A Junta de Missões Nacionais (JMN) inaugurou ontem (18) a Missão Batista dos Surdos em Arapiraca, um município onde existem cerca de 7.750 pessoas que vivem em sua quase totalidade isoladas e sofrendo por não serem compreendidas pelos seus familiares e a sociedade. É como se fosse uma comunidade estrangeira em seu próprio país.

Em parceria com a Convenção Batista Alagoana (CBA), representada na solenidade por seu gerente de escritório no Estado, pastor Jonas Bispo, a JMN enviou, do Rio de Janeiro, os missionários Flávio Alan e Patrícia Xavier para liderar a Missão dos Surdos em Arapiraca, a primeira funcionar em Alagoas para ajudar igrejas na inserção do surdo na sociedade.

A finalidade maior da Missão é anunciar o Reino de Deus aos surdos, mas, independentemente do lado evangelístico, os missionários cariocas vieram a Alagoas para ensinar Libras (Língua Brasileira de Sinais) aos surdos e seus familiares, fazendo com que a comunicação deixe de ser uma barreira entre eles e a sociedade ouvinte em seu contexto.

A inauguração da Missão ocorreu às 17 horas de sábado na Igreja Batista Central de Arapiraca, situada na Rua Presidente Médici, 60 – Alto do Cruzeiro. Mas antes mesmo de seu lançamento oficial, o trabalho de alfabetização com um grupo de 10 surdos já vinha sendo realizado nas instalações da igreja pelo casal de missionários.

Intérpretes

Flávio e Patrícia são surdos e precisam de ouvintes intérpretes de Libras para os cursos que vão ministrar aos familiares dos alunos, as atividades da igreja (pregação e louvor) e evangelismo de rua. Atualmente quem faz a tarefa de intérprete é o filho do casal, Felipe. Mas seus pais reconhecem que ele é muito criança para essa tarefa, pois tem apenas 8 anos. “Pedimos as pessoas ouvintes que sejam intérpretes e sintam em seu coração o desejo de contribuir para a inserção de tantos surdos na sociedade arapiraquense, que nos procurem na Igreja Batista Central ou liguem para a missionária Vera Mattos, também em Arapiraca (3521-1361/9912-0762)”, disse a missionária Patrícia durante a solenidade.

O trabalho dos missionários da JMN, inclusive oferecendo reforço escolar aos surdos por meio de Libras, é destinado a toda comunidade surda de Arapiraca e seus familiares; não importa sua condição de evangélico, católico, espírita ou seguidor de qualquer seita. Eles vão ficar em Alagoas quatro anos, depois deverão ser enviados para outro Estado.

Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: