedam também junto aos órgãos do governo indiano para que haja paz e tolerância com aqueles cristãos que estão na Índia por amar aquele país e aquelas vidas.

Fonte: Hebrom News

no image

Membros de todas as igrejas evangélicas do Estado estão reunidos no I Seminário Unidade e Poder, realizado no Palácio Latife Salomão, desde segunda feira, 15, em momentos de oração pela paz no Estado de Roraima e no mundo. São mais de 200 igrejas de diversas denominações participando.

Com o objetivo de celebrar a unidade de Cristo no meio de seu povo, o evento superou as expectativas, em que cerca de 1.300 pessoas foram prestigiar a abertura das programações previstas para se encerrarem no domingo, 20.

O I Seminário Unidade e Poder é uma comemoração ao Dia do Evangélico (8 de setembro) e uma preparação à Marcha para Jesus a ser realizada no próximo dia 27.

Foram convidados os pregadores Moshé Stein, judeu missiânico do Ministério Impacto Global, que está participando do evento desde segunda-feira, e o pastor Marcos Souza Borges (Coty), do Ministério Jocum do Paraná, que irá, a partir da sexta-feira, ministrar a Cura e Libertação. O louvor estará a cargo de ministérios locais.

As programações iniciam às 19h, durante a semana, com exceção de amanhã, quando haverá uma parada na programação. No sábado haverá programações das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. À noite será da 19h às 22h. No domingo, a programação de encerramento será das 8h30 às 11h30.

De acordo com Neuraci Soares, presidente do Ministério Comunicar Cristo (MCC), à frente da realização do evento, o momento é de união entre toda a comunidade evangélica e a sociedade em geral que crê em Deus. “Queremos convidar a todos que gostam de escutar a palavra de Deus a prestigiar o evento, que foi especialmente planejado para envolver a todos os seguidores do Estado”, ressaltou.

O evento é uma realização do MCC com o apoio da Ordem dos Ministros Evangélicos de Roraima (OMER), Igreja da Paz, Igreja Batista Missionária de Roraima, Igreja Batista Bíblica do Caminho, Ministério Internacional da Restauração (MIR), Igreja Assembléia de Deus e Igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira.

A entrada para o evento é gratuita. O Unidade e Poder é um projeto inédito porque envolve todas as denominações do Estado.

Fonte: Folha BV

no image

O prefeito Cesar Maia (DEM), que apóia a candidata Solange Amaral, divulgou ontem em seu ex-blog denúncias feitas pelo pastor Caio Fábio contra a Igreja Universal do Reino de Deus para atacar a candidatura a prefeito de Marcelo Crivella (PRB).

Cesar traz à tona denúncias de envolvimento da Universal com o narcotráfico feitas por Caio Fábio, que o prefeito chama de "um líder evangélico de esquerda e dirigente do Viva Rio que foi prestigiado até os anos 90" e que foi acusado depois
de usar recursos de programas sociais.

"Caio Fábio gravou uma série de vídeos com acusações da maior gravidade contra as mais conhecidas lideranças evangélicas como os líderes do Renascer, da Iurd (Igreja Universal do Reino de Deis), Silas Malafaia... etc. Não fica pedra sobre pedra. Acusações de lavagem de dinheiro de droga, de mesada em dólares para silêncio de lideranças, uso sexual de meninas... com nome e sobrenome.

Algumas das acusações gravadas em vídeo foram respondidas pelos acusados. E o barraco foi armado. Declarações estarrecedoras", escreveu o prefeito, para lembrar que essas lideranças serviram como referência política do eleitorado mais pobre:

"São lideranças evangélicas que têm servido nesses anos de referência política aos mais pobres e têm participado direta e indiretamente dos processos eleitorais com sucesso, como é o caso em 2008 do Rio, onde o ‘bispo’ da Iurd Marcelo Crivella tem co-liderado as pesquisas desde o início".

Fonte: Em Tempo Real

no image
Ricardo Feltrin
colunista do UOL

Um mês depois de "arrendar" o canal 21 (em UHF) por cinco anos para a Igreja Mundial do Poder de Deus, a Band fechou novo contrato, em sigilo, com outra igreja: a Assembléia de Deus, que comprou o horário das 2h às 7h, de segunda a sexta, e das 4h às 7h aos sábados e domingos.

A Band não revelou nem o valor e nem a duração do contrato (cerca de quatro anos, segundo Ooops! apurou). Para efeito de comparação, o pastor R.R. Soares paga à Band algo em torno de R$ 5 milhões por mês para ter uma hora de programação da Band em horário nobre.

O contrato foi fechado pelo pastor Silas Malafaia, que já apresenta um programa na Band, o "Vitória em Cristo".

Malafaia é um pastor polêmico, que já foi acusado por inimigos (alguns, pastores de outras linhas evangélicas) de fazer sermões que promovem racismo e ódio aos homossexuais. Um rival chegou a denunciar (sic) que ele pertenceria à maçonaria e ao G12 (controvertido grupo neopentecostal) que surgiu no início da década de 80), o que gerou grande tensão em seu ministério. Malafaia negou tudo na TV.

Fonte: Uol
Fiel ficou com o rosto machucado após cair durante oração

Fiel ficou com o rosto machucado após cair durante oração

O pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, identificado apenas como Rone, machucou a fiel Ana Jorge Siqueira, 68, durante uma oração do descarrego realizada por volta das 17h de ontem (14). Segundo informações da Polícia Civil, o pastor jogou a vítima no chão, provocando intencionalmente as lesões. Ainda de acordo com a PC, a senhora teve o rosto lesionado, com vários hematomas provocados pela queda.

Ana só procurou a Delegacia na tarde de hoje, inconformada, para registrar o caso. De acordo com o delegado Espagner Wallysen Vaz Leite, o pastor vai responder por crime de lesão corporal. A gravidade das lesões só será definida após laudo do exame de corpo de delito. O pastor deve ser chamado amanhã (16) pelo delegado para prestar esclarecimentos.

Fonte: DM Online

no image

A morte de integrantes da Segunda Igreja Batista de Casa Amarela, em um acidente de ônibus na BR- 316, próximo a Ouricuri, no Sertão pernambucano, foi lembrada na Alepe.

Os deputados Manoel Ferreira (PR), Cleiton Collins (PSC) e Pedro Eurico (PSDB) lamentaram a morte dos missionários Severina Farias, Ana Paula Vilanova, Jorge Rodrigues Ferreira, Jaqueline Nogueira Barroso, Cínara Cláudia Oliveira Silva, e dos pastores Pedro Pereira de Andrade e Sólon Oliveira de Araújo. A tragédia ocorreu no último dia 13.

Manoel Ferreira destacou que o pastor Pedro Pereira estava há 35 anos à frente da igreja. "Tido como um pai, ele sempre procurou ouvir e conversar com os integrantes, a fim de solucionar problemas e transmitir afeto e atenção nos momentos de dificuldade", observou, acrescentando que o pastor Sólon, do México, estava no Brasil em missão de evangelização. "Deixo o meu sentimento de gratidão e respeito às vítimas desse trágico acidente. Que os exemplos desses irmãos sejam seguidos fielmente por todos", ressaltou, solicitando um Voto de Pesar à família.

O pastor Cleiton Collins também lamentou o acidente e citou a atuação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro no resgate das vítimas. "O Governo do Estado deu total atendimento às famílias e vítimas", observou, lembrando que os feridos estão sendo atendidos em hospitais de Ouricuri, Petrolina e Ceará.

O fato de o acidente com os evangélicos acontecer três dias depois do desastre em Gameleira, onde um ônibus que transportava universitários a Ribeirão se chocou com um caminhão e deixou um saldo de dez mortos, foi citado por Eurico. "Apresentarei um projeto de lei para aumentar a fiscalização nas rodovias do Interior do Estado, impedindo que ônibus de turismo trafegue de forma clandestina", afirmou.

Fonte: Noticiário Legislativo

no image

O I Congresso de Jovens do município de Jateí será realizado nos dias 20 e 21 de setembro no parque da Fogueira Elóe Quelé Ramos com entrada franca.

O evento com o tema Só o senhor é Deus, é uma realização da Igreja Assembléia de Deus-Ministério Belém do município que contará com a presença da cantora Simoni Silva, o pastor Vilmar Machado de Nova Alvorada do Sul e diversos grupos musicais do Mato Grosso do Sul.

Conforme a programação já definida no dia 20/09 às 19hs terá o culto de abertura oficial e seqüência das atividades, já no dia seguinte começarão cedo às 8h:30 com estudos bíblicos, as 14hs tarde de louvor e as 18h:30 culto de encerramento.

Segundo os coordenadores do evento a intenção do congresso é orar pelo povo jateiense assim como todos os participantes, na qual na oportunidade convida a todos para prestigiar o congresso, não apenas os jovens, mas a população em geral de Jateí e região.

Fonte: Fátima News

Para escaparem ao casamento forçado, dezenas de jovens guineenses refugiaram-se durante quatro anos sob a protecção de pastores evangélicos e regressaram agora à sua tabanca.

Bissau - Num fim de semama do pluvioso e quente mês de Julho, Foia, um lugarejo da região de Quinara, no Sul da Guiné-Bissau, está em efervescência. Dezenas de raparigas da localidade, que há quatro anos, ainda adolescentes, fugiram de casa para escaparem ao casamento forçado, reencontravam as respectivas famílias para fazer as pazes.

O regresso não foi pacífico. A fuga das meninas, e de outras quatro das redondezas, foi vivida pelos pais como uma afronta à comunidade. As raparigas, com receio de represálias, quase nunca voltaram à sua terra.

Foia é uma típica tabanca (aldeia) de Fonta, como os balantas, uma das etnias mais numerosas da Guiné, designam os seus conterrâneos que há várias gerações se deslocaram do Norte para se instalarem na parte meridional do país.

Os «benham Fonta», os que foram para o Sul, são conhecidos pela sua maneira rápida de falar, mas também por serem muito arreigados às suas tradições ancestrais. Uma delas é o «beguima uina lanté», que significa, literalmente, dar alguém a um homem. Por outras palavras, o casamento combinado e quase sempre imposto à noiva.

Esta prática, hoje comum às comunidades muçulmanas, é vista como um anacronismo pela maioria dos balantas, mas ainda assim persiste viva nas zonas rurais de Quínara e Tombali, regiões que foram o santuário da guerra pela independência, e como tal viram as suas infra-estruturas básicas danificadas. E mais de três décadas após a libertação, continuam de difícil acesso e quase entregues a si próprias. Embora a popularização dos telemóveis, há cerca de cinco anos, tenha contribuído agora para tirá-las do relativo isolamento. Este atraso é, talvez, uma das causas da subsistência destes costumes.

Este caso das noivas em fuga veio para a ribalta em finais de 2006, quando um relatório da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) deu conta de que dezenas de jovens estão abrigadas em missões evangélicas de diversas partes do país, com medo da violência exercida por familiares que quiseram forçá-las a aceitar um matrimónio contra a sua vontade.

O abandono da casa paterna e o refúgio em instalações de missionários, com a cumplicidade de um ou outro familiar e facilitado pelos professores e pastores protestantes, é ainda, na maioria dos casos, o único recurso para poderem continuar os estudos e a prática da religião cristã, que lhes abre novos horizontes e cria mais oportunidades de promoção pessoal.

O casamento tradicional, pelo contrário, para uma jovem, quase adolescente, significa viver agarrada às lides domésticas, à agricultura e à procriação. Em locais remotos, longe de todos os confortos do mundo contemporâneo. Nessas paragens, as relações humanas regem-se em grande medida segundo os usos e costumes herdados dos antepassados, onde a mitologia e a mentalidade mágica ainda têm grande preponderância.

Criança prometida

Um pai ou um tio destinam a filha ou a sobrinha ao casamento com alguém que também já lhes tinha prestado o mesmo serviço. Ou que já lhes tinha pago um dote antecipado, que consumiram, e vêem-se na obrigação de dar a rapariga em casamento. Quem não cumpre a sua palavra fica em dívida e acredita que poder morrer por isso.

Entre a etnia papel, que povoa a capital e as regiões próximas, onde já é mais raro este género de situação, a criança é prometida ainda na infância a um pretendente, que por isso deve ajudar a família do futuro sogro na lavoura até o dia em que a sua prometida esteja em idade de contrair matrimónio.

E se a noiva recusar o parceiro, que com frequência é um idoso, um estranho ou alguém que não aprecia, o embaraço e o receio da vergonha levam os familiares a virarem-se contra ela, para forçá-la, sob a ameaça de punições físicas e interdições várias, a resignar-se com a sua sorte. Motivos semelhantes levaram Ntchanga Té e Codé, duas jovens papel, a pedir a protecção da Igreja Evangélica.

Ndelá Sana Ialá e as colegas de Foia vieram de terras mais distantes e também foram espancadas e humilhadas pelos familiares, após uma tentativa fracassada de fuga. Depois da tareia que levou, Alassan, uma das meninas de Foia, ficou dias a fio a urinar sangue. Mas não desistiram.

A fuga de Quinara foi uma pequena epopeia, com travessia de zonas pantanosas, riachos, refúgio provisório na floresta, sob a chuva, para escapar à perseguição de familiares, como sucedeu com Filomena Ksin, da aldeia de Bessassema.

A Igreja Evangélica em Bissau chegou a acolher mais de vinte raparigas. Mas por falta condições de alojamento e meios para alimentá-las, e também para evitar conflitos com as comunidades de origem das raparigas, que acusam os pastores evangélicos de «roubarem» as suas filhas, negociou com os pais e autoridades o regresso das meninas.

A cerimónia de «entrega» das raparigas rebeldes às suas aldeias de origem foi um sucesso. Os familiares acolheram-nas de braços abertos e perante a população, autoridades e a Televisão comprometeram-se a não forçar mais nenhuma a casar. A tradição levou assim um duro golpe, mas não morreu.

Fonte: Revista África 21

Dois homens armados com um revólver invadiram a secretaria da igreja e levaram dinheiro

Clodoaldo Bonete

A onda de assaltos continua em Campo Mourão e não poupa mais nem as igrejas. Na tarde de segunda-feira, a secretária da 1ª Igreja Batista de Campo Mourão foi alvo dos criminosos. Dois homens com uma motocicleta e armados com um revólver invadiram a secretaria da igreja, renderam a única funcionária que estava no local e levaram uma certa quantia em dinheiro (o valor foi mantido em sigilo a pedido do pastor da igreja).

A ação aconteceu em plena luz do dia, por volta das 14 horas e deixou o pastor Daniel Teixeira de Oliveira, responsável pela igreja perplexo. “Não existe mais segurança nem nas igrejas. As pessoas também estão aprisionadas em suas próprias casas, pois a insegurança tomou conta da cidade. Há poucos dias mataram um empresário covardemente, o que mostra que ninguém mais está seguro”, diz o pastor Daniel.

Após o assalto, o pastor vai tomar providências para melhorar a segurança no templo, localizado na avenida Norberto Marcondes, área central da cidade. “Um erro nosso foi deixar os dois entrarem sem tirar o capacete. Mas como medida de segurança, principalmente das pessoas que trabalham aqui vamos instalar esta semana um portão eletrônico na frente da igreja, com interfone e câmeras. Toda pessoa que chegar agora terá que se identificar lá fora e só entra sem capacete. Infelizmente temos que investir mais nesses mecanismos de segurança própria, pois são vidas que estão em jogo”, comentou o pastor Daniel.

O pastor revela que uma das medidas que já vem sendo adotada é de não acumular dinheiro na secretaria da igreja. “Sempre tomamos esse cuidado, mesmo a igreja não possuindo muita coisa, pois o dinheiro que entra aqui é investido em missões e obras de caridade. Por isso os bandidos nem deveriam perder tempo assaltando as igrejas”.

Sobre a insegurança, o pastor vê como um problema que envolve todo o país. Para ele falta mais amor e temor a Deus nas pessoas. “Infelizmente o Brasil vive um momento de muita violência. Pessoas que não têm nenhum temor a Deus e que roubam as igrejas para comprar drogas. Acho que falta mais investimento do governo na área de segurança, na formação do policial, que precisava ter mais incentivo para trabalhar. O país passa por uma crise em vários setores”, completa.

Locadora – A semana começou com outros furtos em Campo Mourão. Na mesma avenida da igreja Batista, uma locadora foi assaltada na madrugada de segunda-feira. O proprietário do estabelecimento ouviu o disparo do alarme e ao chegar no local constatou que os criminosos haviam quebrado o vidro da porta. Um computador foi furtado da locadora.

Furto de carro – Outro furto aconteceu durante a tarde de segunda-feira, na rua Santa Catarina, área central de Campo Mourão. O veículo VW Gol, ano 1986, placas BRO 6210, havia sido deixado estacionado no local por volta das 13 horas. O furto só foi percebido às 19 horas, quando, a proprietária retornou até o local. A Polícia Militar de Campo Mourão fez diligências e repassou as características do automóvel para outros destacamentos da região que estão empenhados também nas buscas.


Fonte: Tribuna do Interior