NOVO CD O rapper Perbony mostra o seu terceiro CD, ‘Rimaticamente’, lançado no final de 2008, com produção do DJ Yzak

Se você, leitor, acredita que os grupos de rap só falam de mulheres, dinheiro, drogas e bandidagem, precisa ouvir artistas locais como Perbony. Há uma década, o ribeirão-pretano de 35 anos cria versos afiados que falam sobre a dura vida na periferia e a busca pela redenção por meio da palavra de Deus. Perbony faz o chamado rap gospel, um estilo que ganha adeptos e admiradores por todo o país.
Na verdade, as músicas do rapper têm muito de autobiográfico. O artista conta que perdeu os pais ainda cedo e foi criado por uma tia na favela do bairro Monte Alegre. Ali iniciava o seu calvário.
“Comecei a me envolver com “uma fita errada”. Criminalidade, estas coisas”, conta, cheio de gírias.
Mas então, certo dia, Perbony recebeu de uma fiel um folheto com uma frase que lhe tocou: “Jesus Te Ama” e resolveu se converter. Há mais de dez anos frequenta uma igreja evangélica do Quintino 2, bairro onde vive hoje com a esposa.
“É uma igreja pequena, modesta, onde fazemos um trabalho junto a moradores de rua. Me preocupo com a vida das outras pessoas”, explica.

Salmos
O rapper já tem três CDs gravados. O primeiro, com o título “Fora o Farol da Polícia, Algo Iria me Iluminar” foi lançado em 1999 e gravado em Ribeirão Preto no estúdio do DJ Yzak, integrante do grupo Consciência X Atual, pioneiro no rap local.
Com este trabalho, Perbony chamou a atenção de uma gravadora gospel de Brasília, a Salmos Produções, que resolveu bancar seu segundo CD com uma estrutura mais profissional. “Perbony: Há Poder no Sangue de Jesus” revelou o artista para todo o país.
“Viajei o Brasil inteiro com este CD. Toquei em teatro e tive videoclipe exibido pela MTV”, conta. As músicas de trabalho que ganharam clipe foram “Adversário: a Pestilência” e “Crucificação de Jesus”, todos disponíveis no You Tube.

Na honestidade
Mas o rapper estava insatisfeito com a gravadora e resolveu lançar seu terceiro trabalho por conta própria. “Perbony Rimaticamente” foi produzido mais uma vez por DJ Yzak e foi lançado no final de 2008.
Apesar de não fazer tantos shows como antes, o rapper diz que vive, modestamente, de seu trabalho artístico.
“Eu me sustento na honestidade. Deus me abençoou tanto que, mesmo com pouca grana, eu vivo na paz”, garante.
O artista diz que em suas músicas, prega uma mensagem de esperança porém, realista, “sem inocência”.
“Eu digo para os moleques estudarem e amarem o próximo, pra não cair no crime. É difícil, mano. Perdi muitos amigos, mas faz dez anos que eu saí das “fitas loucas”, informa.
Perbony, que nos shows se apresenta com o parceiro Matheus MC e o DJ Demarco, não ouve apenas música gospel. Conhece bem o trabalho de outros grupos do rap nacional como Racionais MC, Realidade Cruel e artistas como MV Bill.
“Respeito os caras e já fiz muitos eventos com eles, mas eles têm as ideias deles e eu tenho as minhas”, conclui, cheio de marra.


Barrinha também tem o seu rap positivo ‘positivo’
“Maior que o Medo é Missão” é o nome do CD de estreia do grupo Tróia Negra de Barrinha, cidade que fica a
39 km de Ribeirão Preto. O grupo, formado pelo trio de MCs Robson, Ronaldo e Don Elvis, também foge do discurso “gangsta” e propõe soluções para os problemas da periferia.
“A vida nossa já é muito dura, mas a mensagem tem que ser positiva”, afirma Don Elvis, o compositor do Tróia Negra.
O cantor diz que o rap é uma forma de manter a garotada longe da criminalidade.
“O rap nos leva onde a gente menos imagina. O rap é livre”, diz.
Em poucos dias, as mil cópias iniciais do CD se esgotaram e “Maior que o Medo é Missão” já está em sua segunda tiragem. Um sucesso de vendas já que a comercialização dos discos foi feita com a ajuda de amigos em Barrinha.
O CD foi bancado pelos integrantes do Tróia Negra com o dinheiro da Soul Sobrevivente, uma marca de roupas mantida pelo trio. O investimento está valendo a pena. Em março, os garotos realizaram o grande sonho de abrir para os ídolos Racionais MC, que se apresentaram em Ribeirão Preto.
“Eles são um exemplo de profissionalização dentro do rap”, comenta Don Elvis, que recebeu o nome da mãe, uma grande fã do cantor de “Love Me Tender”, Elvis Presley.
“Tenho vários CDs dele. Sou uma grande fã”, garante.
Para mais informações sobre o grupo de Barrinha o contato é troianegra@hotmail.com


Projeto une cidadania e músicas nas ruas de Ribeirão
No último sábado, o DJ Yzak, junto com seu grupo Consciência X Atual inauguraram no calçadão da Praça XV o projeto “Aqui é Rap”, que une arte e cidadania. O objetivo é mostrar que o rap também pode ser usado como instrumento de conscientização e respeito. O artista convidado foi o rapper Perbony e o Tróia Negra, de Barrinha.
No Dia das Mães, o evento chega ao Jardim Paiva, onde o Consciência deve convidar artistas do bairro para participar. Yzak também espera contar com especialistas em saúde pública para realizar palestras junto aos moradores.
“Queremos fazer diferença e realizar uma ação social junto à comunidade”, afirma.
Para conhecer um pouco mais do som de Perboni: www.myspace.com/perbonyrimaticamente

Fonte: A Cidade

Share To:

Eginoaldo

Post A Comment: